A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) é a empresa responsável por fornecer os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário aos municípios mineiros.
Se você não recebeu a sua conta de água ou atrasou o pagamento, é possível fazer a emissão da 2ª via da Copasa por meio do site, app e também WhatsApp. Além disso, vale lembrar que quanto mais rápido você tirar com ela em mãos, menor a chance de ter cobrança de juros.
Além disso, se você está pensando em se mudar para a Capital Mineira ou já está de mudança, é importante fazer a troca da titularidade da conta de água. Por isso, preparamos um passo a passo para quem precisa regularizar sua situação com a Copasa, tanto na troca de nome na fatura como na solicitação da segunda via da conta.
Navegue pelo conteúdo:
- Como emitir a 2ª via Copasa?
- Site
- Aplicativo
- Como realizar a troca de titularidade na Copasa?
- Solicite a sua 2ª via da Copasa e mantenha seus pagamentos em dia
Como emitir a 2ª via Copasa?
Você pode solicitar a 2ª via Copasa por três formas diferentes: site, aplicativo e Whatsapp. Para isso, tenha em mãos seus dados como CPF/CNPJ do titular da conta, e-mail, telefone, endereço e o número identificador – que vem impresso na conta de água. Confira todas as opções:
Site
- Acesse a Agência Virtual da Copasa;
- Faça login com sua conta ou clique em “Primeiro Acesso” para se cadastrar;
- Selecione a opção “Segunda via de contas”;
- Escolha a conta que desejar pagar;
- Baixe a segunda via para pagamento.
Aplicativo
- Baixe o aplicativo Copasa Digital para Android ou iOS;
- Faça login com seu usuário e senha;
- Seleciona a opção “2ª via de contas”;
- Escolha a fatura que deseja pagar;
- Faça o download da segunda via para pagamento.
- Envie uma mensagem para o número (31) 99770-7000;
- Escolha a opção de segunda via;
- Baixe a fatura ou copie o código de barras.
Leia também:
+ Belo Horizonte: como trocar titularidade e pedir 2ª via da conta de gás
+ Como emitir a segunda via da Cemig com a sua conta de luz
Como realizar a troca de titularidade na Copasa?
Antes de começar, descubra se a ligação de água e esgoto do imóvel está ativa. Para isso, basta entrar em contato com a Copasa pelo telefone 0800 0300 115 ou 155. Diga que precisa saber se a água no imóvel está ligada ou desligada (você precisará informar o endereço do imóvel).
Aproveite a ligação e peça o código de instalação: se a água estiver ligada, você precisará dele para solicitar a troca de titularidade da Copasa.
Se a água estiver desligada, você poderá solicitar a religação para o próprio atendente. Caso esteja ligada, é hora de pedir a troca de titularidade – que é gratuita.
Antes da pandemia de Covid-19, o atendimento para a troca de titularidade da conta da Copasa era, exclusivamente, presencial. Para fazer o procedimento, era necessário comparecer a uma loja de atendimento presencial da empresa, com o contrato de locação, documento oficial com foto e o número da instalação.
Depois da pandemia, as lojas foram fechadas e o atendimento passou a ser via telefone ou por agendamento prévio. Você vai precisar dos seguintes documentos:
- CPF (do titular da conta);
- RG ou CNH com foto (do titular da conta);
- Cópia do contrato de locação com o contrato original;
- Documentos originais de identidade do locador e dos locatários;
- Cópia da guia de IPTU, acompanhada com o original.
Solicite a sua 2ª via da Copasa e mantenha seus pagamentos em dia
Agora que você já sabe como emitir a sua segunda via da Copasa, não perca tempo e escolha a alternativa que mais se adapta à sua rotina. Caso você esteja de mudança para Belo Horizonte, mas ainda não achou seu lar ideal, saiba que o QuintoAndar tem diversos imóveis para alugar e comprar no estado.
Confira algumas opções para alugar abaixo e encontre seu cantinho em BH:
Carregando comentários...