Para conhecer a história e a cultura de um lugar, nada melhor do que se infiltrar nas atrações populares — e a Feirinha de Boa Viagem é esse local em Recife. Tradicional em Pernambuco, é parada obrigatória para quem mora e quem visita a cidade. (Créditos da imagem de destaque: Visit Recife – Secretaria de Turismo Recife)
Por quê? Primeiro, por ser um dos destinos mais famosos da capital pernambucana. Então, se você quer saber o que fazer em Recife, invariavelmente vai se deparar com essa indicação.
Além disso, esse é um símbolo da cultura pernambucana, porque reúne artesanato, comida típica e muitas outras atrações. Então, que tal conferir algumas dicas para aproveitar esse destino turístico?
Confira o que você vai ler por aqui:
- Como e quando surgiu a Feirinha de Boa Viagem?
- Como funciona a Feirinha de Boa Viagem?
- Como chegar à Feirinha de Boa Viagem?
- O que comprar na Feirinha de Boa Viagem?
- Onde comer na Feirinha de Boa Viagem?
- Dicas para aproveitar ao máximo a Feirinha de Boa Viagem
Como e quando surgiu a Feirinha de Boa Viagem?
A Feirinha de Boa Viagem surgiu na década de 1950. Alguns locais definem que ela iniciou, nos moldes atuais, no ano de 1966. De toda forma, sempre esteve localizada à beira-mar, na Praça de Boa Viagem. Atualmente, tem cerca de 200 barracas, é considerada a feira de artesanato mais antiga do Brasil e é Patrimônio Turístico e Cultural do Povo de Pernambuco.
O nome Boa Viagem vem da igreja construída em 1707, que permanece no local. Sua construção deu nome ao bairro e foi feita para que os pescadores locais pudessem fazer suas orações.
Hoje, a praia de Boa Viagem, além de ponto turístico, é considerada também como uma das melhores para se morar no Recife.
Tanto a feira quanto a igreja resistem à modernidade dos prédios e à evolução da capital pernambucana. Assim, passado e presente coexistem, sendo um espaço incrível para desfrutar das belezas recifenses.
Como funciona a Feirinha de Boa Viagem?
A Feirinha de Boa Viagem funciona dividida em duas partes. A primeira é voltada para presentes, artesanato local e roupas. A segunda, à gastronomia regional, na qual você encontra sanduíches, tapioca, doces e muitas outras delícias. Portanto, você pode fazer compras, um lanche e o que mais desejar.
Não existe um horário específico para as barracas começarem a funcionar. De modo geral, elas estão abertas das 16h às 22h. De qualquer forma, você pode ir ao local no final de tarde e aproveitar todas as opções disponíveis. De quebra, ainda poderá curtir o fim do dia na orla e o pôr do sol.
Como chegar à Feirinha de Boa Viagem?
Para chegar à Feirinha de Boa Viagem, você precisa ir à rua Barão de Souza Leão, 62. É possível ir a pé, de carro, trem ou ônibus.
As estações de trem próximas são a do Aeroporto, Curado e Cosme e Damião. Ainda tem as linhas de ônibus 023, 050, 064, 2040 CDU/Boa Viagem/Caxangá, C 301 San Martin/Boa Viagem.
Confira o mapa de localização a seguir:
O que comprar na Feirinha de Boa Viagem?
A Feirinha de Boa Viagem é conhecida pela variedade de artesanato disponível. Lá, você pode comprar produtos como:
- Quadros;
- Redes;
- Bijuterias;
- Roupas;
- Malas;
- Biquínis;
- Calçados;
- Cangas;
- Utensílios de madeira;
- Enfeites para casa;
- Pinturas.
Onde comer na Feirinha de Boa Viagem?
Existem várias barracas com pratos típicos e deliciosos para comer na Feirinha de Boa Viagem. Você pode encontrar de tudo um pouco, inclusive itens que fogem à cultura recifense. Entre as comidas que você encontra no local estão:
- Tortas doces e salgadas, como de morango, doce de leite, de bombom recheado, de chocolate;
- Pastéis;
- Bolos, inclusive o bolo de rolo, que é típico de Pernambuco;
- Empanadas;
- Água de coco;
- Sumos naturais;
- Petiscos fritos, por exemplo, tempurá de legumes com camarão;
- Espetinhos de frango, camarão, queijo etc. empanados;
- Salgados fritos e assados, como empadinhas, coxinhas, empadão;
- Cachorro quente;
- Hambúrguer;
- Crepe;
- Bebidas e drinques.
Aqui, a dica é optar pelos pratos típicos. Por isso, lembre-se de provar o bolo de rolo. Essa é uma das principais iguarias da Feirinha de Boa Viagem.
Leia também: Como é morar em Recife, quais as vantagens e as melhores regiões
Dicas para aproveitar ao máximo a Feirinha de Boa Viagem
A Engenheira Química recifense, Alexsandra Vania Lobo do Nascimento, em conversa com o QuintoAndar, contou que gosta de frequentar a Feira no fim de tarde, em finais de semana, para fazer compras e também para curtir a gastronomia local.
Alexsandra Vania Lobo do Nascimento
Engenheira Química Recifense
“Frequento, geralmente, no final da tarde aos finais de semana. É um lugar bacana, ao ar livre, que oferece a possibilidade de comprar itens de decoração, roupas, presentes. Gosto muito de comprar itens para decoração e bijuterias. E, ao final do passeio, não pode faltar o pastel!”.
Para aproveitar ao máximo a Feirinha de Boa Viagem, siga as dicas abaixo:
- Vá mais para o começo da noite. A chance de ter mais barraquinhas abertas é maior;
- Aproveite a comida típica e o artesanato regional. Esses são os verdadeiros atrativos da feirinha;
- Converse com os feirantes e peça recomendações. Eles podem dar ideias de presentes incríveis;
- Passeie pela orla da praia de Boa Viagem antes da feirinha. Você pode até curtir um dos quiosques disponíveis por ali e, depois, comparecer às barracas para aproveitar a cultura pernambucana.
Leia também: Conheça as 8 melhores praias de Recife e região
Carregando comentários...