Se você tem dúvidas sobre como funciona o seguro residencial, está na hora de saná-las. Afinal, quando se compra ou aluga um imóvel, é preciso se preparar para possíveis adversidades, que vão desde simples manutenções até a perda do bem.
Em muitos casos, é necessário ter o seguro obrigatório. Ele protege contra os principais sinistros e evita que você enfrente dificuldades. Porém, existem outras modalidades.
Além disso, é importante entender como funciona a apólice, o que ela determina e como usar esse recurso a seu favor.
Confira o que você vai ler por aqui:
- O que é um seguro residencial?
- Por que é importante ter um seguro residencial?
- Quais são as coberturas básicas e adicionais oferecidas pelo seguro residencial?
- Incêndio, raio e explosão
- Roubo e furto
- Danos elétricos
- Impacto de veículos e queda de aeronaves
- Desastres naturais
- Desmoronamento
- Responsabilidade civil
- Serviços emergenciais e assistenciais
- O que o seguro residencial não cobre
- Como funciona a cobertura de um seguro residencial?
- Como contratar um seguro residencial e quais fatores influenciam o preço?
- Como acionar o seguro em caso de sinistro?
- Quantas vezes posso usar o seguro residencial?
- Dicas para escolher o melhor seguro residencial para suas necessidades
- Analise o que você precisa
- Veja para quem cada seguro é indicado
- Considere os valores
- Procure um seguro com assistência residencial
- Quais produtos o Grupo QuintoAndar oferece?
- Encontre o seu imóvel ideal agora mesmo!
O que é um seguro residencial?
O seguro residencial é um serviço que envolve a proteção dos imóveis utilizados para moradia. Esses bens podem ser de temporada ou permanente, e contar com uma variedade de coberturas em uma única apólice. Além disso, todos eles oferecem uma garantia básica, que pode ser acrescida de outras adicionais.
O seguro para residências pode abranger a realização de diferentes serviços, como conserto do telhado, limpeza da caixa d’água etc. De toda forma, o propósito é sempre a proteção patrimonial.
Assim, em caso de algum incidente, é possível acionar a seguradora para cobrir os prejuízos que estiverem previstos na apólice.
Leia mais: Saiba o que é e como funciona o seguro fiança locatícia para imóveis
Por que é importante ter um seguro residencial?
É importante ter um seguro residencial para garantir a proteção do seu patrimônio. Além disso, é possível conseguir a inclusão de reparos pontuais, o que aumenta o custo-benefício desse serviço.
A partir disso, você passa a ter mais tranquilidade por saber que, diante de qualquer problema, terá essa garantia e não precisará desembolsar quantias inesperadas para cobrir os prejuízos.
Essa garantia é ainda mais relevante quando se pensa nos riscos mais comuns em casas e apartamentos, como:
- Incêndio;
- Queda de raio;
- Explosão;
- Furto ou roubo;
- Problemas com ar-condicionado e caixa d’água.
Quais são as coberturas básicas e adicionais oferecidas pelo seguro residencial?
O Head de Vendas de Seguros e Garantias da Atta — Quinto Andar, Alexandre Kapty, explica que, no seguro residencial, as coberturas contra incêndios, raios e explosões estão sempre presentes e podem ser acrescidas de outras, de acordo com a necessidade do morador: “Imagine que é como comprar um carro, em que você pode acrescentar acessórios de acordo com sua necessidade”.
No caso do seguro residencial, Alexandre Kapty destaca algumas possibilidades que podem ser incluídas:
- Proteção contra roubos e furtos;
- Danos elétricos;
- Perda de aluguel (caso seu imóvel pegue fogo, a seguradora paga um valor mensal para você enquanto a casa é reconstruída);
- Quebra de vidros;
- Vazamento de encanamentos;
- Roubo ou furto de bicicleta.
Veja, a seguir, como funciona o seguro residencial considerando as possíveis coberturas.
Incêndio, raio e explosão
Essa é a cobertura presente em toda apólice de seguro residencial. Ou seja, faz parte do pacote básico. Em caso de problema com incêndio, raio e explosão, é possível acionar a seguradora e receber a indenização conforme a apólice. Assim, todo ou parte dos prejuízos financeiros são compensados.
Roubo e furto
Protege em caso de invasões criminosas com subtração de objetos por parte de criminosos. Logo, você tem a proteção tanto em caso de arrombamentos e destruições (furtos) quanto se houver uso de armas, violência física ou ameaça (roubo).
