Está em busca de um novo lar e precisa de mais facilidade na sua rotina? Então, se morar perto de comércios, ficar bem próximo de serviços e ter a mobilidade urbana facilitada faz sentido para você, chegou a hora de conhecer as vantagens de morar no centro da cidade.
Afinal, essa é uma localização estratégica que proporciona diversas facilidades no dia a dia. Neste guia, vamos te contar quais são os principais benefícios – e as desvantagens – de morar nesse tipo de região.
Assim, vai ficar muito mais fácil escolher o imóvel ideal para comprar ou alugar. Vamos lá?!
Navegue pelo conteúdo:
- Quais são as vantagens de morar no centro da cidade?
- 1. Comércios e serviços à disposição
- 2. Mobilidade urbana
- Como é morar no centro de São Paulo?
- 3. Proximidade com o trabalho
- 4. Infraestrutura completa
- 5. Valorização imobiliária
- Quais são as desvantagens de morar no centro da cidade?
- 1. Menos espaço
- 2. Poucas áreas verdes
- 3. Custo de vida
- Morar bem ficou muito mais fácil com o QuintoAndar
Leia também: Conheça as 10 cidades que mais chovem no Brasil
Quais são as vantagens de morar no centro da cidade?
Embora pouca gente pare para pensar no assunto, a verdade é que morar no centro da cidade pode trazer diversos benefícios que impactam diretamente na rotina, na qualidade de vida e até mesmo na sensação de bem-estar dos moradores.
Afinal, essa localização central em um dos principais pontos da cidade oferece fácil acesso a diversos serviços que, geralmente, não são encontrados com tanta proximidade uns dos outros em outras áreas.
Abaixo, listamos os principais benefícios de optar por uma residência nos centros urbanos. Confira!
1. Comércios e serviços à disposição
Em primeiro lugar, uma das maiores vantagens de morar no centro é a proximidade com os serviços chamados essenciais, ou seja, aqueles que você sempre vai precisar no dia a dia. Afinal, supermercados, farmácias, hospitais e escolas estão frequentemente localizados a poucos minutos de distância.
Para ilustrar o cenário, imagine a seguinte situação: você resolveu fazer uma receita especial ou simplesmente precisa complementar o cardápio de marmitas para a semana, mas descobre que alguns ingredientes estão faltando ao chegar na cozinha.
Quem mora no centro pode resolver esse problema com mais rapidez, uma vez que a localização permite mais praticidade para as compras de última hora.
Além disso, em casos de emergência, morar nessas regiões facilita o acesso a serviços de saúde, como hospitais, por exemplo.
Ou seja, essa é uma daquelas conveniências capazes de reduzir o tempo e o esforço necessários para reabastecer a despensa, levar as crianças ao colégio, dirigir até o escritório, ir até o hospital ou, simplesmente, atender às necessidades diárias.
Ah, outra vantagem são as diversas opções de museus, teatros, cinemas e centros culturais que também costumam estar localizados nessa área. Se esse tipo de atividade combina com o seu estilo de vida, lembre-se deste detalhe na hora de escolher o endereço do seu próximo imóvel!
2. Mobilidade urbana
Em geral, os centros urbanos são as regiões mais movimentadas da cidade. E é justamente por isso que esses locais costumam ser bem atendidos quando o assunto é transporte público. Isso significa que morar no centro pode facilitar o acesso a diversos tipos de transporte, como ônibus, metrôs e trens, por exemplo.
Do mesmo modo, a quantidade de opções para se locomover também reduz a necessidade de possuir um carro. Afinal, com tudo ao alcance de uma curta caminhada ou uma rápida viagem de transporte público, os moradores podem economizar nas despesas com combustível, manutenção e estacionamento.
Agora, você prefere se deslocar com um veículo próprio, ainda existem benefícios: isso porque a centralidade da região também otimiza o deslocamento para outras partes da cidade e te economiza um bom tempo no trânsito.
Como é morar no centro de São Paulo?
Você pode até não saber que São Paulo é a maior metrópole da América Latina, mas de uma coisa você com certeza sabe: a capital do estado tem um dos transportes públicos mais completos e bem servidos não apenas do país, como do mundo.
Então, se essa facilidade faz sentido para a sua rotina, o que está esperando para se mudar para o centro de São Paulo? É bem fácil começar seu planejamento de mudança: o primeiro passo é clicar aqui para visualizar os imóveis disponíveis para alugar em SP.
Leia também: Guia completo: conheça os principais terminais de ônibus de São Paulo
3. Proximidade com o trabalho
Se você está cansado de longas horas no trânsito para chegar até o trabalho, é aqui que está outra grande vantagem de morar no centro da cidade: a proximidade com áreas comerciais e empresariais reduz consideravelmente o tempo de deslocamento para o trabalho.
