Quando você resolve fazer uma mudança para outro estado, cidade ou casa, precisa tirar tudo de um lugar e passar para outro. Apesar de ser um procedimento simples, ele pode ficar complicado em alguns casos. Especialmente, quando é preciso fazer o içamento de móveis.
Essa é a prática adotada, em muitos casos, para retirar objetos de grande porte de apartamentos. No entanto, nem sempre é necessário.
Entenda o que é o içamento de móveis, quando o procedimento é necessário e dicas de como fazê-lo sem causar danos na sua mobília ou na edificação.
Confira o que você vai ler por aqui:
- O que é içamento de móveis?
- Como funciona o içamento de móveis?
- Quanto custa o serviço de içamento?
- Quando é necessário fazer o içamento de móveis?
- Como fazer a preparação dos móveis para o içamento?
- Quais cuidados são necessários com o imóvel no içamento de móveis?
- Escolha uma empresa confiável
- Confira as regras condominiais
- Verifique se é preciso retirar as grades de varandas, sacadas e janelas
- Analise o equipamento que será usado
- Encontre um novo lar, do jeito que você sempre quis, com o QuintoAndar!
O que é içamento de móveis?
O içamento de móveis é a prática de levantar um objeto de grande porte do solo até o andar desejado, pela parte externa da construção, para que ele seja colocado no imóvel pela janela. Isso costuma ocorrer em construções verticais, como prédios e sobrados.
Geralmente, essa opção é adotada quando o móvel não passa pela porta, escada ou elevador. Nesse caso, é preciso realizar esse procedimento complexo, que exige um serviço especializado.
O serviço é feito com equipamentos específicos que utilizam cabos de aço, ou cordas bem resistentes, e manipulação hidráulica.
Também é possível utilizar equipamentos elétricos, como plataformas elevatórias e guinchos. Nesse caso, o içamento é mais seguro, mas o serviço é mais caro. Ainda assim, ela exige profissionais qualificados para evitar riscos aos moradores.
Em muitos casos, esse procedimento é utilizado para sofás, pianos, camas, etc. De toda forma, esse serviço exige cuidados com o objeto transportado e o próprio imóvel.
Ainda é preciso verificar as regras do condomínio antes de planejar e executar o içamento.
Como funciona o içamento de móveis?
O içamento de móveis funciona a partir de técnicas manuais ou equipamentos elétricos. É preciso fazer uma boa amarração dos objetos e isolar a área envolvida no processo. Além disso, os profissionais envolvidos devem utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Depois de toda essa parte estar pronta, costuma-se utilizar uma mini grua com contrapesos para erguer os móveis.
Ainda é preciso ter alguns cuidados. Por exemplo, o procedimento deve ser realizado somente com tempo bom. Ou seja, em dias com tempestades ou ventania, é melhor reprogramar o serviço.
Quanto custa o serviço de içamento?
O serviço de içamento custa cerca de R$ 800. Essa é a média para o procedimento manual, considerando até 5 andares e 2 móveis. No entanto, o preço cobrado pelo serviço pode mudar de acordo com a região, a empresa, o método empregado e a quantidade de objetos a serem erguidos.
Por isso, o ideal é fazer um orçamento na sua região e sempre prezar pelo custo-benefício. Ou seja, busque a melhor empresa com o preço mais baixo. Dessa forma, você consegue fazer um bom negócio, sem colocar em risco a sua segurança.
Quando é necessário fazer o içamento de móveis?
É necessário fazer o içamento de móveis quando eles não passam pelo vão da escada nem cabem no elevador. Em alguns casos, eles também podem ser maiores do que a porta do imóvel. Portanto, esse serviço precisa ser adotado sempre que o item só pode ser colocado no apartamento ou casa por meio da porta da sacada, ou da janela.
De modo geral, essa medida é necessária quando há uma limitação física no transporte de grandes objetos. Outra situação válida é a movimentação de produtos delicados. Por exemplo, enquadram-se nessa categoria o vidro e o mármore. Assim, evita-se que o objeto acabe batendo nas quinas e sendo danificado.
Como fazer a preparação dos móveis para o içamento?
A preparação dos móveis para o içamento inclui uso de mantas, papelão e plástico. Esses materiais vão revestir o próprio objeto levantado, assim como pisos, peitoris de janelas, paredes e outros itens próximos à entrada. Ainda podem ser adotadas outras medidas, caso a peça seja mais frágil.
Por exemplo, tampos de vidro ou mármore são embalados de forma específica. Ainda há móveis que recebem caixas de madeiras construídas pela própria equipe do serviço.
Todos esses cuidados fazem o procedimento ficar mais caro, mas garantem sua qualidade. De toda forma, é importante conhecer essas dicas para içar móveis, já que não vale a pena ter o objeto danificado nesse processo.
Quais cuidados são necessários com o imóvel no içamento de móveis?
Veja quais cuidados são necessários com o imóvel no içamento de móveis.
Escolha uma empresa confiável
Comece escolhendo uma empresa confiável. Além de atentar ao preço, busque saber se ela tem experiência, há quanto tempo está no mercado, qual é a avaliação dos clientes etc.
Mais do que isso, existem algumas questões às quais você deve observar antes de contratar a empresa. Elas são:
- Apólice de seguro contra danos ao imóvel;
- Equipe de profissionais com engenheiros cadastrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA);
- Registro de Responsabilidade Técnica (RRT);
- Equipamentos adequados;
- Materiais em bom estado;
- Capacitação dos profissionais;
- Acessórios de proteção, tanto os EPIs quanto os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs).
Confira as regras condominiais
O condomínio tende a implementar regras para as mudanças, especialmente no caso de içamentos de móveis. Portanto, converse com o síndico para saber o que é necessário fazer.
Em muitos casos, é necessário apresentar alguns documentos e seguir os horários predeterminados. Além disso, exige-se a autorização do Corpo de Bombeiros.
Verifique se é preciso retirar as grades de varandas, sacadas e janelas
A empresa que fará o serviço pode remover toda a grade de proteção e recolocá-la no mesmo dia ou pedir para que esse procedimento seja feito antes do serviço. Ou seja, no primeiro caso, a própria equipe de içamento se responsabiliza por essa parte.
Caso essa seja a opção escolhida, é importante verificar se a recolocação foi feita da forma certa. Assim, vale a pena chamar um especialista para conferir se está realmente seguro.
No segundo caso, você mesmo chama um especialista para fazer a remoção e a recolocação após o içamento. Essa é a alternativa mais indicada para quem quer evitar problemas na sua janela, sacada ou varanda.
Leia também: O que é, para o que serve e como instalar tela de proteção para varanda
Analise o equipamento que será usado
Solicite à empresa que fará o serviço qual será o equipamento utilizado. Questione, também, onde ele será colocado e como é manuseado. Isso ajuda a garantir que todas as informações sejam repassadas ao síndico e evita imprevistos na hora de içar os móveis.
Seguindo essas dicas, o síndico poderá determinar o uso de alguma proteção para o prédio, por exemplo. Ou seja, ele terá condições de indicar a melhor alternativa para evitar danos ao seu imóvel e ao dos vizinhos.
Encontre um novo lar, do jeito que você sempre quis, com o QuintoAndar!
Agora que você já sabe como funciona o içamento de móveis, conte com o QuintoAndar para encontrar um imóvel do seu jeito, que caiba toda sua mobília.
Utilize nossos filtros de pesquisa para selecionar o tamanho da casa ou apartamento que você sempre quis, além de diversas outras preferências. Tudo de um jeito simples e sem burocracia.
Acesse o site ou app do QuintoAndar e encontre seu novo lar!
Carregando comentários...