Explorar as melhores cidades de Pernambuco é se deparar com uma jornada repleta de encantos e diversidade, além de uma boa oportunidade para quem deseja viver mais perto da praia. Quer ver só? Das vibrantes ruas históricas de Recife à essência cultural de Olinda, passando pelas belezas naturais de Jaboatão e Petrolina, a experiência pernambucana é basicamente incomparável.
Além delas, há ainda a joia insular de Fernando de Noronha, com suas praias paradisíacas e ecossistema preservado, adicionando um toque singular à lista que preparamos, e que você confere a seguir sobre os melhores municípios do cenário pernambucano.
Navegue pelo conteúdo:
- Melhores cidades de Pernambuco: a capital
- Recife, a Veneza Brasileira
- Marco Zero no Recife Antigo
- Melhores cidades de Pernambuco: Região Metropolitana
- Olinda
- Alto da Sé em Olinda
- O que mais encontrar em Olinda
- Jaboatão dos Guararapes
- Parque Histórico Nacional dos Guararapes
- O que mais encontrar em Jaboatão dos Guararapes
- Melhores cidades de Pernambuco: Interior
- Petrolina
- Orla de Petrolina
- O que mais encontrar em Petrolina
- Melhores cidades de Pernambuco: Litoral
- Fernando de Noronha
- Baía do Sancho em Fernando de Noronha
- O que mais encontrar em Fernando de Noronha
- Escolha uma entre as melhores cidades de Pernambuco para morar
Melhores cidades de Pernambuco: a capital
Recife, a Veneza Brasileira
Considerada uma das melhores cidades do Nordeste para se viver, Recife é conhecida como Veneza Brasileira, apelido que se refere à sua rica rede de rios, pontes e canais que cortam a paisagem urbana, proporcionando uma atmosfera única e charmosa.
A cidade combina história e contemporaneidade, sendo um dos municípios mais antigos do Brasil, oferecendo qualidade de vida, com praias, gastronomia, cultura e um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,772, considerado alto.
Além do comércio e indústria bem desenvolvidos, Recife se destaca pelos bairros diversificados, sistema eficiente de transporte público e sua variedade de opções de lazer e de festejos únicos, com um Carnaval muito tradicional no país.
Marco Zero no Recife Antigo
O Centro Histórico da capital é marcado pela Praça do Marco Zero, oficialmente denominada Praça Barão do Rio Branco, o epicentro cultural do Recife Antigo e o início de todos os caminhos em Pernambuco.
Destacando-se pela estátua em bronze de 2,80m do Barão do Rio Branco, esculpida por Félix Charpentier, a praça ganhou o apelido “Marco Zero” em 1938 com a instalação do marco doado pelo Automóvel Clube de Pernambuco.
Por isso, a placa redonda posicionada em plena praça simboliza o ponto central de onde partem as medições para todas as estradas do estado.
Além disso, o entorno da praça abriga a Rosa dos Ventos de Cícero Dias, o Parque das Esculturas Francisco Brennand, a Caixa Cultural Recife, a Associação Comercial de Pernambuco, o Centro de Artesanato de Pernambuco e o Museu Cais do Sertão, contribuindo para a riqueza cultural e histórica da região.
O que mais encontrar em Recife
- Escolas em Recife
- Faculdades em Recife
- Feirinha de Boa Viagem em Recife
- Hospitais em Recife
- Mercado de São José em Recife
- Praias em Recife
- Parques em Recife
- Paço do Frevo
- Vida noturna em Recife
- Shoppings em Recife
- Museus em Recife
Melhores cidades de Pernambuco: Região Metropolitana
A Região Metropolitana de Recife é composta por 14 municípios, incluindo importantes centros urbanos como Olinda e Jaboatão dos Guararapes, destacando-se não apenas por sua riqueza cultural, mas também por sua infraestrutura.
Além da diversidade cultural, essa área abrange uma variedade de municípios que se beneficiam de uma rede interconectada de vias de transporte, facilitando a mobilidade e a integração regional.
Assim, a região também se posiciona como um hub de desenvolvimento econômico, com infraestrutura em amplo desenvolvimento para atender às necessidades de seus diversos municípios.
Olinda
Saindo da capital para a Região Metropolitana, Olinda se destaca como um verdadeiro tesouro histórico e cultural de Pernambuco, marcada popularmente pela difusão das raízes africanas dos afoxés e maracatus.
Com mais de 300 mil habitantes e um IDH alto de 0,735, suas ruas de paralelepípedo e casario colonial encantam moradores e visitantes, proporcionando uma viagem no tempo pela história do Brasil.
Reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, Olinda preserva seu charme histórico em cada esquina, com destaque para o Alto da Sé.
