Buscar um novo imóvel para morar é algo que demanda pesquisa e muito envolvimento. Depois de todo o processo, já com o contrato assinado e as chaves na mão, é chegada a hora de realizar a mudança de endereço em todas as instituições que você se relaciona e que precisam dessa informação.
Nesse momento é preciso organização, pois esquecer de informar o seu novo endereço para alguma organização, como bancos — e até o lugar onde você trabalha —, pode gerar problemas em um futuro próximo.
Para ajudar nesse processo, listamos aqui 10 providências que você precisa tomar para não ficar com nenhuma pendência de contas, serviços ou documentos.
- Documentação necessária para a mudança de endereço
- 10 dicas de itens importantes a serem alterados com a mudança de endereço
- 1. Titularidade do condomínio
- 2. Pacotes de TV e internet
- 3. Contas de água e luz
- 4. Gás
- 5. Banco
- 6. Assinaturas e mensalidades
- 7. Entregas agendadas
- 8. Título de eleitor
- 9. Delivery
- 10. Informe seus amigos, familiares e trabalho
- Encontre seu novo lar com o QuintoAndar!
Documentação necessária para a mudança de endereço
A documentação necessária para mudança de endereço varia de acordo com a instituição que precisa da informação. Por exemplo, para contas ordinárias, como águas e luz, é possível apenas informar ou apresentar um comprovante da troca de moradia.
Já para a Polícia Federal, é necessário preencher um formulário eletrônico e anexar o comprovante com endereço completo e CEP.
Assim, não existe resposta única, é preciso analisar cada caso. No entanto, será exigido, no máximo, documento pessoal com foto, comprovante do novo endereço e contrato de aluguel ou de compra e venda.
10 dicas de itens importantes a serem alterados com a mudança de endereço
Entre as dicas para mudança, estão os serviços a serem cancelados e transferidos para o novo endereço. Veja.
1. Titularidade do condomínio
O pagamento do condomínio é de responsabilidade do inquilino. Portanto, a mudança de titularidade deve ser feita até o segundo mês.
No QuintoAndar, o primeiro boleto de condomínio é pago pelo proprietário. No mês seguinte, o inquilino reembolsa apenas o valor referente aos dias que residiu no imóvel. As datas de vencimento podem variar de acordo com as regras da administradora do condomínio. Fique de olho para não atrasar!
Leia também: Quem paga o que quando o assunto é condomínio: inquilino ou proprietário?
2. Pacotes de TV e internet
Você já assina um pacote de TV e internet e não quer trocar? Então, verifique se a prestadora do serviço está disponível no seu novo endereço. Caso esteja, basta transferir a assinatura já existente e pedir para a operadora religar tudo na casa nova.
O processo é agendado para determinado dia e período. Assim, você apenas espera o técnico e ele deixa tudo funcionando na hora e com as mesmas condições.
3. Contas de água e luz
A responsabilidade pela mudança de endereço do titular nas contas de luz e água é do inquilino ou comprador. Para ligar os serviços essenciais no novo apartamento e fazer a transferência de titularidade, você precisa entrar em contato com os fornecedores da sua cidade.
O procedimento pode mudar de um lugar para outro. De modo geral, é preciso apresentar – além dos seus dados pessoais, como RG e CPF – o contrato de locação ou de compra e venda. Algumas companhias de água e luz exigem que você compareça à unidade.
Vale lembrar que, em condomínios antigos, o gasto de água é compartilhado ou vem cobrado diretamente no condomínio. Nesse caso, a vinculação é feita com o apartamento.
Leia também: Como e por que fazer a individualização de água no condomínio
4. Gás
Se você está se mudando para um lugar com gás encanado, será preciso entrar em contato com a empresa fornecedora do serviço e solicitar a troca de titularidade, se o abastecimento estiver regular.
Caso esteja interrompido, é preciso pedir o religamento e cadastrar-se como novo cliente. Assim a empresa realizará uma vistoria na tubulação e nos equipamentos de gás do imóvel. Se tudo estiver nos conformes, o serviço será ativado.
Talvez algum reparo seja solicitado, dessa forma o abastecimento será retomado apenas após a realização dos ajustes. Portanto, solicite a troca de titularidade e vistoria o quanto antes.
Uma dica: se você comprou um fogão novo para casa nova, os fabricantes costumam fazer a conversão gratuitamente num prazo de 90 dias após a entrega. Aproveite essa vantagem, pois os aparelhos saem de fábrica prontos para o gás de botijão (GLP).
No caso de fogões mais antigos, que nunca tenham operado no gás encanado, você terá um gasto com a conversão. Veja com a sua concessionária ou entre em contato com uma autorizada do fabricante.
Quer saber como fazer com as contas de luz, água e gás? Veja as orientações que o QuintoAndar passa para os inquilinos nas cidades atendidas pela empresa.
A corretora de imóveis e parceira do QuintoAndar, Luciana Pereira, enfatiza que é importante realizar a troca de titularidade das contas de consumo o quanto antes.
