O Bonde de Santa Teresa é um dos transportes mais icônicos e queridinhos da cidade do Rio de Janeiro. Estampa uma série de cartões postais cariocas com muito orgulho. Com anos de história, o bonde serve como um atraente meio de transporte no bairro de mesmo nome, conhecido por seus artistas e artesãos, proporcionando uma experiência única e encantadora para moradores e turistas.
Embarque conosco nesta jornada sobre os trilhos mais charmosos do icônico bairro, reduto de sambistas, botequeiros, artistas e outros representantes da boemia dos cariocas!
- História do Bonde de Santa Teresa
- Quem criou o bondinho de Santa Teresa?
- Desafios
- Atrativos culturais
- Acesso facilitado
- Como pegar o bondinho de Santa Teresa
- Trajeto do bondinho
- Qual é o horário de funcionamento do bondinho de Santa Teresa?
- Trajetos e roteiros com o Bonde de Santa Teresa
- 1. Santa Teresa
- 2. Lapa
- 3. Glória
- 4. Tour cultural por Santa Teresa
- 5. Gastronomia em Santa Teresa
- 6. Roteiro fotográfico por Santa Teresa
- O que encontrar em Santa Teresa
- Futuro do Bonde de Santa Teresa
- Aproveite o melhor da cultura carioca perto do seu novo lar
História do Bonde de Santa Teresa
O bonde teve sua inauguração em 1896 e desde então se tornou um símbolo da cidade do Rio de Janeiro, sendo inicialmente movido à tração animal.
O equipamento passou por diversas mudanças ao longo dos anos, até chegar ao modelo atual, elétrico e modernizado, famoso por percorrer o bairro histórico e artístico de Santa Teresa, situado acima de uma colina na região central do Rio.
Na segunda metade do século XIX, Santa Teresa adotou o bonde como alternativa de transporte devido à alta demanda de passageiros no centro do Rio e ao tráfego complicado em ruas estreitas.
Quem criou o bondinho de Santa Teresa?
Em 1872, foi criada a concessão das linhas de carris para os morros de Santa Teresa e Paula Mattos, resultando na Companhia Ferro-Carril de Santa Teresa.
À época, a introdução da tração elétrica nos bondes em 1892, utilizada de maneira semelhante em Portugal, revolucionou o transporte carioca, com a Companhia Ferro-Carril Carioca utilizando o desativado Aqueduto da Carioca (Arcos da Lapa) para acessar Santa Teresa.
Desafios
A partir de 1968 apenas os bondes de Santa Teresa continuaram operando, com o desligamento do transporte em outras partes da cidade, porém enfrentando desafios, um declínio na década de 1980 e até mesmo uma desativação em 2011, quando um grave acidente matou seis pessoas e deixou outras 57 feridas, após o bonde perder o freio, descarrilar e tombar em uma curva.
Desde 2001, a responsabilidade do sistema dos bondes é da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central Logística), com equipamentos recebendo seus devidos restauros, inclusive com a reforma dos ramais Paula Matos e Silvestre, anunciada em 2023.
Atrativos culturais
O bonde de Santa Teresa percorre um trajeto cheio de charme e história, passando por ruas estreitas e ladeiras íngremes do bairro, sendo um dos atrativos turísticos mais procurados pelos visitantes que desejam conhecer o Rio de uma forma autêntica.
Durante o percurso que vai ao Morro Dois Irmãos, é possível vivenciar uma imersão na atmosfera histórica local, apreciar a arquitetura colonial de estilos europeus, igrejas, ruelas, ladeiras, escadarias, desbravar estabelecimentos comerciais e contemplar a vista deslumbrante da cidade.
Conhecido pelos cariocas como “Santa”, o bairro é composto por escadarias, ladeiras e vielas que o conectam ao Centro, Glória, Laranjeiras, Bairro de Fátima, Cosme Velho, Catumbi, Catete e Rio Comprido, além da parte alta, com mirantes e acessos ao Parque Nacional da Tijuca e ao Corcovado.
Acesso facilitado
Além de ser uma atração turística, o bonde de Santa Teresa é um meio de transporte importante para os moradores da região, mesmo porque muitos o utilizam diariamente para se locomover, facilitando o acesso a diversos pontos.
Como pegar o bondinho de Santa Teresa
- Acesso: R. Lélio Gama, s/n – Centro
- Bilhetes: Vendidos somente na bilheteria da Estação Carioca. A venda dos bilhetes pode ser encerrada antes das 16h, em dias de grande movimento. O bilhete dá direito ao reembarque em ambos os sentidos (Carioca ou Curvelo), sendo o desembarque obrigatório na Carioca.
- Valor: R$ 20 (paga na ida e a volta já está inclusa)
- Formas de pagamento: Dinheiro e cartão de crédito/débito
- Gratuidade: Moradores que possuam carteira de gratuidade; estudantes uniformizados da rede pública; maiores de 65 anos com apresentação do CPF; crianças até 5 anos (viajando no colo do responsável).
Trajeto do bondinho
O bonde de Santa Teresa parte da Estação Carioca, no centro do Rio de Janeiro, e oferece um passeio pelo charmoso bairro de Santa Teresa.
Durante o percurso, há paradas em pontos de interesse entre os largos do Curvelo, dos Guimarães e do França, onde se encontram diversos restaurantes, bares e lojas de artesanato.
