Ideias para deck de piscina: 5 formas de planejar e decorar o espaço

Se você quer criar um ambiente bonito, aconchegante e seguro na sua casa, confira as nossas ideias para deck de piscina e transforme o seu lar em um local perfeito para relaxar e curtir bons momentos

Por Redação - 18/10/2022 às 15:35
Atualizado: 25/09/2024 às 13:23
Deck piscina revestido com madeira.

Ter uma piscina em casa é o sonho de muitos. Afinal, esse é um espaço de lazer que estimula a prática de exercícios físicos, oferece mais conforto durante os dias de verão e, certamente, são ideais para reunir família e amigos. 

Contudo, sabia que é possível deixar esse ambiente ainda mais agradável? Para isso, basta conferir as nossas ideias para deck de piscina. 

O deck é uma superfície lisa que fica no entorno da piscina. Na maioria das vezes, é feito de madeira ou de outros materiais que imitam essa matéria-prima.

Essa estrutura ajuda a deixar o ambiente mais bonito e aconchegante, além de contribuir para evitar acidentes, já que pode ser antiderrapante e ainda ter proteção térmica.

Continue lendo este texto para conhecer as principais ideias para deck de piscina!

Navegue pelo conteúdo:

5 ideias para deck de piscina

Se você tem uma casa com piscina, ou pretende instalar uma na sua residência, considere colocar um deck ao redor dela. Isso porque essa superfície vai garantir mais conforto e segurança para quem usa a piscina, além de deixar o espaço mais bonito e agradável.

Mesmo que você queira colocar uma piscina de plástico na sua casa, saiba que é possível fazer esse tipo de superfície ao redor dela e, dessa forma, deixá-la mais sofisticada.

Confira a seguir cinco ideias de como planejar e decorar essa estrutura que você pode colocar em prática na sua casa:

1. Escolha os materiais

Deck com revestimento de madeira ao redor da piscina.
Deck com revestimento de madeira ao redor da piscina.

O primeiro passo para quem quer fazer essa superfície em casa é escolher o material que vai compor o piso para deck de piscina.

A matéria-prima mais usada é a madeira nobre, mais especificamente as variedades Ipê, Itaúba e Jatobá. Contudo, também é possível usar madeira de demolição.

Se você optar pela madeira, saiba que esse material vai precisar passar por um processo de limpeza e impermeabilização.

Esse procedimento é importante para evitar que a matéria-prima estrague por causa do contato com a água e com o cloro, além de fazer com que não seja infestado por fungos, cupins e outros insetos ou micro-organismos.

Também é possível fazer o deck de madeira sintética, como WPC, composite ou woodplastic. Eles são mais baratos e não precisam passar pelo processo de impermeabilização para serem instalados.

Além disso, ainda é possível usar um porcelanato que imita a madeira. Contudo, é importante escolher um modelo que seja antiderrapante.

Sendo assim, você deve avaliar os materiais disponíveis para fazer essa estrutura e escolher aquele que gostar mais.

Clareana Bortotti

Designer de Interiores

Para a escolha do revestimento deve-se considerar a condição do local e a intensidade de uso do espaço. É fundamental a escolha de um material que seja antiderrapante e atérmico, para se ter um ambiente seguro e agradável.

Clareana, Designer de Interiores do Estúdio Casa Livre, também comenta que “além da estética, a durabilidade e manutenção do revestimento são outros pontos que devem ser considerados antes da compra e instalação.” Segundo ela, é possível utilizar desde a madeira tratada até um deck plástico composto de elementos reciclados.

2. Escolha entre um deck tradicional ou modular

Existem dois tipos de decks: o tradicional e o modular. O primeiro é ideal para piscinas que possuem formas irregulares, pois essa variação permite que sejam criadas peças que se encaixam no formato da piscina. Contudo, a instalação do modelo tradicional é mais demorada e também é mais cara. 

Já o modular é composto por peças pré-fabricadas que possuem um formato específico. Por isso, eles são mais indicados para piscinas retangulares ou quadradas. A instalação do tipo modular é mais simples e barata. 

3. Considere fazer um deck suspenso

Piscina em deck de madeira suspenso.
Piscina em deck de madeira suspenso.

Se você quer colocar uma piscina de plástico na sua casa, pode ser uma boa ideia fazer um deck suspenso ao redor dela.

Essa estrutura fica muito bonita e elegante e ainda faz com que você ganhe um espaço extra de armazenamento.

Leia também: 6 ideias de como decorar quintal com piscina

4. Escolha os móveis para compor o espaço

Deck mobiliado com cadeiras para banho de sol, sofá e mesa.
Deck mobiliado com cadeiras para banho de sol, sofá e mesa.

Para aproveitar bem o seu deck, o ideal é escolher móveis apropriados para o ambiente. Sendo assim, opte por poltronas, cadeiras e espreguiçadeiras impermeáveis.

Também é possível colocar apenas algumas almofadas próprias para o ambiente de piscina em cima dessa estrutura. Assim, você vai criar um espaço simples, mas muito agradável.

5. Utilize plantas para decorar o espaço

Deck de piscina decorado com jardim.
Deck de piscina decorado com jardim.

Para deixar esse espaço ainda mais agradável e aconchegante, você pode usar algumas plantas para decorá-lo.

É possível colocar alguns vasos diretamente no deck, ou pendurar plantas nas paredes que rodeiam o ambiente. 

Quais são os cuidados que devem ser tomados na instalação do deck?

Quem quer instalar um deck de piscina precisa contratar uma empresa especializada nesse tipo de estrutura para fazer a instalação.

Isso porque somente os profissionais vão poder fazer a preparação certa do piso para instalar o deck, já que não é possível fazer a instalação diretamente sobre a terra ou a grama. Sendo assim, é necessário fazer um contrapiso para instalar as peças de maneira adequada.

Além disso, é necessário tratar a madeira que irá compor o deck antes de instalá-la, para evitar qualquer problema no futuro.

Como é feita a manutenção do deck?

A manutenção do deck de piscina deve ser feita, pelo menos, uma vez por ano, por profissionais especializados.

Nessa ocasião, os profissionais costumam verificar a condição da superfície e aplicar mais uma camada de selador ou de verniz.

Confira também: Cobertura para piscina: quais os tipos e como escolher

Se você quer uma piscina com deck, que tal procurar um novo imóvel?

Agora que já mostramos quais são as principais ideias para deck de piscina, que tal começar a procurar um novo imóvel para aplicá-las?

Para isso, você pode contar com a ajuda do QuintoAndar, que possui uma ampla variedade de casas e apartamentos localizados em mais de 75 cidades brasileiras.

Além disso, você ainda pode usar os mais de 70 filtros de busca para facilitar a sua pesquisa por um novo imóvel que já tenha piscina e analisar as fotos e vídeos da propriedade antes de agendar uma visita no local.

Dessa forma, fica muito mais fácil e rápido encontrar um imóvel para colocar em prática as nossas ideias para deck de piscina!

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel


© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também