Linha 15-Prata: guia completo sobre a primeira linha de monotrilho do Brasil

Conheça as estações, horário de funcionamento e o que fazer por perto dessa linha do sistema metroviário da capital paulista

Por Redação - 24/07/2024 às 21:48
Atualizado: 30/08/2024 às 11:47
Imagem de uma mulher de costas com uma mochila pendurada nos ombros em frente a um trem em uma estação de metro para ilustrar matéria sobre a Linha 15-Prata

Morar em São Paulo é sinônimo de viver em uma das mais dinâmicas – e mais habitadas – metrópoles do mundo. E justamente por ser a cidade mais populosa do Brasil, o transporte público pode ser o melhor amigo de quem deseja se deslocar com mais facilidade pela capital paulista. Entre as opções disponíveis, está a Linha 15-Prata. 

Inaugurada em 2014, esse é mais um projeto de extensão do metrô de São Paulo para suprir a mobilidade urbana diária dos mais de 12 milhões de moradores da cidade, especialmente para aqueles que vivem na Zona Leste. 

Quer saber mais sobre o assunto e ficar por dentro de toda a história da Linha 15-Prata? 

Então continue a leitura deste guia para conhecer as estações, entender o andamento das obras e facilitar sua locomoção pelas regiões da cidade que não dorme. Vamos lá?! 

Navegue pelo conteúdo:

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu

Leia também: Linha 1-Azul do metrô de SP: rotas, como funciona e o que fazer perto das estações

Conheça a história da Linha 15-Prata

Imagem de um trem monotrilho chegando a uma estação de metrô em São Paulo para ilustrar matéria sobre a história da Linha 15-Prata
A Linha 15-Prata é a única linha de monotrilho operando não apenas em São Paulo, mas em todo o Brasil

A Linha 15-Prata foi a sexta linha do metrô da capital paulista a entrar em operação. O estudo inicial para essa expansão surgiu quando apenas a Linha 3-Vermelha já não era mais capaz de atender às necessidades da população. 

Para se ter ideia, essa rota chegou a ser conhecida como a mais lotada do mundo, superando cidades como Tóquio e Hong Kong em número de passageiros.

Portanto, com o crescimento da Zona Leste, foi elaborado o projeto para uma nova linha que ligasse os distritos do Ipiranga e Cidade Tiradentes ao longo de 18 estações. Ao todo, essa rota deve chegar a 26,6 km de extensão. 

As obras começaram em 2009, mas o primeiro trecho – entre as estações Oratório e Vila Prudente – foi inaugurado apenas em agosto de 2014. Até a última atualização desta matéria (julho/2024), ainda não há estimativa de quando as obras de todo o projeto serão finalizadas. 

Dessa forma, a Linha 15-Prata é a única linha de monotrilho de todo o Brasil e conecta a Zona Leste à região Sudeste da cidade. Atualmente, são 11 estações inauguradas e disponíveis para o acesso de moradores e visitantes da capital paulista em uma extensão total de 14,6 km. 

O que é monotrilho?

Em resumo, o monotrilho é um sistema de transporte que opera sobre pneus em um único trilho como via de rolamento. Diferente dos trens tradicionais que correm sobre dois trilhos paralelos, os trens de monotrilho são guiados por um único trilho elevado (entre 15 a 20 metros de altura). 

Além disso, esse meio de transporte também tem tecnologia driverless, ou seja, a operação acontece de forma autônoma e sem a presença de um condutor. 

Onde começa a Linha 15-Prata?

A primeira estação fica em Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo

O ponto de partida da Linha 15-Prata do metrô de São Paulo é a estação Vila Prudente, localizada na Zona Leste da capital paulista. Atualmente, a rota opera com 11 estações em um trecho de pouco mais de 14 km e a última estação é a Jardim Colonial.

Mapa do metrô: quais são as estações da Linha 15-Prata?

Com 11 estações, a Linha 15-Prata liga a Zona Leste de São Paulo a outras regiões da capital paulista em um trajeto com pouco mais de 14 km de extensão. Veja quais são:

1. Vila Prudente

2. Oratório

3. São Lucas

4. Camilo Haddad

5. Vila Tolstói

6. Vila União

7. Jardim Planalto

8. Sapopemba

9. Fazenda da Juta

10. São Mateus

11. Jardim Colonial

Na imagem abaixo, você pode conferir a rota completa e a integração disponível ao longo de todo o percurso. 

