Você é o tipo de pessoa que fica horas procurando uma peça de roupa para montar os looks na hora de sair? Pois bem, saiba que se você montar um guarda-roupa funcional, vai ser muito mais prático encontrar a combinação perfeita. O segredo aqui é a organização: quanto mais você organizar seu roupeiro de forma estratégica, mais fácil e rápido vai ser o seu dia a dia.
Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas de como criar um guarda-roupa funcional e otimizar ainda mais a sua rotina. Separe o bloco de notas e acompanhe todas as nossas dicas. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo:
- Desapegue do que você não usa mais
- Utilize organizadores
- Separe por categorias
- Use cabides
- Invista em peças coringas
- Aposte no consumo consciente
- Monte seu guarda-roupa funcional em um novo lar
Leia também: Como fazer um closet: 5 ideias práticas para se inspirar
Desapegue do que você não usa mais
O primeiro passo para organizar o seu guarda-roupa e deixá-lo mais funcional no seu dia a dia, é separar as peças que você realmente usa daquelas que você não usa mais (ou que nem te servem mais). Se caso tenha alguma roupa rasgada ou com alguma defeito, verifique se há como consertar ou se também vai desapegar.
Afinal, o que não é mais útil para você, pode ser para outra pessoa. Além disso, só de fazer isso, será possível diminuir o número de peças do seu armário e facilitar a arrumação e usabilidade na sua rotina.
Utilize organizadores
Para guardar peças menores ou roupas íntimas, uma boa opção é investir em colmeias organizadoras. Isso porque elas ajudam a separar cada item, permitem mais visibilidade e, de quebra, já otimizam o seu espaço. Outra alternativa excelente para ambientes pequenos, é apostar em nichos e prateleiras suspensas. já que não vão atrapalhar a circulação e nem ocupar espaço no chão.
Separe por categorias
Outra dica para organizar um guarda-roupa funcional e prático para o seu dia a dia é separar suas peças por categorias, ao invés de misturá-las. Isso faz com que você saiba exatamente onde está aquela roupa que precisa. Você pode dividir por sessão de acordo com as estações, por exemplo: no inverno deixar os casacos e tricôs mais a mão e quando a temperatura começar a esquentar inverter a posição com shorts, camisetas e outras peças. Além disso, você pode separar também por cor, assim além de organizar, também cria um visual mais harmônico para as suas roupas.
Use cabides
Os cabines são ótimas acessórios para ajudar a visualizar o que você tem no seu armário, além de evitar alguns danos em peças que não podem ficar dobradas como itens com paetê, casacos, ternos etc. Caso o seu guarda-roupa for pequeno, uma alternativa é ter uma arara para pendurar essas peças ou aquelas que você uma mais no seu dia a dia para facilitar na hora de se arrumar.
Invista em peças coringas
Existem peças que são coringas e não podem faltar em nenhum guarda-roupa. Principalmente aquelas mais básicas como:
- Calça jeans;
- Camiseta branca e preta;
- Blazer;
- Casaco;
- Calça de alfaiataria;
- Vestido preto;
- Tênis branco.
Isso porque elas são mais fáceis de combinar com outras roupas e podem ser utilizadas em vários looks com propostas diferentes. Dessa forma, você consegue aproveitar a mesma peça, sem precisar comprar vários itens diferentes que, no dia a dia, vão ser mais difíceis de encaixar.
Aposte no consumo consciente
O consumo consciente também tem um pouco a ver com ter peças básicas e que formem uma “base” para os looks. Dessa forma, você não vai precisar comprar várias roupas sem necessidade. Por isso, antes de tudo, sempre verifique se realmente está precisando daquele item no momento, se ele combina com outras peças que você já tem e se você vai conseguir usá-lo mais de uma vez.
Monte seu guarda-roupa funcional em um novo lar
Viu como é fácil montar um guarda-roupa funcional e prático para o seu dia a dia? Agora que você já sabe, que tal continuar navegando pelo MeuLugar e descobrir mais ideias para decorar e organizar o seu lar?
Agora, se você está pensando em encontrar um novo cantinho para chamar de seu que tenha um espaço maior para fazer o seu closet, saiba que o QuintoAndar pode te ajudar. Com mais de 70 filtros de busca, que vão te ajudar a encontrar um imóvel do jeito que você sempre imaginou, é possível, inclusive, optar por visualizar apenas imóveis que já possuam closet, por exemplo, para você já imaginar suas roupas organizadas. Aproveite!
Carregando comentários...