Além de ser o estado mais populoso do Brasil, São Paulo também é um dos que mais contribuem para o desenvolvimento econômico do país. Principal produtor de suco de laranja, açúcar e etanol, a região desenvolve e concentra há 470 anos uma das maiores diversidades dos centros urbanizados brasileiros. E é justamente por isso que as cidades do interior de SP proporcionam excelentes índices de qualidade de vida.
Nesse sentido, com infraestrutura bem desenvolvida, ótimas opções de educação e saúde, além de uma boa oferta de lazer e cultura, esses municípios estão atraindo cada vez mais pessoas que buscam fugir do ritmo frenético da capital sem precisar abrir mão das comodidades dos grandes centros urbanos.
Neste guia, listamos as 15 melhores cidades do interior de SP para morar. Quer saber mais? Então, é só continuar a leitura.
Navegue pelo conteúdo:
- 15 melhores cidades do interior de SP
- 1. Jundiaí
- Encontre um imóvel para morar em Jundiaí
- 2. São José dos Campos
- More em São José dos Campos
- 3. Campinas
- Alugue ou compre um imóvel perto da UNICAMP em Campinas
- 4. Ribeirão Preto
- Procure um imóvel para morar em Ribeirão Preto
- 5. Sorocaba
- Encontre um lar em Sorocaba
- 6. São José do Rio Preto
- 7. Várzea Paulista
- Encontre um lar em Várzea Paulista
- 8. Ferraz de Vasconcelos
- 9. Indaiatuba
- 10. Embu das Artes
- 11. Ribeirão Pires
- 12. Taboão da Serra
- 13. Barueri
- 14. Taubaté
- 15. Paulínia
- Vale a pena alugar ou comprar no interior de SP?
- Qualidade de vida fora da capital
- Quais as melhores cidades do interior de São Paulo?
- Ranking por IDHM
- Quais as cidades mais modernas do interior de São Paulo?
- Ranking Connected Smart Cities – 2023
- Quais as cidades mais seguras do interior de SP?
- Quais as cidades turísticas do interior de São Paulo?
- Encontre seu novo lar no interior de SP no QuintoAndar
Leia também: Conheça as cidades da região metropolitana de São Paulo e suas características
15 melhores cidades do interior de SP
O interior do estado de São Paulo conta com municípios que se destacam tanto pela qualidade de vida quanto pelas oportunidades de lazer, desenvolvimento econômico e infraestrutura bem desenvolvida para morar bem.
Desse modo, essas são algumas das melhores cidades do interior de SP para morar:
- Jundiaí
- São José dos Campos
- Campinas
- Ribeirão Preto
- Sorocaba
- São José do Rio Preto
- Várzea Paulista
- Ferraz de Vasconcelos
- Indaiatuba
- Embu das Artes
- Ribeirão Pires
- Taboão da Serra
- Barueri
- Taubaté
- Paulínia
Veja a seguir as principais características de cada uma delas!
1. Jundiaí
Assim, com mais de 400 mil habitantes e dona do título de uma das regiões mais populosas do interior do estado, Jundiaí se destaca por ser uma das cidades próximas a São Paulo. Essa característica, inclusive, atrai moradores que procuram o melhor custo-benefício para morar bem, mas sem se distanciar muito da capital.
O município ocupa o 11° lugar entre as cidades com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil e é uma das cidades do interior do estado que mais cresceu – e tem crescido – nos últimos anos.
Para se ter ideia, Jundiaí descobriu sua vocação industrial na primeira metade do século passado e, hoje é conhecida por ter um forte setor industrial e agrícola.
Saiba mais: Morar em Jundiaí: qualidade de vida e infraestrutura no caminho entre São Paulo e Campinas
Encontre um imóvel para morar em Jundiaí
Que tal morar em uma cidade com um dos melhores índices de qualidade de vida do estado? Para encontrar o seu novo lar, clique aqui para acessar as ofertas de imóveis disponíveis para alugar em Jundiaí ou, se preferir, veja algumas opções selecionadas abaixo.
