Aqui vai uma boa notícia para você que gosta daquele friozinho: não é necessário se mudar para o exterior para aproveitar temperaturas mais baixas no dia a dia. Afinal, alguns municípios brasileiros tem o clima perfeito para quem busca esse tipo de qualidade de vida. E para facilitar a sua busca, listamos abaixo quais são as cidades mais frias do Brasil.
Diretamente dos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, essas regiões podem ser uma ótima escolha para investir em um estilo de vida mais tranquilo e, é claro, longe do calor.
Ficou curioso? Então, continue a leitura deste artigo para saber quais são as cidades mais frias do Brasil, como é viver em cada uma delas e dicas para ter uma rotina confortável nesses locais.
Navegue pelo conteúdo:
- Quais são as cidades mais frias do Brasil?
- Urupema (SC)
- Bom Jardim da Serra (SC)
- São José dos Ausentes (RS)
- São Joaquim (SC)
- Campos do Jordão (SP)
- Gramado (RS)
- São Bento do Sul (SC)
- Nova Friburgo (RJ)
- Canela (RS)
- Monte Verde (MG)
- Como aproveitar as cidades mais frias do Brasil?
- Roupas adequadas
- Aproveite os festivais de inverno
- Experimente a gastronomia local
- Alugue ou compre um imóvel em mais de 70 cidades brasileiras
Leia também: Cidade mais fria do Rio de Janeiro: saiba quais são as regiões mais geladas do estado
Quais são as cidades mais frias do Brasil?
Os municípios de Urupema (SC), Bom Jardim da Serra (SC), São José dos Ausentes (RS), São Joaquim (SC), Campos do Jordão (SP), Gramado (RS), São Bento do Sul (SC), Nova Friburgo (RJ), Canela (RS) e Monte Verde (MG) são as cidades mais frias do Brasil.
Localizadas nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e, acredite se quiser, Rio de Janeiro, essas regiões proporcionam um bom equilíbrio entre qualidade de vida e bem-estar para quem está em busca de um novo lar em uma cidade com baixas temperaturas.
Abaixo, listamos as principais características de cada uma delas. Confira!
Urupema (SC)
Urupema é a cidade mais fria do Brasil. Localizada a uma altitude de 1.335, a temperatura média anual desta região do estado de Santa Catarina costuma ser de 14° C. Nos meses mais quentes, o termômetro não passa dos 18° C.
Aliás, com pouco mais de 2.600 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse é um dos poucos municípios brasileiros com incidência de neve e geadas em alguns momentos do ano.
Conhecida como a Capital Nacional do Frio, a cidade exige algumas adaptações dos moradores. Por isso, é comum que as residências tenham lareira e aquecedor, por exemplo. Além disso, casacos, luvas e gorros são indispensáveis.
Bom Jardim da Serra (SC)
Localizada na Serra Catarinense, a 1.450m de altitude, Bom Jardim da Serra tem uma temperatura média anual de 15° C. Ou seja, se tem uma coisa que a região entende, é de frio!
São apenas 4.026 habitantes na cidade, de acordo com o IBGE, o que torna o local perfeito para quem quer aproveitar temperaturas mais baixas e qualidade de vida ao lado de uma arquitetura colonial preservada que torna o dia a dia dos moradores ainda mais agradável.
Embora seja uma cidade pequena, Bom Jardim da Serra tem uma boa infraestrutura de mercados, farmácias, lojas e outros serviços básicos que atendem às necessidades dos moradores.
Assim, quem vive por lá consegue resolver as pendências do dia a dia sem dificuldade.
São José dos Ausentes (RS)
Em seguida, diretamente da Serra Gaúcha e a 1.200m de altitude, São José dos Ausentes tem uma temperatura média anual de 14° C.
Esse município com cerca de 4 mil pessoas também costuma ter incidência de neve e geadas, tornando o local excelente para quem gosta de aproveitar momentos de lazer praticando esportes de inverno, por exemplo.
Por lá, o estilo de vida dos moradores reflete a calmaria de uma cidade pequena. Por isso, São José dos Ausentes é uma ótima escolha para quem quer escapar da correria dos grandes centros urbanos.
São Joaquim (SC)
Também na Serra Catarinense, São Joaquim tem quase 26 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e está localizada a 1.360m de altitude. Por isso, a temperatura média anual é de 10° C.