Além do legado cultural, a cidade investe em infraestrutura para promover o turismo e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, com iniciativas que visam a preservação do patrimônio histórico aliadas ao desenvolvimento urbano sustentável.
Alto da Sé em Olinda
Na Grande Recife, o Alto da Sé é uma área de interesse turístico, histórico e cultural do Centro de Olinda que abriga a rica herança da cidade em diversos equipamentos culturais e históricos.
Mesclando diferentes estilos arquitetônicos, a Catedral da Sé é reconhecida como a maior igreja quinhentista do Brasil e a segunda mais antiga de Pernambuco, que, desde sua fundação em 1537, passou por períodos de reconstrução.
O lugar é aberto diariamente ao público, proporcionando vistas panorâmicas da cidade e do mar a partir de seu terraço.
É também no Alto da Sé que estão situados o Horto d’El Rey, o segundo jardim botânico mais antigo do Brasil, o Observatório Astronômico, construído em 1890, e a Casa dos Bonecos Gigantes, tradição carnavalesca desde 1931.
Já na Praça do Alto, um ponto central com o Cruzeiro da Sé, você pode encontrar uma feira de artesanato e quiosques com opções de alimentação que enriquecem a experiência da região.
O que mais encontrar em Olinda
- Alto da Sé
- Basílica de São Bento
- Bodega do Véio
- Catedral da Sé
- Casa de Alceu Valença
- Centro Histórico (Cidade Alta)
- Convento de São Francisco
- Espaço Ciência Pernambuco
- Farol de Olinda
- Ilha de Itamaracá (saindo de Olinda)
- Mercado da Ribeira
- Mercado Eufrásio Barbosa
- Mirante da Caixa d’Água
- Museu do Mamulengo
- Museu Regional de Olinda
- Praia da Casa Caiada
- Praia de Bairro Novo
- Praia de Rio Doce
- Praia do Carmo
Jaboatão dos Guararapes
Jaboatão dos Guararapes fica localizado na Região Metropolitana de Recife, em uma área territorial vasta de mais de 258 mil km², abrigando uma população de mais de 643 mil habitantes.
Com um IDH considerado alto de 0,717, sua infraestrutura em constante expansão proporciona comodidades e serviços de qualidade, aliados a uma gama diversificada de opções de lazer, sendo um convite à história, cultura e praias encantadoras.
O clima agradável torna a cidade um dos melhores lugares para quem deseja viver desfrutando do sol e do mar durante a maior parte do ano, proporcionando uma atmosfera calorosa regada a uma deliciosa culinária local.
A cidade tem uma economia diversificada e estrategicamente posicionada além da Região Metropolitana de Recife, destacando-se como um dos maiores PIBs de Pernambuco, impulsionado principalmente pelo setor de comércio e serviços.
Centros comerciais, como o Shopping Guararapes, e uma ampla variedade de lojas, estabelecimentos e serviços atendem tanto aos moradores quanto aos visitantes.
Parque Histórico Nacional dos Guararapes
O Parque Nacional dos Guararapes em Jaboatão dos Guararapes é um recanto na cidade, oferecendo uma vista panorâmica deslumbrante no ponto mais alto do parque.
Ideal para quem gosta de praticar atividades ao ar livre, é um parque que funciona quase diariamente – das 8h às 17h, exceto sexta-feira – e proporciona trilhas, caminhadas e passeios de bicicleta em meio a paisagens deslumbrantes.
Além disso, a área abriga monumentos históricos que narram parte da rica história do município, tornando-o um local perfeito para combinar cultura e lazer.
O que mais encontrar em Jaboatão dos Guararapes
- Praia de Candeias
- Praia de Barra de Jangada
- Praia de Piedade
- Ilha do Amor
- Gastronomia em Jaboatão dos Guararapes
Melhores cidades de Pernambuco: Interior
Petrolina
No interior de Pernambuco, distante 712 km a oeste de Recife, Petrolina combina uma natureza exuberante a um dinamismo econômico em ampla expansão, que impulsiona a vida de mais de 380 mil habitantes, com um IDH de longevidade considerado alto, de 0.799.
Petrolina é reconhecida pela agricultura e suas vinícolas, sendo uma das maiores produtoras de frutas do país, especialmente uvas e mangas.
Situada às margens do Rio São Francisco, Petrolina oferece um cenário de tirar o fôlego, com um clima semiárido que favorece a agricultura irrigada e um turismo voltado para o ecoturismo, com passeios de barco pelo rio e trilhas pela Caatinga.
Para quem mora, a cidade proporciona qualidade de vida, com infraestrutura e serviços em ascensão, sendo sua economia diversificada e impulsionada como um polo comercial e industrial.
