Além do Mercado Central, não faltam opções de lazer e restaurantes à beira-mar, passeios e muitos comércios como os de pescados para quem vive na Capital Cearense, que é considerada uma das melhores cidades do Nordeste para morar. E um dos muitos encantos da orla é o Mercado dos Peixes de Fortaleza, um ponto muito familiar tanto para quem mora no bairro Meireles, onde fica o estabelecimento, quanto para moradores e inclusive visitantes.
Se você mora em Fortaleza, ou não mora e pretende se mudar para a cidade, e ainda não conhece o Mercado dos Peixes, fique por dentro deste que é um dos pontos mais queridos da Capital Cearense, com uma rica tradição dos pescadores locais.
Navegue pelo conteúdo:
História do Mercado de Peixes de Fortaleza
Com mais de 50 anos de existência, o ponto do Mercado dos Peixes, em plena Av. Beira Mar, na Praia do Mucuripe, reúne frequentadores e turistas para saborear pescados fresquinhos, enquanto apreciam uma bela paisagem.
Atualmente, ao chegar no local você se depara com uma área de cerca de 2 mil m², com 45 boxes para venda e outros quatro para frituras, todos cobertos por uma estrutura metálica. Os boxes são ladeados por um deck de contemplação à beira-mar.
A nova estrutura, inaugurada em 2016, formalizou a presença dos pescadores, que antes faziam a comercialização dos pescados em tábuas na beira da praia. E mesmo tendo modificado seus aspectos ao longo dos anos, o serviço oferecido no Mercado dos Peixes sempre manteve sua tradição. Afinal, apesar de ser um bom lugar para curtição, é nele que muitos moradores fazem suas compras diariamente.
Representado pela Associação dos Permissionários do Mercado dos Peixes do Mucuripe (ASPEMPM), o mais tradicional ponto de compras de pescados frescos ainda mantém como referência os comerciantes pioneiros da região.
Como é o caso do box da dona Maria de Lourdes e das gerações de cerca de 2.500 pescadores que há mais de 50 anos vivem da pesca artesanal na capital cearense.
Como funciona
Já que não é permitida a venda de pescados, mariscos e frutos do mar nas mesas, a comercialização dos produtos é feita nos próprios boxes.
Então, você pode optar por levar e preparar os peixes em casa, ou escolher uma mesa de frente para o mar e depois pedir para um dos restaurantes do próprio mercado preparar o seu prato.
Neste caso, vale saber que, dependendo do tipo de pescado, pode haver uma taxa para fazer o preparo.
O que encontrar
No Mercado dos Peixes de Fortaleza você vai encontrar diversas opções gastronômicas, como o tradicional Boteco, que é famoso pelo chope gelado, além de um estacionamento, banheiros públicos, blocos de administração, pesagem de mercadorias e playground para as crianças se divertirem.
Uma dica é degustar alguns dos pratos mais pedidos do mercado, como o baião de dois com peixe assado e o camarão ao alho e óleo. Eles ficam ainda mais saborosos apreciando o belo pôr do sol na Praia do Mucuripe!
Como chegar
O Mercado dos Peixes de Fortaleza fica bem próximo de acontece a Feirinha da Beira Mar, localizada entre a Av. Desembargador Moreira e a Rua Nunes Valente, basta seguir pela orla até o final, passando pelo Jardim Japonês.
Uma das opções de acesso por transporte público é a estação Iate do VLT, que também fica próxima ao Mercado dos Peixes. Mas você também pode contar com as linhas de ônibus.
Informações sobre funcionamento
Endereço: Av. Beira Mar, 3479 – Meireles
Horários: Diariamente. Box de pescados, das 7h às 22h. Box de frituras, das 10h às 22h.
+ Leia também:
Conheça as principais praias de Fortaleza
Carregando comentários...