Saiba o que são, como funcionam e as vantagens de alugar ou comprar imóveis em condomínios fechados

Pensados para oferecer segurança, infraestrutura e tranquilidade a seus moradores, os condomínios fechados também são boas opções para quem investe em imóveis

Por Redação - 29/07/2022 às 13:56
Atualizado: 13/09/2024 às 15:57
Foto que ilustra matéria sobre condomínios fechados mostra um portão de entrada para carros de um condomínio. Ao fundo, aparece uma casa branca

Quem busca um novo lugar para morar, seja em um imóvel comprado ou alugado, geralmente coloca a segurança e a qualidade de vida entre as prioridades. E esses são dois dos benefícios mais evidentes dos condomínios fechados. Repletos de infraestrutura, muitos deles são como verdadeiros bairros, com áreas de lazer comparáveis às de bons clubes sociais e até mesmo pontos de comércio e serviço. 

Neste artigo, vamos falar sobre as vantagens de morar, seja você proprietário ou inquilino, e também de investir em imóveis dentro de condomínios fechados. 

Navegue pelo conteúdo:

O que é um condomínio?

Os condomínios são estruturas imobiliárias, sejam elas de moradia ou comerciais, que são geridas por um síndico ou uma administradora com os recursos pagos em taxas mensais pelas pessoas que usufruem dessas estruturas: os condôminos.

Eles funcionam de acordo com a chamada “convenção do condomínio”, feita na primeira assembleia para a instituição do condomínio. 

A convenção seria algo como uma Constituição, caso o condomínio fosse um país. Ela traz todo o conjunto de regras para o funcionamento, assim como os direitos e deveres das pessoas que transitam pela estrutura, sejam elas moradoras ou funcionários.

Além disso, obrigatoriamente uma vez por ano, o síndico ou a administradora deve convocar uma assembleia para prestação e aprovação de contas, previsão orçamentária, eleição de síndico e reivindicações dos condôminos.

Um condomínio, não necessariamente, precisa ser um conjunto de vários prédios ou de casas. Um simples prédio de apartamentos pode ser um condomínio, mas desde que seja composta por imóveis de múltiplos donos.

No caso de um prédio pequeno, por exemplo, em que apenas uma pessoa é dona, incluindo todos os apartamentos, a instituição de um condomínio não é de muita valia, pois não haveria variedade de votos de múltiplos proprietários.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

O que são os condomínios fechados?

Os condomínios fechados são empreendimentos totalmente murados, ou delimitados por cercas, nos quais  as pessoas – moradores ou visitantes, a pé ou em seus veículos – precisam passar por uma portaria para terem acesso à parte interna. 

Sejam de casas ou com prédios de apartamentos, os condomínios fechados geralmente têm ruas próprias para a circulação das pessoas e dos carros. Além de vários níveis de áreas comuns e serviços para os moradores, como veremos mais adiante.

Como surgiram os condomínios fechados?

Os condomínios fechados são fenômenos relativamente recentes. Eles começaram a surgir no Brasil na década de 1970, como uma forma de oferecer a camadas de maior poder aquisitivo das grandes metrópoles opções de moradia mais seguras e afastadas dos grandes centros.

E os empreendimentos mais conhecidos são os Alphaville, justamente os pioneiros no setor. Curiosamente, a história da rede começou com foco não em residências, mas em indústrias. Em 1973, em Barueri (SP), os engenheiros e sócios Renato Albuquerque e Yojiro Takaoka criaram o primeiro centro empresarial do Brasil para indústrias não poluentes. Com o tempo, notaram que as pessoas que trabalhavam nas indústrias que ali se instalaram precisavam de moradias próximas e ansiavam por mais qualidade de vida. E então nasceu o Alphaville Residencial. 

Atualmente, os condomínios fechados Alphaville estão presentes em 23 estados, além do Distrito Federal, com os modelos residenciais de alto padrão.

Vantagens de morar em condomínios fechados

São muitas as vantagens de se morar em condomínios fechados. E as principais delas são:

Segurança

Condomínios fechados são cercados por fortes esquemas de segurança, como portaria 24 horas, com controle das pessoas que entram, muros ou cercas altas e monitoramento por câmeras em diversos pontos.

Tranquilidade

Com segurança, vem a tranquilidade. Famílias costumam deixar seus filhos e filhas circularem por áreas controladas, sem a necessidade de muita supervisão, pela certeza de que as crianças e adolescentes estarão seguros.

Infraestrutura

Apesar de alguns condomínios fechados terem infraestrutura de pequenos bairros, eles são cuidados por uma administradora, que faz a gestão das taxas pagas pelos condôminos para a manutenção dos serviços e equipamentos ofertados, como:

  • Segurança
  • Elevadores
  • Jardinagem
  • Áreas de lazer
  • Limpeza
  • Iluminação

Custo-benefício

Ao morar em um condomínio fechado de casas, por exemplo, toda a infraestrutura que cerca o imóvel é cuidada pela administração do local. E o valor que você paga por isso é diluído junto com todos os outros condôminos. 

Ao morar em uma casa própria fora de um condomínio, toda a manutenção necessária do muro para dentro do seu terreno fica por conta do proprietário. 

Além disso, quem mora em condomínios fechados têm acesso a infraestruturas repletas de áreas de lazer e diferentes amenidades. Conheça algumas abaixo. 

Atrativos

Os condomínios fechados costumam oferecer uma série de amenidades e facilidades para os seus moradores. Elevadores – no caso de prédios de apartamentos – e portaria 24 horas estão entre os mais evidentes. 

E entre áreas de lazer e serviço, há muitos outros atrativos que, pelas grandes áreas territoriais que ocupam, os grandes condomínios fechados costumam oferecer. Os mais comuns são:

  • Academia
  • Área verde
  • Brinquedoteca
  • Playgrounds
  • Churrasqueira e espaços gourmets
  • Piscina
  • Sauna
  • Quadras poliesportivas e de tênis
  • Salão de festa

Mas quando falamos em condomínios fechados, há diversos níveis de sofisticação e luxo nos atrativos. Dependendo da localização e da área que ocupam, alguns podem oferecer, entre outras, opções como:

  • Pequenos centros comerciais
  • Ônibus do condomínio para transporte dos moradores a pontos de interesse, como estações de metrô
  • Restaurantes e bares
  • Marina
  • Campo de golfe
  • Heliponto
  • Lagos
  • Espaços de coworking

Vale a pena investir em imóveis nesse tipo de condomínio?

Sob o ponto de vista do investimento em imóveis, os condomínios fechados costumam ser uma boa e segura opção dentro do mercado imobiliário

Como estamos falando de grandes empreendimentos, pensados para públicos de um maior poder aquisitivo, os condomínios fechados geralmente são planejados em áreas com alto potencial de valorização, o que aumenta as chances de uma maior rentabilidade no caso de venda ou locação do imóvel.

Que tal se mudar para um condomínio fechado?

Se você está em busca de imóveis em condomínios fechados, uma boa forma de encontrar opções tanto para compra quanto para aluguel é acessar o QuintoAndar, que está presente em mais de 70 cidades pelo país.

Em nossa plataforma digital, você pode buscar imóveis para comprar ou alugar de maneira personalizada, com os mais de 70 filtros diferentes que oferecemos para refinar a sua pesquisa. Ali, inclusive, dá até para filtrar e visualizar apenas “casas de condomínio”, por exemplo. Dessa forma, fica mais fácil encontrar aquela casa ou apê dos sonhos dentro de um condomínio fechado!



© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também