Que tal abrir as portas para um novo jeito de se vestir mais prático, organizado e até mesmo rápido de decidir? O armário cápsula é uma proposta de como pensar o seu guarda-roupas que vai te surpreender.
Pensado para ser simples e funcional, o armário cápsula mostra o quanto diminuir o volume de peças no guarda-roupas pode torná-lo, na verdade, muito mais versátil e repleto de muitas opções – ao contrário do que se imagina inicialmente.
Para te explicar melhor o que é um armário cápsula e como montar o seu, montamos esse guia. Confira e aproveite!
Navegue pelo conteúdo:
- O que é um armário cápsula?
- Vantagens do armário cápsula minimalista
- Passo a passo para montar um armário cápsula
- 1. Separe as peças que mais gosta
- 2. Entenda sua rotina para montar o seu armário cápsula
- 3. Conheça cada peça que tem hoje
- 4. Combine roupas do seu armário cápsula
- 5. Não se esqueça dos acessórios
- 6. Lembre-se: cada armário cápsula é único
- Dúvidas frequentes sobre armário cápsula
- Quantas peças deve ter um armário cápsula?
- É preciso ter um armário cápsula para o inverno e outro para o verão?
- Ao comprar novas roupas, como fica meu armário cápsula?
- Encontre o lar ideal para o seu estilo de vida
O que é um armário cápsula?
Para te dizer o que é um armário cápsula, chamamos a Personal Organizer Aline Delavy:
Aline Delavy
Personal Organizer
“É um armário super prático e versátil onde a maioria das peças combinam entre si. Dessa forma, você não precisa ter um monte de roupas, somente peças ‘coringa’ que, por combinarem com quase todo o armário, multiplicam as opções disponíveis.”
Existem diferentes histórias sobre a origem do termo. Em uma das versões, acredita-se que os armários cápsula apareceram em publicações americanas já na década de 1940, como pequenas coleções de roupas projetadas para serem usadas juntas que se harmonizam em cores e linhas.
Susie Faux, proprietária da boutique londrina ‘Wardrobe’, reviveu o termo na década de 1970. Segundo Faux, um armário cápsula é uma coleção de algumas peças de roupa essenciais que não saem de moda, como saias, calças e casacos, que podem ser complementadas com peças sazonais. A estilista americana Donna Karan popularizou a ideia quando, em 1985, lançou uma influente coleção cápsula de sete peças de trabalho intercambiáveis.
Independente da origem do termo, o que sabemos é que ele voltou à tona nos últimos anos por conta de uma maior conscientização do público, que passou a questionar o quanto a indústria da moda contribui para um mundo melhor e mais sustentável.
Levantamentos da Global Fashion Agenda (organização sem fins lucrativos) e também da Universidade de São Paulo (USP) apontam isso – e você pode saber mais sobre o assunto clicando nos respectivos links. Uma vida mais sustentável é, inclusive, uma das vantagens do armário cápsula. Falaremos mais sobre isso a seguir.
Vantagens do armário cápsula minimalista
O conceito é bonito, mas não é só isso. O armário cápsula traz boas vantagens para a sua rotina, como:
- É mais rápido para se vestir: ao montar um armário cápsula, você conhece cada peça de roupa e já sabe com quais ela combina. Assim, na hora de se preparar para um compromisso, você ganha um tempo precioso.
- Ocupa menos espaço: ideal para ambientes pequenos ou simplesmente para aproveitar melhor o ambiente onde você guarda suas roupas, o armário cápsula é compacto porque há menos roupas nele.
- Impacto socioambiental: essa é outra vantagem de ter um armário cápsula. Afinal, um consumo mais consciente de quais roupas ter, gera menos resíduos.
- Economia: com o armário cápsula você passa a olhar o seu guarda-roupas de forma diferente, sem aquele pensamento de “poxa, não tenho nada para vestir”. Isso porque você sabe que tem boas roupas ali. Assim, evita o impulso de sair para comprar novos itens e economiza uma graninha para fazer outras coisas que gosta.
Leia também: Quarto minimalista: 9 dicas para se inspirar e decorar
Passo a passo para montar um armário cápsula
Depois de entender o que é e as suas vantagens, é hora de saber como montar um armário cápsula. Para isso, separamos 6 dicas para você.
1. Separe as peças que mais gosta
O primeiro passo é um mergulho de autoconhecimento: identificar o seu estilo. Para isso, abra o armário e escolha as peças que você mais gosta no seu guarda-roupas.
Ao olhar para elas, o que você vê em comum? Estilos, cores, tecidos, caimentos. Identifique o que as une e que fazem parte de você. Ah, e tudo bem ter mais de um estilo, viu?
2. Entenda sua rotina para montar o seu armário cápsula
Aqui é o momento de identificar o que você precisa no dia a dia. Para isso, trace como é a sua rotina e também seus hobbies. Avalie pontos como:
- Você trabalha em casa ou fora?
- Pratica esportes?
- Gosta de sair para barzinhos, baladas ou churrascos?
- Curte museus, teatros e shows?
- Vai a muitos eventos sociais que exigem uma roupa mais elegante como casamentos, formaturas e festas de gala (premiações, por exemplo)?
- Em eventos sazonais, como carnaval e festas juninas, você curte se vestir a caráter?
- Tem algum hobbie como pintura, cerâmica ou algum outro?
- Gosta de viajar para lugares com um clima muito diferente da sua cidade?
Além disso, considere também a frequência com que você lava as suas roupas. Afinal, isso é bem importante para considerar em itens que mais usa.
