IGP-M desacelera e registra 0,39% na segunda prévia de maio de 2022

Com o resultado divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, índice aponta desaceleração no mês em comparação com abril

Por Redação - 19/05/2022 às 08:10
Atualizado: 02/10/2024 às 11:07
cropped-image-16.png

O Índice Geral de Preços Mercado (IGPM) teve alta de 0,39% na segunda prévia de maio de 2022, de acordo com dados divulgados na quinta-feira (19/05) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado representa uma desaceleração em relação ao mesmo período do mês anterior, que registrou alta de 1,85% na segunda prévia de abril e fechou o mês com alta de 1,41%.

Maio de 2021

De acordo com a FGV, a desaceleração foi puxada pelo IPA-M, índice que representa 60% do cálculo do IGPM, que ficou em 0,38% na segunda prévia de maio, contra alta de 1,95% no mesmo período de abril. O IPC-M registrou 0,28% de alta na segunda prévia do mês, contra 1,67% no mesmo período do mês anterior. Enquanto o INCC-M, que tem o menor impacto no IGP-M, subiu 0,70% na nova apuração, contra 1,36% em abril.

Como é calculado o IGPM?

O IGPM é calculado mensalmente e divulgado pela FGV no final de cada mês referência. O índice é o principal indexador de tarifas de serviços. Entre eles estão: internet, energia elétrica, TV por assinatura e a correção anual dos contratos de aluguéis residenciais. 

Mas você sabe como o IGPM é calculado? Ele é composto por outros três índices:

  • IPA-M (60%): Índice de Preços ao Produtor Amplo Mercado, que representa os preços no atacado;
  • IPC-M (30%): Índice de Preços ao Consumidor Mercado, que corresponde à inflação no varejo;
  • INCC-M (10%): Índice Nacional de Custo da Construção Mercado, que afere os custos no setor de construções habitacionais.

Variação do índice nos últimos 12 meses

IGP-M 2024
O IGP-M, calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas e é muito usado no mercado imobiliário para o reajuste anual dos contratos de aluguel. O cálculo considera a variação acumulada nos últimos 12 meses.
NOV -3,46%
NOV
-3,46%
DEZ -3,18%
DEZ
-3,18%
JAN -3,32%
JAN
-3,32%
FEV -3,76%
FEV
-3,76%
MAR -4,26%
MAR
-4,26%
ABR -3,04%
ABR
-3,04%
MAI
0,34%
JUN
2,45%
JUL
3,82%
AGO
4,26%
SET
4,53%
OUT
5,59%
NOV -3,46%
DEZ -3,18%
JAN -3,32%
FEV -3,76%
MAR -4,26%
ABR -3,04%
MAI
0,34%
JUN
2,45%
JUL
3,82%
AGO
4,26%
SET
4,53%
OUT
5,59%

O IGPM no QuintoAndar

Desde sua fundação, o QuintoAndar usou o IGPM como índice de referência pro reajuste anual dos contratos de aluguel. No entanto, no final de novembro (27/11), a imobiliária digital anunciou para o mercado uma grande novidade: os novos contratos firmados pela plataforma com propostas feitas a partir de 26/11/2020 terão o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como referência para o reajuste de aluguel.

O IGP-M, no entanto, segue valendo para os contratos firmados com propostas feitas até 25/11/2020. Em maio de 2021, o percentual anunciado pela FGV foi de 10,72% no acumulado dos últimos 12 meses. E esse é o índice usado pelo QuintoAndar no reajuste do aluguel nos contratos que fazem aniversário em junho de 2022 (Veja aqui como funciona o contrato do QuintoAndar), caso o proprietário do imóvel não aceite reajustar pelo IPCA.

Baixe aqui um e-book com um estudo exclusivo do QuintoAndar, que mostra o impacto da forte alta do IGPM nos valores dos alugueis.

Calculadora de reajuste de aluguel

Quer saber quanto vai ser o seu reajuste do aluguel pelo IGPM no dia do aniversário do seu contrato com o QuintoAndar? Então acesse nossa calculadora de reajuste de aluguel e veja o novo valor com apenas um clique.

Por conta do contexto econômico atual e da forte alta do IGPM nos últimos meses, o QuintoAndar já vinha atuando pra facilitar a negociação de reajuste entre inquilinos e proprietários, além de entrar em contato com os donos de imóveis sugerindo a aplicação proativa de taxas menores na correção dos aluguéis, inclusive com o IPCA como referência. A decisão, porém, é inteiramente dos proprietários.

Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil
Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil Anunciar imóvel

Negociação e Pagamento Garantido

Em muitos casos, o valor de um aluguel pode compor parte ou até mesmo a totalidade da renda do dono de um imóvel. Por esse motivo, nem sempre um proprietário pode abrir mão do aumento regulamentado pelo IGPM. Nesses casos, especialmente em momentos de grande alta do índice de reajuste de aluguel, o ideal é tentar chegar a um meio termo que seja viável pra ambos. E o QuintoAndar oferece essa opção pra que inquilinos e proprietários possam negociar um valor.

Além disso, a empresa oferece aos proprietários a iniciativa do Pagamento Garantido. Com ela, os donos de imóveis recebem o dinheiro mensalmente, todo dia 12, e não precisam se preocupar com cobrança de aluguel atrasado.

O QuintoAndar também oferece uma garantia locatícia para imóveis que são administrados pelo proprietário, evitando, ainda assim, a inadimplência: a Fiança Simples. É uma solução que garante que o proprietário receba os valores de aluguéis, IPTU, condomínio, contas de consumo e multa rescisória mesmo em casos de inadimplência do inquilino. O valor da Fiança Simples pode variar de acordo com o perfil de crédito do locatário e das características do imóvel. Saiba mais sobre esse tipo de garantia locatícia disponível para imóveis administrados pelo proprietário aqui.

+Leia Também:

Tudo o que você precisa saber sobre como vender um imóvel
Aluguel barato, entenda como encontrar o mais adequado ao seu bolso



© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também