O Convento da Penha em Vila Velha (ES) é um dos pontos históricos de partida para conhecer um pouco mais sobre a fundação da cidade capixaba.
Além de ser um lugar especial para devoção da Padroeira do Espírito Santo, há recantos e espaços que exercitam a contemplação e enchem os olhos de quem mora a cidade. Afinal de contas, os mirantes do Convento da Penha proporcionam um visual único da Grande Vitória e do Oceano Atlântico.
Quer saber o que mais tem para se encantar por lá? Te contamos a seguir!
Navegue pelo conteúdo:
- O que representa o Convento da Penha para quem mora em Vila Velha
- História do Convento da Penha
- Estrutura do Convento da Penha
- Capela
- Altar de São Francisco de Assis
- Capelinha São Francisco de Assis
- Recanto São Francisco e Mirantes
- Campinho
- Sala dos Milagres
- Sala de Exposições
- Lanchonete e lojinha
- Secretaria
- Como chegar ao Convento da Penha?
- Portaria principal
- Estrada de Rodagem
- Estrada da Penitência ou Ladeira das Sete Voltas
- Horários de funcionamento do Convento da Penha
O que representa o Convento da Penha para quem mora em Vila Velha
Um dos atrativos mais populares de Vila Velha, o Convento da Penha chama a atenção por sua imponência, história, pelo turismo e pela religiosidade que atrai diversas pessoas diariamente.
Conversando com o MeuLugar, o morador capixaba Hudson Nunes Pires revelou que o Convento Nossa Senhora da Penha, na verdade, proporciona um passeio agradável para se fazer de diversas formas.
Hudson Nunes Pires
Morador de Vila Velha
“O convento tem um sistema de transporte que você pode subir e descer de van, mas é interessante fazer a caminhada, uma peregrinação. São dois caminhos, um novo e outro antigo, que é bom tomar cuidado com as pedras-sabão. Mas é um passeio para qualquer pessoa e ocasião, porque não é só religioso e turístico. Gosto de ir para me exercitar, subir a ladeira e a montanha”.
A seguir, nós te contamos um pouco mais sobre o Convento da Penha:
História do Convento da Penha
O Convento da Penha, um dos santuários mais antigos do Brasil, está localizado em Vila Velha, no bairro da Prainha, em um penhasco em plena Mata Atlântica.
Construída 23 anos após a chegada do colonizador das terras capixabas Vasco Fernandes Coutinho, a pequena ermida foi fundada em 1558 pelo Frei Pedro Palácios, que trouxe à época um painel de Nossa Senhora das Alegrias (Nossa Senhora dos Prazeres), ainda presente no espaço.
Com 154 m de altitude e cerca de 500 m de altura em relação ao nível do mar, o Convento da Penha é um conjunto arquitetônico que ocupa uma área de 632.226 m², dispondo de mirantes e recantos que dão vista panorâmica para a Grande Vitória e o oceano Atlântico.
Estrutura do Convento da Penha
O conjunto arquitetônico do período colonial que forma o Convento da Penha é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1943 e é composto por:
Capela
As missas do Convento da Penha são realizadas na capela. O interior dela tem partes revestidas com madeira em cedro, entalhadas pelo escultor português José Fernandes Pereira entre 1874 e 1879.
O altar principal do Convento da Penha foi construído em meados dos anos 1800, em estilo rococó, e conta com mais de 200 peças feitas de 19 tipos de mármore que adornam o retábulo e as colunas.
O nicho de Nossa Senhora que fica ao centro do retábulo abriga a imagem da Virgem da Penha, que é de 1569, de origem portuguesa, além das imagens de anjos, querubins e dos santos franciscanos, São Francisco de Assis e Santo Antônio de Lisboa e de Pádua.
Altar de São Francisco de Assis
Passando pela Estrada Principal, o acesso ao Convento conta com uma singela imagem de São Francisco de Assis, padroeiro da Ecologia, cercada pela Mata Atlântica.
Capelinha São Francisco de Assis
Construída em 1562 pelo Frei Palácios, a Capelinha São Francisco de Assis ocupa 20 m² na área do Campinho, entre árvores e mirantes, e conta com um telhado em estilo colonial e pintura de cal. Em seu interior, o altar em madeira é dedicado a Francisco de Assis.
Recanto São Francisco e Mirantes
Um complemento à Capelinha, o Recanto São Francisco é um espaço ao ar livre para contemplação e descanso, que nutre a vista privilegiada para o Convento, assim como para o Morro do Moreno e para a Terceira Ponte que liga as cidades de Vitória e Vila Velha.