2. São José dos Campos
São José dos Campos fica a uma distância de cerca de 100 km de São Paulo, em um trajeto que dura cerca de 1h de carro pela Via Dutra. Além de preservar bastante as características interioranas, a cidade também fica a 85 km da praia, o que proporciona uma vantagem diferenciada aos moradores que querem se refrescar em dias de calor.
Para se ter ideia, São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela, Santos e Paraty, por exemplo, são algumas das cidades com praia que estão próximas de São José dos Campos.
A região é um dos polos tecnológicos e industriais mais importantes do país, especialmente no segmento aeronáutico. Por isso, é lá que estão as sedes de grandes empresas de inovação, como a Embraer e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), por exemplo.
Do mesmo modo, São José dos Campos possui uma excelente infraestrutura de saúde e educação, bem como ótimas opções de lazer disponíveis para impulsionar o bem-estar dos moradores.
Leia mais: Morar em São José dos Campos: mais perto da praia e a poucos quilômetros da Capital Paulista
More em São José dos Campos
Se interessou em morar em São José dos Campos? Então, clique aqui para acessar os imóveis disponíveis para alugar na cidade ou confira algumas opções selecionadas logo abaixo.
3. Campinas
Campinas é uma das melhores cidades do interior de SP para morar, e quem diz isso são os números: depois de ser elevada ao título de metrópole pelo IBGE, a cidade se tornou a única metrópole do Brasil que não é capital.
Aliás, a região também é considerada o 3° maior parque industrial do Brasil, concentrando mais de 50 mil empresas do Brasil e do exterior focadas em desenvolvimento logístico e tecnológico. Para se ter ideia, 50 das maiores 500 empresas de todo o mundo estão instaladas em Campinas ou na região metropolitana.
Assim, localizada a uma distância de 100 km da capital do estado, Campinas é, na verdade, o maior centro de desenvolvimento econômico e científico do interior do estado. Afinal, é lá que também está o campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que foi eleita uma das melhores do mundo no ranking da Times Higher Education 2022.
De modo geral, a cidade também se destaca pela mobilidade urbana, infraestrutura de transporte e, é claro, pela qualidade de vida que proporciona aos moradores, com uma boa oferta de serviços de saúde, educação e lazer.
Leia mais: Conheça os melhores bairros de Campinas para morar
Alugue ou compre um imóvel perto da UNICAMP em Campinas
Já pensou em estar perto de uma das principais universidades do Brasil e do mundo? Então, clique aqui para explorar as principais ofertas de imóveis para alugar perto da UNICAMP ou veja abaixo as opções de imóveis à venda na região.
4. Ribeirão Preto
Dando continuidade à lista das cidades do interior de SP que se destacam quando o assunto é morar bem, chegou a hora de falar sobre Ribeirão Preto.
Localizada a uma distância de 315 km da capital – ou seja, estando mais distante de São Paulo em relação às outras opções -, Ribeirão Preto costuma atrair empresas e profissionais do setor agropecuário, bem como pessoas interessadas em um estilo de vida mais tranquilo.
Isso acontece porque o desenvolvimento dessa atividade está em constante expansão na região. Além disso, a cidade possui uma infraestrutura completa capaz de atender as demandas diárias dos moradores, como hospitais de referência, shoppings, comércios e acesso a serviços e lazer.
Inclusive, quem vive na cidade sabe que Ribeirão Preto não deixa a desejar quando o assunto são atividades culturais. Por lá, costumam acontecer diversos festivais musicais, especialmente aqueles voltados para a gastronomia e o polo cervejeiro.
Patrícia Conde é jornalista, professora e coordenadora de cursos da Escola Técnica Estadual José Martimiano da Silva (Etec) e mora há 8 anos na cidade. Para ela, os bares e restaurantes são os pontos fortes da região, uma vez que existem vários locais para se divertir com a família e os amigos.