Quem gosta de se aventurar em atividades como trekking, escalada e rafting pode gostar de morar na cidade para explorar esses atrativos aos finais de semana. Outra vantagem da Capital Nacional da Maçã, como a região também é conhecida, são as paisagens naturais exuberantes, com cachoeiras, lagos e florestas.
Ou seja, isso significa que a vida em São Joaquim pode ser altamente atrativa para quem gosta de temperaturas baixas e aprecia o contato direto com a natureza.
Saiba mais: Veja qual a cidade que mais chove em Santa Catarina
Campos do Jordão (SP)
Campos do Jordão tem 46.794 habitantes, de acordo com o IBGE, e está localizada na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo. Aliás, esse é o município mais alto do Brasil.
O local é conhecido como a “Suíça brasileira” por proporcionar uma vista natural exuberante, arquitetura europeia e, é claro, clima frio.
A temperatura média anual é de 15° C. Além disso, entre os meses de julho e agosto, é possível aproveitar momentos com neve e geadas na cidade.
Embora seja uma cidade turística, o destino ainda é muito procurado por quem deseja viver em um local tranquilo, acolhedor e cercado por natureza. Além da arquitetura inspirada em construções europeias, a cidade ainda tem ruas bem cuidados e infraestrutura completa.
Gramado (RS)
Achou que Gramado ia ficar de fora? Essa que é uma das cidades mais desejadas do Brasil está localizada na Serra Gaúcha, a 850m de altitude, e tem uma população de pouco mais de 40 mil habitantes, conforme informações do IBGE.
Por mais que seja um destino popular para o turismo de lazer, morar em Gramado pode ser uma excelente ideia para quem gosta do clima mais ameno no dia a dia. Afinal, a temperatura média anual varia de 20° C a 25° C. No inverno, a variação registrada costuma ser de 8° C a 17° C.
Por ser uma cidade turística muito procurada por visitantes, o custo de vida em Gramado acaba sendo mais alto em comparação a outros municípios da Serra Gaúcha. Entretanto, o local oferece vantagens como segurança e uma excelente infraestrutura para quem quer desacelerar e viver bem.
Leia também: Melhores cidades do Rio Grande do Sul: conheça algumas opções para morar com qualidade de vida
São Bento do Sul (SC)
Também na Serra Catarinense, São Bento do Sul tem uma população de 83.77 pessoas e está a 838m de altitude. Com uma temperatura média anual de 16° C, a economia da região é baseada na indústria e no turismo.
A arquitetura do local remete às influências europeias e é ideal para quem procura alguma das cidades mais frias do Brasil para morar!
Assim como acontece em Urupema, os moradores de São Bento do Sul também precisam ter casacos, gorros e luvas sempre à disposição. Afinal, não é incomum a incidência de gelo na cidade.
Do mesmo modo, o contato com a natureza é um dos grandes atrativos do local, já que é possível explorar trilhas, parques e áreas verdes que proporcionam bons momentos de lazer ao ar livre.
Leia também: Onde neva no Brasil? Conheça as 8 cidades mais geladas do país
Nova Friburgo (RJ)
Por mais que o estado do Rio de Janeiro seja conhecido pelas altas temperaturas, especialmente durante o verão, Nova Friburgo aparece como uma das opções entre as cidades mais frias do Brasil, com uma temperatura média anual de 18° C.
De acordo com o IBGE, moram cerca de 189 mil pessoas na região da Serra Fluminense. A cidade está localizada a uma altitude de 846m e é rodeada por uma vista natural exuberante e um clima ameno durante todo o ano.
Por lá, os moradores têm fácil acesso a parques e reservas naturais que são ideais para caminhadas e passeios tranquilos em contato com a fauna e flora da região. Além de comércios e serviços à disposição, a proximidade de Nova Friburgo com cidades como Petrópolis e Teresópolis facilita a integração regional.
Canela (RS)
Outra representante do Rio Grande do Sul entre as cidades mais frias do Brasil é Canela, uma cidade localizada a 837m de altitude e com pouco mais de 48 mil habitantes, conforme dados do IBGE.
A temperatura média anual costuma girar em torno dos 16° C. Então, se você está pensando em morar pertinho do frio em uma região com diversos encantos para aproveitar no dia a dia, Canela pode ser um excelente novo endereço.