Distribuídos por toda a área estão corrimões, rampas, bancos e grades de proteção para facilitar o acesso.
Campinho
O Campinho é um espaço externo amplo que em dias comuns dá lugar ao estacionamento do Convento, mas, em dias de festa, como a da Padroeira do Espírito Santo, é ali no sopé do penhasco que são celebradas as missas. Por conta disso, um altar está fixo no local.
Sala dos Milagres
Inaugurada em 31 de janeiro de 1952, a Sala dos Milagres é um espaço para devoção e testemunhos de graças, onde muitos visitantes religiosos aproveitaram para trazer mechas de cabelo, muletas, roupas, fotografias, cartinhas, capacetes e outros diversos objetos pessoais.
No lugar, há uma imagem réplica de Nossa Senhora da Penha, genuflexórios e bancos para os devotos que encontram no momento uma oportunidade para fazer preces e agradecimentos.
Sala de Exposições
Ao final da subida do Convento da Penha, a Sala de Exposições é um espaço multiuso para acolher exposições de arte, pequenas reuniões e seminários. Com 80 m², a sala conta com um acervo próprio.
Lanchonete e lojinha
Quem visita o Convento da Penha pode aproveitar a infraestrutura do espaço para fazer uma pausa para lanche ou café, e ainda adquirir produtos oficiais da padroeira capixaba. A lanchonete e a lojinha ficam logo na entrada do Campinho.
Secretaria
Logo acima das Salas de Exposições e dos Milagres está a Secretaria do Convento. Além de atendimentos de confissões, é onde podem ser adquiridos produtos personalizados, como garrafinhas de água benta e camisetas.
Outro detalhe é que na secretaria você pode anotar intenções para as missas, fazer doações, se juntar à Associação dos Amigos do Convento, além de obter informações sobre o Convento.
O que mais você pode encontrar no Convento da Penha:
- Gruta do Frei Pedro Palácios
- 4 pinturas de Benedito Calixto de 1926 e 1927
- Banheiros
Como chegar ao Convento da Penha?
Portaria principal
Localizada na Rua Vasco Coutinho, a portaria principal é a única entrada de acesso ao Convento da Penha.
É nessa área arborizada e cercada pela Mata Atlântica que você pode adquirir os bilhetes para subir pelas vans ou mesmo a pé pela calçada. A entrada é totalmente gratuita.
Estrada de Rodagem
Chamada Alameda Dom Luiz Scortegagna, a Estrada de Rodagem é a estrada de acesso que foi construída em 1928.
Com uma subida de 1.200 m de extensão, a estrada conta com calçamento de pedras, calçadas, lixeiras e placas de sinalização viária ao longo do caminho.
Estrada da Penitência ou Ladeira das Sete Voltas
Exclusivo para pedestres, a chamada Estrada da Penitência ou Ladeira das Sete Voltas dá acesso ao Campinho do Convento da Penha e é uma opção que exige esforço e atenção para a subida.
Com aclive acentuado que serpenteia a mata e calçamento de pedras-sabão, a ladeira tem esse nome, de Sete Voltas, por conta das “Sete Alegrias de Nossa Senhora”. Assim, a cada volta, uma alegria é apreciada.
Localização: Rua Vasco Coutinho – Prainha
Telefone: (27) 3329-0420
Veja no mapa a localização exata do Convento da Penha:
Horários de funcionamento do Convento da Penha
Os horários de funcionamento do Convento da Penha são das 6h às 16h45, de segunda a sábado, e aos domingos, das 4h às 16h45.
Missas
- De segunda a sexta: 6h – 7h – 9h30 – 15h
- Sábado: 6h – 7h30 – 9h – 11h – 15h30
- Domingo: 5h – 7h – 9h – 11h – 14h – 16h
Secretaria e Lanchonete
- Diariamente: das 7h30 às 16h30
- Telefone: (27) 3329-0420
Confissões
- Diariamente: das 8h às 11h e das 14h às 16h (O atendimento de Confissões pode ser encerrado antes dos horários acima)
Sala dos Milagres
- Diariamente: das 8h às 16h30
Sala de Exposições
- De quarta a domingo: de 8h às 12h e das 12h30 às 16h30
Capelinha de São Francisco
- Diariamente: das 7h30 às 16h30
Portão Principal
- De segunda a sábado: das 5h30 às 16h45
- Domingo: das 4h30 às 16h45
Vans de Transporte
- De segunda a sábado: das 5h30 às 16h45
- Domingo: das 4h30 às 16h45
- Valor: R$ 5 (subida e descida) ou R$ 3,50 (subida ou descida)
Carregando comentários...