Patrícia Conde
Jornalista, professora e coordenadora de cursos da Escola Técnica Estadual José Martimiano da Silva (Etec)
“Um espetáculo à parte é o Teatro Pedro II, que impressiona pela sua arquitetura, sendo um dos pontos turísticos. Ele é palco para peças de teatro, concertos e shows. Ao lado, está um dos pontos mais tradicionais, a Choperia do Pinguim, bar e restaurante famoso pelo seu chopp”.
Leia mais: Parques em Ribeirão Preto: Conheça as melhores opções de lazer ao ar livre da cidade
Procure um imóvel para morar em Ribeirão Preto
Gostou das características da cidade e está pensando em se mudar para Ribeirão Preto? Então clique aqui para acessar o mapa com todas as ofertas disponíveis para alugar na região.
5. Sorocaba
Com uma população de pouco mais de 700 mil habitantes, conforme dados divulgados pelo Censo do IBGE, Sorocaba se destaca como uma das cidades mais habitadas do interior de São Paulo.
Localizada a cerca de 97 km da capital do estado, no sudeste paulista, o município é sede da Região Metropolitana de Sorocaba e faz parte do Complexo Metropolitano Expandido, que é uma megalópole com mais de 30 milhões de habitantes.
O setor industrial é um dos fortes da cidade e, por isso, Sorocaba é um grande polo de desenvolvimento econômico do interior de SP. Além disso, a região também se destaca pela infraestrutura educacional e pelas opções de lazer disponíveis. Por lá, os moradores podem aproveitar mais de 20 parques para fazer atividades ao ar livre e se conectar com a natureza.
E o melhor: tudo isso sem precisar abrir mão de uma infraestrutura de uma grande cidade com centros comerciais, shoppings, comércios e serviços essenciais de qualidade. Aliás, Sorocaba ainda é referência em mobilidade por ciclovias, já que conta com pelo menos 115 km de faixa dedicada às bicicletas, além do sistema gratuito de empréstimo de bicicleta pela região.
Leia mais: Quais são os melhores bairros de Sorocaba?
Encontre um lar em Sorocaba
Então, que tal morar em Sorocaba e aproveitar o melhor do interior do estado de SP, sem abrir mão das comodidades de uma cidade bem desenvolvida? Se esse cenário faz sentido para você, clique aqui para acessar o mapa da região e conferir todos os imóveis disponíveis para alugar na cidade.
6. São José do Rio Preto
Segundo informações do Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), São José do Rio Preto foi a 3ª cidade dentre as 100 melhores para se viver no Brasil em 2021. Para chegar a esse resultado, foram avaliados indicadores como saúde, educação, segurança e saneamento básico, por exemplo.
Para se ter ideia, o município também tem o 2° melhor saneamento básico do Brasil em 2024, ficando atrás apenas de Maringá, no norte do estado do Paraná. As informações são do Instituto Trata Brasil, que analisou as informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNS).
Além de 100% da população ter acesso à água tratada, 93% dos moradores tem acesso a coleta de esgoto e 91,36% tem acesso a tratamento de esgoto na cidade. A capital do estado ocupa o 7° lugar desta lista.
Em resumo, São José do Rio Preto está a uma distância de 440 km da cidade de São Paulo e oferece tranquilidade e infraestrutura de educação, cultura, lazer, comércio e serviços essenciais para quem deseja morar bem. Além
Leia mais: Como é morar em São José do Rio Preto: uma das melhores cidades para viver no Interior Paulista
7. Várzea Paulista
Com pouco mais de 115 mil habitantes, conforme dados do IBGE, Várzea Paulista é a 2ª cidade mais segura do estado de São Paulo e a 3ª mais segura de todo o Brasil, conforme informações do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©.
Atualmente conhecida como a “Cidade das Orquídeas” – já que tem 4 grandes orquidários e o maior laboratório de mudas de toda a América Latina -, o município fica bem pertinho da capital do estado, a uma distância de aproximadamente 50 km de São Paulo e a menos de 10 km de Jundiaí.
