Conseguir o melhor preço no momento da venda ou na hora de fechar um contrato de aluguel é uma preocupação importante para o investidor de imóveis, tanto para o que busca lucrar com o negócio como o que procura gerar renda. Saber quais reformas para valorizar imóvel valem a pena pode fazer a diferença nessa negociação.
Como já explicamos anteriormente, a precificação de um imóvel ou de seu aluguel depende de uma grande variedade de fatores. Muitos deles, como a área, a localização ou a idade, são impossíveis de serem modificados. Já outros, que contemplam reformas estruturais bruscas, são muito trabalhosos ou não trazem um potencial de retorno tão alto.
Entretanto, existem alguns ajustes que custam pouco ou são simples de serem executados, mas fazem grande diferença na hora de negociar um melhor valor na venda ou no contrato de aluguel.
Por outro lado, existem correções que até valorizam o imóvel, mas dificilmente essa valorização compensa o total investido. E, muitas vezes, o efeito dessas modificações tende a variar conforme as características do imóvel e do comprador.
Alterações mais perenes, por exemplo, como reformas estruturais, tendem a valorizar mais para a venda se bem informadas. Já aspectos estéticos e de praticidade tendem a facilitar e subir o valor do aluguel.
Abaixo, separamos as principais reformas para valorizar imóvel que são simples de fazer antes de colocar a propriedade para venda ou aluguel, bem como medidas que devem ser pensadas com cautela antes de serem tomadas.
Navegue pelo conteúdo:
- Pintura e iluminação: reformas que impactam na sensação do imóvel
- Pintura
- Sinteco
- Iluminação
- Limpeza
- Reparos essenciais e pequenos ajustes
- Rachaduras, vazamentos e infiltrações
- Armários
- O que não faz muito sentido para o investidor
- A melhor maneira de destacar as vantagens do seu imóvel
Pintura e iluminação: reformas que impactam na sensação do imóvel
Ao pensar em melhorias nos imóveis, é possível dividi-las em estéticas e estruturais. Enquanto as primeiras, de mais simples execução, tendem a impactar e trazer sensação de conforto, as segundas, mais trabalhosas, costumam ser mais invisíveis no momento da negociação.
“O que vende melhor muitas vezes não é o preço, mas a sensação de preço. Comparativamente, o comprador precisa sentir que está fazendo um bom negócio. E existem alguns pequenos ajustes que podem ajudar a passar essa sensação”, explica o corretor Gilmar Nazareno, parceiro do QuintoAndar em Minas Gerais.
Pintura
Para Gilmar, a reforma campeã no custo-benefício na hora de vender ou alugar um imóvel é a pintura. É algo extremamente básico que passa a sensação de um imóvel bem cuidado, mais novo e limpo.
Para não errar, a dica é optar pelo branco ou por cores neutras e pouco chamativas.
De acordo com o Habitíssimo, portal de profissionais autônomos especializados em reformas e serviços para o lar, uma boa pintura pode agregar até 2% ao preço de venda de um imóvel, o que é considerável diante do alto valor agregado de uma casa ou apartamento.
Sinteco
O corretor parceiro do QuintoAndar também cita a aplicação de sinteco nos pisos como um importante reparo. O material é uma espécie de verniz que ajuda a dar brilho e revitalizar superfícies de madeira e taco.
Iluminação
Uma casa bem iluminada gera uma sensação de muito mais conforto e até mesmo amplitude para quem deseja um imóvel. Antes de vender ou alugar, portanto, vale pensar em uma estratégia para melhorar a iluminação do imóvel, seja por meio de janelas maiores e mais transparentes, seja apostando em lâmpadas mais claras e potentes para ambientes como a cozinha, ou em lâmpadas mais confortáveis para os quartos, por exemplo.
Limpeza
É comum ouvir por aí que “sujeira não é defeito”, mas as coisas não funcionam exatamente assim quando um comprador ou inquilino vai escolher onde morar.
Algumas sujeiras podem exigir remoção mais pesada e isso tende a ser um obstáculo para quem procura um imóvel “sem problemas”. Por outro lado, ao se deparar com um imóvel limpo, sem pó e sem cheiros desagradáveis, a sensação do comprador/inquilino tende a ser de uma casa mais bem cuidada e nova, assim como ocorre com a pintura.
Reparos essenciais e pequenos ajustes
Existem algumas modificações que, além de valorizarem o imóvel, trazem maior liquidez, ou seja, facilitam a venda ou o aluguel.
De acordo com Gilmar, isso acontece porque muitas vezes o comprador ou inquilino não tem dinheiro ou tempo para correr atrás desses reparos.
Rachaduras, vazamentos e infiltrações
Além de conferirem um aspecto feio e muitas vezes mal cheiroso a um imóvel, rachaduras, vazamentos e infiltrações acendem um alerta na cabeça do comprador ou inquilino de problemas estruturais mais complexos.
Esse tipo de problema é aquele que vai colocar seu imóvel “no fim da fila” para o interessado, já que se apresenta não só como um fator de risco, mas uma burocracia adicional para resolver após a entrega das chaves.
Armários
De acordo com o corretor parceiro do QuintoAndar, outro elemento que facilita e valoriza um negócio imobiliário é a presença de armários, o que agiliza a vida do morador que está sem tempo e dinheiro para correr atrás dos móveis.
A tese pode ser comprovada por um levantamento do próprio QuintoAndar, que mostra que, entre os imóveis alugados mais rapidamente pela plataforma, quase 80% tinham armários na cozinha, enquanto mais de 60% tinham nos quartos e banheiros.
Segundo a mesma página do Habitíssimo, a presença de armários embutidos pode valorizar o imóvel em até 3% e entregar um retorno de até o dobro do investidor na produção e colocação dos móveis.
O que não faz muito sentido para o investidor
Algumas reformas e reparos, apesar de serem importantes, podem não se converter em um bom investimento para o proprietário. De acordo com Gilmar, grandes ajustes costumam ser caros e, muitas vezes, o retorno financeiro não paga o gasto do investidor. Confira abaixo alguns exemplos:
- Troca dos pisos: procedimento caro e trabalhoso que pode ser perdido em função do gosto pessoal do comprador. Ou seja, caso o interessado não goste do piso escolhido, esse gasto não trará uma percepção de valor para ele.
- Reformas estruturais: a troca do sistema elétrico, por exemplo. Apesar de ser importante manter essa parte funcionando bem, esse tipo de reparo não “aparece” para o comprador. Muitas vezes, a troca das tomadas para modelos mais modernos pode trazer uma percepção de valor maior do que a substituição da fiação, por exemplo.
- Armários: Gilmar recomenda que seja colocada uma estrutura mais básica, apenas para facilitar uma mudança rápida, já que também são móveis que sofrem grande influência do gosto pessoal dos moradores.
A melhor maneira de destacar as vantagens do seu imóvel
Bem, mas depois de fazer todos esses ajustes, qual a melhor maneira de convencer o inquilino ou comprador do valor do seu imóvel?
Com a parceria do QuintoAndar, tudo o que você faz se torna mais perceptível. Além de exigir fotos profissionais, que refletem o estado de conservação do imóvel, no aplicativo o interessado pode comparar seu imóvel com milhares de outras opções, identificando todos os diferenciais oferecidos.
Além disso, é possível listar e segmentar características consideradas importantes para os interessados na descrição, em uma plataforma que oferece uma experiência do usuário simples, intuitiva e com a maior exposição do país.
Leia também: Conheça as vantagens do apartamento reformado e saiba como comprar ou alugar um
Carregando comentários...