O profissional autônomo é quem trabalha por conta própria, sem vínculo empregatício com nenhuma empresa, a exemplo de comerciantes, diaristas, pedreiros, eletricistas e prestadores de serviços. Microempreendedores Individuais (MEI) ou autônomos podem obter boas linhas de crédito para comprar um imóvel.
Isso ocorre porque, mesmo sem um contracheque regular, é possível comprovar renda e dar garantias aos bancos de que o crédito será pago.
Para ter sucesso nesse pedido, contudo, é preciso se planejar, atentando-se aos melhores meios para comprovar renda e evitando se enrolar com dívidas e ficar com o “nome sujo”.
Se você é MEI ou autônomo, entenda como é possível conseguir a aprovação do seu empréstimo, ou financiamento, e realizar o sonho da casa própria.
Confira o que você vai ler por aqui:
- Como obter empréstimo para autônomo?
- Como comprovar a renda?
- Autônomo
- MEI
- Tipos de empréstimos
- Empréstimo pessoal
- Empréstimo com garantia
- Microcrédito
- Financiamento
- Penhor
- Avalista
- Empréstimo consignado
- É possível conseguir empréstimo sendo autônomo negativado?
- Dicas para conseguir um empréstimo para autônomo
- Tenha um objetivo
- Planeje
- Mantenha as contas em dia
- Preserve boa pontuação score
- Priorize ter apenas uma conta bancária
- Declare Imposto de Renda
- Pesquise
- Orientações para escolher instituições financeiras confiáveis
- Pensando em comprar um imóvel financiado?
Como obter empréstimo para autônomo?
Bancos e instituições financeiras estão ampliando as opções de crédito para autônomos, embora as condições variem, muitas vezes resultando em taxas de juros mais altas devido à falta de comprovação de renda estável.
O financiamento imobiliário também é uma forma de empréstimo, mas as instituições financeiras buscam garantir que quem pega a quantia possa cumprir seus compromissos financeiros.
Seu foco deve ser demonstrar que, mesmo sem emprego formal, você é um consumidor confiável, não representando um “risco”. Mostrar que apenas 30% da sua renda mensal será destinada à parcela do empréstimo aumenta as chances de aprovação.
Ao comprovar sua renda e mostrar que tem o nome limpo, você poderá encontrar linhas de crédito tão boas quanto para quem tem carteira assinada, já que muitas instituições financeiras também querem ampliar o número de tomadores de empréstimos.
Lembrando que ter nome limpo significa não ter dívidas não pagas e seu nome não constar no SPC e nem no Serasa.
Solicitar um empréstimo em um banco onde você já possui conta pode ser vantagem pela organização já saber sobre a sua média de ganhos e existir um relacionamento prévio com a instituição. Mas, geralmente, o importante é a forma de comprovação de renda.
Entre os documentos solicitados pelas organizações para a contratação de crédito estão a identidade, CNH ou carteira de trabalho, CPF e comprovante de residência, como contas de água e luz. Além dos documentos, planeje a sua abordagem.
Leia também: Passo a passo de como comprar um imóvel com renda baixa
Como comprovar a renda?
Agora, conheça formas de comprovação de renda para autônomo e MEI. São elas:
Autônomo
Como o profissional autônomo não tem os holerites em mão, a comprovação pode ser feita por mecanismos, como:
- Ter e movimentar uma conta corrente no banco em que se deseja fazer o financiamento e apresentar o extrato bancário dos últimos 6 meses;
- Declaração Anual do Imposto de Renda;
- Extrato mensal do Carnê-Leão (IR pago mensalmente por autônomos);
- Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA): para comprovar rendimentos de trabalhos informais;
- Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore): documento que comprova a renda de profissionais que não possuem CNPJ. Esse documento deve ser feito por um contador.
MEI
Já a comprovação para pessoas jurídicas autônomas, como o MEI, inclui documentos como:
- Contrato social da empresa ou CCMEI;
- Declaração de faturamento anual;
- 3 últimos extratos bancários da conta jurídica;
- Declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física do “dono” de negócio ou MEI;
- 3 últimos extratos da pessoa física: para comprovar quanto o autônomo recebe de pró-labore;
- Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore);
- Contratos futuros, que mostrem a previsão de fluxo de faturamento para Pessoa Jurídica.
Lembrando que tanto o MEI quanto o autônomo que tem um micro empreendimento (ME) precisam estar em dia junto à Receita Federal.
Leia também: Aprenda o que é taxa de financiamento imobiliário e saiba como fazer o melhor negócio na compra da casa própria
Tipos de empréstimos
O mercado oferece opções de linhas de crédito para profissionais autônomos. Entre as principais modalidades estão:
Empréstimo pessoal
Essa modalidade é a solicitação de um crédito junto a um banco ou instituição financeira com prazo estabelecido para o pagamento do valor e juros. É exigida a apresentação de extratos bancários dos últimos 3 meses para comprovação de renda e quem está com restrição no nome pode ter de pagar juros maiores.
Muitos bancos em seus próprios aplicativos estão disponibilizando créditos pré-aprovados, além de sites de instituições financeiras, mas é importante certificar se a instituição é legítima.
Empréstimo com garantia
O empréstimo com garantia é quando o contratante utiliza bens como imóveis ou automóveis como garantia de pagamento aos bancos e instituições financeiras. A medida é muito popular e conta com prazos para pagamento mais longos e juros mais baixos.