Embora seja o menor município da Região Administrativa de Jundiaí, Várzea Paulista tem uma trajetória de crescimento econômico a partir da rápida expansão da olaria de tijolos e fábricas. Desse modo, é justamente essa atividade que ajuda a suprir o mercado consumidor de Campinas e São Paulo.
Por isso, além do alto índice de segurança pública, essa é uma das melhores cidades do interior de SP para morar, uma vez que proporciona tranquilidade e infraestrutura aos moradores ao mesmo tempo em que tem fácil acesso à capital paulista.
Leia mais: Onde fica Várzea Paulista? Conheça a cidade que é polo industrial e produtora de orquídeas em SP
Encontre um lar em Várzea Paulista
Ficou com vontade de morar na Cidade das Orquídeas e aproveitar um dos melhores custos-benefícios para viver bem pertinho de São Paulo? Então, veja abaixo alguns imóveis para alugar na cidade ou clique aqui para acessar todas as ofertas.
8. Ferraz de Vasconcelos
Localizada na Região Metropolitana de São Paulo, a uma distância de cerca de 30 km da capital, Ferraz de Vasconcelos se destaca pelo desenvolvimento em termos de infraestrutura urbana, comércios e serviços essenciais nos últimos anos.
Com pouco mais de 179 mil moradores, conforme dados do último Censo do IBGE, a cidade também proporciona boas opções de lazer aos habitantes, como parques, atividades culturais, bares e restaurantes.
Curiosamente, essa foi a primeira cidade brasileira a produzir a uva Itália e, justamente por isso, Ferraz de Vasconcelos foi conhecida por muito tempo como a “terra da uva fina”. Atualmente, a economia da região atua mais nos setores de serviços, comércios e indústria local.
Então, que tal morar em uma cidade que está bem pertinho da cidade de São Paulo e aproveitar todas essas vantagens para ter mais tranquilidade no dia a dia? Clique aqui para acessar os imóveis para alugar na região ou veja algumas opções abaixo.
Leia mais: Onde fica Ferraz de Vasconcelos: conheça a cidade da Região Metropolitana de São Paulo
9. Indaiatuba
Com uma população residente de 255 mil moradores, Indaiatuba está localizada a uma distância de cerca de 100 km da capital paulista. De modo geral, a região se destaca pela qualidade de vida e é considerada uma das melhores cidades para morar em SP.
Isso acontece porque Indaiatuba é o 4° município mais seguro não apenas do estado, mas também do Brasil, conforme apontam dados do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©.
Então, que tal encontrar um novo lar na cidade e aproveitar a qualidade de vida de um ambiente tranquilo e em amplo crescimento bem no interior de São Paulo? Clique aqui para acessar os imóveis disponíveis para alugar ou confira algumas opções abaixo.
Leia mais: Procurando um novo lar? Descubra as vantagens e desvantagens de morar em Indaiatuba, em São Paulo
10. Embu das Artes
Diretamente da Região Metropolitana de São Paulo, Embu das Artes fica a uma distância de cerca de 30 km da capital paulista e tem pouco mais de 250 mil moradores, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Embora o acesso facilitado tanto a São Paulo quanto a municípios vizinhos seja um dos grandes destaques de Embu das Artes, o município tem outros atrativos para quem procura uma região tranquila para viver bem.
Afinal, por ser conhecida como uma estância turística do estado, a região oferece uma série de opções culturais e de lazer não apenas para os visitantes, mas também para os moradores da cidade.
Com um comércio rico e movimentado, os parques, feiras, bares, restaurantes e o próprio centro histórico estão entre os principais locais disponíveis para curtir um momento de paz entre as responsabilidades que a rotina exige.
Aliás, as opções de moradia também não deixam a desejar. Assim, se você quer conhecer as ofertas disponíveis em Embu das Artes, é só clicar aqui para acessar o mapa completo.
