Não é de se espantar que a maior metrópole da América Latina também possua um alto volume populacional. E é justamente por este motivo que as linhas do metrô de São Paulo se destacam como uma excelente alternativa para quem quer evitar congestionamentos ao se deslocar pela cidade, por exemplo. E se você está em busca de mais praticidade na rotina, chegou a hora de aprender tudo sobre a Linha Verde do metrô de SP.
Então, separe a caneta e o bloco de notas para saber quais são as estações, o horário de funcionamento, as regiões atendidas e tudo sobre as obras de ampliação da Linha 2-Verde. Vamos lá?!
Navegue pelo conteúdo:
- Conheça a Linha Verde do metrô de SP
- Quais são as estações da Linha Verde do metrô de SP?
- Aproveite as vantagens do metrô de São Paulo
- Quais são as novas estações da Linha 2-Verde?
- Quando terminam as obras da Linha Verde?
- Como vai ficar a Linha Verde do metrô de São Paulo?
- Horário de funcionamento da Linha 2-Verde
- O que fazer perto das estações da Linha 2-Verde?
- Encontre seu novo lar perto de uma das estações da Linha Verde
Leia também: Linha de Metrô SP: Tudo o que você precisa saber para se deslocar na capital paulista
Conheça a Linha Verde do metrô de SP
Em primeiro lugar, a Linha 2-Verde do metrô de São Paulo foi planejada em 1968, época em que a Avenida Paulista – região que a rota também percorre – já era um grande centro econômico do país. As obras, no entanto, só começaram em 1987.
Outra curiosidade é que, embora tenha esse nome, a Linha 2-Verde foi a terceira linha do metrô a ser construída na cidade. A segunda obra dedicada à ampliação do transporte público no município foi, na verdade, a da Linha 3- Vermelha.
Até a data de publicação desta matéria(2023), o trecho total tem 15 km de extensão e 14 paradas que ligam a Vila Madalena, na Zona Oeste, à Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo. Durante o trajeto, os passageiros podem fazer conexão com outras linhas, como a Linha 4-Amarela, a Linha 1-Azul, a Linha 5-Lilás e a Linha 10-Turquesa.
Atualmente, estão acontecendo obras de ampliação para incorporar novas estações à Linha Verde e conectar os moradores de São Paulo a outras regiões da cidade.
Você também pode querer saber: Confira +20 ideias do que fazer na Zona Leste de São Paulo
Quais são as estações da Linha Verde do metrô de SP?
Atualmente, as estações da Linha 2-Verde do metrô de São Paulo liga as estações da Vila Madalena, localizada na Zona Oeste, à Prudente, que fica na Zona Leste da cidade. Esse percurso tem 15 km de extensão e faz paradas para a entrada e saída de passageiros.
Enquanto as obras de ampliação da rota ainda estão em andamento, essas são as estações que fazem parte da Linha 2-Verde:
- Vila Madalena
- Sumaré
- Clínicas
- Paulista (integração com a Linha 4-Amarela)
- Consolação
- Trianon-Masp
- Brigadeiro
- Paraíso (integração com a Linha 1-Azul)
- Ana Rosa (integração com a Linha 1-Azul)
- Chácara Klabin (integração com a Linha 5-Lilás)
- Santos-Imigrantes
- Alto do Ipiranga
- Sacomã
- Tamanduateí (integração com a Linha 10-Turquesa)
- Vila Prudente
Confira abaixo o mapa completo das estações da Linha 2-Verde:
Leia também: Metrô Consolação: Saiba mais sobre a estação da Linha 2-Verde e o que você pode fazer nos arredores
Aproveite as vantagens do metrô de São Paulo
Agora que você já sabe que a Linha Verde conecta os moradores de São Paulo a diversos pontos da capital com mais facilidade, que tal começar a procurar o imóvel dos seus sonhos na região e aproveitar a proximidade de um novo lar a uma estação de metrô estratégica para a sua rotina?
Para conferir as ofertas disponíveis para alugar nos arredores da Avenida Paulista, é só clicar aqui ou visualizar algumas opções abaixo.
Quais são as novas estações da Linha 2-Verde?
A Linha 2-Verde está passando por obras para ampliar o acesso dos moradores da capital paulista a outras localidades da cidade com mais facilidade. Desse modo, a previsão é que a nova rota chegue até a Penha e se conecte com a Linha 3-Vermelha, cruzando a Zona Leste de São Paulo.
