Se tem uma coisa que não falta em São Paulo são lugares para quem gosta de leitura. Afinal, as bibliotecas em SP estão espalhadas por toda a cidade. Além dos livros e salas reservadas para quem quer estudar, algumas delas ainda oferecem exposições e oficinas gratuitas com uma programação nova todos os meses.
Tem biblioteca dentro de parque, em casarões antigos, em espaços modernos e até em centros culturais. Algumas fazem parte da história da cidade, outras apostam em tecnologia e acessibilidade para atrair novos leitores. E o melhor: todas têm entrada gratuita.
Você encontra livros, gibis, revistas, filmes, música e até espaços voltados especialmente para crianças ou pesquisadores, por exemplo. Muitas também funcionam como um local para a comunidade se reunir e aproveitar eventos, debates e atividades educativas ao longo do ano.
Quer saber mais sobre o assunto e descobrir uma biblioteca pertinho de você? Então, continue a leitura deste artigo para conferir uma seleção com as principais da cidade.
Navegue pelo conteúdo:
- 8 bibliotecas em SP que você precisa conhecer
- 1. Biblioteca Mário de Andrade
- 2. Biblioteca de São Paulo
- 3. Biblioteca do Parque Villa-Lobos
- 4. Biblioteca Monteiro Lobato
- 5. Biblioteca Alceu Amoroso Lima
- 6. Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo
- 7. Biblioteca Mário Schenberg
- 8. Biblioteca Affonso Taunay
- Quantas bibliotecas públicas tem em SP?
- O QuintoAndar te ajuda a morar perto de uma das bibliotecas em SP
- Conclusão

Leia também: Descubra o que fazer em São Paulo de graça: parques, museus e outras atrações
8 bibliotecas em SP que você precisa conhecer
São Paulo é uma das cidades brasileiras com o maior número de bibliotecas públicas em funcionamento.
A seguir, veja uma seleção de 8 bibliotecas famosas em SP que oferecem atividades gratuitas, espaços para leitura e estudo, além de acervos que vão muito além dos livros:
1. Biblioteca Mário de Andrade

A Biblioteca Mário de Andrade é uma das maiores e mais importantes bibliotecas públicas em SP.
Localizada no centro da cidade em um edifício que é considerado um marco da arquitetura moderna paulistana, o espaço é referência nacional em acervo de pesquisa.
Fundada em 1925, a biblioteca já teve vários endereços até se fixar na Rua da Consolação. Assim, com reformas importantes entre 2007 e 2011 para modernizar os serviços e melhorar a acessibilidade, a Biblioteca Mário de Andrade também é considerada uma das bibliotecas antigas em SP.
Por lá, os visitantes encontram um acervo que ultrapassa 3 milhões de itens, incluindo livros raros, periódicos, mapas, fotografias e partituras musicais. A Seção de Obras Raras é um dos destaques, com itens valiosos da literatura brasileira e mundial.
Além do espaço para leitura e pesquisa, a biblioteca também tem um auditório, uma hemeroteca, salas de estudo e programação cultural gratuita.
A Circulante, seção onde é possível pegar livros emprestados, oferece um acervo com mais de 40 mil volumes. Por isso, a Mário de Andrade é parada obrigatória na sua lista de bibliotecas públicas em SP para conhecer.
- Endereço: R. da Consolação, 94 – República, São Paulo
- Horário de funcionamento:
- Áreas comuns (hall de entrada, terraço e salas de estudo): segunda a sexta, das 9h às 21h; finais de semana e feriados, das 9h às 18h.
- Coleções da Torre (Geral, Artes, Raros, São Paulo e Mapoteca) e Coleção Fixa Hemeroteca: segunda a sexta, das 9h às 17h.
- Coleção Circulante e Sala Infantil: segunda a sexta, das 9h15 às 19h45; sábado, das 10h às 14h.
- Entrada: gratuita
- Veja a localização exata no mapa abaixo:
2. Biblioteca de São Paulo

