A qualidade da saúde pública é, sem dúvidas, um dos fatores que influenciam diretamente na escolha de um novo local para morar. E se você está passando por este processo – ou quer começar um planejamento de mudança – fique tranquilo: abaixo, listamos o ranking das cidades com a melhor saúde pública do Brasil.
Afinal, além do país ser vasto em extensão territorial, os municípios brasileiros têm características muitas vezes distintas entre si. Nesse sentido, buscar informações antes de tomar uma decisão pode fazer toda a diferença na hora de encontrar uma cidade com bons serviços disponíveis à população.
Em outras palavras, analisar indicadores oficiais sobre a disponibilidade de serviços médicos, qualidade da infraestrutura e acesso aos tratamentos pela rede pública, por exemplo, podem ajudar quem está em busca de um lar que ofereça mais conforto, bem-estar e, é claro, um sistema de saúde eficiente.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste artigo e conheça as cidades com a melhor saúde pública do Brasil.
Navegue pelo conteúdo:
- Cidades com a melhor saúde pública do Brasil
- Ranking das cidades com a melhor saúde pública do Brasil
- 1. Vitória
- 2. Florianópolis
- 3. Belo Horizonte
- 4. Balneário Camboriú
- 5. Cachoeiro de Itapemirim
- 6. Barueri
- 7. Jaraguá do Sul
- 8. Curitiba
- 9. Ribeirão Preto
- 10. Sobral
- Qual a cidade com a melhor saúde pública do Brasil?
- Invista em mais qualidade de vida
Leia também: Cidades mais bonitas do Brasil: conheça 10 municípios encantadores para chamar de lar
Cidades com a melhor saúde pública do Brasil
Em primeiro lugar, o Ranking Connected Smart Cities 2023, desenvolvido pela Urban Systems em parceria com a Necta, utilizou dados do Censo Demográfico de 2022, além de outras pesquisas divulgadas por órgãos oficiais, para avaliar quais são os municípios mais desenvolvidos do país.
De modo geral, o levantamento utilizou 74 indicadores para avaliar áreas como saúde, energia, meio ambiente, mobilidade, economia, educação e segurança de cidades com mais de 50 mil habitantes.
Em seguida e com os resultados já definidos, as 100 cidades com as maiores pontuações foram listadas tanto em um ranking geral quanto em rankings individuais. Assim, para o recorte da saúde, a pesquisa avaliou:
- Número de leitos por habitantes;
- Número de médicos por habitantes;
- Cobertura populacional de atenção primária à saúde;
- Despesas com saúde;
- Mortalidade infantil;
- Agendamento on-line de consulta na rede pública;
- Atendimento urbano de esgoto;
- Cobertura de coleta de resíduos sólidos;
- Ciclovias.
Ranking das cidades com a melhor saúde pública do Brasil
Agora que você entendeu a metodologia da pesquisa, veja a seguir quais são as 10 cidades com a melhor saúde pública do Brasil:
1. Vitória (ES)
2. Florianópolis (SC)
3. Belo Horizonte (MG)
4. Balneário Camboriú (SC)
5. Cachoeiro de Itapemirim (ES)
6. Barueri (SP)
7. Jaraguá do Sul (SC)
8. Curitiba (PR)
9. Ribeirão Preto (SP)
10. Sobral (SP)
Leia mais: Veja quais são as 5 cidades que menos chove no Brasil
1. Vitória
De acordo com a edição 2023 do Ranking Connected Smart Cities, pesquisa que avalia áreas de desenvolvimento de municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, Vitória é a cidade com a melhor saúde pública do Brasil.
De modo geral, o município se destacou pelo bom desempenho por essas características:
- Possibilidade de agendar consulta on-line na rede pública de saúde;
- Investimento de R$ 932,52 em saúde por habitante, o que representou um aumento em relação ao ano anterior;
- 5,38 leitos por mil habitantes, o que representou um aumento em relação ao ano anterior;
- Redução da taxa de mortalidade infantil;
- 98% de acesso à água encanada em áreas urbanas;
- 87,% de atendimento para a coleta de esgoto;
- 50,48 km de ciclovia para cada cem mil habitantes.
Diretamente da região Sudeste, Vitória é uma das três ilhas brasileiras que são capitais. As outras duas são Florianópolis, que também integra o ranking; e São Luís, no Maranhão.
Além disso, a cidade tem 322.869 habitantes e o 4° melhor índice de desenvolvimento do país: 0.845, em uma escala que varia de 0 a 1.