3. Conheça cada peça que tem hoje
Depois de entender o que mais gosta e também o que precisa, é hora de conhecer o que tem no seu guarda-roupas atual. Para isso, tire tudo do armário e experimente cada uma das roupas.
A Marie Kondo, especialista de organização pessoal e famosa autora de livros sobre o tema, pode nos ajudar nesse momento. A dica mais famosa dela é: “Descarte tudo o que não desperta alegria.” Assim, ao pegar cada uma das peças, a primeira pergunta a ser feita é se ela desperta alegria em você.
Junte tudo o que você perceber que não vai usar mais – seja porque não serve ou porque não tem a ver com o seu estilo atual – e faça uma doação. Para peças em ótimo estado ou nunca usadas, aproveite para vender ou repassar a uma pessoa querida.
4. Combine roupas do seu armário cápsula
Enquanto você re-conhece e se re-conecta com as suas roupas atuais, aproveite para já experimentar combinações entre elas. A especialista Aline Delavy dá uma dica valiosa sobre isso:
Aline Delavy
Personal Organizer
“Para cada parte de baixo (calça, shorts, saia), combine pelo menos 5 peças de cima. Assim, você vai ver novas combinações possíveis e vai perceber se precisa comprar alguma peça nova ou não.”
Dica extra: tire uma foto de cada combinação. Dessa forma, fica mais fácil de lembrar depois.
5. Não se esqueça dos acessórios
Os acessórios são um verdadeiro trunfo para ter um armário cápsula com poucas roupas mas muitas variações. É assim que uma simples calça jeans com camiseta pode ser um look básico, com um tênis mais esportivo e brincos simples, ou elegante, com um calçado mais estiloso e um lenço – como mostra a imagem abaixo.
6. Lembre-se: cada armário cápsula é único
Por mais que boas referências no Pinterest e Instagram ajudem, saiba que o seu armário cápsula é diferente de qualquer outra pessoa.
Aline Delavy
Personal Organizer
“Não existe certo ou errado ao montar um armário cápsula, nem uma lista pronta do que você deve ter. Afinal, somos únicos com nossos estilos.
Por isso, perceba qual estilo de roupas você mais gosta, te valoriza e você se sente bem. Invista nisso! Nem sempre a peça da moda é a peça que você precisa ter no seu armário.”
Por isso, não caia na armadilha de se comparar com outras pessoas, combinado?
Dúvidas frequentes sobre armário cápsula
Se essa for a sua primeira vez, é provável que você tenha dúvidas na hora de montar o seu armário cápsula. A seguir, trouxemos algumas respostas.
Quantas peças deve ter um armário cápsula?
Depende. O que é mais comum é a base de 37 peças, mas há também os armários de 50 e de 70 peças. Tem também quem opte por algo mais reduzido, com apenas 13 itens. A dica é: não se preocupe com o número de peças, mas sim em ter um armário cápsula que atenda à sua rotina e que faz sentido aos seus hábitos.
Inclusive, a Personal Organizer Aline Delavy explica que justamente não há certo ou errado na quantidade de roupas. Confira no vídeo abaixo:
Por isso, lembre-se que o objetivo aqui é ter uma vida mais leve, com roupas que realmente façam sentido para você. Assim, mesmo que tenha mais de 70 peças, você terá um armário cápsula com significado.
É preciso ter um armário cápsula para o inverno e outro para o verão?
A resposta é: depende de onde você mora e como você interage com cada estação. Afinal, tem pessoas que em pleno inverno de 3º C estão usando bermuda e camiseta tranquilamente – e tudo bem.
Então, avalie como é o clima na cidade que você vive ou até para onde irá se mudar. Se há muita diferença de temperaturas entre o verão e inverno, vale, sim, fazer dois blocos de roupas, um para cada estação.
Já se na sua cidade tem uma estação mais predominante, construa seu armário cápsula voltado para ela. E tenha itens fundamentais para quando houver uma breve variação ou fizer uma viagem a um lugar com temperaturas diferentes – esses itens podem ficar guardados em um lugar diferente também, como nas partes mais altas do guarda-roupa ou dentro da cama-baú, por exemplo.
Ao comprar novas roupas, como fica meu armário cápsula?
A Personal Organizer Aline Delavy responde essa dúvida com uma ótima dica:
Aline Delavy
Personal Organizer
“Ter um armário cápsula é como um estilo de vida, você treina a sua mente para comprar somente o necessário e multiplicar o que já tem. E sempre que comprar algo novo, veja se tem alguma peça para tirar do armário.”
Encontre o lar ideal para o seu estilo de vida
Agora que você conhece melhor o seu estilo de se vestir e também de viver, é importante morar em um lugar que combine com você. Para encontrar um novo lar para morar melhor, conte com o QuintoAndar.
Na maior plataforma de moradia do país, você encontra opções para comprar ou alugar um imóvel do jeito que deseja. Isso porque contamos com mais de 35 mil anúncios de aluguel e 120 mil anúncios de venda ativos, o que aumenta as chances de você encontrar exatamente o que procura.
Para facilitar, o QuintoAndar conta com mais de 70 filtros de busca. Assim, você pode optar por visualizar apenas imóveis que sejam localizados em ruas tranquilas, por exemplo. Ou que tenha janelas grandes também. As opções de filtro são muitas!
E mais: depois delas, você se depara com fotos profissionais dos imóveis, que ajudam a entender como o imóvel realmente é.
Carregando comentários...