Além da exuberante arquitetura disposta ao longo do Eixo Monumental, o Complexo Cultural da República em Brasília reúne diversos atrativos que incentivam o acesso à arte e à cultura para quem mora no Distrito Federal.
Quem está por perto tem a oportunidade de aproveitar os espaços e eventos que acontecem na área externa do espaço, além de acervos fixos e exposições.
Se você pretende se mudar para Brasília, ou já mora na cidade e não conhece essa atração, que tal ficar por dentro do que esse lugar pode oferecer para seus momentos de lazer?
Navegue pelo conteúdo:
- Como é o Complexo Cultural da República para quem mora em Brasília
- História
- Atrações
- Museu Nacional da República (MuN)
- Estrutura
- Biblioteca Nacional de Brasília (BNB)
- Incentivo à leitura
- Funcionamento do Complexo Cultural da República
- Como chegar
- Encontre seu lar perto do Complexo Cultural da República
Como é o Complexo Cultural da República para quem mora em Brasília
Em conversa com o Meu Lugar, a brasiliense Alice Lira comenta que o Complexo Cultural de Brasília é um dos atrativos de destaque no Eixo Monumental, e que se torna um ponto de encontro para eventos com atrações ao ar livre, além das exposições do próprio museu.
Alice Lira
Moradora de Brasília
“Os prédios do Complexo Cultural são muito bonitos por dentro e por fora, às vezes as pessoas nem entram. Às vezes rolam shows e eventos na área externa que costumam ser bem legais. As exposições do museu acabam não sendo tão divulgadas quanto no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Mas como o complexo está no coração da cidade, que é o Eixo Monumental, só de passar por fora já vale a pena”.
Agora, que tal conhecer um pouco mais sobre a história dos equipamentos culturais do complexo? Te contamos a seguir!
História
O Complexo Cultural da República João Herculino foi inaugurado em 15 de dezembro de 2006, na mesma data em que é celebrado o nascimento do arquiteto Oscar Niemeyer, um dos autores do projeto, ao lado de João Filgueiras Lima.
Com o objetivo de promover o acesso à arte e à cultura, integrado ao Setor Cultural Sul da Nova Capital, o conjunto arquitetônico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), junto ao Conjunto Urbanístico de Brasília, Patrimônio Mundial reconhecido pela Unesco, em 1987.
Atrações
Atualmente, o complexo abriga o Museu Nacional Honestino Guimarães e a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola, ocupando 91,8 mil m² em pleno Eixo Monumental do icônico Plano Piloto.
Se destacando entre tantos exuberantes projetos arquitetônicos que ocupam a longa avenida, o conjunto conta ainda com a Praça das Esculturas, uma área voltada para exposições ao ar livre, onde estão expostas obras de artistas, como Athos Bulcão, Bruno Giorgi e Franz Weissmann.
Museu Nacional da República (MuN)
O Museu Nacional da República (MuN) foi inaugurado em 15 de dezembro de 2006 e é um espaço, assinado por Niemeyer, que oferece exposições temporárias e permanentes de arte moderna e contemporânea, abrigando um acervo sobre a história política e social do Brasil.
Ocupando uma área total de 15 mil m², o edifício feito de concreto em formato de uma semiesfera é dividido em quatro pavimentos: subsolo, piso térreo, piso superior para exposições e mezanino.
Estrutura
Com acesso independente por meio de duas rampas, o pavimento superior tem um vão livre de 3,2 mil m² e funciona como uma grande área de exposições destinada à realização de mostras.
O mezanino fica acima do vão, ocupando uma plataforma de 719,63 m² com acesso por rampas e elevadores. No térreo, fica uma das principais entradas de acesso que leva a um auditório com capacidade de até 700 pessoas e outro menor, de 85 lugares.
No pavimento, você encontra a Galeria Térreo e a Sala 2 que costumam receber exposições de pequeno porte, enquanto algumas manifestações culturais podem ser acompanhadas na área externa, próximo aos três espelhos d’água.
Da cobertura do prédio, em formato de pires, é possível ter uma vista panorâmica da cidade.
Biblioteca Nacional de Brasília (BNB)
Embora tenha sido concebida junto à cidade, entre os anos de 1950 e 1960, seguindo o plano do arquiteto urbanista Lúcio Costa, somente em 12 de dezembro de 2008 a Biblioteca Nacional de Brasília foi aberta ao público.
