Os apartamentos menores são uma tendência cada vez maior de moradia, isso porque eles são funcionais, além de serem mais em conta. No entanto, para muitas pessoas pode ser um desafio otimizar espaço e aproveitar os cômodos da casa da melhor forma. Afinal, devemos excluir aquela imagem de que lar pequeno é igual a lar apertado, pois independente do tamanho é possível criar um ambiente aconchegante e confortável.
Para te ajudar nessa tarefa, reunimos algumas dicas para você montar uma casa ou apartamento explorando cada lugar da melhor maneira. Então, separe seu bloco de notas e confira todas as nossas sugestões. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo:
- 1. Invista em móveis planejados ou multifuncionais
- 2. Projete ambientes integrados
- 3. Utilize espelhos
- 4. Aposte em nichos e prateleiras
- 5. Prefira portas de correr
- 6. Aproveite os espaços verticais
- 7. Tome cuidado com os excessos
- Seu lar mais prático e funcional com espaços otimizados
Leia também: Casa funcional: o que é, vantagens e dicas para ter a sua
1. Invista em móveis planejados ou multifuncionais
Uma das formas de otimizar o espaço em seu lar é escolher e usar móveis multifuncionais ou sob medida. O móvel multifuncional é aquele que exerce mais de uma função. O sofá-cama é um excelente exemplo, funcionando tanto como um móvel para se sentar e descansar como para dormir. Neste caso, você compra somente um móvel, mas acaba levando dois.
Outro bom exemplo de móvel multifuncional é a cama box baú, que tem um espaço que possibilita o armazenamento de roupas de cama, casacos, sapatos, malas, entre outros itens, liberando mais área para organização de seu lar.
Os móveis multifuncionais são ótimos investimentos porque ocupam menos espaço, não comprometem a decoração e a funcionalidade do ambiente, além de liberarem mais área útil na casa. Logo, são excelentes escolhas para otimização de espaço.
2. Projete ambientes integrados
Ambientes integrados são uma das formas mais modernas e eficientes para otimizar espaço, tanto que, em vários imóveis mais atuais, sala e cozinha se misturam. Porém, mesmo em casas mais antigas, essa tarefa não é impossível de ser realizada. Não é preciso remover completamente uma parede.
Ao abrir uma espécie de janela entre a sala e a cozinha, você pode usar uma bancada que fará papel de mesa nos dois ambientes.
3. Utilize espelhos
Outra dica bem legal – e que é relativamente fácil de colocar em prática na sua casa – é o uso de espelhos. Eles dão mais profundidade ao ambiente e fazem com que você tenha a sensação de mais espaço. A sala de jantar, por exemplo, pode ser um ótimo ambiente para usar essa dica.
Você pode utilizar o espelho em uma parede inteira ou apostar em um modelo menor apoiado no chão. A dica é sempre colocá-los em locais que não têm muita circulação e não exagerar — apesar dos benefícios, essa sugestão pode causar certo desconforto em alguns ambientes.
Leia também: Como usar espelho para sala de jantar
4. Aposte em nichos e prateleiras
Uma alternativa para aproveitar melhor o espaço na hora de organizar um quarto pequeno é apostar em nichos e prateleiras nas paredes. Além de colocar objetos decorativos, como porta-retratos e livros, você também consegue otimizar o espaço. E quanto precisamos ampliar o ambiente, a preferência deve ser pela prateleira suspensa, já que quanto menos coisas colocarmos sobre o chão, melhor.
5. Prefira portas de correr
Além de ajudar a otimizar o ambiente, pois não precisam de espaço para abrir, as portas de correr também são uma ótima alternativa para integrar ambientes e deixá-los ainda mais aconchegantes. Elas também podem ser usadas em armários, seja na cozinha, no banheiro ou no quarto. Por isso, na hora de comprar um móvel ou mandá-lo fazer, considere instalar esse tipo de porta para economizar ainda mais espaço e dar elegância aos seus móveis.
Você também pode se interessar: Porta de correr para quarto: quando usar e inspirações
6. Aproveite os espaços verticais
Apostar em nichos e prateleiras é a melhor pedida para armazenar tanto itens que você precisa ter à mão quanto objetos decorativos.
Você pode aproveitar, inclusive, para instalar um painel para TV e eliminar um móvel para apoiá-la, como um rack.
7. Tome cuidado com os excessos
Manter tudo arrumado também faz parte do processo de otimização do espaço. Afinal, muitos brinquedos, acessórios e outros objetos tendem a fazer qualquer ambiente parecer confuso e menor.
Se a quantidade de itens visíveis for muito grande, não há motivo para pendurá-los ou apoiá-los em móveis e outras estruturas — a impressão é sempre de que as coisas estão desordenadas.
Para evitar que os pertences atrapalhem a estética da sala, por exemplo, é importante controlar o volume. Priorize elementos que realmente tenham algum objetivo e tente salvar peças que não agregam valor à decoração.
Leia também: Organizadores para a casa: conheça 4 produtos para manter a casa em ordem
Seu lar mais prático e funcional com espaços otimizados
Uma das regras para otimizar espaço de forma efetiva é manter uma rotina de organização. Isso porque, quanto menos bagunça, mas fácil de aproveitar cada espacinho da sua casa. E para encontrar mais dicas de limpeza, organização e decoração, continue no MeuLugar.
Agora, se você estiver procurando um imóvel maior, aproveite para navegar pelo site ou app do QuintoAndar, a maior plataforma de moradia da América Latina. É simples e fácil: você consegue visualizar fotos profissionais, usar nossos mais de 70 filtros de pesquisa para encontrar o lar ideal e agendar sua visita em poucos cliques.
Carregando comentários...