Localizada dentro do Parque da Juventude, na zona norte da cidade, a Biblioteca de São Paulo (BSP) é uma das mais modernas bibliotecas para visitar em SP. Inaugurada em 2010 no local onde funcionava o antigo presídio do Carandiru, o espaço foi completamente transformado em uma área de convivência cultural.
Com foco no conceito de “biblioteca viva”, a BSP promove atividades para todas as idades e estimula a troca de experiências por meio da leitura, da tecnologia e da programação cultural.
Além do acervo tradicional de livros, o espaço também disponibiliza jornais, revistas, jogos, brinquedos, filmes e audiolivros – tudo isso com acesso gratuito e atendimento acessível para pessoas com deficiência.
O prédio tem mais de 4 mil metros quadrados e oferece áreas como ludoteca, sala de jogos, auditório e computadores com internet.
- Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana, São Paulo
- Horário de funcionamento: terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30
- Entrada: gratuita
- Veja a localização exata no mapa abaixo:
3. Biblioteca do Parque Villa-Lobos

Inspirada na proposta da BSP, a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) também segue o mesmo estilo de biblioteca viva. Localizada dentro do Parque Villa-Lobos, na zona oeste da cidade, a BVL une leitura, cultura e lazer ao ar livre. Desde a inauguração em 2014, o espaço se tornou referência entre as bibliotecas públicas em SP voltadas para todos os públicos.
Com um acervo composto por livros, HQs, DVDs, audiolivros e obras em braille, a BVL oferece estrutura completa para quem deseja estudar, participar de oficinas ou apenas relaxar com um bom livro.
O espaço também conta com uma sala de games, ludoteca, computadores com internet e tecnologia assistiva para pessoas com deficiência.
Além do acesso ao acervo, a programação mensal gratuita inclui contação de histórias, oficinas criativas, saraus, cursos e apresentações artísticas. A biblioteca ainda possui um deck com vista para o parque, bicicletário, espaço para leitura e convivência.
Quem visita o local entende por que a BVL está entre as bibliotecas famosas em SP. É um ótimo passeio para quem quer fugir da rotina e se conectar com a cultura de forma leve e acessível.
- Endereço: Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05319-000
- Horário de funcionamento: terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30
- Entrada: gratuita
- Veja a localização exata no mapa abaixo:
Seu novo lar perto do Parque Villa-Lobos
Que tal acessar lazer e cultura a poucos metros de casa? Para isso, clique aqui e visualize os imóveis disponíveis para alugar nas proximidades da Biblioteca do Parque Villa-Lobos.
4. Biblioteca Monteiro Lobato

