Com as praias lotadas durante o verão, um convite para explorar as cachoeiras no Rio de Janeiro e se refrescar com mais tranquilidade é quase irresistível, não é mesmo? E já que não é para resistir mesmo, que tal ficar por dentro dos melhores lugares na Cidade Maravilhosa e arredores para banhos refrescantes?
Então, prepare as roupas leves e os tênis, além da mochila para lanche rápido, garrafa de água e repelente! Preparamos uma lista com dez de algumas das principais cachoeiras para quem deseja explorar a natureza deslumbrante do Rio e aproveitar águas fresquinhas, indo além dos parques da cidade. Veja só!
- Cachoeiras na cidade do Rio de Janeiro
- Cachoeira das Almas – Floresta da Tijuca
- Cachoeira do Chuveiro – Horto Florestal
- Cachoeira do Camorim – Parque Estadual da Pedra Branca
- Cachoeiras no estado do Rio de Janeiro
- Cachoeira das Almas – São Pedro da Serra
- Cachoeira do Robertão – Barra Mansa
- Cachoeira das Andorinhas – Aldeia Velha
- Cachoeira Sete Quedas – Sana
- Cachoeira Indiana Jones – Nova Friburgo
- Cachoeira dos Frades – Teresópolis
- Cachoeira do Escorrega – Visconde de Mauá
- More mais perto da natureza das cachoeiras do Rio de Janeiro
Cachoeiras na cidade do Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro abriga uma diversidade de cachoeiras que encantam tanto os habitantes da cidade quanto os amantes da natureza que buscam aventuras mais distantes da agitação urbana.
Com quedas d’água, piscinas e cenários deslumbrantes, fato é que elas proporcionam uma fuga tranquila e revigorante para aproveitar o calor em meio às florestas e montanhas do estado.
A seguir, você fica um pouco mais por dentro das cachoeiras que integram o cenário natural da própria capital carioca:
Cachoeira das Almas – Floresta da Tijuca
A aproximadamente 3 km do portão de acesso principal do Parque Nacional da Tijuca, na Zona Norte do Rio, a Cachoeira das Almas é uma das mais visitadas da região, sendo uma das poucas opções liberadas para banho.
Com uma queda d’água de aproximadamente 4 m de altura, seu acesso pode ser feito em cerca de 30 minutos de caminhada por pelo menos três diferentes tipos de trilhas, via playground, sede do parque ou pelo estacionamento do Restaurante A Floresta.
A depender dos períodos mais secos, a quantidade de água pode ficar reduzida a ponto de inviabilizar os banhos, o que não influencia tanto no refrescante passeio em plena Mata Atlântica.
- Localização: Parque Nacional da Tijuca – Setor Floresta da Tijuca
- Características: Cachoeira envolta pela natureza exuberante da Floresta da Tijuca, proporcionando um ambiente tranquilo
- Acesso: Via trilhas no Parque Nacional da Tijuca, oferecendo uma experiência integrada à mata atlântica
Encontre um novo lar no bairro da Tijuca
Clique aqui para visualizar os imóveis disponíveis parar alugar na Tijuca. Ou, se preferir, veja abaixo algumas outras opções à venda no bairro.
Cachoeira do Chuveiro – Horto Florestal
Próximo ao bairro Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, outra parte do Parque Nacional da Tijuca faz da região do Horto um verdadeiro ponto de encontro para quem busca um refresco em meio à natureza.
Com diversas opções de cachoeiras, entre elas a Cachoeira do Chuveiro, o acesso pode ser feito desde a Rua Lopes Quintas à Rua Sara Vilela, onde é possível estacionar para seguir caminhada pela mata.
A trilha para a Cachoeira do Chuveiro é considerada fácil, embora tenha alguns trechos e obstáculos que podem demandar mais atenção e até mesmo uma dose de ousadia, explorando entre rochas, raízes, correntes e troncos.
Superando os rápidos desafios, em cerca de 30 minutos, logo você estará diante de um verdadeiro chuveiro natural, com queda d’água de aproximadamente 5 m de altura.
- Localização: Parque Nacional da Tijuca – Setor Serra da Carioca
- Características: Queda d’água refrescante em meio à Mata Atlântica, proporcionando um ambiente natural e sereno
- Acesso: Acessada por trilhas na região do Horto, oferecendo uma experiência próxima à natureza
Que tal morar no bairro do Jardim Botânico?