Imagem gerada por design gráfico para ilustrar a rota com as estações da Linha 15-Prata, do sistema metroviário da cidade de São Paulo, para ilustrar matéria sobre as estações da Linha 15
Mapa com as estações da Linha 15-Prata, do sistema metroviário da cidade de São Paulo

Endereço das estações da Linha Prata

Listamos abaixo o endereço de todas as estações da Linha Prata. Confira:

Estação              EndereçoIntegração
Estação Vila PrudenteAv. Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello, 1359Linha 2-Verde 
Estação Oratório Av. Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello, 3250 
Estação São Lucas Vila Ema, 03155-100 
Estação Camilo HaddadAv. Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello, 6494-6522 – Vila Divina Pastora 
Estação Vila TolstóiAv. Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello, 7753 – Vila Ema 
Estação Vila União Vila Nova Pauliceia, 03294-200 
Estação Jardim Planalto Av. Sapopemba, 10000 
Estação SapopembaJardim Sapopemba, São Paulo – SP 
Estação Fazenda da JutaAv. Sapopemba, 12580 – Jardim Adutora
Estação São MateusAv. Sapopemba, 15.000 – Jardim Adutora 
Estação Jardim Colonial Av. Ragueb Chohfi, 1400, São Mateus
Estação Iguatemi  
Estação Jequiriçá 
Estação Jacú-Pessêgo
Estação Érico Semer 
Estação Márcio Beck 
Estação Cidade Tiradentes 
Estação Hospital Cidade Tiradentes 
Endereços das Estações da Linha Prata do Metrô

Saiba mais: Linha 8-Diamante: conheça as rotas, horários e o que fazer por perto das estações em SP

Quais são as integrações da Linha 15-Prata?

Atualmente, a Linha 15-Lilás do metrô de SP faz apenas uma integração ao longo de todo o percurso. Dessa forma, os passageiros podem se conectar com a Linha 2-Verde na estação Vila Prudente.

A partir da Linha 2-Verde, ainda é possível fazer a baldeação para outras linhas tanto do metrô quanto da CPTM. São elas: a Linha 1- Azul, Linha 4-Amarela, Linha 5-Lilás e Linha 10-Turquesa. 

Qual o tamanho da Linha 15-Prata?

Conforme explicado anteriormente, a Linha 15-Prata opera com 11 estações em uma rota com 14,6 km de extensão. Todavia, ainda existem obras em andamento para que sejam inauguradas outras 7 estações. 

Quando finalizadas as obras, a expectativa é que a Linha 15-Prata tenha 18 estações em uma extensão de 26,6 km. 

Valor e horário de funcionamento do metrô de São Paulo

Assim como as demais estações do metrô de São Paulo, a Linha 15-Prata opera todos os dias das 4h40 à meia noite, inclusive aos finais de semana e feriados. 

Para acessar os trens, os passageiros podem optar pelo bilhete avulso ou pelo Bilhete Único. O valor da tarifa é R$ 5,00, mas estudantes têm direito a 50% de desconto no valor do bilhete. 

Depois de embarcar, os passageiros também podem fazer integração com outras linhas sem custo adicional por um período de até 3 horas. Passadas as 3 horas, é necessário pagar uma nova passagem. 

Como está a Linha 15-Prata hoje?

Atualmente, a Linha 15-Prata parte da Zona Leste de São Paulo e está operando com 11 estações em um trecho de pouco mais de 14 km. 

Dessa forma, os cerca de 130 mil passageiros que passam pela linha por dia podem embarcar ou desembarcar em Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus e Jardim Colonial. 

Agora, para saber a situação dos trens e estações em tempo real, basta acompanhar as atualizações feitas no aplicativo Direto do Metrô, um sistema operado pelo metrô de São Paulo. 

Quem opera a Linha 15-Prata?

Desde 23 de julho de 2024, é o próprio Metrô de São Paulo quem opera a Linha 15-Prata. A concessão estava sob responsabilidade da ViaMobilidade, mas a decisão foi revogada pelo governo do estado e publicada no Diário Oficial. 

Quando terminam as obras da Linha 15-Prata?