11. Ribeirão Pires
Em seguida, o município de Ribeirão Pires fica a cerca de 40 km do centro de São Paulo e tem pouco mais de 115 mil habitantes, conforme dados do IBGE. A fundação da cidade remonta ao período colonial e, por isso, o município tem uma infraestrutura pra lá de charmosa diretamente na Região Metropolitana de São Paulo.
Rodeada por áreas verdes, Ribeirão Pires proporciona um ótimo ambiente para quem quer tranquilidade e mais contato com a natureza no dia a dia. Isso sem deixar de lado uma boa infraestrutura urbana com escolas, hospitais, comércios, restaurantes, bares, serviços gerais e opções de lazer, é claro.
Dessa forma, entre as atrações preferidas dos visitantes e moradores, estão o Parque Oriental, a Torre de Miroku, a Pedra do Elefante, a Vila do Doce e o Complexo Ayrton Senna, por exemplo.
Leia mais: O que fazer em Ribeirão Pires: 9 atrações que estão entre as preferidas dos moradores
Gostou de todas as possibilidades que Ribeirão Pires oferece? Agora, o próximo passo é clicar aqui para acessar os imóveis disponíveis para alugar na cidade e encontrar a casa ou apartamento dos seus sonhos!
12. Taboão da Serra
Localizada na Região Metropolitana de São Paulo, a uma distância de cerca de 40 km da capital paulista, Taboão da Serra é um município que se destaca tanto pelo crescimento e urbanização nos últimos anos, quanto pela infraestrutura urbana e oferta de serviços disponíveis aos mais de 273 mil moradores da região.
Dessa forma, a cidade é uma excelente opção para quem quer morar perto de São Paulo, mas prioriza um custo de vida mais acessível. Tudo isso com fácil acesso a serviços, comércios e opções de lazer. Aliás, o comércio, a indústria e o empreendedorismo são alguns dos principais setores da economia que movimentam a cidade.
Se você quiser saber mais sobre o estilo de vida da cidade, o próximo passo é clicar aqui para visualizar os imóveis disponíveis para alugar em Taboão da Serra. Agora, se preferir, veja algumas opções para comprar logo abaixo.
Leia mais: Onde fica Taboão da Serra: conheça a cidade que se desenvolve integrada à Capital Paulista
13. Barueri
Localizada na Região Metropolitana de São Paulo, a uma distância de cerca de 30 km da capital do estado, Barueri é muito conhecida pelo bairro Alphaville, um dos centros empresariais e residenciais mais importantes – e famosos – do Brasil.
A localização fica ainda mais estratégica: além da proximidade com a capital, Barueri ainda faz divisa com Osasco, Itapevi, Carapicuíba e Jandira. Nesse sentido, os mais de 316 mil habitantes do município podem aproveitar todas as vantagens de estar bem pertinho de importantes centros comerciais e culturais do estado.
Entretanto, aqui vai um detalhe importante: se engana quem pensa que o bairro Alphaville é o único destaque de Barueri. Além de ter uma infraestrutura de qualidade, a cidade ainda conta com uma rede de transporte eficiente, comércios, serviços e opções de lazer.
Então, se você está em busca de um custo de vida vantajoso com amplas oportunidades pessoais, profissionais e educacionais, clique aqui para visualizar os imóveis disponíveis para alugar em Barueri.
Leia mais: Como é morar em Barueri? Conheça a infraestrutura e qualidade de vida na cidade
14. Taubaté
Localizada no Vale do Paraíba, a uma distância de 130 km de São Paulo, 115 km de Guarulhos e 20 km de São José dos Campos, Taubaté mistura cultura, desenvolvimento e história em uma única região. Por isso, quem quer morar bem e aproveitar opções de lazer no dia a dia pode gostar de escolher Taubaté para morar.
Afinal, a cidade fica próxima a importantes rodovias, o que facilita o acesso dos moradores a outras regiões economicamente importantes do estado. Junto a isso, o município também tem uma boa oferta de comércios, serviços e opções de moradias, o que proporciona ainda mais possibilidades para quem busca um lugar tranquilo e de clima ameno para chamar de lar.