Afinal, a região é cercada por belas paisagens naturais e ainda proporciona um ambiente ideal para quem gosta de se integrar com a rotina do local. Além disso, Canela respira cultura e promove eventos e festivais ao longo de todo o ano.
Outro detalhe importante é que a cidade conquistou o título de Capital Nacional dos Parques Temáticos em 2023, em uma honraria concedida pelo governo brasileiro. Assim, atrativos como o Parque Terra Mágica Florybal e o Space Adventure atraem turistas que movimentam a economia local e proporcionam momentos de lazer aos moradores.
Monte Verde (MG)
Por fim, também é possível encontrar uma das cidades mais frias do Brasil para morar em Minas Gerais! Localizada a 1.555m de altitude, Monte Verde – um distrito do município de Camanducaia – registra uma temperatura média anual de 16° C.
Além do clima agradável durante todo o ano, o local é conhecido por ser muito romântico. Além disso, a cidade tem um estilo de vida tranquilo e seguro, onde a gastronomia ganha um destaque especial. Ou seja: pode ser o lugar perfeito para começar uma nova história.
Continue a leitura: Qual a cidade mais fria de Minas Gerais: conheça 5 municípios do estado
Como aproveitar as cidades mais frias do Brasil?
Agora que você sabe qual a cidade mais fria do Brasil, chegou a hora de se preparar para aproveitar tudo o que essas regiões têm a oferecer.
Nesse sentido, seja durante o inverno – que é quando os termômetros chegam às temperaturas mais baixas -, ou nas demais estações, os municípios que registram baixas temperaturas ao longo do ano tendem a proporcionar um bom índice de qualidade de vida.
Afinal, além da hospitalidade, existem diversas opções de lazer – o que faz com que seja possível adaptar a rotina para conquistar uma experiência de moradia agradável e tranquila.
Para que isso aconteça, vamos às dicas:
Roupas adequadas
Para curtir o frio com conforto, lembre-se que é importante escolher roupas adequadas para se adequar às temperaturas sem que isso interfira a sua rotina.
Assim, é importante sempre ter à disposição itens que ajudam a manter o corpo aquecido, como casacos térmicos, luvas, gorros e cachecóis. Além disso, apostar em camadas também pode ser uma boa estratégia, já que isso permite adaptar o estilo das roupas às variações de temperatura ao longo do dia.
Não se esqueça de optar por calçados impermeáveis ou forrados para proteger os pés. Do mesmo modo, investir em tecidos de qualidade, como lã ou fleece, pode fazer toda a diferença na hora de garantir conforto térmico.
Aproveite os festivais de inverno
Os festivais de inverno são um dos principais atrativos das cidades mais frias do Brasil. Esses eventos costumam acontecer entre os meses de junho e agosto e oferecem uma programação com shows musicais e feiras gastronômicas, por exemplo.
Para se ter uma ideia, a cidade de Gramado conta com vários festivais durante o período, como o Festival de Cinema de Gramado, o Greenvalley Gramado e o Carpe Vita Winter Festival.
Já em Canela, os moradores podem aproveitar diversos atrativos durante a Temporada de Inverno. Enquanto isso, o Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão reúne visitantes e aqueles que moram na cidade para apreciar apresentações de música erudita.
Experimente a gastronomia local
Outro detalhe que você precisa aproveitar nas cidades mais frias do Brasil é a gastronomia – que, aliás, ganha um toque especial graças ao clima.
Dessa forma, pratos quentes como fondues, sopas e vinhos são indispensáveis para aproveitar o inverno com aquele tempero reconfortante. Além disso, existem as tradições típicas de cada cidade, como pratos feitos à base de chocolate, maçã e vinhos, por exemplo.
Alugue ou compre um imóvel em mais de 70 cidades brasileiras
Está em busca de um novo lar? Então, escolha entre as milhares de opções de casas ou apartamentos disponíveis em mais de 70 cidades brasileiras com o QuintoAndar.
Seja para comprar ou alugar, a plataforma de moradia facilita o processo e te ajuda a encontrar o imóvel que você sempre sonhou em uma região que atende às necessidades da sua rotina.
Além dos filtros de pesquisa que otimizam a busca, você ainda pode explorar os detalhes dos imóveis em um tour virtual e contar com o suporte da nossa equipe para esclarecer dúvidas e te auxiliar em todas as etapas rumo ao seu novo lar. Acesse o site para explorar as opções e aproveite!
Carregando comentários...