Está pensando em fugir da agitação das grandes cidades para investir em qualidade de vida e bem-estar? Então conhecer as melhores cidades pequenas para se viver no Brasil pode te ajudar a encontrar o local ideal para chamar de lar!
Afinal, municípios menores oferecem um estilo de vida único e costumam ser sinônimo de tranquilidade. Assim, é possível trocar a correria das metrópoles brasileiras por locais onde é possível aproveitar tanto os diferentes momentos da vida quanto a própria infraestrutura disponível na região onde mora.
Nesse sentido, se você quer saber quais são as melhores cidades pequenas para se viver no Brasil, é só continuar a leitura deste artigo para saber mais!
Navegue pelo conteúdo
- Melhores cidades pequenas para se viver no Brasil
- 1. Águas de São Pedro
- 2. Joaçaba
- 3. Vinhedo
- Aproveite tranquilidade de Vinhedo no seu dia a dia
- 4. Nova Lima
- Encontre o seu lar em Nova Lima
- 5. Ilha Solteira
- 6. Rio Fortuna
- 7. Rio do Sul
- Encontre seu novo lar em uma das melhores cidades pequenas para se viver no Brasil
Leia também: Conheça as 10 cidades mais seguras do Brasil em 2023
Melhores cidades pequenas para se viver no Brasil
Quem procura uma vida mais tranquila para aproveitar momentos de lazer e bem-estar pode encontrar nas pequenas cidades do Brasil uma excelente opção para recomeçar.
Com um rito mais lento, custo de vida geralmente menor e maior proximidade com a natureza, essas cidades oferecem uma alternativa atraente às grandes metropoles.
Para te ajudar a escolher um novo endereço entre as melhores cidades pequenas para se viver no Brasil, reunimos as informações relevantes do Índice de Desenvolvimento Humano no Brasil, elaborado pelo Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil, Pnud Brasil, Ipea e FJP em 2022.
Além disso, dados recentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também foram levados em consideração para selecionar as cidades. Veja abaixo quais são!
1. Águas de São Pedro
Águas de São Pedro se destaca como um refúgio para aqueles que buscam uma vida marcada pela serenidade.
Com uma população de 2.700 habitantes, o município se posiciona como o menos populoso entre as 50 cidades brasileiras no topo do ranking do Índice de Desenvolvimento Humano, garantindo a segunda posição no índice.
Localizada a 187 quilômetros da agitada capital paulista, a cidade emerge como uma das estâncias hidrominerais do estado, onde as águas terapêuticas são não apenas um recurso natural, mas parte integrante da identidade local.
A economia de Águas de São Pedro é sustentada pelo turismo. Por lá, cada rua é um convite para explorar o charme da arquitetura local e a atmosfera acolhedora que permeia a comunidade, longe do ritmo frenético das metrópoles.
2. Joaçaba
Joaçaba, localizada no oeste catarinense, abriga uma população de aproximadamente 28 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE. O município tem raízes entrelaçadas com os imigrantes gaúchos, especialmente vindos de Caxias do Sul, com forte influência das culturas italiana e alemã. Ou seja, por lá você vai encontrar tradições e costumes vindos de diferentes lugares do mundo.
Além da essência agrícola, a economia de Joaçaba prospera também nas indústrias do setor metal-mecânico, marcando a versatilidade e o dinamismo do município. Outro destaque é 10° lugar no ranking nacional de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), valor considerado muito alto.
3. Vinhedo
Em meio à vibrante região de Campinas, a 75 quilômetros da capital paulista, encontra-se Vinhedo, uma cidade de 71 mil habitantes que se destaca pela ênfase na educação como política pública central.
Com um índice de desenvolvimento humano (IDH) considerado muito alto, a cidade se projeta como um local onde o compromisso com o conhecimento se alinha com a qualidade de vida.
Atualmente, a região é conhecida pela produção de uvas e pelos condomínios luxuosos ao longo de toda a cidade. Além disso, outro destaque conhecido é o parque de diversões Hopi Hari.
