Entenda como calcular metro quadrado

O cálculo do metro quadrado é utilizado em várias situações. Ele é importante para definir o preço do imóvel e também para saber quanto material é necessário em uma obra

Por Redação - 08/05/2023 às 08:21
Atualizado: 05/11/2024 às 15:49
Foto que ilustra matéria sobre como calcular o metro quadrado mostra um homem jovem abrindo uma trena em uma parede.

Na hora de comprar um imóvel ou pensar no design de interiores, você precisa saber como calcular metro quadrado. Essa é uma forma de evitar desperdícios ao colocar o papel de parede e considerar a disposição dos móveis, por exemplo.

Ainda tem mais. Saber como calcular o metro quadrado de uma parede e piso ajuda a se organizar melhor e a decidir qual é o melhor lugar para sua família morar. Afinal, um apartamento de 50 m² com 3 quartos ainda será pequeno para uma família com 5 pessoas, por exemplo. E os dormitórios nem sempre vão atender às suas demandas.

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Por isso, é importante saber como esse cálculo é feito. A vantagem é que ele não é tão complexo quanto parece. Vamos mostrar mais detalhes neste post. Que tal conferir?

Leia mais: Planta de imóvel: por que você deve exigir na hora do aluguel

Navegue pelo conteúdo

O que é o metro quadrado?

Foto que ilustra matéria sobre como calcular metro quadrado mostra uma mulher medindo uma parede de um cômodo

Para saber como calcular o metro quadrado, saiba que essa medida é uma unidade de tamanho. Representa um quadrado em que cada lado mede 1 metro de comprimento. Seu símbolo é m² e equivale a 10 mil centímetros quadrados (cm²).

O conceito de metro quadrado é bastante utilizado para calcular o tamanho de uma área. Por isso, é aplicado na verificação da área de imóveis, ambientes e terrenos. Também serve para avaliar quantas pessoas cabem em determinado local.

Ele não pode ser confundido com o metro linear. Enquanto o m² avalia o cálculo de área, o linear é utilizado para áreas em linha reta.

Mercado imobiliário

Devido a suas aplicações, o cálculo do m² é muito usado no mercado imobiliário. Ele ajuda a definir, por exemplo, o preço do imóvel em um caso de venda. Isso porque o valor depende da medida total da residência e da cobrança exigida na região.

O mesmo vale para imóveis para alugar. O Índice QuintoAndar, por exemplo, registra mensalmente o valor médio, por metro quadrado, do aluguel em São Paulo e do aluguel no Rio de Janeiro. Outra relevância dessa unidade de medida é para o cálculo do IPTU.

Construção civil

Além disso, a construção civil utiliza para definir a quantidade de materiais de construção necessários em uma obra. Por exemplo, em cada metro quadrado cabem cabem entre 6 e 9 unidades de tijolos. Pisos e revestimentos, por exemplo, também são vendidos por metro quadrado. E assim por diante.

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu

Há diferença entre calcular o metro quadrado de ambientes com e sem divisórias?

A fórmula é igual. Porém, em um ambiente sem divisórias, é possível fazer um cálculo só. Esse é o caso dos terrenos. 

Quando há vários cômodos, é preciso verificar a área de cada ambiente. Depois, some todos os números para chegar ao resultado.

Por exemplo, imagine que um apartamento tem as seguintes especificações de medidas:

Nesse caso, o apartamento tem 86 m². A chamada área útil costuma ser um pouco menor. De toda forma, o cálculo sofre algumas pequenas variações de acordo com a espessura das paredes.

Você pode se interessar: 7 dicas de como dividir um quarto em dois sem dificuldades

Como calcular o metro quadrado?

Foto que ilustra matéria sobre como calcular metro quadrado mostra um homem medindo a área de uma parede

O cálculo do m² consiste em multiplicar largura por comprimento. Assim, você tem o resultado. Por exemplo, uma sala com paredes de 5 m de largura por 8 m de comprimento terá 40 m² – já que 5 vezes 8 é igual a 40.

Para entender como calcular o metro quadrado de forma bem precisa, listamos as etapas a serem seguidas. Confira!

Vai visitar um imóvel? Saiba tudo o que avaliar com nossos guias
Vai visitar um imóvel? Saiba tudo o que avaliar com nossos guias Acesse agora

Meça o comprimento da área

Comece medindo quanto cada lado tem no ambiente que será analisado. Se for o imóvel total, faça isso em cada um dos cômodos.

Lembre-se de que os centímetros devem ser incluídos, sendo transformados em metros. Como já explicamos, basta dividir por 100. Ou seja, se a parede tiver 450 cm, ela tem 4,5 m.

Meça a largura

Faça o procedimento da mesma forma. A medição deve ser do lado que fica a cerca de 90º de distância daquele já mensurado. Também inclua os centímetros, fazendo a conversão para metros.