O turismo também se destaca tanto pelos atrativos naturais, como pela cultura, com festas populares e uma gastronomia que encanta moradores e visitantes.
Orla de Petrolina
A orla de Petrolina é um cartão-postal da cidade que proporciona momentos de lazer e contemplação às margens do Rio São Francisco.
Com extensos calçadões, áreas verdes e infraestrutura, a orla convida moradores e visitantes para caminhadas ao ar livre, passeios de bicicleta e encontros ao pôr do sol, que proporcionam um cenário cheio de cores.
No entorno, restaurantes e quiosques oferecem uma culinária variada, permitindo que os frequentadores apreciem a vista e aproveitem o momento para uma pausa relaxante.
A orla de Petrolina costuma ser palco de eventos, shows e atividades esportivas, além de ponto de encontro para moradores e visitantes em busca de momentos de lazer à beira do rio.
O que mais encontrar em Petrolina
- Rota do Vinho no Vale do São Francisco
- Parque Municipal Josepha Coelho
- Praça Dom Malan
- Ilha do Rodeadouro
- Parque Aquático Internacional Ilha do Sol
- Feira Livre da Areia Branca
- Catedral Sagrado Coração de Jesus
- Museu do Sertão
Melhores cidades de Pernambuco: Litoral
Fernando de Noronha
Um dos destinos mais desejados do Brasil, o arquipélago de Fernando de Noronha é o município com IDH mais alto de Pernambuco, com 0,788.
Com acesso regulado para moradores e visitantes e facilitado por voos regulares de outras regiões, o turismo impulsiona a economia de Fernando de Noronha, sendo uma das áreas mais procuradas do território pernambucano especialmente para a prática do mergulho.
Além do clima quente o ano todo, com chuvas no período entre fevereiro e julho, graças à Corrente Sul Equatorial, oriunda do continente africano, suas águas são calorosas e com uma visibilidade subaquática de até 50 metros.
Com 91% da área ocupada, a ilha principal é a região que concentra a maior parte dos serviços, oferecendo uma infraestrutura essencial, com restaurantes, farmácias, mercados e apenas duas agências bancárias, por exemplo.
Para se deslocar, o transporte público consiste em uma única linha de ônibus, além de táxis e buggies, com a ilha conectada pela BR-363, de 6,8 km de extensão, ligando Noronha de ponta a ponta, desde o Porto de Santo Antônio à Baía do Sueste.
Seu encantador Parque Nacional Marinho, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desde 1988, abrange a maior parte do arquipélago, cujas 21 ilhas vulcânicas totalizam uma área de 26 km².
Baía do Sancho em Fernando de Noronha
A Baía do Sancho, localizada em Fernando de Noronha, é uma jóia natural brasileira considerada uma das praias mais deslumbrantes do mundo.
Cercada por falésias imponentes e uma vegetação exuberante, a baía é acessível por uma escadaria escavada na rocha e que proporciona uma vista espetacular durante sua descida, com horários de acesso definidos pelo monitoramento local.
A praia se destaca pelas águas cristalinas e transparentes que abrigam uma biodiversidade marinha única, imperdível para os amantes do mergulho.
A Baía do Sancho é um Patrimônio Mundial da UNESCO, reconhecida por sua beleza e preservação, que, assim como a própria permanência no arquipélago, conta com uma taxa de entrada para visitantes.
O que mais encontrar em Fernando de Noronha
- Projeto Tamar
- Baía dos Porcos
- Praia Cacimba do Padre
- Praia do Leão
- Praia da Conceição
- Praia do Cachorro
- Praia do Porto de Santo Antônio
- Fortaleza Nossa Senhora dos Remédios
- Morro Dois Irmãos
- Mirante dos Golfinhos
- Trilha Costa Esmeralda
- Museu Tubarões
- Praça Flamboyant
- Restaurante Cacimba Bistrô
- Restaurante Varanda Noronha Frutos do Mar
- Mirador do Francês
- Bradesco
- Santander
Escolha uma entre as melhores cidades de Pernambuco para morar
Gostou de conhecer um pouco mais sobre algumas das melhores cidades de Pernambuco? Pois aqui no MeuLugar, o portal de conteúdo do QuintoAndar, trazemos diversas informações relevantes sobre Cidades e Bairros que são excelentes opções para quem deseja morar bem.
Com os mais de 70 filtros de pesquisa disponíveis na nossa plataforma, além de selecionar a cidade que você deseja morar, pode escolher tudo o que deseja para a sua casa ou apartamento.
Acesse agora o site ou app do QuintoAndar e encontre seu novo lar!
Carregando comentários...