Em seguida, a Biblioteca Monteiro Lobato também se destaca na lista das bibliotecas públicas em SP. Inaugurada em 1936, ela é considerada a primeira biblioteca infantil do Brasil ainda em funcionamento.
O espaço surgiu como parte de um projeto cultural liderado por Mário de Andrade. Desde então, se consolidou como uma das mais importantes bibliotecas antigas em SP voltadas ao público infantojuvenil.
Além de livros de literatura e informação, o acervo conta com cerca de 7 mil títulos de HQs, gibis e mangás, disponíveis em uma gibiteca exclusiva.
Também há uma coleção especializada em literatura infantil e juvenil – usada por pesquisadores, educadores e estudantes – e uma valiosa seção de obras raras, com livros e itens pessoais do próprio Monteiro Lobato.
A biblioteca também tem alguns espaços temáticos, como por exemplo:
- Acervo Histórico de Livros Escolares, com obras didáticas desde o século XIX;
- Memória Documental, com jornais, fotos e materiais das atividades infantojuvenis promovidas desde a década de 1930;
- O projeto Digilab Livre SP, um laboratório digital pensado especialmente para crianças.
Veja como chegar na Biblioteca Monteiro Lobato:
- Endereço: Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque, São Paulo
- Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h; sábado, das 10h às 14h
- Entrada: gratuita
- Veja a localização exata no mapa abaixo:
Você também pode querer saber: Parque para andar de bicicleta em SP: conheça as 10 melhores opções para pedalar na cidade
5. Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Diretamente de Pinheiros, a Biblioteca Alceu Amoroso Lima é uma referência entre as bibliotecas públicas em SP com acervo temático.
Desde 2006, a unidade é especializada em poesia. Afinal, conta com mais de 4 mil títulos de autores brasileiros, portugueses, franceses, além de traduções de obras japonesas, gregas, russas e outras literaturas mundiais.
O acervo geral também é bem completo, já que são cerca de 33 mil exemplares que incluem literatura, revistas, atlas e materiais multimídia. Entre os destaques, está a seção dedicada à memória do bairro de Pinheiros, com livros, jornais e fotografias que ajudam a contar a história da região.
Outros diferenciais da biblioteca incluem:
- Centro de Referência dos Novos Modernistas, com títulos sobre o modernismo e suas atualizações;
- Espaço para leitura e pesquisa;
- Programações culturais que dialogam com a poesia e a literatura contemporânea.
A biblioteca funciona em um prédio inaugurado em 1979, fruto da mobilização de moradores que reivindicavam um espaço de leitura na região. Até hoje, segue como uma das bibliotecas famosas em SP por seu trabalho com literatura, história e memória cultural.
- Endereço: Rua Henrique Schaumann, 777 – Pinheiros, São Paulo
- Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 14h
- Entrada: gratuita
- Veja a localização exata no mapa abaixo:
6. Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo

O Centro Cultural São Paulo (CCSP), na região do Paraíso, tem um dos acervos mais completos da cidade. Com três unidades – Biblioteca Sérgio Milliet, Biblioteca Louis Braille e Gibiteca Henfil -, o espaço é referência entre as bibliotecas públicas em SP pela diversidade de temas, acessibilidade e atividades culturais.
A Biblioteca Sérgio Milliet é a segunda maior da capital e oferece mais de 110 mil títulos em um acervo multidisciplinar, incluindo literatura, ciências humanas, arte e história.
Já a Gibiteca Henfil conta com mais de 10 mil exemplares de HQs, mangás e álbuns ilustrados. Para pessoas com deficiência visual, a Biblioteca Louis Braille oferece livros em braille, audiolivros e equipamentos de tecnologia assistiva.
Além das salas de leitura e estudo, o CCSP tem:
- Wi-Fi gratuito;
- Espaços infantis com contação de histórias;
- Área para eventos e oficinas;
- Coleção de artes Alfredo Volpi e discoteca com acervo de partituras e gravações raras.
Por reunir tantas possibilidades em um mesmo endereço, o CCSP é uma das bibliotecas para visitar em SP que mais integram cultura, educação e lazer em um só lugar.
- Endereço: Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo
- Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 20h; sábado e domingo, das 10h às 18h
- Entrada: gratuita
- Veja a localização exata no mapa abaixo:
Seu novo lar perto do CCSP
Está em busca de um novo lar para chamar de seu em São Paulo? Então, clique aqui para conferir os imóveis disponíveis para alugar perto das bibliotecas do CCSP. Você também pode conferir algumas opções para comprar abaixo:
7. Biblioteca Mário Schenberg