Aproveite tranquilidade de Vinhedo no seu dia a dia
Que tal buscar uma casa ou apartamento para morar em Vinhedo? Veja abaixo alguns imóveis disponíveis no bairro ou clique aqui para acessar as opções para alugar na região.
4. Nova Lima
Situada em Minas Gerais, Nova Lima tem uma população de 88 mil habitantes, de acordo com informações do IBGE, e está localizada entre as montanhas mineiras.
Nos últimos anos, a cidade se transformou em termos de desenvolvimento urbano e se consolidou como um destino de destaque para aqueles que buscam tranquilidade sem abrir mão do alto padrão de vida.
Assim, o charme de Nova Lima está principalmente nos condomínios de alto padrão, que oferecem uma alternativa para quem procura um refúgio serrano, mas sem se afastar demais da agitação urbana.
Encontre o seu lar em Nova Lima
Que tal morar na cidade que se destaca no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)? Clique aqui para visualizar os imóveis disponíveis para alugar em Nova Lima ou confira algumas opções selecionadas abaixo.
5. Ilha Solteira
Localizada no noroeste paulista, a quase 700 quilômetros da capital, Ilha Solteira é uma cidade que surgiu no final dos anos 60 para abrigar os trabalhadores da Hidrelétrica de Ilha Solteira, construída às margens do Rio Paraná.
Com uma população de 26 mil habitantes, de acordo com informações do IBGE, a cidade é conhecida pela eficiência em serviços básicos, como energia elétrica, água e saneamento.
O IDH da região é de 0,812, número considerado muito alto e que reflete o compromisso com o bem-estar da população. Além disso, a economia local se destaca pela indústria e pecuária, impulsionando o desenvolvimento da cidade.
6. Rio Fortuna
Com um IDH de 0,806 e uma comunidade de apenas 4.400 habitantes, segundo informações do IBGE, a cidade de Rio Fortuna é conhecida pela tranquilidade.
Localizada a 125 quilômetros de Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina, a região se destaca por estar próxima aos badalados balneários de Laguna, Imbituba e Garopaba. Nesse sentido, acaba proporcionando um equilíbrio único entre sossego e acesso a diversos atrativos.
7. Rio do Sul
Com uma população de 66 mil habitantes (IBGE), Rio do Sul, situada no Vale do Itajaí, marca sua presença a meio caminho entre Joinville e Florianópolis, ambas a cerca de 180 quilômetros de distância.
Assim como muitas de suas vizinhas, a cidade guarda a herança germânica da colonização, refletida tanto na cultura quanto na deliciosa culinária local.
Rio do Sul investe no futuro de população através de escolas modelo municipais, oferecendo ensino integral e contribuindo um alto índice de desenvolvimento humano. Essa abordagem educacional não apenas eleva o patamar da cidade em termos de desenvolvimento humano, mas também molda uma comunidade preparada para o futuro.
Já quando o assunto é economia, o destaque vai para os setores têxtil, metal-mecânico, eletrônico e agropecuário, demonstrando uma diversificação que contribui para o dinamismo local.
Leia também: As cidades sustentáveis no Brasil são excelentes opções de moradia: conheça o ranking
Encontre seu novo lar em uma das melhores cidades pequenas para se viver no Brasil
Agora que você já sabe quais são as melhores cidades pequenas para se viver no Brasil, que tal contar com a ajuda de quem é expert no assunto para encontrar o lar que você sempre sonhou?
O QuintoAndar te ajuda a achar a casa ou apartamento dos seus sonhos em mais de 70 cidades brasileiras. Então, se você quer segurança, comodidade e qualidade de vida, acesse o site ou app da maior imobiliária digital da América Latina e aproveite as facilidades!
Você pode usar nossos mais de 70 filtros de pesquisa para facilitar a busca, além de explorar seus imóveis favoritos na ferramenta de tour virtual!
Carregando comentários...