Manter uma boa organização dos alimentos na geladeira é essencial para encontrar tudo o que precisa otimizando tempo, além de conservar melhor cada item que estiver refrigerando.
Se você acabou de se mudar para a casa nova ou quer dar um jeito na sua geladeira, as dicas a seguir serão essenciais para manter seu eletrodoméstico limpo e super organizado. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo:
- Como funciona a geladeira?
- 1. Comece pela limpeza
- 2. Dê tchau para os alimentos vencidos
- 3. Higienize os alimentos e guarde-os em potes
- Por dentro da geladeira
- Porta da geladeira
- Espaço com proteção acrílica
- Primeira prateleira
- Prateleiras intermediárias
- Partes baixas da geladeira
- Como ter a casa dos sonhos sempre organizada
Como funciona a geladeira?
Antes de iniciar o processo de arrumação da sua geladeira, o ideal é saber como ela funciona e assim aprender onde cada alimento deve ficar, considerando as fontes de ar necessárias para a perfeita conservação de cada um deles.
O ar na geladeira que vem de cima é mais frio do que o de baixo, portanto ele é mais denso e refrigera todo o seu interior. Já o ar que vem de baixo é mais quente e sobe mais rapidamente.
Essa troca constante de ar é chamada de “corrente de convecção” e nos ajuda a entender o porquê de cada prateleira da geladeira ter temperaturas diferentes. Assim, conseguimos planejar corretamente qual o melhor local para cada tipo de alimento! Interessante, né? Partindo desse ponto vamos às dicas de como organizar a geladeira.
1. Comece pela limpeza
Comece o processo de organização com a limpeza, assim você terá uma melhor visualização dos alimentos que estão por lá ao esvaziá-los das prateleiras.
O ideal é limpar a geladeira com um paninho úmido e um pouco de vinagre branco. O vinagre, além de limpar, criará uma proteção, já que conta com o ácido acético que desengordura e desinfeta a superfície. E assim você evita o uso de produtos químicos que podem contaminar seus itens refrigerados também.
Leia também: Passo a passo de como limpar geladeira inox
2. Dê tchau para os alimentos vencidos
Ao começar o processo de como organizar a geladeira, confira se há alimentos que estão vencidos ou próximos da data de vencimento. Assim, você já saberá quais devem ser consumidos com mais rapidez para que não estraguem e quais você deve jogar fora.
Pensando nisso, uma boa dica é deixar o que precisa ser consumido antes mais para a frente, para que quando você ou quem mora com você abra a geladeira, já visualize esses itens.
3. Higienize os alimentos e guarde-os em potes
Como sugestão, você pode usar água e sabão com álcool 70% para limpar as embalagens e depois secar com um pano limpo ou então uma folha de papel toalha.
Higienize também os alimentos “soltos” e coloque-os em potes com tampas para evitar que o odor seja absorvido pela geladeira.
Os recipientes transparentes, sejam potes de vidro ou plástico ou sacos plásticos, inclusive, podem ser grandes aliados na hora de você aprender como organizar a geladeira, porque além de diminuírem a chance de contaminação contribuem para uma melhor visualização de tudo que está no refrigerador.
Mas caso você não tenha itens transparentes, etiquetar os potinhos também é uma boa opção para deixar tudo organizado e de fácil acesso no dia a dia.
Por dentro da geladeira
Depois de tirar os alimentos vencidos, limpar os que estão em validade e higienizar todas as embalagens, chegou a hora de saber qual o melhor local para organizar cada tipo de alimento que está na sua geladeira. Vamos lá?
Porta da geladeira
Na porta do refrigerador ocorrem as maiores alterações de temperatura, já que entra em contato com calor quando está aberta. Afinal, quantas vezes você já abriu a geladeira apenas para ver o que tinha dentro?
Considerando esse ponto, o ideal é guardar na porta da geladeira apenas os alimentos que não são tão hipersensíveis a essas mudanças de temperatura. Assim, não haverá danos em seu tempo de preservação. Veja alguns exemplos abaixo:
- Molhos
- Condimentos
- Geleias
- Sucos industrializados
- Bebidas alcoólicas
- Água
- Refrigerantes
Espaço com proteção acrílica
Em muitas geladeiras existe um espaço com proteção acrílica, exatamente projetado para conservar alimentos sensíveis às oscilações de temperaturas, como:
- Laticínios
- Iogurtes
- Queijos
- Frios
Primeira prateleira
A primeira prateleira da geladeira é o espaço ideal para guardar alimentos que estão prontos para serem consumidos imediatamente ou que necessitem de refrigeração constante para se manterem frescos e saudáveis, como:
- Comidas prontas
- Ovos
- Manteiga
- Margarina
Prateleiras intermediárias
As prateleiras intermediárias – ou seja, as do meio – podem armazenar itens que não precisam de máxima refrigeração, como:
- Leite
- Doces
- Alimentos enlatados
Partes baixas da geladeira
As gavetas que costumam ficar na parte de baixo da geladeira são perfeitas para guardar legumes e verduras.
O ideal é lavar todas as verduras, secá-las e colocá-las em sacos plásticos junto com papel toalha. Assim, suas folhas ficarão protegidas e saudáveis para o consumo, sem murchar. Já os legumes podem ser higienizados e guardados diretamente nas gavetas da geladeira.
Uma dica importante é evitar colocar frutas e legumes juntos, já que as frutas podem acelerar o processo de decomposição das verduras. Inclusive, existem modelos de refrigeradores que possuem gavetas específicas para cada tipo de alimento.
Então coloque apenas as frutas “mais verdes” soltas na geladeira e guarde as mais maduras dentro de potes fechados.
Como ter a casa dos sonhos sempre organizada
Agora que você já sabe como organizar a geladeira para melhor preservar os alimentos, já dá para deixar sua cozinha ainda mais otimizada!
Mas caso você ainda não tenha realizado o sonho da cozinha ideal, conte com o QuintoAndar!
Aqui você filtra os imóveis de acordo com o que busca, e ainda pode fazer um tour virtual pelos espaços. Dessa forma, fica muito mais fácil imaginar os seus eletrodomésticos no novo lar.
Carregando comentários...