Conheça o Mercadão de Madureira e horário de funcionamento

O Mercadão de Madureira tem mais de 110 anos de tradição e é um dos patrimônios culturais do Rio de Janeiro. Veja o horário de funcionamento, como chegar e o que encontrar por lá

Por Redação - 06/11/2023 às 23:58
Atualizado: 05/12/2024 às 14:25
Imagem de visitantes nos corredores do Mercadão de Madureira para ilustrar matéria sobre o Mercadão Madureira. Divulgação: RioTur

Com mais de 110 anos de história, o Mercadão de Madureira, no Rio de Janeiro, é considerado o maior mercado popular do Brasil. Localizado na Zona Norte da capital, o Mercadão tem mais de 580 lojas divididas entre 16 galerias e atrai cerca de 60 a 80 mil pessoas diariamente. 

Além de ser um dos maiores centros comerciais da região e um ponto de referência para quem busca produtos com bons preços, o local também tem ligação direta com o desenvolvimento da história e cultura do subúrbio do Rio de Janeiro. Por isso, o Mercadão de Madureira recebeu, em 2013, o título de Patrimônio Cultural do Povo Carioca.

Quer saber mais sobre esse lugar icônico? Então, continue a leitura deste guia para conhecer a história do Mercadão de Madureira, como chegar, horário de funcionamento, principais lojas e dicas para aproveitar a visita. Vamos lá?

Navegue pelo conteúdo:

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Leia também: Zona Norte do Rio de Janeiro: conheça os melhores bairros e opções de lazer

História do Mercadão de Madureira

Imagem da frente do Mercado de Madureira no ano de 1937 para ilustrar matéria sobre o Mercadão de Madureira fecha que horas?
A história do Mercadão de Madureira começa em 1914, com o início de uma feira livre voltada para a venda e produtos agrícolas

O Mercadão de Madureira começou como uma feira livre no ano de 1914, no local onde hoje está a quadra da escola de samba Império Serrano. Neste início, o comércio era voltado para a venda de produtos agrícolas. Entretanto, o local foi crescendo e se transformando em um importante centro de distribuição de alimentos na Zona Norte do Rio de Janeiro

Em 1959, o então presidente da república, Juscelino Kubitschek, transferiu a feira para um novo endereço e inaugurou oficialmente o Grande Mercado de Madureira no local onde ele permanece até hoje. Assim, essa nova estrutura consolidou o Mercadão como o principal polo comercial da região, além de um ponto de referência para comerciantes e consumidores. 

Com mais de 110 anos de histórias para contar, o Mercadão passou por diversas transformações e desafios. Entre eles, o incêndio que tomou conta do espaço em 2000 ameaçou a existência do espaço. 

Entretanto, após uma grande reforma, o Mercadão de Madureira reabriu as operações em 2001 com uma nova estrutura, mas sem perder a essência de um ambiente de tradição e cultura popular. 

Infraestrutura do Mercadão de Madureira

Durante a reforma para reparar os danos causados pelo incêndio em 2000, o Mercadão passou por uma reestruturação que modernizou o espaço. 

Com mais espaço nos corredores, sistema de ar condicionado e escadas rolantes, o Mercadão de Madureira comporta mais de 500 lojas em uma estrutura de 2 andares que até lembra um grande shopping center. Entretanto, a essência não engana: o local é um mercado popular com produtos de diversos segmentos a bons preços para a população. 

Quantos andares tem o Mercadão de Madureira?

O Mercadão de Madureira, no Rio de Janeiro, tem dois andares com mais de 580 lojas divididas entre 16 galerias. 

Patrimônio histórico e cultural

O Mercadão de Madureira recebeu em 2013 o título de Patrimônio Cultural do Povo Carioca, consolidando seus mais de 100 anos de tradição como o maior centro de distribuição de alimentos do subúrbio do Rio. 

Além disso, o local é reconhecido por ter uma forte conexão com as tradições afro-brasileiras, além de ser um ponto de referência cultural e comercial da região. Assim, o Mercadão recebe de 60 a 80 mil pessoas por dia. 

O que é comercializado no Mercadão de Madureira?

Imagem de visitantes andando pelos corredores do Mercadão de Madureira para ilustrar matéria sobre o Mercadão de Madureira, no Rio de janeiro
Os visitantes podem encontrar diversos produtos e serviços no local

Embora tenha começado como uma feira agrícola, o Mercado de Madureira tem 580 lojas com diversos produtos e serviços, como: 

  • Bebidas;
  • Beleza e estética;
  • Artigos religiosos;
  • Itens de decoração;
  • Eletrônicos;
  • Mercearia;
  • Embalagens e descartáveis;
  • Doces e biscoitos;
  • Bazar;
  • Vestuário;
  • Calçados;
  • Itens para festas;
  • Brinquedos;
  • Bijuterias;
  • Material escolar;
  • Temperos e outras especiarias.

Como chegar ao Mercadão de Madureira?