Multiplique comprimento por largura

Multiplique comprimento por largura. Caso o resultado traga várias casas decimais, arredonde. Por exemplo, se for 5,4327 m², deixe por 5,44 m² – arredondando sempre para mais, para garantir que o que você planeja vai caber ali.

Utilize nossa calculadora de metro quadrado

Criamos uma calculadora de metro quadrado que pode te ajudar em diversas situações, de forma simples e prática. Veja e use a seguir:

Calculadora de metro quadrado

Utilize todos os dados corretamente para efetuar o cálculo do metro quadrado

Como calcular o metro quadrado de uma parede?

Para calcular o metro quadrado de uma parede, você deve realizar os seguintes passos:

  • Meça a altura da parede;
  • Meça o comprimento da parede;
  • Multiplique os dois valores.

Por exemplo, se a altura é de 3 m e o comprimento é de 2,7 m, o resultado é de 8,1 m².

Como calcular metro quadrado de piso?

A lógica, aqui, é exatamente a mesma da parede: você vai medir quantos metros ela tem de uma ponta à outra, no comprimento, e depois medir a largura, multiplicando os dois valores para chegar ao valor do metro quadrado do piso.

Essa forma de medir, na verdade, irá obter o mesmo resultado de quando você está medindo toda a área de um cômodo, pois o comprimento do piso será o mesmo de uma das paredes, assim como o comprimento da largura será o mesmo da outra parede.

Como calcular tijolos por metro quadrado?

De modo geral, cabem entre 6 e 9 tijolos em 1 m². Isso varia de acordo com o tipo utilizado. Para saber quantos usar em uma obra, você deve primeiro considerar alguns critérios:

  • Tipo e tamanho do tijolo a ser utilizado;
  • Total de furos do tijolo;
  • Metragem da área.

Existem diferentes tipos de tijolos. Os mais comuns no Brasil são aqueles com 6, 8 e 9 furos. Imagine que você vai usar um modelo com 6 furos. Nesse caso, o padrão de tamanho é 9 cm de espessura, 14 cm de largura e 19 cm de comprimento.

O tijolo será utilizado em pé. Portanto, multiplique a altura por comprimento em metros. Para fazer a transformação, apenas divida por 100. Ou seja, são 0,14 m de largura e 0,19 m de comprimento.

Ao fazer a multiplicação, o resultado é 0,0252 m². Agora, divida 1 m² pelo dado referente a 1 tijolo. Nesse caso, serão necessários 39,68 tijolos de 6 furos para 1 m². Caso você queira utilizar outro tipo, apenas troque as medidas e faça o mesmo cálculo por metro quadrado.

Como calcular o valor do metro quadrado?

Foto que ilustra matéria sobre como calcular metro quadrado mostra homem e mulher medindo um ambiente, com luzes laser iluminando os quadrantes

O valor do m² varia conforme diferentes fatores. Entre eles estão:

  • Comprimento e largura da área;
  • Metragem de todo o imóvel;
  • Área privativa, também chamada de área útil;
  • Área comum;
  • Área total;
  • Oferta e demanda, ou seja, cenário do mercado na região.

Por isso, pode ser difícil saber como calcular o valor do metro quadrado na sua cidade ou bairro. Ainda assim, você pode conversar com os vizinhos para ter uma ideia do preço cobrado.

Leia também: Valor do metro quadrado em SP por bairro

Em seguida, divida o preço do imóvel de outro morador pela sua metragem. Ao chegar no resultado do valor do m², multiplique pela área total do seu imóvel.

Como esse ainda é um cálculo subjetivo, você pode descobrir quanto vale o seu imóvel com a calculadora de venda do QuintoAndar

Dessa forma, você apenas insere algumas informações — como metragem, localização e características — e tem o resultado.

Esse é um preço estimado. Ainda assim, é uma forma de saber quanto estão cobrando por imóveis com características semelhantes ao seu. Por isso, é um bom ponto de partida.

Filtre sua busca pela metragem e encontre o imóvel ideal para você!

Sabia que você pode encontrar o imóvel com a metragem ideal para você e a sua família? Com os filtros do QuintoAndar, é possível definir o lugar que você deseja morar, se quer alugar ou comprar, quais características precisa ter e muito mais.

Você ainda pode definir a área mínima e máxima. Assim, vê apenas os apartamentos e as casas que fazem sentido para o que precisa. Tudo para facilitar a sua vida e se mudar de maneira rápida, fácil e sem burocracia.

E se você tem um imóvel que deseja alugar ou vender, também pode usar o QuintoAndar. Com a nossa imobiliária digital, fica mais simples fechar negócio e ainda ter o seu pagamento de aluguel garantido

Então, que tal aproveitar? Acesse o QuintoAndar e confira todas as oportunidades

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui


© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também