A Linha 15-Prata facilita o deslocamento de moradores da Zona Leste de SP

Antes de mais naa, fique sabendo que a expectativa é que o próximo trecho da Linha 15-Prata, que ligará a Vila Prudente a Jacu-Pêssego, seja inaugurado em 2025. Com isso, a linha passará a ter 13 estações e 17,4 km de extensão. 

Todavia, não há expectativa para a conclusão de toda a obra. 

O que fazer perto das estações da Linha 15-Prata?

Imagem de uma mulher em pé em um trem do metro encostada na porta para ilustrar matéria sobre as estações inauguradas da linha 15
A Linha 15-Prata faz parte das 6 linhas disponíveis no metrô de São Paulo

Além de facilitar a locomoção diária de cerca de 130 mil pessoas que estão se deslocando para o trabalho, faculdade ou escola dos filhos, a Linha 15-Prata também é uma excelente opção quando o assunto é lazer. Afinal, essa rota liga a Zona Leste a outras regiões de São Paulo. 

Entre os principais atrativos próximos às estações da linha Prata, estão o Parque Ecológico Vila Prudente, o Parque Ecológico Prof. Lydia Natalizio Diogo e o Parque do Carmo. Saiba mais sobre cada um deles a seguir.

Parque Ecológico Prof. Lydia Natalizio Diogo

Imagem de uma mulher correndo na pista de caminhada de um parque em um dia ensolarado para ilustrar matéria sobre o que fazer perto das estações da linha Prata
O parque foi inaugurado em 2004 e é uma excelente ideia para tardes ensolaradas

Se você gosta de aproveitar momentos em contato com a natureza, saiba que é possível chegar ao Parque Ecológico Prof. Lydia Natalizio Diogo pelas estações da Linha 15-Prata. Para isso, basta descer na estação São Lucas e andar cerca de 2 km. 

O local é um ótimo espaço verde para caminhadas, passeios de bicicleta, piqueniques e outras atividades ao ar livre. Além disso, os visitantes podem acessar o espaço todos os dias, das 6h às 22h, de forma gratuita.

Do mesmo modo, perto da estação também fica o Mooca Plaza Shopping, que está a uma distância de cerca de 4 km.

Gostou da ideia e quer ficar mais perto dessa região? Então, clique aqui para conferir os imóveis disponíveis para alugar nas proximidades ou, se preferir, veja algumas ofertas abaixo. 

Parque do Carmo

Com mais de 2.400.00 metros quadrados, esse é o segundo maior parque de São Paulo

Por fim, a Linha 15-Prata também pode te conectar ao Parque do Carmo – Olavo Egydio Setúbal. Essa unidade de conservação é uma ótima pedida para dias de trilha ou simplesmente para aproveitar as áreas verdes disponíveis. Para chegar até lá, basta descer na estação Vila União ou na estação Jardim Planalto. 

O local abre todos os dias, das 5h30 às 20h, e tem entrada gratuita. 

Se você quiser ficar ainda mais perto do Parque do Carmo, é só acessar os imóveis disponíveis para alugar em Itaquera. Clique aqui para visualizar o mapa com todas as ofertas ou veja algumas selecionadas abaixo. 

Leia também: Parques na Zona Leste de SP: conheça os 5 melhores da região

Encontre seu novo lar perto de uma das estações do metrô de SP

Agora que você já sabe qual é a história da linha 15-Prata, quais são as estações abertas, horário de funcionamento e andamento das obras, que tal encontrar o lar dos seus sonhos em São Paulo?

E o melhor é que o QuintoAndar tem tudo o que você precisa para fazer uma escolha assertiva e muito mais segura. Afinal, a maior plataforma de moradia da América Latina tem todas as ferramentas necessárias para agilizar o processo de compra ou locação de imóveis em mais de 70 cidades do Brasil. 

Mais de 20 mil imóveis que você só encontra aqui
Mais de 20 mil imóveis que você só encontra aqui Quero alugar

Então, que tal começar e dar o primeiro passo? Acesse o site ou aplicativo do QuintoAndar e aproveite os mais de 70 filtros de pesquisa para otimizar a busca da casa ou apartamento que mais combina com você. 

Depois, você ainda pode fazer um tour virtual para conferir os detalhes de cada imóvel antes mesmo de agendar uma visita presencial.



© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.


Leia também