O Mercadão de Madureira está localizado na Avenida Ministro Edgard Romero, 239 – Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Para chegar até lá, você pode optar pelo transporte público.

Para esta opção, é possível chegar pela estação de trem “Mercadão de Madureira”, que está estrategicamente ligada ao ramal de Belford Roxo

Além disso, o Mercadão fica em uma área bem conectada que é cercada por algumas das principais ruas do entorno, como a Avenida Ministro Edgard Romero. Neste endereço, há uma parada do corredor de ônibus da BRT Transcarioca, que também facilita o acesso ao Mercadão por visitantes que vêm de outras partes da cidade. 

Veja abaixo a localização exata do Mercadão de Madureira, no Rio de Janeiro:

Saiba mais: Conheça as linhas de trem no Rio de Janeiro e os benefícios de morar próximo a uma das estações

Horário de funcionamento do Mercadão de Madureira?

O Mercadão de Madureira funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h. Para mais informações, entre em contato com a administração do local pelo telefone: (61) 99692-6274.

Pontos próximos

Como o próprio nome sugere, o Mercadão Madureira está localizado em Madureira, a poucas distâncias de pontos de interesse como:

  • Parque Madureira;
  • Madureira Shopping;
  • Quadra da Portela;
  • Centro Cultural Jerusalém;
  • Museu Aeroespacial;
  • Viaduto Negrão de Lima (Viaduto de Madureira);
  • Quadra da G.R.E.S. Império Serrano;
  • Estádio Aniceto Moscoso;
  • Shopping São Luiz Shopping dos Peixinhos;
  • McDonald’s;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Banco do Brasil;
  • Madureira Shopping Days;
  • Drogarias Pacheco.

Como é morar em Madureira?

Diretamente da Zona Norte do Rio de Janeiro, o bairro une cultura, tradição e um espírito empreendedor que facilita a vida de quem mora na região. Afinal, os moradores conseguem resolver praticamente tudo em Madureira, sem precisar se deslocar para bairros mais distantes. 

Dessa forma, se você está pensando em se mudar para Madureira, clique aqui para conferir os imóveis disponíveis para alugar nas redondezas. Se preferir, confira algumas opções selecionadas abaixo:

Dicas ao visitar o Mercadão de Madureira

Para aproveitar ao máximo sua visita ao Mercadão de Madureira, você pode dedicar algumas horas para explorar cada área do centro comercial e encontrar uma série de produtos.

Experimente visitar aos fins de semana, por exemplo, já que é quando o local fica mais animado e às vezes recebe apresentações de música ao vivo e dança, ou mesmo quando o espaço propõe alguma celebração na sua programação.

Vale saber também que, no mês de dezembro, por exemplo, o Mercadão de Madureira realiza anualmente a Festa de Iemanjá, com cânticos e lavagem das escadas, cortejo de barcos e saída para a Praia de Copacabana.

Evite horários de pico

O Mercadão de Madureira pode ficar bastante movimentado no início da manhã e no fim da tarde. 

Se você prefere fazer suas compras com mais tranquilidade, prefira ir no fim da manhã ou no fim da tarde. Assim, é possível evitar os corredores cheios e tornar a visita mais confortável e produtiva. 

Leve dinheiro em espécie

Embora o Mercadão de Madureira já esteja adaptado às formas de pagamento digitais, muitos comerciantes ainda preferem as transações em dinheiro. Isso é especialmente comum em pequenos estabelecimentos ou para compras de menor valor. 

Por isso, ter dinheiro em espécie pode facilitar as transações e até mesmo ser um diferencial para negociar preços mais baixos. 

Que tal encontrar um novo lar em Madureira?

Gostou de conhecer melhor sobre o Mercadão de Madureira? Então, agora que você sabe que o espaço oferece uma série de produtos e serviços para os moradores da Zona Norte, que tal começar a procurar um novo lar na região? 

Caso você esteja pensando em se mudar para o Rio de Janeiro ou, então, está procurando um novo endereço que proporcione comodidade, fique sabendo que morar perto do Mercadão de Madureira pode ser um grande facilitador para sua rotina. 

Com o QuintoAndar, você encontra diversas ofertas de imóveis para alugar no bairro. Além disso, você ainda pode otimizar a busca com os mais de 70 filtros de pesquisa para encontrar o lar que mais combina com você. 

Acesse o site ou aplicativo da plataforma de moradia para encontrar o imóvel dos seus sonhos próximo a um dos centros culturais mais importantes do Rio de Janeiro.

2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui
2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui Quero alugar

Conclusão

Além de ser um dos maiores centros comerciais do Brasil, o Mercadão de Madureira, no Rio de Janeiro, é um símbolo cultural e histórico da cidade. Por isso, o local atrai visitantes e moradores de todas as partes em busca de diversos tipos de produtos. Na hora de planejar sua visita, siga as dicas listadas acima para aproveitar o Mercadão ao máximo.

Este artigo foi útil?
  Média: 0


© 2025 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também