Atualmente, a linha tem 15 km de extensão e faz 14 paradas durante o trajeto para o embarque e desembarque de passageiros. Todavia, com a ampliação, a Linha 2-Verde de São Paulo irá ganhar 8 novas estações – que somam pouco mais de 8 km.
Isso significa que, ao final das obras, a Linha 2-Verde terá um percurso total de 23 km e será a mais extensa do sistema metroviário de São Paulo, superando a Linha 3-Vermelha, que atualmente é considerada como a maior de todas.
Nesse sentido, essas são as novas estações em construção da Linha 2-Verde do metrô de SP:
- Orfanato
- Santa Clara
- Anália Franco
- Vila Formosa
- Santa Isabel
- Guilherme Giorgi
- Aricanduva
- Penha
Saiba mais: Estação Brigadeiro: conheça uma das movimentadas paradas da Linha 2-Verde do metrô de São Paulo
Quando terminam as obras da Linha Verde?
As obras das estações da Linha 2-Verde do metrô de São Paulo estão divididas por etapas. Nesse sentido, a previsão é que a primeira etapa finalize até 2026 com a entrega das estações de Vila Prudente até a Vila Formosa.
Em seguida, a expectativa é que as estações de Vila Formosa até Penha sejam entregues em 2027.
Explore o conteúdo: Estação Sacomã: saiba o que encontrar nos arredores deste ponto da Linha 2-Verde do metrô
Como vai ficar a Linha Verde do metrô de São Paulo?
Quando as obras de ampliação forem concluídas, a Linha 2-Verde será a mais extensa de toda a capital paulista – ultrapassando a extensão da Linha 3-Vermelha. Afinal, a rota irá ganhar 8 novas estações em um trajeto de pouco mais de 8,4 km.
Assim, o objetivo da expansão é melhorar a distribuição dos passageiros entre as linhas 1-Azul e 3-Vermelha, otimizar o tempo de trajeto e beneficiar os moradores da região.
Leia mais: Mapa do Trem de SP: Conheça as linhas e como se locomover via CPTM
Horário de funcionamento da Linha 2-Verde
Da mesma forma como acontece em outras linhas, a Linha 2-Verde do metrô e São Paula está aberta ao público todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, das 4h40 à meia noite.
Para entrar na estação, os passageiros devem escolher entre o bilhete avulso, que pode ser adquirido em qualquer estação, ou Bilhete Único, que é aquele cartão recarregável aceito tanto no metrô quanto nos ônibus da cidade
O bilhete unitário custa R$ 5,00 e é válido para uma viagem. Todavia, estudantes que não tiverem direito à gratuidade na passagem podem solicitar a Meia Tarifa, que oferece desconto de 50% no valor do bilhete.
O que fazer perto das estações da Linha 2-Verde?
A seguir, selecionamos alguns dos principais pontos de interesse perto de estações como Consolação, Brigadeiro e Sacomã para você conhecer. Confira!
- Shopping Pátio Paulista
- Japan House
- Itaú Cultural
- Parque Trianon
- Shopping Center 3
- Sesc Avenida Paulista
- Rua Augusta
- Casa das Rosas
- Centro Cultural Coreano no Brasil
- Conjunto Nacional
- Museu de Arte de São Paulo (MASP)
Encontre seu novo lar perto de uma das estações da Linha Verde
Agora que você já sabe quais são as estações da Linha 2-Verde do metrô de São Paulo, conferiu informações sobre horário de funcionamento, conheceu as estações e se atualizou sobre o andamento das obras de ampliação, chegou a hora escolher um novo lar perto de uma estação estratégica para o seu dia a dia.
O QuintoAndar tem todas as ferramentas que você precisa para dar esse próximo passo! Afinal, a maior plataforma de moradia da América Latina conta com diversas opções de casas e apartamentos disponíveis para comprar ou alugar na sua localização favorita.
Com os mais de 70 filtros de pesquisa e o apoio de nossos especialistas em mercado imobiliário, você poderá encontrar a casa dos seus sonhos com mais agilidade, segurança e transparência. E o melhor de tudo: sem burocracias!
Dessa forma, você estará bem mais perto de ter um novo imóvel para chamar de seu com todas as características que você precisa enquanto aproveita a conveniência de estar perto de uma estação de metrô que te conecta ao restante da cidade.
Carregando comentários...