Luciana Pereira
Corretora de Imóveis e Parceira QuintoAndar
“No caso de uma locação com o Quinto Andar, o prazo para realizar a troca de titularidade das contas de consumo com a concessionária é de 10 dias, a partir da data de vigência do contrato. E o prazo para o envio do comprovante de efetivação da troca é de 40 dias”.
5. Banco
Hoje em dia, quase tudo é feito pela internet. Estar perto da sua agência de origem no banco não é mais fundamental. Você pode até morar em outro estado sem a obrigatoriedade de transferir a sua conta.
Mas uma coisa é importante: atualize seu banco sobre o novo endereço. Assim, você não corre o risco de ter correspondências enviadas pro endereço antigo.
Normalmente, esse procedimento é realizado pelo app ou internet banking. Nesse caso, é só acessar a sua conta, procurar as configurações do perfil e fazer a mudança de endereço.
6. Assinaturas e mensalidades
Seja a cobrança da conta de telefonia móvel, seja o boleto da mensalidade de algum clube do qual você é sócio. Se você não cuidar de trocar o endereço, pode acabar ficando sem suas contas e devendo na praça.
Portanto, no processo de organização de mudança, atualize o seu endereço. E, de preferência, para acabar com qualquer dúvida, opte pelo recebimento por e-mail, em vez de ser na nova casa. É mais prático e sustentável.
7. Entregas agendadas
Muitas pessoas que se mudam para um lugar aproveitam para dar uma renovada nos móveis ou itens de decoração. Se esse for o seu caso, não deixe de verificar se a portaria recebe encomendas. E se tem algum horário específico para esse recebimento. Assim, poderá fazer suas compras de forma mais tranquila.
A mesma regra vale para o transporte de móveis. Alguns condomínios exigem que você marque um horário para fazer a mudança e, até mesmo, impõem horários para evitar incômodo aos outros moradores. Então, certifique-se dessa questão.
8. Título de eleitor
Numa mudança de endereço dentro do mesmo município, transferir sua zona eleitoral não precisa ser prioridade, apesar de ser recomendável. Afinal, caso não transfira logo, o que pode acontecer é que você terá que votar um pouco mais longe de sua nova casa.
Caso tenha se mudado para outro município ou estado, aí essa mudança é fundamental. Até porque o voto no Brasil é obrigatório. E não participar de uma eleição, sem justificar a ausência, pode significar multa e alguns problemas jurídicos.
Para transferir seu título de eleitor, compareça ao Cartório Eleitoral da região. É necessário atender a pré-requisitos para solicitar essa mudança:
- Morar no município há pelo menos três meses;
- Não ter solicitado outra transferência ou emitido o título há menos de um ano;
- É preciso realizar a solicitação pessoalmente;
- O atendimento nos cartórios eleitorais ou nos postos de atendimento é feito por agendamento, através dos Tribunais Regionais de cada estado;
- A solicitação pode ser realizada a qualquer momento, exceto em anos eleitorais, quando o serviço é interrompido 150 dias antes do pleito e permanece suspenso até a conclusão da apuração.
9. Delivery
Uma das principais razões de pedir uma comida em casa por um aplicativo é toda a agilidade do processo. E você não vai curtir, na hora em que bater aquela fome, ter que atualizar seu cadastro durante o pedido. Por isso, antecipe-se e atualize seu endereço em serviços de delivery.
Em relação a esse quesito, existem outros cuidados na mudança fundamentais. Um deles é alterar o endereço, também, nas lojas virtuais onde costuma comprar com frequência.
Além disso, uma dica é sempre confirmar o endereço para o qual a encomenda ou o delivery será enviado. Especialmente se a sua mudança de endereço for recente ou se você tiver feito isso várias vezes. Afinal, pode acontecer de você deixar de comprar algo por bastante tempo em determinado local e o objeto ser encaminhado para o lugar errado.
10. Informe seus amigos, familiares e trabalho
Você também precisa avisar os seus amigos e familiares que está em uma casa nova. É possível fazer isso antes mesmo de mudar de endereço, assim que você assinar o contrato. Ou aguardar até que esteja definitivamente instalado no local.
Dessa forma, todos poderão encontrar a sua nova moradia. Inclusive, essa informação é importante no local de trabalho. Isso porque vários documentos emitidos pela empresa, como o contracheque, devem estar com o endereço certo. Então, tenha esse cuidado!
Encontre seu novo lar com o QuintoAndar!
Agora que você já está pronto para mudar de endereço e já sabe quais alterações precisará fazer, acesse a plataforma do QuintoAndar e alugue ou compre o seu imóvel em um processo transparente e sem burocracia.
Além disso, com os filtros de pesquisa do QuintoAndar, você acha a casa ou o apartamento com as características ideais para o seu estilo de vida, seja ele qual for.
Acesse já o app ou site do QuintoAndar e encontre o seu novo lar!
Carregando comentários...