Dessa forma, isso pode resultar em mais qualidade de vida, uma vez que você terá mais tempo disponível para passar com os amigos e com a família.
4. Infraestrutura completa
Como o centro geralmente é a região mais movimentada das cidades, essa é uma área que costuma ter uma infraestrutura urbana bem desenvolvida. Isso inclui não apenas grandes áreas comerciais e transporte público, como também ruas bem pavimentadas e iluminadas, serviços de limpeza e rondas feitas pela segurança pública do município ou estado.
Assim, os serviços públicos, como coleta de lixo, saneamento e manutenção das vias tendem a ser mais eficientes no centro da cidade. Além disso, praças, parques e áreas de lazer são bem comuns nessas localizações.
E qual é o resultado disso tudo junto? Mais qualidade de vida para os moradores.
5. Valorização imobiliária
Pensa em comprar o seu próximo imóvel ou é um investidor em busca de novas opções? Então, fique sabendo que a valorização imobiliária no centro da cidade costuma ser maior. Isso acontece justamente devido à demanda por moradias bem localizadas.
Como a demanda por aluguéis costuma ser grande nos centros, isso pode representar mais facilidade na locação de imóveis. Desse modo, essa pode ser uma excelente oportunidade para proprietários que desejam obter renda com investimentos imobiliários.
Saiba mais: Prefere calor ao frio? Então conheça qual a cidade mais quente do estado de São Paulo
Quais são as desvantagens de morar no centro da cidade?
Apesar das muitas vantagens, morar no centro da cidade também pode ter algumas desvantagens. Todavia, a decisão de morar ou não nessa região vai depender de três pontos principais: suas necessidades imediatas e a longo prazo, seu estilo de vida e o orçamento disponível.
Depois de elencar o que você precisa, coloque as vantagens e desvantagens de morar no centro na balança. É apenas depois disso que você poderá ter certeza se essa decisão faz sentido para o seu futuro, ou não.
1. Menos espaço
Imóveis no centro da cidade costumam ser menores e ter o metro quadrado mais caro do que em outras regiões. Isso acontece por dois motivos: primeiro, porque são imóveis mais antigos; segundo, porque a demanda na região é alta.
Por isso, se você está acostumado com espaços mais amplos – ou deseja investir em uma casa ou apartamento com essa característica – fique sabendo que essa pode ser uma desvantagem significativa.
Agora, se o espaço não é problema, então esse detalhe não irá interferir na sua rotina, muito menos no seu bem-estar.
2. Poucas áreas verdes
Embora existam praças e parques, a quantidade de áreas verdes no centro da cidade pode ser limitada em comparação com regiões exclusivamente residenciais. Se você valoriza a proximidade com a natureza, esse pode ser um fator negativo na hora de escolher um imóvel para morar.
Entretanto, isso vai depender de uma cidade para outra. Em Brasília, por exemplo, os moradores das regiões centrais conseguem acessar o Parque da Cidade Sarah Kubitschek com muita facilidade. O local é o maior maior parque urbano da América do Sul e possui 420 hectares.
More perto do maior parque urbano da América Latina
Gostou da ideia de morar bem pertinho do Parque da Cidade de Brasília? Então que tal conferir os imóveis disponíveis para alugar na capital federal? Clique aqui para acessar as ofertas na cidade ou, se preferir, veja algumas opções a seguir.
3. Custo de vida
Aqui, entra uma desvantagem que pode ser considerável a depender do orçamento disponível: o custo de vida.
Acontece que morar nos centros urbanos pode ser mais caro se comparado com o custo necessário para se manter em regiões mais distantes. E isso diz respeito não apenas ao valor dos imóveis, mas também ao orçamento necessário para adquirir e usar os produtos e serviços disponíveis na região.
Morar bem ficou muito mais fácil com o QuintoAndar
Agora que você sabe quais são as vantagens de morar no centro da cidade, e ainda conferiu algumas desvantagens para colocar todas as informações na balança, que tal começar a busca pelo imóvel dos seus sonhos?
O QuintoAndar pode deixar esse processo muito mais rápido, prático e seguro. Além dos mais de 70 filtros de pesquisa disponíveis – onde você pode otimizar a busca pela casa ou apartamento com as características que você precisa -, ainda é possível fazer um tour virtual antes mesmo de agendar uma visita presencial.
Agora, se você quer conhecer outras cidades do país, é só continuar navegando aqui no MeuLugar e acessar diversos artigos sobre os principais municípios do Brasil. Aproveite!
Carregando comentários...