Pertinho da Capital Paulista, uma cidade da Região Metropolitana proporciona a seus moradores momentos perto da natureza, agitada vida noturna, boa gastronomia e opções culturais. Se você está procurando o que fazer em Mogi das Cruzes, vai gostar de ver esse rápido guia que preparamos com algumas das principais atrações que a região oferece.
Navegue pelo conteúdo e descubra o que fazer em Mogi das Cruzes:
- Lugares para ir em Mogi das Cruzes
- Ao ar livre
- Parque Centenário da Imigração Japonesa
- Influência nipônica
- Parque das Neblinas
- Outras atrações ao ar livre em Mogi das Cruzes
- Cultura e lazer
- Casarão do Chá
- Outras opções para lazer e cultura em Mogi das Cruzes
- Gastronomia e vida noturna
- Compras
- O que fazer em Mogi das Cruzes: morar sem burocracia
Lugares para ir em Mogi das Cruzes
Listamos oopções de lazer ao ar livre, cultura, gastronomia e também compras. Veja o que fazer em Mogi das Cruzes e saiba o que a cidade tem de melhor a oferecer a seus moradores.
Ao ar livre
A cerca de 50 km de São Paulo, Mogi das Cruzes oferece a seus mais de 455 mil moradores, e também aos visitantes, uma gama de passeios ecológicos variados. Cercado pela Mata Atlântica presente ao longo do rio Tietê e nas serras do Itapeti e do Mar, mais de 65% do município está situado em áreas de preservação ambiental.
E na parte urbana, o que não falta é infraestrutura para combinar o dia a dia com o bem-estar em contato com amplas e belas áreas verdes, como é o caso do Parque Centenário da Imigração Japonesa.
Parque Centenário da Imigração Japonesa
Inspirado na arquitetura oriental, o Parque Centenário da Imigração Japonesa tem cerca de 215 mil m2 de área para lazer ao ar livre, com diversos equipamentos, além de quatro lagos com pontes flutuantes.
Um dos pontos culturais mais frequentados do parque é o Museu Taro Konno, que retrata a história dos imigrantes japoneses. Com forte influência de descendentes nipônicos, o Museu Taro Konno abriga um acervo que conta a história das famílias japonesas desde os primeiros imigrantes, ainda do começo do século XX.
Influência nipônica
A influência dos costumes e cultivos japoneses, inclusive, na região do Alto Tietê, no chamado “cinturão verde” de Mogi, faz da cidade uma referência no abastecimento de hortifrutigranjeiros, sendo o maior produtor do eixo da Região Sudeste.
Funcionamento do Parque Centenário da Imigração Japonesa
Endereço: Av. Francisco Rodrigues Filho, s/n – Cezar de Souza
Horários: Segunda a domingo, das 7h às 17h
Telefone: (11) 4739-2345
Entrada: Gratuita
Veja a localização no mapa:
Parque das Neblinas
Reserva privada, administrada pelo Instituto Ecofuturo, o parque é um pólo de educação ambiental, pesquisa científica, cultivo de espécies ameaçadas e turismo ecológico. Em seus 7 mil hectares de Mata Atlântica, o espaço protege 50% (mais de 450 nascentes) da bacia do rio Itatinga, um dos mais importantes da região da Serra do Mar, além de 14 nascentes do Alto Tietê.
Cinturão verde
Localizado no limite dos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, o Parque das Neblinas é reconhecido desde 2006 como Posto Avançado da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade São Paulo.
A visita ao Parque das Neblinas é feita de acordo com as atividades escolhidas, sendo que é preciso escolher pelo menos uma entre trilhas, ecoturismo, cicloturismo ou camping. Os valores vão de R$ 45 a R$ 200. O agendamento pode ser feito pelo telefone (11) 4724-0555 ou pelo e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br.