A jornada termina na Estação Dois Irmãos, aos pés do Morro Dois Irmãos, proporcionando a oportunidade de explorar a área circundante, que oferece trilhas para caminhadas e mirantes com vistas panorâmicas da cidade.
Veja a seguir como é o trajeto do bondinho de Santa Teresa no seguinte mapa:
Qual é o horário de funcionamento do bondinho de Santa Teresa?
- Horários: Segunda a sexta, das 8h às 17h; sábado, domingos e feriados, das 9h às 16h.
- Intervalo: A cada 20 minutos entre as partidas.
- Animais de estimação: Só podem transitar no bonde em gaiolas específicas ou mediante a liberação médica.
- Telefone: (21) 2332-6615
- Transporte sujeito à lotação (32 pessoas)
Trajetos e roteiros com o Bonde de Santa Teresa
A partir da estação de metrô Carioca, localizada no Centro do Rio de Janeiro, é possível conectar-se com o Bonde de Santa Teresa, e assim explorar seus trajetos e roteiros de diversas formas.
Veja a seguir algumas das nossas dicas para você aproveitar o melhor do bondinho como desejar:
1. Santa Teresa
O bairro de Santa Teresa é, sem dúvidas, o principal ponto de conexão do Bonde de Santa Teresa a partir das linhas do MetrôRio. O bonde parte do Largo da Carioca, próximo à estação do metrô e à Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, e percorre as ruas estreitas e ladeiras íngremes do charmoso bairro de Santa Teresa.
More em Santa Teresa
Ficou a fim de morar em Santa Teresa? Então clique aqui para navegar em nosso mapa e encontrar imóveis para comprar ou veja outras opções para aluguel na região.
2. Lapa
Outro bairro próximo às estações de metrô Carioca e Cinelândia é a Lapa, conhecida por sua vida noturna agitada, casas de shows, bares e restaurantes. A Lapa também serve como um ponto de referência bacana para quem deseja explorar a região e se conectar com o Bonde de Santa Teresa.
3. Glória
O bairro da Glória, entre as zonas Sul e Central, também conta com uma estação de metrô própria e é uma opção de conexão com o Bonde de Santa Teresa. A partir da Glória, é possível acessar o bonde, adquirir o bilhete na estação Carioca e desfrutar do passeio do bonde pelas ruas históricas de Santa Teresa.
4. Tour cultural por Santa Teresa
Além do passeio de bonde, muitos turistas e moradores procuram roteiros culturais que incluem visitas a museus, galerias de arte e centros culturais em Santa Teresa. Esses tours proporcionam uma imersão na história e na cultura do bairro, somado ao passeio de bondinho.
5. Gastronomia em Santa Teresa
Outro roteiro muito procurado é o de gastronomia em Santa Teresa. O bairro é conhecido por seus restaurantes e bares com comida típica carioca e internacional, além de oferecer um ambiente aconchegante e com vista privilegiada da cidade. É uma oportunidade ainda de bater perna, comprar recordações e conhecer o artesanato variado nas imediações dos estabelecimentos.
6. Roteiro fotográfico por Santa Teresa
Para os amantes da fotografia, o bairro de Santa Teresa oferece cenários incríveis e fotogênicos para explorar ao longo do dia. Muitos turistas e moradores buscam roteiros específicos para explorar murais coloridos, pontos turísticos e paisagens pitorescas com vistas panorâmicas no bairro.
O que encontrar em Santa Teresa
- Cine Santa Teresa
- Escadaria Selarón
- Parque das Ruínas (Parque Glória Maria)
- Mirante do Rato Molhado
- Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo
- Academia Brasileira de Literatura de Cordel
- Museu Chácara do Céu
- Atelier Chamego Bonzolandia
- Ateliê Domingos Cardoso
- Alda Maria Doces Portugueses
- Portella Bar e Restaurante
- Bar do Mineiro
- Café do Alto
- Bar Armazém São Thiago
- Aprazível
- Restaurante Sobrenatural
- Brechó Santa Tênis
Futuro do Bonde de Santa Teresa
Apesar de sua importância histórica e cultural, o bonde de Santa Teresa eventualmente enfrenta seus desafios, como qualquer transporte com longo tempo de uso.
Recentemente, o bonde passou por um processo de modernização e revitalização, visando garantir sua preservação e continuidade como um dos símbolos da cidade do Rio de Janeiro.
Isso porque o Bonde de Santa Teresa é muito mais do que um meio de transporte, é um verdadeiro patrimônio da cidade do Rio de Janeiro, de história rica e charme incomparável, encantando cidadãos e turistas em uma experiência única e inesquecível.
Aproveite o melhor da cultura carioca perto do seu novo lar
Já pensou em morar próximo ao bondinho de Santa Teresa, ou mesmo outro ponto onde esteja o melhor da cultura carioca, proporcionando facilidades e contato com a natureza do Rio de Janeiro?
Sem dúvidas, não faltam motivos para se encantar pelo local, seja por seu charme, sua praticidade, beleza ou também pela cultura tão única e efervescente.
O QuintoAndar tem várias opções de imóveis que você pode aproveitar para refinar a busca com mais de 70 filtros de pesquisa disponíveis.
Veja a localização ideal no site ou app, navegando pelo nosso mapa da cidade, e confira os melhores apartamentos e casas disponíveis para alugar ou comprar para você e sua família!
Carregando comentários...