Também assinada pelo Niemeyer, a estrutura forma uma das maiores bibliotecas do país, com um acervo de 2 milhões de títulos, em uma área de mais de 4 mil m² e ambientes de estudos para diferentes usos, como:
- Espaço CLIC: No térreo, a área é equipada com 51 computadores com acesso gratuito à internet e ainda com acomodações para leitura de revistas e jornais;
- Espaço Geek: No 2º andar, tem um acervo voltado para os fãs de leituras em quadrinhos e pessoas que gostam das culturas Geek e POP, além de ser um espaço para jogos;
- Espaço Infantil: No térreo, é uma área para receber crianças de até 11 anos de idade;
- Espaço BNB Zen: No 3º andar, o espaço oferece 9 poltronas automáticas de massagem e relaxamento;
- Cabines individuais para estudo: Mesas individuais voltadas para os estudantes, nos 2º e 3º andares;
- Salas de estudo em grupo: Voltadas para grupos de 2 a 6 pessoas, também estão no 2º e 3º andares;
- Hall de Exposições: Com aproximadamente 100m², o hall no 2º andar é voltado para exposições, mostras, e outros eventos de cunho artístico e cultural;
- Auditório: Também no 2º andar, é um espaço com 95 lugares que dispõe de equipamentos tecnológicos para teleconferências, videoconferências, seminários, palestras, exibição de filmes e vídeos e acesso à Internet;
- Sala de Cursos: Com capacidade para até 16 estudantes, a sala no térreo tem acesso à internet e é voltada para cursos e pequenas palestras.
Incentivo à leitura
Outro detalhe sobre a BNB é que ela oferece dois formatos de incentivo à leitura, por meio do Clube de Leitura BNB e do Programa Mala do Livro.
Mensalmente, o Clube da Leitura BNB faz uma votação pelas redes sociais e na própria biblioteca para escolher um livro que, nas últimas quartas-feiras do mês, será objeto de debate e troca de ideias entre os leitores participantes.
Já o Programa Mala do Livro é voltado para ampliar as possibilidades de acesso à leitura, com empréstimo de livros, incentivando a utilização de mini bibliotecas instaladas em pontos estratégicos, como residências, centros educacionais, esportivos e Centros de Atenção Psicossocial para empréstimo de livros.
Assim, os leitores podem realizar o empréstimo ou consultar o acervo na biblioteca que cada Mala do Livro dispõe. Ao todo, são mais de 190 unidades, entre residências e instituições participantes.
Funcionamento do Complexo Cultural da República
O acesso ao Complexo Cultural da República é gratuito e seus visitantes podem participar de visitas guiadas tanto aos prédios quanto à Praça das Esculturas.
Museu Nacional da República (MuN)
Telefone: (61) 3325-5220
Horários: Terça-feira a domingo, das 9h às 18h30.
Biblioteca Nacional de Brasília (BNB)
Telefones: (61) 3325-2607 / (61) 3325-6257 / (61) 3325-1051
Horários: Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; sábado e domingo, das 8h às 14h. Fechada nos feriados.
Como chegar
Para chegar ao Complexo Cultural da República por transporte público, por exemplo, você pode optar entre o metrô, cuja estação Central é a mais próxima, além das linhas de ônibus que circulam perto do Terminal Rodoviário do Plano Piloto.
O conjunto arquitetônico está localizado no Setor Cultural Sul, no Lote 2 da Esplanada dos Ministérios, entre a rodoviária e a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.
Veja no mapa a localização exata do Complexo Cultural da República:
Encontre seu lar perto do Complexo Cultural da República
O Complexo Cultural da República está presente no dia a dia dos moradores de Brasília, em especial aqueles que estão mais próximos do Eixo Monumental. Caso você esteja pensando em morar na Capital Federativa, saiba que o QuintoAndar pode te ajudar a encontrar um imóvel por lá!
Em nossa plataforma, pelo site ou app, estão diversas ofertas de imóveis para alugar na cidade. E você ainda utiliza mais de 70 filtros diferentes de pesquisa para refinar a busca e encontrar o lar com a sua cara, ficando bem pertinho do Complexo Cultural da República!
Clique aqui para navegar pelo nosso mapa ou veja abaixo opções de imóveis para alugar em Brasília:
Carregando comentários...