Clique aqui para visualizar os imóveis disponíveis parar alugar no Jardim Botânico. Ou, se preferir, veja abaixo algumas outras opções à venda no bairro.
Cachoeira do Camorim – Parque Estadual da Pedra Branca
A Cachoeira do Camorim, localizada no Parque da Pedra Branca, é um refúgio natural surpreendente na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Com acesso pela trilha que se inicia na sede do Parque Estadual da Pedra Branca, no núcleo Camorim, você deve percorrer em cerca de 1h30 os aproximadamente 3 km até a cachoeira.
Essa caminhada tem níveis de dificuldade mais moderados e intensos, com subidas e descidas íngremes, necessitando de tênis e roupas leves, além de atenção para não sair das trilhas.
Ideal para os aventureiros que não recusam uma boa escapada da cidade, o banho revigorante dessa cachoeira é recompensador, com direito à queda d’água e poço, ficando mais cheia aos finais de semana.
- Localização: Parque Estadual da Pedra Branca
- Características: Cachoeira no coração da Pedra Branca, destacando-se pela beleza natural em meio à vegetação
- Acesso: Via trilhas no Parque Estadual da Pedra Branca, proporcionando uma experiência imersiva na natureza
Cachoeiras no estado do Rio de Janeiro
Que tal se afastar um pouco mais da cidade e explorar as cachoeiras que ficam em outras regiões do estado do Rio de Janeiro? Veja algumas alternativas que listamos a seguir:
Cachoeira das Almas – São Pedro da Serra
Situada próxima a São Pedro da Serra, a Cachoeira das Almas é caracterizada por sua queda d’água cercada por uma natureza exuberante.
Com uma trilha curta a partir da região de São Pedro da Serra, a cachoeira está a aproximadamente 130 km do Rio de Janeiro.
- Localização: São Pedro da Serra
- Características: Queda d’água cercada por natureza exuberante
- Acesso: Trilha curta a partir da região de São Pedro da Serra
- Distância do Rio: Aproximadamente 130 km
Cachoeira do Robertão – Barra Mansa
Em Barra Mansa, a Cachoeira do Robertão chama a atenção por suas quedas d’água e também pela formação rochosa cercada pela natureza.
A água verde cristalina e a pouca profundidade são características singulares do lugar, com acesso iniciando no vilarejo de Amparo, na estrada rumo a Santa Isabel, a cerca de 133 km do Rio de Janeiro.
A trilha é considerada fácil mas exige atenção e cuidado, já que em alguns trechos você deverá atravessar pequenos córregos com pedras escorregadias.
- Localização: Amparo – Barra Mansa
- Características: Duas quedas de 10 m, com formação rochosa
- Acesso: Partida geralmente do vilarejo de Amparo
- Distância do Rio: 133 km
Cachoeira das Andorinhas – Aldeia Velha
A apenas 4 km do centro de Aldeia Velha, distrito de do município de Silva Jardim, na região das Baixadas Litorâneas do estado, a Cachoeira das Andorinhas se destaca com queda de 12 m e um belo poço para relaxar.
Como a cachoeira fica em uma propriedade particular, é necessário pagar a taxa simbólica cobrada no local para ter acesso, onde há também um restaurante que oferece bebidas e refeições.
Esse lugar encantador que até propicia atividades mais radicais, como rapel e tirolesa, está situado a cerca de 130 km do Rio de Janeiro.
- Localização: 4 km do centro de Aldeia Velha – Silva Jardim
- Características: Queda d’água de 12 metros, oferece rapel e tirolesa
- Acesso: Trilha curta na região de Aldeia Velha
- Distância do Rio: 130 km
Cachoeira Sete Quedas – Sana
Quem mora ou frequenta a região do município de Macaé, já deve ter ouvido falar no distrito do Sana, principalmente por ser uma área de natureza plena que abriga um verdadeiro circuito de cachoeiras.
A Cachoeira Sete Quedas integra o circuito de cachoeiras do Sana, sendo formada por quedas d’água, que rendem uma piscina natural em meio às pedras e mata e ainda oferecem a possibilidade de passar pela cortina de água.
O acesso é feito a partir do Sana, pela estrada do Frade, totalizando cerca de 155 km do Rio de Janeiro.
