A cidade de Belo Horizonte é atendida no fornecimento de energia elétrica pela empresa Cemig. A Companhia Energética de Minas Gerais é uma das principais concessionárias de energia elétrica do Brasil, atuando nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica e ainda na distribuição de gás natural.
Se você perdeu a data de pagamento da sua conta ou não recebeu ainda, é possível fazer a emissão da segunda via da Cemig de várias formas através do site, app, chatbot, WhatsApp e Telegram. Além disso, vale lembrar que quanto mais rápido você ter ela em mãos, menor a chance de ter cobrança de juros.
Além disso, se você acabou de alugar um imóvel ou está pensando em se mudar para a Capital Mineira, é importante fazer a troca da titularidade da conta de luz. Por isso, preparamos um passo a passo para quem precisa regularizar sua situação com a Cemig, tanto na troca de nome na fatura como na obtenção da segunda via da conta.
Navegue pelo conteúdo:
- Como emitir a segunda via da Cemig?
- Cemig Atende Web
- App Cemig Atende
- Pelo WhatsApp
- Telegram
- CemigBot
- Como realizar a troca de titularidade na Cemig?
- Site
- Agência
- Solicite a sua Cemig 2ª via e mantenha sua conta em dia
Como emitir a segunda via da Cemig?
Você pode solicitar a Cemig 2ª via por vários caminhos e o melhor: todos eles de forma online e muito prática. Para isso, tenha em mãos seus dados como número da matrícula e CPF/CNPJ do titular da conta. Confira todas as opções:
Cemig Atende Web
- Acesse o site Cemig Atende;
- Preencha seus dados de usuário e senha;
- Selecione a opção “Segunda via”;
- Envie a fatura por e-mail ou faça download do documento em formato PDF. Você também pode informar a data de vencimento que deseja ou realizar o pagamento no momento e até parcelar o débito.
Se você ainda não é cadastrado no sistema, informe seus dados pessoais e finalize a inscrição.
App Cemig Atende
- Se você ainda não tem o aplicativo “Cemig Atende”, faça o download (disponível para Android e IOS)
- Faça o login com seu usuário e senha;
- Toque na opção “Segunda via”;
- Escolha o mês da fatura que deseja pagar;
- Baixe o PDF da sua conta ou selecione a opção “Código de barras”. Você também pode escolher fazer o pagamento via Pix, gerando um QR code.
Pelo WhatsApp
- Envie “Segunda via” para o número (31) 3506-1160;
- Selecione a opção 2 “Meus débitos”;
- Informe o CPF/CNPJ do titular da conta e o número do cliente e de instalação;
- Acesse o PDF da segunda via da Cemig. Você também pode visualizar o código Pix para realizar o pagamento.
Telegram
- Busque por @cemigbot no Telegram e envie “Segunda via”;
- Digite o CPF/CNPJ do titular da conta e o número do cliente e de instalação;
- O robô vai responder enviando o PDF da segunda via da Cemig. Você também pode visualizar o código Pix para realizar o pagamento.
CemigBot
- Acesse o site da Cemig;
- Clique no ícone flutuante “chatbot – como posso te ajudar?”;
- Envie “Segunda via de conta”;
- Informe o CPF/CNPJ do titular da conta e o número do cliente e de instalação;
- Você receberá a conta em formato PDF e o código Pix para pagamento da conta.
Como realizar a troca de titularidade na Cemig?
Primeiramente, procure saber se a energia está ligada no novo imóvel alugado. Para isso, basta entrar em contato com a Cemig pelo telefone 116 (para quem está em Minas Gerais) ou 0800 721 0116 (para quem liga de outros estados). Aguarde as instruções e selecione a opção 9 para falar com um atendente.
Diga que você precisa saber se a luz no imóvel está ligada ou desligada. Para fazer essa solicitação, você precisará informar o endereço do imóvel. Aproveite a ligação e peça o código de instalação, você precisará dele para solicitar a troca de titularidade pela Internet. Se a luz estiver desligada, você poderá solicitar a ligação pro atendente.
Confira o passo a passo para solicitar a troca de titularidade na Cemig:
Site
Com o seu código do cliente e CPF, acesse o site da empresa. Selecione a opção “Troca de titularidade” no painel. Com seu usuário e senha, faça o login. Caso ainda não tenha usuário e senha, você poderá fazer o cadastro na opção “Cadastrar-se”.
A primeira tela informa os documentos necessários para seguir com a troca de titular pelo site. Selecione a opção “Aceito os termos do contrato de adesão disponível no portal da Cemig”.
Serão exibidos o número do protocolo e os seus dados. Preencha com o número da instalação do imóvel que você alugou pelo QuintoAndar e, em seguida, clique na opção “Verificar”. Confirme o endereço do imóvel e faça o preenchimento da relação de equipamentos.
Caso você tenha dúvidas quanto ao preenchimento, pode consultar o link “tabela de consumos”. O próximo passo é anexar os documentos necessários para efetivar a troca de titular e preencher o formulário. Caso você não tenha a informação da leitura da instalação, poderá solicitar que a leitura seja gerada através do contrato anterior, pela média.
Preenchidas as informações, clique no botão “Enviar”. Guarde com você os dados para acompanhar o processo. Se tudo deu certo, a próxima conta de luz já virá em seu nome.
Agência
Compareça a uma agência de atendimento da Cemig do município que você reside. É necessário fazer um agendamento prévio pelo site e levar, na data marcada, os seguintes documentos:
- CPF
- Identidade (RG) ou outro documento oficial com foto (apresentar os documentos)
- No caso de indígenas basta apenas o documento RANI – Registro Administrativo de Nascimento Indígena
- Cadastro de Benefícios sociais (quando houver)
- Procuração – quando o solicitante não for o novo titular da unidade consumidora
- Contrato de locação com as assinaturas do locador e locatário
Solicite a sua Cemig 2ª via e mantenha sua conta em dia
Agora que você já sabe como emitir a sua segunda via da Cemig, não perca tempo e escolha a alternativa que mais se adapta à sua rotina. Caso você esteja de mudança para Belo Horizonte, mas ainda não achou seu lar ideal, saiba que o QuintoAndar tem diversos imóveis para alugar e comprar no estado.
Confira algumas opções para alugar abaixo e encontre seu cantinho na Capital Mineira:
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