2. Florianópolis
Em seguida, Florianópolis ocupa o 2° lugar no ranking das cidades com a melhor saúde pública do Brasil. Nesse sentido, os principais destaques deste município da região Sul do país são:
- Investimento de R$ 827,86 em saúde por habitante;
- Combate à mortalidade infantil.
Com pouco mais de 537 mil habitantes, a capital de Santa Catarina tem o 3° melhor índice de desenvolvimento humano em todo o país: 0.847, em uma escala que varia de 0 a 1. Isso significa que Florianópolis está atrás apenas de São Caetano do Sul e Águas de São Pedro, ambas no estado de São Paulo.
Além das mais de 40 praias disponíveis na ilha, os moradores ainda podem aproveitar toda a infraestrutura de uma grande cidade para morar bem. Ou seja, por lá, os habitantes acessam uma infraestrutura completa com mobilidade urbana desenvolvida, serviços de qualidade e diversas opções culturais para dias de lazer.
Quer saber mais sobre o estilo de vida de quem vive na Ilha da Magia? Então, o primeiro passo é clicar aqui para visualizar os imóveis disponíveis para alugar em Florianópolis.
Saiba mais: Conheça os bairros mais seguros de Florianópolis
3. Belo Horizonte
Em seguida, a capital do estado de Minas Gerais também não deixa a desejar quando o assunto é saúde pública. Afinal, de acordo com a pesquisa, Belo Horizonte ocupa o 3° lugar entre as cidades com a melhor saúde pública do Brasil.
Com mais de 2 milhões de habitantes, conforme dados do Censo de 2022, e um índice de desenvolvimento humano de 0.810 – valor considerado muito alto -, a capital mineira está entre as melhores opções disponíveis para aqueles que desejam morar em uma região completa em diversos sentidos.
Ou seja, com infraestrutura de ponta, segurança, tranquilidade e oferta de serviços à população. Aliás, isso é possível porque além de ter sido planejada, Belo Horizonte é uma cidade jovem: tem pouco mais de 120 anos e atrai cada vez mais novos moradores.
Agora, se você quiser saber mais sobre os imóveis disponíveis para alugar em BH, é só clicar aqui para acessar o mapa completo com todas as opções. Se preferir, veja as possibilidades para comprar logo abaixo.
Leia também: O que fazer em Belo Horizonte: 11 atraçòes que você precisa conhecer
4. Balneário Camboriú
O 4° lugar no ranking das cidades com a melhor saúde pública do Brasil pertence a Balneário Camboriú, uma cidade localizada no litoral norte de Santa Catarina, na região Sul do país.
Em resumo, o município tem 139.155 habitantes, segundo dados do Censo Demográfico de 2022, e se destaca com o 4° melhor índice de desenvolvimento humano entre os municípios brasileiros.
Dessa forma, Balneário Camboriú está empatado na quarta posição com Vitória, a capital do Espírito Santo. Afinal, ambas as regiões têm nota geral de 0.845.
5. Cachoeiro de Itapemirim
A 5° cidade com a melhor saúde pública do Brasil fica no Espírito Santo a uma distância de 133 km de Vitória, a capital do estado. Com pouco mais de 185 mil habitantes, Cachoeiro do Itapemirim é uma região histórica que ganha bastante destaque quando o assunto é acesso à saúde primária.
A cidade fica às margens do Rio Itapemirim e é cercada por morros e construções antigas que formam uma bela paisagem no dia a dia de quem se desloca pelas regiões do município.
6. Barueri
A primeira representante do estado de São Paulo na lista das cidades com a melhor saúde pública do Brasil é Barueri, um município com 316.473 habitantes que fica localizado a uma distância de 29 km da capital.
Além do destaque para o acesso à saúde, os moradores desta região aproveitam benefícios como o custo de vida vantajoso, oportunidade de trabalho, segurança, infraestrutura completa e excelência educacional, por exemplo.
Outras vantagens você confere aqui: Como é morar em Barueri? Conheça a infraestrutura e qualidade de vida na cidade
Cogitou a ideia de morar bem pertinho da capital paulista? Então, é só clicar aqui para acessar os imóveis disponíveis para alugar em Barueri.
7. Jaraguá do Sul
Jaraguá do Sul é mais uma cidade de Santa Catarina que se destaca pela qualidade dos serviços básicos de saúde oferecidos à população. Junto a isso, a região também está entre os 34 municípios mais desenvolvidos do país, com um IDHM de 0.803.
