A palavra burocracia não faz parte do vocabulário de quem aluga imóvel pelo QuintoAndar. Na comprovação da renda mínima, o inquilino precisa apresentar alguns poucos documentos para alugar imóvel. E a análise de crédito feita internamente substitui maneiras antiquadas de comprovar liquidez. Ou seja: fiador de aluguel? Nunca mais!
Dá uma olhada no que você precisa de documentos para locação de imóvel pelo QuintoAndar:
- Ser pessoa física. Não há locação pra pessoas jurídicas no QuintoAndar. Mesmo que seja uma empresa alugando uma moradia pra um funcionário.
- Não ter restrições nos órgãos de proteção ao crédito, tais como Boa Vista, SERASA e SPC. Nem processos judiciais em que os locatários sejam réus de ações que questionem sua idoneidade.
- Comprovar renda mensal bruta de 2,5 vezes o valor do pacote (aluguel e encargos locatícios – antes do pagamento de impostos ou taxas). Até 4 pessoas podem participar da composição de renda no contrato e não precisam necessariamente residir no imóvel. Caso você tenha alguma dívida ou parcelamento sendo pago, o valor será descontado no cálculo da sua renda bruta.
- Ter um histórico de rendimentos e gastos compatíveis à essa renda. Uma análise de diversos critérios é feita relacionados ao histórico de rendimento e movimentações pra traçar o perfil de crédito dos locatários.
Como é feita a análise da renda mínima?
A análise é realizada com base nos dados e documentos dos locatários escolhidos pra compor renda no contrato. As cópias escaneadas são enviados pela plataforma do QuintoAndar, assim que a proposta de locação é aprovada pelo proprietário. E os documentos solicitados variam de acordo com o vínculo empregatício de cada um.
Se necessário, o QuintoAndar pode entrar em contato pra confirmar alguns dos dados enviados antes de emitir um parecer final sobre sua aprovação ou recusa.
O que fazer em casos de restrições?
Caso haja qualquer pendência em seu nome, é preciso quitá-la e aguardar a confirmação do respectivo órgão pra seguir com a locação pelo QuintoAndar.
Outra alternativa é indicar outro co-locatário no contrato, que não necessariamente precisa residir no imóvel. Lembrando que até 4 pessoas podem compor renda no contrato.
Sem a necessidade de um fiador, fica mais fácil e rápido alugar um imóvel, não é mesmo?
Como funciona a análise de crédito?
Uma das principais preocupações de qualquer proprietário tem a ver com a inadimplência ou o atraso no pagamento do aluguel. Pra garantir o pagamento em dia do aluguel ao proprietário do imóvel, uma das primeiras providências que o QuintoAndar toma é a realização de um cuidadoso processo de análise de crédito.
Com essa precaução de selecionar os inquilinos, o QuintoAndar diminui os riscos de inadimplência e pode oferecer o pagamento garantido.
Pagamento Garantido
E justamente por conta da seleção cuidadosa dos seus inquilinos e de uma seguradora robusta por trás, o QuintoAndar tem uma iniciativa chamada Pagamento Garantido. Com ela, 100% dos donos de imóveis administrados pelo QuintoAndar têm o pagamento garantido e recebem o dinheiro mensalmente, todo dia 12 e não precisam se preocupar com cobrança de aluguel atrasado. Além disso, a imobiliária digital ainda garante o pagamento em dia do IPTU.
Leia também: Aprenda o que é renda bruta mensal, qual a sua importância e como calculá-la
Carregando comentários...