Que tal encontrar a casa ou apartamento dos seus sonhos em Taubaté? Clique aqui para acessar os imóveis disponíveis para alugar ou veja algumas opções selecionadas abaixo.
Leia mais: Bairros de Taubaté: 5 opções para você escolher onde morar com qualidade de vida
15. Paulínia
Localizada a cerca de 122 km da capital do estado, Paulínia é a 9° cidade com a maior renda per capita do Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para se ter ideia, o PIB per capita da cidade em reais é de R$ 457.517,70. Nesse sentido, Paulínia fica atrás apenas de outros oito municípios nos estados de Minas Gerais, Pará, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Isso acontece porque é lá que está a REPLAN, a maior refinaria do Brasil. Ou seja, a indústria da transformação é a principal atividade econômica da região.
Por ser uma das regiões mais ricas do país, a cidade conta com excelentes opções de moradia para os pouco mais de 110 mil moradores. Por lá, eles contam uma boa infraestrutura com fácil acesso a comércios, serviços e opções de lazer.
Dessa forma, se você está em busca de um local com diversas possibilidades de crescimento, morar em Paulínia pode ser uma boa ideia. Isso é ainda mais vantajoso quando falamos em aproveitar uma infraestrutura de ponta nas proximidades da capital do estado.
Se esse cenário combina com o seu estilo de vida, clique aqui para visualizar o mapa completo com todas as ofertas disponíveis para alugar em Paulínia.
Vale a pena alugar ou comprar no interior de SP?
Se você procura um ambiente tranquilo para morar bem, então com certeza vale a pena alugar ou comprar no interior de SP. Afinal, diversos municípios do interior do estado oferecem vantagens como qualidade de vida, segurança e menor custo de vida em comparação à capital.
No entanto, a decisão de alugar ou comprar um imóvel depende de suas necessidades e objetivos. Por exemplo, enquanto alugar pode ser uma boa opção para quem busca flexibilidade e não quer se comprometer a longo prazo, comprar já é uma opção mais ideal para quem busca estabilidade e deseja viver em uma casa própria.
Qualidade de vida fora da capital
Os mais de 40 milhões de habitantes que vivem no estado se dividem em cerca de 650 municípios e, juntos, possuem uma rede de influência econômica capaz de gerar mais de R$ 2 trilhões anuais de PIB.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a capital São Paulo é uma “Grande Metrópole Nacional”, mas no coração do interior do estado, Campinas desponta como a única metrópole que não é capital.
A proposta do estudo Regiões de Influência das Cidades (Regic) é mostrar como o desenvolvimento nas áreas urbanas e rurais atuam combinadas no desenvolvimento das regiões. Por estas e outras razões o que chama a atenção em São Paulo é a qualidade de vida que outros lugares, além da capital, oferecem. E a partir do auxílio de dados coletados por pesquisas e informações legítimas, listamos aqui algumas das melhores cidades do interior de São Paulo.
Quais as melhores cidades do interior de São Paulo?
As pesquisas oficiais são uma boa fonte de pesquisa para saber quais são as melhores cidades do interior de São Paulo. O ranking elaborado pelo Atlas Brasil, por exemplo, elenca os municípios brasileiros de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).