O valor é considerado muito alto, uma vez que a escala de pontuação é de 0 a 1.
Por lá, os 182.660 habitantes podem aproveitar uma infraestrutura bem desenvolvida, transporte público integrado e eficiente, redes de ensino e, é claro, diversas opções de lazer, como praças, parques e clubes, por exemplo.
8. Curitiba
Dando continuidade aos resultados da pesquisa, Curitiba aparece em 8° lugar entre os municípios brasileiros com a melhor saúde pública do país. A capital do Paraná está localizada na região Sul do país e tem 1.773.718 moradores, conforme dados do IBGE.
Além do reconhecimento pela rede de saúde pública, Curitiba se destaca quando o assunto é desenvolvimento humano. Afinal, o município também está entre os 10 melhores do país – só que, dessa vez, ocupando a 10° posição.
Outra informação relevante é que a cidade é referência em preservação de áreas verdes. Assim, estima-se um total de 70m² de área verde por habitante.
Morar em uma cidade que combina infraestrutura urbana de qualidade com opções de lazer em contato com a natureza faz parte dos planos de muitas pessoas. Nesse sentido, se você também tem esse perfil, é só clicar aqui para acessar os imóveis disponíveis para alugar em Curitiba.
Ou então, se preferir, confira algumas opções para comprar abaixo e aproveite para começar uma nova vida em uma das regiões mais desenvolvidas do país.
Leia mais: Bairros mais populosos de Curitiba: veja quais são os 5 bairros com mais moradores da cidade
9. Ribeirão Preto
Ribeirão Preto é quem finaliza o ranking das 10 cidades com a melhor saúde pública do Brasil. O município paulista com pouco mais de 698 habitantes fica a distância de 325 km de São Paulo, a capital do estado, e tem um dos 40 melhores índices de desenvolvimento humano do país.
Ou seja, isso significa que a “Califórnia Brasileira”, como o local também é conhecido, tem uma qualidade de vida muito alta. E se é justamente isso que você está buscando, é só clicar aqui para visualizar os imóveis disponíveis para alugar na região.
Explore o conteúdo: Saiba quanto é o custo de vida em Ribeirão Preto (SP) e descubra se vale a pena morar na cidade
10. Sobral
Por fim, Sobral é a única representante da região Nordeste entre as 10 cidades com a melhor saúde pública do Brasil. Inclusive, de acordo com os resultados divulgados pela pesquisa em 2023, o eixo da saúde é o único destaque da cidade.
Assim, as principais características deste município do estado do Ceará são:
- 4,28 leitos para cada mil habitantes;
- 100% da população é atendida por iniciativas de atenção primária à saúde;
- Redução na taxa de mortalidade infantil em relação ao ano anterior.
Dessa forma, a cidade com pouco mais de 203 mil habitantes fecha o ranking das regiões mais bem equipadas e preparadas para atender a população de forma eficaz.
Qual a cidade com a melhor saúde pública do Brasil?
Vitória, no Espírito Santo, é a cidade com a melhor saúde pública do Brasil. A região se destaca pelo valor investido em saúde por habitante, quantidade de leitos, possibilidade de agendamento on-line, redução na taxa de mortalidade infantil e acesso à água encanada e coleta de esgoto.
No ranking, o município é respectivamente seguido por Florianópolis, Belo Horizonte, Balneário Camboriú, Cachoeiro do Itapemirim, Barueri, Jaraguá do Sul, Curitiba, Ribeirão Preto e Sobral.
Invista em mais qualidade de vida
Você sabia que morar em um local com boa oferta de serviços pode contribuir significativamente para a sua qualidade de vida? Por isso, agora que você sabe quais são as cidades com a melhor saúde pública do Brasil, ficou muito mais fácil definir qual região chamar de lar.
Ex para deixar o processo ainda mais rápido, seguro e transparente, lembre-se que você pode contar com todo o suporte do QuintoAndar. Afinal, a maior plataforma de moradia da América Latina disponibiliza mais de 70 filtros de pesquisa para otimizar a busca pela casa ou apartamento dos seus sonhos.
Além disso, se você quiser conhecer curiosidades sobre outras regiões do país, ou até mesmo conferir dicas para facilitar a rotina, decorar os ambientes da casa ou até mesmo reduzir o tempo gasto em atividades do lar, continue navegando aqui no MeuLugar e acesse os artigos disponíveis para você.
Carregando comentários...