Outras atrações ao ar livre em Mogi das Cruzes
- Barragem do Rio Biritiba Mirim
- Barragem do Rio Jundiaí
- Fazenda Rio Grande
- Ilha Marabá
- Mirante Pico do Urubu
- Parque da Cidade
- Parque Leon Feffer
- Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello
- Pedra Grande
- Rio Itatinga
- Sítio Águas da Mata
- Vila de Taquarussu
- Viveiro de Mudas
Cultura e lazer
Assim como a natureza é preservada, a cultura em Mogi está presente em diversos locais da cidade. O Casarão do Chá, por sinal, é uma das diversas pontes de conexão da influência nipo-brasileira no município, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Casarão do Chá
Construído pelo mestre-carpinteiro japonês Kazuo Hanaoka, ainda no ano de 1942, o Casarão do Chá é inspirado na arquitetura nipônica. Sua construção, que passou por restauro há poucos anos, dispensou pregos ou parafusos, explorando técnicas orientais de encaixes de madeira de eucalipto tratado, tendo em cada encaixe um kanji (ideograma).
O casarão tem um telhado côncavo de beleza exuberante — a tradicional irimoya – estruturado por meio de tesouras de grandes dimensões que chegam a mais de 8 metros. Detalhe: por dentro, quase não há divisões na casa.
Agora, como seu nome sugere, o casarão remete ao chá porque, na época anterior à sua construção, havia uma produção de chás preto e verde naquela área. Atualmente, o local recebe aos domingos a Feira de Cultura e Lazer, na parte externa. Eventualmente, ele também sedia o Festival de Cerâmica do bairro.
Funcionamento do Casarão do Chá
Endereço: Estrada do Chá, cx 5 – acesso pela Estrada do Nagao (Fujitaro Nagao), Km 3 – Cocuera
Telefone: (11) 4792-2164
Horários: Domingos, das 9h às 17h
Veja a localização no mapa:
Outras opções para lazer e cultura em Mogi das Cruzes
- Arquivo Histórico Historiador Isaac Grinberg
- Biblioteca Municipal
- Casa do Hip Hop
- Casarão do Carmo
- Catedral de Mogi das Cruzes
- Centro Cultural de Mogi das Cruzes
- Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos
- Ciarte
- Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM)
- Mercado Municipal de Mogi das Cruzes
- Museu Histórico Professora Guiomar Pinheiro Franco
- Museu Mogiano
- Orquidario Oriental
- Pinacoteca de Mogi das Cruzes
- Sala Multiuso Antonio Mármora Filho
- Theatro Vasques
- Cinemark
Gastronomia e vida noturna
Mesmo com a proximidade entre Mogi e a Capital Paulista, os mogianos têm a tranquilidade de desfrutar de uma vida noturna com programação diversificada, com baladas, barzinhos e boa gastronomia.
- Buxixo
- Ember Lounge Bar
- Rancho Santa Fé
- SKY Hookah House
- Ópera Mix Bar
- Norival Bar
- The Blue
- Nyx Bar
- Villa Fest
- Spot Club
- Djapa Mogi
- Restaurante Hioki
- Terraço
- Karin Lamen
- Opção Grill
- Restaurante Kaishi
- Restaurante e Pizzaria e Chopperia Morumbi
- Rancho da Traíra – Matriz
- O Berro
- Caipirado
Compras
Em Mogi, você pode ir às compras em shoppings e galerias comerciais, além de contar com muitas lojas e comércios de ruas espalhados pelos bairros da cidade:
- Mogi Shopping
- Mogi Plaza
- Shopping Boulevard
- Galeria Sarah
- Galeria dos Fabricantes do Brás
O que fazer em Mogi das Cruzes: morar sem burocracia
Agora que você sabe que tem muito o que fazer em Mogi das Cruzes, que tal planejar uma mudança para a cidade?
Para te ajudar com essa missão, o QuintoAndar oferece uma série de imóveis para comprar ou alugar de maneira personalizada e facilitada na região.
E encontrar a casa ou o apartamento dos seus sonhos é bem simples. Basta explorar os mais de 70 filtros diferentes de busca que oferecemos em nossa plataforma, para refinar a sua pesquisa!
Clique neste link ou veja abaixo as ofertas de imóveis para alugar nos melhores bairros de Mogi das Cruzes.
Carregando comentários...