Por mais que seja comum morar em apartamentos, há quem não goste. Viver em um imóvel com terreno e mais espaçoso é o que costuma atrair as pessoas para uma casa térrea. Mas essas são apenas algumas das vantagens, já que existem muitas outras nesse modelo de residência.
Ainda assim, essa é uma decisão que precisa ser bem pensada. Por isso, você deve considerar as características e ver as dicas para escolher uma casa térrea. Dessa forma, pode definir qual é a opção de imóvel certa para você.
Conheça as vantagens de morar em uma casa térrea, veja dicas para escolher a sua e entenda se essa é a melhor opção para você
Confira o que você vai ler por aqui:
- O que é uma casa térrea?
- Quais as características de uma casa térrea?
- Quais as vantagens de morar em uma casa térrea?
- Qual a diferença entre sobrado e casa?
- É muito mais caro construir um sobrado?
- 11 dicas para escolher uma casa térrea adequada às suas necessidades
- Como garantir a segurança em casas térreas?
- Como é a acessibilidade em casas térreas?
- Encontre a casa térrea ideal com o QuintoAndar
O que é uma casa térrea?
Uma casa térrea é aquela que tem somente um andar, isto é, está diretamente no chão. Esse é um estilo mais tradicional e clássico, já que todos os cômodos ficam mais acessíveis. Por outro lado, é um imóvel que tende a ocupar um espaço de terreno maior por não ser verticalizada.
Ela pode ser geminada, quando divide a parede com outro imóvel, ou sozinha no terreno. Também costuma estar mais presente em cidades menores e áreas rurais. Isso porque exige um espaço maior para a construção. No entanto, é possível encontrá-la em grandes municípios.
Além disso, o estilo arquitetônico pode variar conforme o desejo de quem construiu ou reformou o imóvel. Por isso, pode ser pequena, grande, moderna, antiga, contemporânea etc.
Quais as características de uma casa térrea?
As características de uma casa térrea são o seu único pavimento, com ausência de escadas ou mezaninos, e o espaço maior no terreno que passa a ser ocupado. Isso porque ela é horizontalizada e todos os cômodos são dispostos um ao lado do outro.
Esses detalhes fazem com que sua planta baixa seja funcional e simples. Normalmente, conta com uma sala de estar, uma sala de jantar, uma cozinha, determinado número de quartos e banheiro.
Também é comum ter uma área externa. Nela, é possível ter uma edícula, um espaço gourmet (com churrasqueira, forno de pizza, salão de festas etc.) e um trabalho de paisagismo.
Além disso, a casa térrea pode estar em uma rua normal das cidades, em um condomínio horizontal ou em uma vila. Portanto, nem sempre você precisa optar entre mais segurança e o imóvel desejado.
Ou seja, você pode ter a mesma condição do apartamento em uma casa térrea. E ainda tem vários outros benefícios devido às características desse tipo de imóvel.
Leia também: Saiba como é morar em uma casa de vila e conheça as vantagens e desvantagens desse tipo de moradia
Quais as vantagens de morar em uma casa térrea?
- Os ambientes são integrados.
- Uma obra pode ser mais econômica e rápida.
- A casa térrea é ideal para quem mora com crianças e idosos, pois ela não tem escadas.
- A estética do imóvel pode ser valorizada com o telhado.
- Os moradores têm mais acessibilidade e facilidade de locomoção.
- Há mais versatilidade no reposicionamento e na escolha dos móveis.
- A decoração pode ser valorizada ao se manter o mesmo estilo em todo o imóvel.
- Possibilidade de ampliação da casa térrea, inclusive transformando-a em uma de dois andares.
- Possibilidade de morar em um local protegido, como uma vila ou um condomínio horizontal, o que garante a segurança em casas térreas.
- Você pode ter uma área externa com jardim, horta, espaço gourmet e o que mais quiser.
Portanto, existem várias vantagens de morar em uma casa térrea. Isso exige que você pense bem nas características do imóvel para decidir se ele é ideal para a sua realidade.
Qual a diferença entre sobrado e casa?
A diferença entre sobrado e casa é o número de andares. O primeiro tem dois ou mais, sendo verticalizado. Isso exige um espaço de terreno menor para construir. Enquanto isso, a segunda tem apenas um pavimento, é horizontalizada e requer uma área maior.
Como tem mais de um pavimento, o sobrado sempre tem escadas, o que torna esse imóvel menos acessível. Além disso, é possível gastar menos com telhado, porque ele não tem grande participação no projeto arquitetônico.