Microcrédito
A modalidade é uma alternativa para microempreendedores com planos de abrir ou expandir sua empresa, pagar dívidas corporativas, compra de equipamentos, entre outros.
Geralmente, as instituições exigem uma apresentação de planejamento sobre a aplicação do valor solicitado. Trata-se de uma linha de crédito que não pode ser solicitada por empreendedores que estão com o nome negativado.
Financiamento
Os autônomos podem utilizar linhas de crédito rotativo, um limite pré-aprovado a ser utilizado quando necessário, parecido com um cartão de crédito empresarial e envolve taxa de juros.
Penhor
Essa linha de crédito aceita objetos de valor como garantia de pagamento. Geralmente, a quantia emprestada costuma ser de 85% do valor do bem, a taxa de juros cobrada é de até 2%, a depender do período de pagamento, e a modalidade não exige comprovação de renda ou análise de crédito.
Avalista
Um familiar ou uma pessoa próxima que tenha bens pode ser seu avalista para conseguir crédito. O bem do avalista serve de garantia de pagamento na contratação de um empréstimo, parecido com um fiador no caso de locação. Logo, se você não quitar a dívida, fica a cargo do avalista fazê-la.
Empréstimo consignado
Quem é pensionista, funcionário público ou pensionista do INSS pode optar pelo empréstimo consignado com desconto na folha de pagamento com juros mais baixos.
Note que existem vantagens nessas linhas de crédito, seja para servir de capital de giro para o autônomo ou capital inicial para abrir o negócio.
No empréstimo pessoal, há o fácil acesso à verba, sem necessidade de garantias específicas. No microcrédito, a vantagem é a maior facilidade de aprovação para autônomos de baixa renda em função de serem valores pequenos.
Em todas as modalidades de crédito, porém, é importante ficar atento à aplicação de juros ou ao fato de assumir compromissos longos para honrar os pagamentos, o risco de perder a garantia em caso de inadimplência, entre outras desvantagens.
É possível conseguir empréstimo sendo autônomo negativado?
Sim, porém o processo é mais criterioso. Vale realizar um cadastro positivo que é uma espécie de currículo financeiro com o histórico de pagamentos, pontualidade na quitação de contas, dívidas, boletos e créditos do autônomo negativo a ser apresentado no envio da documentação para os bancos e instituições financeiras.
Outro meio é quitar a dívida ativa através de um acordo com a instituição na qual existe a pendência.
Dicas para conseguir um empréstimo para autônomo
Até aqui, você já viu que mesmo sem contracheque é possível conseguir empréstimo para autônomo. Reunimos dicas importantes para você considerar ao fazer a contratação de crédito e são elas:
Tenha um objetivo
Defina os motivos para solicitação do empréstimo e calcule o valor que irá precisar.
Planeje
Faça um planejamento para saber o valor que consegue pagar sempre em dia, sem comprometer o seu orçamento mensal.
Mantenha as contas em dia
Um bom histórico de pagamento aumenta as chances do autônomo de obter um empréstimo. Ele é importante na análise de crédito e no cálculo do juros a ser aplicado.
Preserve boa pontuação score
Mantenha a pontuação do seu score alto, pois essa ferramenta do serviço de proteção ao crédito é trivial na hora de conseguir empréstimos pagando as contas no prazo e mantendo um histórico de dívidas negativadas.
Priorize ter apenas uma conta bancária
Ao concentrar seus ganhos e despesas em uma conta corrente só é mais fácil comprovar seus rendimentos e manter um controle financeiro.
Declare Imposto de Renda
O Imposto de Renda é um documento importante e exigido para comprovar renda e cumprir as obrigações junto à Receita Federal.
Pesquise
Levante as condições que as empresas estão oferecendo, principalmente juros e demais taxas, e utilize o seu levantamento para negociar o melhor cenário.
Com essas recomendações, a tarefa de pegar empréstimo mesmo sendo autônomo será mais fácil.
Orientações para escolher instituições financeiras confiáveis
Antes de contratar um empréstimo, é muito importante se certificar que a instituição financeira é confiável. Muitas delas liberam crédito em poucos cliques. Então fique atento a alguns cuidados para evitar golpes.
Pesquise pela reputação da empresa na internet em sites de órgãos de defesa do consumidor ou sites de reclamação de serviços.
Verifique se o site começa com “https://” e se há um cadeado na barra de endereço. Se for um aplicativo, vale checar se é o oficial da empresa.
Evite, também, compartilhar informações pessoais sensíveis logo de cara, pois o costume das organizações é solicitar tais dados em etapas mais avançadas do processo. São recomendações que vão te ajudar a fazer um processo tranquilo e seguro.
Pensando em comprar um imóvel financiado?
Está se planejando para comprar um imóvel financiado? Então conte com o QuintoAndar. No nosso site ou app, você compara as condições e taxas oferecidas pelos bancos e escolhe a melhor opção, de acordo com o seu planejamento financeiro.
A plataforma oferece suporte aos compradores através dos seus Executivos de Compra, que dão orientações sobre os procedimentos.
Comece agora o processo de financiamento do seu imóvel, de forma transparente e sem burocracia, no QuintoAndar.
Carregando comentários...