- Localização: Sana – Macaé
- Características: Formação rochosa como uma escada natural com sete degraus naturais
- Acesso: Possibilidade de passar pela cortina de água
- Distância do Rio: 155 km
Cachoeira Indiana Jones – Nova Friburgo
A Cachoeira Indiana Jones, em Boa Esperança, está situada a cerca de 6,5 km de Lumiar e São Pedro da Serra, oferecendo uma experiência única e cinematográfica.
O acesso envolve 1 km por estrada de terra, sem a necessidade de veículo 4×4, cuja trilha inclui uma descida suave até o rio e caminhada dentro d’água, revelando a cachoeira entre imponentes paredões de rocha.
A atração, bastante procurada na região, requer espírito aventureiro, com parte do percurso em estrada íngreme, sendo uma cachoeira com aspecto mais selvagem e sem infraestrutura, proporcionando uma conexão autêntica com a natureza.
Para os mais experientes, há a opção de rappel na parede de pedra, adicionando uma dose extra de aventura, mas que, em dias movimentados, é recomendável planejar para evitar as aglomerações.
- Localização: Boa Esperança a 3 km Nova Friburgo
- Características: Batizada devido ao seu visual único, com trilha envolvendo caminhada dentro do rio
- Acesso: Estrada de terra seguida por trilha, não exigindo veículo 4×4
- Distância do Rio: 130 km
Cachoeira dos Frades – Teresópolis
A Cachoeira dos Frades, em Teresópolis, é um ponto conhecido no Parque Estadual dos Três Picos, com acesso no Km 20 pela estrada Teresópolis-Friburgo (RJ-130).
Após um trecho de estrada por cerca de 4 km de terra, saindo da rodovia, a porteira de entrada de uma localidade privada levará à cachoeira com belos poços e quedas d’água, que variam conforme períodos mais secos.
Embora não haja uma sinalização específica, alguns pontos de referência desse trajeto, como o Hotel Fazenda Rio dos Frades e o Museu do Futuro, auxiliam no percurso.
Sua localização em propriedade privada tem visitação aberta, com estacionamento na estrada de terra, onde não há sinal de celular e serviços próximos, sendo aconselhável levar o que consumir e recolher os resíduos.
- Localização: Teresópolis
- Características: Reconhecida por grandes quedas d’água e poços generosos
- Acesso: Fácil acesso por estrada de terra com curto percurso a pé
- Distância do Rio: 130 km
Cachoeira do Escorrega – Visconde de Mauá
A Cachoeira do Escorrega está localizada na Vila da Maromba, em Visconde de Mauá, quase na divisa entre RJ e MG, na Serra da Mantiqueira, integrando o Parque Nacional do Itatiaia.
Conhecida pela oportunidade de escorregar pela pedra lisa até uma piscina natural, a cachoeira oferece uma experiência única, sendo um destaque entre os cartões postais da região, frequentemente indicada por moradores locais.
A apenas 12 km do centrinho de Mauá, a cachoeira é de fácil acesso, dispensando trilhas complexas, proporcionando um divertido escorrega em uma piscina natural, imperdível.
- Localização: Visconde de Mauá
- Características: Queda d’água com superfície lisa, ideal para escorregar e curtir a piscina natural
- Acesso: Trilha de fácil acesso a partir de Mauá
- Distância do Rio: Aproximadamente 200 km
More mais perto da natureza das cachoeiras do Rio de Janeiro
Se você é um amante da natureza e de passeios ao ar livre, a Cidade Maravilhosa pode ser a cidade certa para morar! O Rio de Janeiro tem toda a infraestrutura necessária para viver bem e opções de cachoeiras a poucos quilômetros de distância.
E, com a ajuda do QuintoAndar, fica muito mais fácil encontrar o seu próximo lar dos sonhos no Rio de Janeiro. Em nossa plataforma de moradia, é possível encontrar opções de casa e apartamento, para alugar ou comprar, em diferentes regiões da cidade.
Entre em nosso site ou app (Android ou iOS), use os mais de 70 filtros de pesquisa inteligente e percorra as áreas da cidade com o mapa interativo, encontrando os imóveis disponíveis. Tudo sem burocracia e com transparência, para tornar seu processo o mais rápido e prático possível!
Carregando comentários...