Por outro lado, a construção é mais complexa e exige alicerces robustos. Isso exige que se gaste mais com a estrutura do imóvel.
Uma vantagem desse modelo é poder separar as áreas sociais das íntimas. Isso porque as primeiras costumam ficar no térreo, enquanto as segundas ficam na superior.
Ainda é possível aproveitar melhor o terreno, porque o espaço ocupado pelo imóvel é menor.
É muito mais caro construir um sobrado?
Sim, é muito mais caro construir um sobrado. A média é de um gasto duas vezes superior ao de uma casa térrea. Isso porque será necessário ter uma fundação muito bem estruturada, com alicerces bem-feitos para suportar o peso e a movimentação natural do terreno.
11 dicas para escolher uma casa térrea adequada às suas necessidades
- Avalie a planta do imóvel ou busque possíveis problemas estruturais, como fissuras, trincas, paredes descascadas, mofo, descolamento do revestimento etc.
- Considere as suas necessidades atuais e futuras para saber o tamanho certo do imóvel (nem muito grande nem pequeno demais) e a quantidade de cômodos.
- Analise o custo-benefício, já que quanto maior for a casa térrea, mais caro ela tende a ser.
- Pense sobre o seu estilo de vida. Por exemplo, se você gosta de cuidar de plantas ou recebe muitos convidados em casa, o ideal é que a área externa seja grande.
- Examine o estilo arquitetônico e a disposição dos espaços para atender às suas necessidades. Por exemplo, se gosta de ambientes integrados, deixe de lado os imóveis antigos, que costumavam separar bem os ambientes.
- Verifique a posição da casa em relação ao sol para saber se é bem iluminada e ventilada.
- Veja quais são os sistemas de segurança implementados, como cerca e portão elétricos, câmera etc.
- Classifique os acabamentos e revestimentos utilizados para saber se precisará fazer uma reforma.
- Confira a quantidade de carros que cabem na garagem coberta.
- Analise o espaço externo e a área de lazer.
- Considere o tempo de construção, se já foram realizadas reformas e qual a metragem da casa e dos cômodos.
Todas essas dicas para escolher uma casa térrea ajudarão a decidir o imóvel certo para você, além de evitar gastos extras. É claro que todo imóvel exige manutenção, mas isso pode ser feito aos poucos, se você fizer uma boa escolha.
Leia também: Como comprar um imóvel usado com segurança e conheça os 5 riscos possíveis
Como garantir a segurança em casas térreas?
- Analise possíveis pontos frágeis, como garagem, corredores, janelas, portões etc. Verifique se tudo está funcionando como deveria e se há pontos cegos para alguém se esconder.
- Instale luzes com sensores de presença e alarmes.
- Use grades e vidros temperados em portas e janelas.
- Deixe os muros bem altos para que não possam ser escalados ou coloque apenas portões vazados, que permitam ver o jardim. Essa segunda indicação é a recomendação da polícia, inclusive, para que algum vizinho possa acionar a guarnição, se necessário.
- Implemente câmeras de segurança cujas imagens possam ser acessadas pelo celular.
Todas essas dicas de segurança em casas térreas tendem a afastar possíveis invasores. De toda forma, você ainda pode morar em um condomínio horizontal ou vila. Esses locais tendem a apresentar um nível de proteção maior.
Como é a acessibilidade em casas térreas?
A acessibilidade em casas térreas é muito maior do que em outros tipos de imóveis, porque elas não têm escada nem mezanino. Portanto, a locomoção dos moradores é facilitada, o que a torna ideal no caso de crianças, idosos e pessoas com algum tipo de deficiência, especialmente motora.
Ainda é possível implantar outros recursos que aumentem a acessibilidade. Por exemplo, barras no banheiro e rampas para entrar no imóvel (em vez de degraus).
Se você tem essa necessidade, vale a pena considerar se o imóvel já tem esses recursos ou se precisará implementá-los. Também confira o espaço entre os cômodos para passar, principalmente se for preciso usar uma cadeira de rodas.
Leia também: 10 dicas de como escolher um bairro para morar
Encontre a casa térrea ideal com o QuintoAndar
Ao longo deste texto, você viu todos os aspectos que deve considerar para morar em uma casa térrea. Para encontrar a que seja ideal para o seu estilo de vida, você pode contar com a plataforma do QuintoAndar.
Através dos filtros de pesquisa, mídias e do mapa interativo da cidade, você seleciona tudo o que deseja para a sua nova casa e acha as melhores possibilidades. Tudo de forma rápida, prática e sem burocracia.
Acesse o site ou app do QuintoAndar e encontre seu novo lar!
Carregando comentários...