IPTU Verde: entenda o que é e como funciona o programa de incentivo sustentável

O IPTU Verde é um programa que beneficia moradores que adotam práticas sustentáveis. Saiba como se enquadrar nessa iniciativa e receber descontos na taxa.

Por Redação - 12/05/2023 às 18:03
Atualizado: 13/09/2024 às 15:55
Um homem e uma mulher analisam, com auxílio de um tablet, a eficiência energética da casa.

O tema da sustentabilidade está cada vez mais em alta, tanto é que alguns municípios criaram programas para incentivar a adoção de medidas sustentáveis. Um exemplo é o IPTU Verde, que concede benefícios aos moradores que aderem à proposta.

A ideia do projeto é estimular que edificações residenciais ou comerciais adotem algumas ações ambientalmente amigáveis. Através da comprovação dessas atividades, é possível conseguir um abatimento no valor pago todos os anos no Imposto Predial e Territorial Urbano.

Entenda mais detalhes sobre como funciona o programa, como participar, quais atividades são incentivadas e como comprová-las para conseguir o seu desconto.

Confira o que você vai ler por aqui:

O que é o IPTU Verde?

O IPTU Verde é um programa que busca diminuir o valor pago pelo contribuinte no Imposto Predial e Territorial Urbano, através de práticas sustentáveis, como o reúso e a diminuição do consumo da água e a gestão dos resíduos. ]

Essa medida já é adotada em alguns municípios, apesar de ainda não estar expressamente autorizada pela Constituição Federal.

Esse programa foi criado em Salvador, na Bahia, com o propósito de reduzir o desperdício de resíduos da construção civil. Além disso, buscava diminuir o consumo de recursos.

Com os resultados positivos, outras prefeituras começaram a implementar o programa. Vale a pena saber que alguns exemplos de medidas sustentáveis são:

  • Reaproveitamento da água;
  • Coleta inteligente de lixo;
  • Uso de energia solar;
  • Jardim sustentável;
  • Calçadas permeáveis;
  • Instalação de telhados verdes.

Quais são os benefícios financeiros e ambientais do IPTU Verde?

Os benefícios financeiros e ambientais do IPTU Verde se referem ao desconto no imposto e diminuição de impacto no meio ambiente. Com isso, as perdas na transmissão e distribuição de serviços são reduzidas, o que diminui o desperdício e incentiva a adoção de medidas como a energia solar, que é renovável e não se esgota.

A redução da taxa de contribuição varia de acordo com o município, mas eles podem chegar a 20%. De toda forma, esse é um benefício extra, um verdadeiro incentivo. Isso porque as modificações valorizam o meio ambiente, a sociedade e a vizinhança.

Ou seja, você consegue aliar economia doméstica a benefícios ambientais. Afinal, todo o investimento realizado será pago com o tempo, com a diminuição das contas de consumo.

Quais estados e cidades possuem IPTU Verde?

Os estados e cidades que possuem IPTU Verde são:

  • São Paulo: Araraquara, Americana, Barretos, Campos do Jordão, Guarulhos, São Carlos, São Vicente, São Bernardo do Campo, Taubaté e Tietê;
  • Santa Catarina: Balneário Camboriú e Florianópolis;
  • Pernambuco: Caruaru;
  • Espírito Santo: Colatina;
  • Paraná: Curitiba e Maringá;
  • Goiás: Goiânia;
  • Minas Gerais: Ipatinga;
  • Amazonas: Manaus;
  • Rio de Janeiro: Rio de Janeiro e Seropédica;
  • Bahia: Salvador.

Cada uma das prefeituras tem a sua regra. Por isso, é preciso consultar para ver quais são as vantagens oferecidas ao contribuinte.

Quais são os critérios e os requisitos para obter o desconto no IPTU?

Os critérios e os requisitos para obter o desconto no IPTU dependem de cada prefeitura. Por isso, é preciso consultar o município, seja de forma presencial, seja via site, já que a maioria tem uma página específica para o cadastro no programa IPTU ecológico.

As exigências são bem variadas. Algumas requerem que o cadastro seja feito no ano anterior ao da validade do desconto. Outras permitem que seja poucos meses antes.

Vale a pena conferir se o município concede desconto somente para novas construções ou para imóveis já em uso. Ainda é preciso apresentar a documentação exigida.

De toda forma, é necessário ter alguma ação sustentável no imóvel. Essa medida deve ser passível de comprovação para que o desconto no IPTU seja concedido.

Qual o desconto do IPTU Verde?

O desconto do IPTU Verde varia conforme o município. A alíquota máxima é de 20%, mas o mais comum é ficar entre 4% e 12%. De modo geral, existem 5 métodos usados para realizar o abatimento do valor. Eles são:

  • Percentuais cumulativos: as medidas passíveis de desconto são listadas e os pontos vão se acumulando até chegar ao limite máximo;
  • Percentuais não cumulativos: são definidos conjuntos de medidas que geram o abatimento, mas não existe acumulação;
  • Percentual variável: a alíquota varia conforme detalhes específicos, como a proporção entre metragem do imóvel e a construção com material ecológico;
  • Percentual fixo: existe uma redução específica para uma ou mais medidas. Isso está definido na legislação do programa;
  • Pontos e classes: existe um sistema de pontuação. Dependendo da quantidade de pontos, o imóvel pertence a determinada classe e pode ganhar um abatimento maior ou menor.

Leia também: Entenda como calcular metro quadrado

Quais são as práticas sustentáveis incentivadas pelo programa IPTU Verde?

As práticas sustentáveis incentivadas pelo programa IPTU Verde são:

Construção sustentável

São medidas adotadas durante a obra para trazer eficiência e diminuir o impacto ambiental. Por exemplo, uso de materiais recicláveis ou arquitetura bioclimática, que aproveita os recursos naturais.

Arborização

Abrange a proteção e/ou a ampliação da vegetação nativa. Com isso, as áreas de solo permeáveis são conservadas e as ilhas de calor são reduzidas. Um exemplo é o plantio de árvores, dependendo da metragem do imóvel.

Acessibilidade

Contempla as benfeitorias nos espaços públicos para melhorar o acesso da população. É o caso de colocar rampas ou elevadores para quem tem dificuldade na mobilidade, por exemplo.

Recursos hídricos

Consiste no uso de soluções que visem à captação natural ou reúso da água. Por exemplo, sistemas de tratamento e reaproveitamento da água, ampliação das áreas permeáveis e adoção de cisternas.

Eficiência energética

Abrange medidas para reduzir o consumo de eletricidade e/ou auto gerá-la a partir de fontes de energia renováveis. Por exemplo, lâmpadas de LED, painéis solares e sistemas de aquecimento solar.

Reciclagem

Contempla práticas de separação e destinação do lixo, a fim de diminuir os impactos ambientais. O principal exemplo é a coleta seletiva.

Leia também: O que a economia nos aponta para as tendências do mercado imobiliário?

Encontre um imóvel com a sua cara no QuintoAndar

Agora que você já sabe as cidades que possuem IPTU Verde e como participar, encontre uma casa ou apartamento do jeito que você sempre quis no QuintoAndar.

Com os filtros de pesquisa, você seleciona onde quer morar e diversas outras características do imóvel, até do condomínio. Além de comprar ou alugar sem burocracia.

Acesse o site ou app do QuintoAndar e encontre a sua nova casa!

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Leia também: Aprenda como fazer o parcelamento do IPTU



© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também