Danos elétricos
Cobre todos os aparelhos conectados à energia elétrica. Se houver um curto-circuito, por exemplo, há garantia de indenização.
Impacto de veículos e queda de aeronaves
Garante a cobertura contra acidentes aéreos e batidas de veículos. Dessa forma, o imóvel está protegido se um carro colidir contra o portão ou o muro da residência, por exemplo.
Desastres naturais
Protege o dono do imóvel se houver danos causados por tornado, vendaval, granizo ou outros tipos de desastres naturais. Também é conhecido como seguro vendaval.
Desmoronamento
Paga a indenização em situações de desmoronamento total ou parcial. Ainda abrange a ameaça de mais uma demolição ou desmoronamento e despesas com manutenções para evitar prejuízos.
Responsabilidade civil
Assegura danos involuntários, corporais ou materiais em ações que afetam terceiros e são causadas por você ou outras pessoas que moram ou trabalham na residência.
Serviços emergenciais e assistenciais
Oferece apoio em caso de dificuldades rotineiras. Assim, você pode ter o suporte de:
- Chaveiro;
- Vidraceiro;
- Eletricista;
- Encanador;
- Reparo de eletrônicos e eletrodomésticos;
- Help desk.
O que o seguro residencial não cobre
O seguro residencial não cobre tudo o que estiver fora da apólice assinada com a seguradora. Por isso, é importante verificar os chamados “riscos excluídos”. Ainda há objetos que não entram na proteção, mesmo que a causa do problema seja contemplada como uma das coberturas. Alguns deles são:
- Obras e objetos de arte em geral;
- Pedras preciosas;
- Metais;
- Raridades;
- Joias;
- Papel-moeda;
- Selos;
- Papéis de crédito;
- Manuscritos;
- Cheques;
- Plantas;
- Livros;
- Moedas cunhadas.
Como funciona a cobertura de um seguro residencial?
A cobertura de um seguro residencial funciona como uma proteção patrimonial, na qual você contrata aquilo de que precisa. Por isso, ele é totalmente personalizável. A partir disso, é calculado o valor a ser pago por ano, isto é, o chamado prêmio.
Caso algum sinistro ocorra e ele esteja previsto nas coberturas da apólice, você pode acionar a seguradora. Assim, terá que pagar uma franquia para ter acesso à indenização.
Portanto, é fundamental contabilizar os possíveis gastos para ver se compensa acionar a seguradora. Contudo, quando o prejuízo for grande, contar com esse serviço é uma boa ideia. Afinal, você tem a garantia de que terá essa compensação.
Como contratar um seguro residencial e quais fatores influenciam o preço?
Para contratar um seguro residencial, você deverá entrar em contato com um corretor de seguros ou pesquisar uma seguradora e preencher o formulário do site. Se optar por fazer o procedimento online, um corretor ligará para você posteriormente. Em relação aos fatores que influenciam o preço, os principais são localização, franquias, cobertura e apólices.
Assim, o valor tende a ser mais baixo quando o imóvel está em um condomínio fechado e seguro. Por sua vez, é mais alto se estiver em um bairro com alto índice de criminalidade.
Estar próximo a um aeroporto também faz aumentar o preço. Isso porque, ainda que seja raro, há risco de queda de aeronave.
Em relação às franquias, quanto mais baixas elas são, mais alto é o preço do seguro residencial. O motivo é o risco elevado da seguradora precisar cobrir o sinistro.
Quanto às coberturas, o maior número de proteções gera o aumento do valor pago. A opção mais barata é a básica.
Todos esses fatores que influenciam no preço de um seguro residencial registrados na apólice, documento que regulamenta a operação.
Como acionar o seguro em caso de sinistro?
Para acionar o seguro em caso de sinistro, você deve entrar em contato com a seguradora via app ou telefone. Se tiver um corretor, também pode conversar com esse profissional. Será preciso informar RG, CPF ou o número do cartão do segurado.
Para garantir a indenização, será necessário pagar a franquia (prêmio) e comprovar que o sinistro se encaixa dentro dos critérios estipulados na apólice. Caso receba a negativa, você pode procurar a Superintendência de Seguros Privados (Susep).
O órgão regulamenta a contratação e o funcionamento do seguro residencial. Por isso, se você tiver alguma reclamação, basta registrá-la e aguardar o retorno.
Quantas vezes posso usar o seguro residencial?
Você pode usar o seguro residencial quantas vezes achar necessário, desde que o sinistro esteja contemplado pela apólice e as regras sejam seguidas. No entanto, os serviços emergenciais e assistenciais costumam ter limitação. Por isso, é preciso verificar na apólice.