De modo geral, esse indicador varia em uma pontuação de 0,000 a 1,000 – onde quanto mais perto de 1, melhor -, e que possibilita traçar alguns parâmetros conforme a análise de três dimensões:
- Longevidade (uma vida longa e saudável)
- Educação (acesso ao conhecimento)
- Renda (padrão de vida)
Agora, veja abaixo quais são as melhores cidades do interior de SP segundo o ranking:
Ranking por IDHM
Posição | Município | IDHM | Renda | Educação | Longevidade |
10° | Jundiaí | 0.822 | 0.834 | 0.768 | 0.866 |
24° | São José dos Campos | 0.807 | 0.804 | 0.764 | 0.855 |
28° | Campinas | 0.805 | 0.829 | 0.731 | 0.860 |
40° | Ribeirão Preto | 0.800 | 0.820 | 0.739 | 0.844 |
40° | Taubaté | 0.800 | 0.778 | 0.746 | 0.883 |
47° | Sorocaba | 0.798 | 0.792 | 0.762 | 0.843 |
50° | São José do Rio Preto | 0.797 | 0.801 | 0.748 | 0.846 |
56° | Paulínia | 0.795 | 0.800 | 0.727 | 0.864 |
76° | Indaiatuba | 0.788 | 0.791 | 0.738 | 0.837 |
87° | Barueri | 0.786 | 0.791 | 0.708 | 0.866 |
100° | Ribeirão Pires | 0.784 | 0.749 | 0.760 | 0.847 |
238° | Taboão da Serra | 0.769 | 0.742 | 0.710 | 0.863 |
383° | Várzea Paulista | 0.759 | 0.720 | 0.705 | 0.863 |
823° | Ferraz de Vasconcelos | 0.738 | 0.691 | 0.703 | 0.828 |
897° | Embu das Artes | 0.735 | 0.700 | 0.676 | 0.839 |
Quais as cidades mais modernas do interior de São Paulo?
Para listar as 100 cidades mais modernas e sustentáveis do Brasil, o Ranking Connected Smart Cities de 2023 utilizou 74 indicadores divididos em 11 eixos temáticos. São eles:
- Mobilidade
- Urbanismo
- Meio ambiente
- Saúde
- Educação
- Energia
- Governança
- Economia
- Empreendedorismo
- Tecnologia e informação
Ranking Connected Smart Cities – 2023
Considerando a avaliação para as cidades mais inteligentes e modernas do estado de São Paulo, veja como fica o ranking:
Posição | Município |
6° | Barueri |
13° | Campinas |
17° | Jundiaí |
24° | Sorocaba |
26° | Ribeirão Preto |
27° | São José dos Campos |
37° | Indaiatuba |
45° | Paulínia |
71° | São José do Rio Preto |
96° | Taubaté |
Quais as cidades mais seguras do interior de SP?
De acordo com o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um levantamento sobre segurança pública com base nos dados do Ministério da Saúde, do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e do Censo de 2022, do IBGE, essas são as cidades mais seguras do estado:
- Salto
- Várzea Paulista
- Botucatu
- Indaiatuba
- Araraquara
- Votorantim
- Poá
- Santa Bárbara d’Oeste
- Atibaia
- Bragança Paulista
Para essa análise, foram excluídos os municípios com menos de 100 habitantes.
Quais as cidades turísticas do interior de São Paulo?
Embu das Artes, Botucatu e Ribeirão Preto estão entre as cidades turísticas do interior de São Paulo. Além delas, outros lugares para conhecer no interior de SP são: Campos do Jordão, Holambra, Águas de São Pedro, Atibaia, Aparecida, Águas de Lindóia e Serra Negra.
Encontre seu novo lar no interior de SP no QuintoAndar
Agora que você sabe quais são as melhores cidades do interior de SP quando o assunto é segurança, modernidade e qualidade de vida, o que está esperando para encontrar o seu novo lar com quem entende do assunto?
Além de ser a maior plataforma de moradia da América latina, o QuintoAndar também oferece um processo totalmente on-line e livre de burocracias para quem quer morar bem em mais de 70 cidades brasileiras, inclusive no interior do estado de São Paulo.
Acesse o site ou app e aproveite os mais de 70 filtros de pesquisa para otimizar a busca. Por lá, você ainda pode fazer um tour virtual pelos imóveis que mais chamaram a sua atenção antes mesmo de agendar uma visita presencial.
Depois de escolher a casa ou apartamento que você irá chamar de lar, o próximo passo é deixar as burocracias com o time de especialistas do QuintoAndar e esperar para pegar as chaves do seu novo cantinho. Aproveite!
Carregando comentários...