Com foco em ciências, a Biblioteca Mário Schenberg é uma das bibliotecas temáticas da rede pública municipal de São Paulo. Por isso, o local é ideal para quem quer mergulhar em conteúdos de astronomia, biologia, saúde, meio ambiente, geociências e outras áreas do conhecimento científico.
O acervo temático reúne mais de 2.600 títulos e inclui livros, revistas especializadas, documentários e materiais multimídia.
A ambientação da biblioteca valoriza a ciência no cotidiano, com exposições permanentes, como a mostra “Ciência e Cotidiano”, além de espaços projetados com referências visuais à pesquisa científica.
Entre os destaques, estão a seção de acervo em braille com livros acessíveis, exposições e oficinas voltadas a estudantes e ao público em geral, bem como os mais de 96 mil exemplares disponíveis no acervo geral.
- Endereço: Rua Catão, 611 – Vila Romana, São Paulo
- Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 14h
- Entrada: gratuita
- Veja a localização exata no mapa abaixo:
Saiba mais: Lugares para correr: 10 circuitos de grandes cidades brasileiras para amantes de corridas e caminhadas
8. Biblioteca Affonso Taunay

Por fim, a Biblioteca Affonso Taunay também está na lista das principais bibliotecas em SP.
Localizada na Mooca, o espaço tem um acervo com mais de 47 mil exemplares. Assim, é possível encontrar livros didáticos, paradidáticos, jornais, revistas, enciclopédias e materiais multimídia.
Fundada em 1954, a biblioteca ocupa atualmente um espaço de mais de 2 mil m² e tem ambientes dedicados à leitura, ao estudo e à pesquisa.
Um dos grandes diferenciais é o Núcleo Museológico da Mooca, que reúne documentos do século XIX, fotos históricas, máquinas antigas, instrumentos musicais e objetos do cotidiano dos imigrantes que ajudaram a formar o bairro.
Entre os atrativos, é válido ressaltar o espaço para exposições e oficinas culturais, bem como a Seção Memória do bairro da Mooca e o sistema de empréstimo de livros do Sistema Municipal de Bibliotecas da cidade.
- Endereço: Rua Taquari, 549 – Mooca, São Paulo
- Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h; sábado, das 10h às 14h
- Entrada: gratuita
- Veja a localização exata no mapa abaixo:
Quantas bibliotecas públicas tem em SP?
De acordo com dados da prefeitura, São Paulo tem 119 unidades vinculadas ao Sistema Municipal de Bibliotecas.
Espalhadas por diversos bairros, as unidades incluem desde espaços tradicionais até bibliotecas temáticas com atividades voltadas para áreas como poesia, meio ambiente, cultura afro-brasileira, contos de fadas e muito mais.
Veja a divisão do sistema:
- 54 bibliotecas públicas municipais;
- 58 bibliotecas nos CEUs (Centros Educacionais Unificados);
- Biblioteca Mário de Andrade;
- Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato;
- 3 bibliotecas do Centro Cultural São Paulo;
- Biblioteca do Arquivo Histórico Municipal;
- Biblioteca do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes;
- Biblioteca do Departamento do Patrimônio Histórico.
O QuintoAndar te ajuda a morar perto de uma das bibliotecas em SP
Já pensou em morar pertinho de uma das melhores bibliotecas em SP? Com o QuintoAndar, você pode encontrar um imóvel para alugar ou comprar perto desses espaços culturais, tudo isso com agilidade e sem burocracia.
A plataforma oferece uma busca personalizada que utiliza inteligência artificial para identificar imóveis compatíveis com seu perfil. Basta informar o que você procura e o sistema apresenta as melhores opções.
Outra vantagem está na jornada de locação ou compra. O QuintoAndar cuida de etapas como vistoria, contrato e intermediação para garantir segurança para locadores e inquilinos. Tudo online e com atendimento especializado do início ao fim.
E se você está de olho em fazer um bom negócio, vale conhecer também a Calculadora QPreço, que ajuda a precificar corretamente imóveis em qualquer região da cidade. Acesse agora e comece a planejar sua mudança!

Conclusão
As bibliotecas em SP são espaços culturais completos que oferecem oficinas, exposições, encontros literários e ambientes para leitura e estudo. Agora que você já conhece essa seleção com as principais bibliotecas de São Paulo, que tal aproveitar um fim de semana para explorá-las?
Carregando comentários...