Dicas para escolher o melhor seguro residencial para suas necessidades
As dicas para escolher o melhor seguro residencial para suas necessidades são:
Analise o que você precisa
Verifique todas as coberturas importantes para o seu caso, a fim de contratar somente as que fazem sentido. Porém, pense de forma ampla. Como o custo do seguro é baixo, vale a pena conseguir uma proteção maior.
Alexandre Kapty
Head de Vendas de Seguros e Garantias da Atta — Quinto Andar
“Reflita sobre os principais riscos a que a sua casa está exposta. Você quer proteção contra roubos e furtos? Quebra de Vidros? Vazamentos? A verdade é que, para todos os principais riscos de um imóvel, é possível contratar uma proteção a respeito”.
Veja para quem cada seguro é indicado
Cada tipo de seguro residencial tem uma recomendação. Veja quais são as principais:
- Para quem mora com a família: é melhor contratar o seguro básico com coberturas adicionais e serviços assistenciais e emergenciais;
- Para quem mora sozinho: vale a pena considerar apenas a proteção básica ou aquela que cobre danos elétricos;
- Para quem tem muitos eletrodomésticos e eletrônicos: contrate uma cobertura para danos elétricos;
- Para quem mora em outro local: considere a proteção básica com o acréscimo de roubo e furto.
Considere os valores
Outro ponto a ser considerado, é em relação aos valores de proteção. Alexandre Kapty ressalta que a cobertura contra incêndio é obrigatória, pois caso ele aconteça, os danos podem ser muito grandes e acabarem com o patrimônio de uma vida inteira.
Assim, uma prática usada no mercado, é de ter uma cobertura contra incêndio que seja 100 vezes o valor do aluguel. Dessa forma, com esse valor, as seguradoras conseguem indenizar o morador de suas principais perdas.
Alexandre Kapty
Head de Vendas de Seguros e Garantias da Atta — Quinto Andar
“Cem vezes o valor do aluguel não dá o valor de mercado do seu imóvel, mas não precisa dar mesmo. No caso de um incêndio em casa, por exemplo, você não precisará comprar um novo terreno. Precisa apenas do valor para reconstrução do bem”.
E Alexandre Kapty ainda levanta um ponto de atenção: para casos como do exemplo acima, é necessário que o seguro tenha cobertura também para o conteúdo do imóvel e sua estrutura. Isso porque, se a proteção garantida for apenas da estrutura, os eletrodomésticos e mobília, por exemplo, ficam desprotegidos.
Procure um seguro com assistência residencial
Muitos seguros oferecem a opção de contratar também assistências residenciais, como chaveiro, eletricista, encanador e outros profissionais que ajudam na manutenção do lar.
“Vale pensar se será útil para você ter apoio para essas manutenções e montar um pacote de acordo com suas principais necessidades”, garante o Head de Vendas de Seguros e Garantias da Atta — QuintoAndar.
Quais produtos o Grupo QuintoAndar oferece?
O QuintoAndar oferece produtos para os proprietários e inquilinos que contratam pela plataforma e também para imobiliárias parceiras.
No caso do seguro residencial da plataforma QuintoAndar, o foco é atender a legislação que impõe a contratação de um seguro com proteção contra incêndio em todo contrato de locação: “Uma das vantagens de contratar esse produto conosco é a facilidade na contratação, pois o inquilino pode optar por pagar a mensalidade direto no boleto de aluguel e o QuintoAndar já faz automaticamente o cálculo do valor de proteção adequado para a cobertura do seguro”, explica o Head de Vendas de Seguros e garantias.
Já nas soluções para imobiliárias, são ofertados os produtos das principais seguradoras do mercado, além de ajuda em outras necessidades do processo de locação, como assinatura digital, análise de crédito e vistoria do imóvel.
Leia mais: Saiba o que observar no laudo de vistoria de imóvel ao alugar
Encontre o seu imóvel ideal agora mesmo!
Se você está em busca de um imóvel para morar, o QuintoAndar é o lugar certo para fazer suas buscas. Em nossa plataforma de moradia, você encontra opções para alugar ou comprar, em mais de 80 cidades brasileiras. E, como você viu, alugando pelo nosso app ou site, você já pode contratar o seguro com proteção contra incêndio e pagar tudo junto em um só boleto.
Então, que tal encontrar o imóvel ideal agora mesmo? Acesse o QuintoAndar e conte com a nossa ajuda!
Carregando comentários...