Conheça a história e curiosidades sobre o Minhocão em São Paulo

O Parque Minhocão é uma ótima opção de lazer para curtir os finais de semana de sol

Por Redação - 09/05/2023 às 14:34
Atualizado: 30/08/2024 às 14:44
Imagem do Minhocão em São Paulo aos finais de semana com pessoas caminhando.

O Elevado Presidente João Goulart, popularmente conhecido como Minhocão em São Paulo, é uma via expressa elevada da cidade que liga o Centro de São Paulo ao Largo Padre Péricles, em Perdizes, na Zona Oeste, e tem uma extensão total de 3.400 metros.

Apesar de ter sido durante anos uma via que causava mais ódio que amor, atualmente, o Minhocão ganhou o coração dos paulistanos e se tornou um espaço de lazer aos finais de semana para praticar exercícios físicos, se reunir com amigos, passear com os pets, além é claro de aproveitar a vista das obras de grafite nos prédios

Quer saber mais sobre a história do elevado mais emblemático de SP? Então, continue a leitura e aproveite nosso conteúdo. 

Navegue pelo conteúdo:

História do Minhocão

O Minhocão foi construído em 1970 para dar vazão ao crescente aumento do tráfego de veículos na capital paulista, reduzindo os congestionamentos nas ruas centrais de São Paulo. No entanto, apesar de ajudar um pouco no congestionamento, a região com o tempo 

Até 1976, o Elevado funcionava 24 horas para o tráfego de veículos, mas, desde então, passou a ser fechado diariamente, a fim de diminuir o barulho causado pelo tráfego e também o número de acidentes durante a noite. 

Em novembro de 1989, a prefeitura determinou a interdição da via, de segunda a sábado, das 21h30 até as 6h, e o fechamento total aos domingos. Já em julho de 2015, o Elevado passou a ser fechado também aos sábados, às 15h, e reaberto na segunda-feira. Agora, desde 2018, ele fica fechado para carros também durante todo o sábado.

Para quem vive em uma cidade recheada de arranha-céus, visitar o local durante os fins de semana é uma forma de ocupar espaços urbanos com lazer e aproveitar para praticar exercícios, caminhadas ou só se reunir com os amigos. 

Projeto “Parque Minhocão”

Em 2017, o urbanista Jaime Lerner fez a doação de um projeto para a prefeitura da cidade de  São Paulo com a proposta do Parque Minhocão. Já em 2018 uma lei sancionada por Fernando Haddad oficializa o Minhocão como um parque inicialmente aos finais de semana até a sua total desativação. 

No entanto, em julho de 2019, a Justiça suspendeu a lei que cria o Parque Minhocão argumentando que ela é inconstitucional e também afirmando que precisaria haver mais estudos para definir se a melhor opção seria, realmente, fazer o parque ou a sua demolição.

A suspensão durou até outubro do mesmo ano, quando o Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou a liminar e concedeu autorização para a construção do Parque Minhocão. Porém a novela não acabou por aí, em 2021, o TJ considerou procedente um pedido feito pelo MP considerando a criação do parque inconstitucional. 

A última atualização foi de maio de 2022, quando vereadores da cidade recorreram à decisão do Tribunal de Justiça e levaram a decisão ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Infraestrutura

Imagem de uma mulher bebendo água em uma cadeira no espaço de lazer do Minhocão.
Espaços de lazer com cadeiras e espreguiçadeiras no Minhocão em São Paulo. Foto: Divulgação Globo.

Em maio de 2021 o Minhocão ganhou novos acessos e mobiliário que o deixaram ainda mais com cara de parque aos finais de semana. Bancos, tablados e arquibancadas de madeira foram instalados na parte superior do elevado entre as alturas do Terminal Amaral Gurgel e a Praça Marechal Deodoro — esses dois locais também ganharam escadas provisórias, que funcionam como novos pontos de acesso. 

No entanto, em novembro de 2022 a Prefeitura de SP retirou os bancos do Minhocão por conta de uma reestruturação. O mobiliário só foi reativado novamente em fevereiro de 2023 e foram colocados bancos e espreguiçadeiras, tabuleiros de xadrez, tapetes de ioga e barras para patins e skates. 

Foram instalados banheiros químicos, lixeiras, sinalização, ambulância para atendimento médico e, além disso, a Guarda Municipal também está fazendo a segurança do local. O espaço também já foi palco de apresentações, eventos gastronômicos e estuda-se a opção da instalação de food trucks

Como chegar no Minhocão

Existem diversas formas para você acessar o Minhocão, veja algumas opções abaixo: 

  • Praça Roosevelt (Rua da Consolação) com fácil acesso pela Estação de Metrô Mackenzie / Higienópolis (linha amarela). 
  • Largo do Arouche com acesso através de escadas. 
  • Largo da Santa Cecília (Rua Ana Cintra) com fácil acesso pela Estação de Metrô Santa Cecília (linha vermelha). 
  • Praça Marechal Deodoro com acesso por escadas ou pela rampa em frente a Estação de Metrô Marechal Deodoro (linha vermelha). 
  • Barra Funda (Avenida Francisco Matarazzo) distante cerca de 1km da Estação de CPTM e Metrô Barra Funda (linha vermelha).

Leia também: Linhas de Metrô de SP: Guia Completo de como andar em SP 

Veja o mapa do local: 

Horário de funcionamento

Aberto para pessoas durante a semana das 20 às 22 horas e sábados, domingos e feriados das 7 às 22hrs.

Encontre seu novo lar no Minhocão

Já pensou em morar próximo de um dos futuros parques de São Paulo, o Minhocão? O QuintoAndar pode te ajudar a encontrar um verdadeiro lar, do jeitinho que você sempre sonhou. 

Em nosso site ou app, você aproveita mais de 70 filtros de busca para pesquisar o imóvel com todas as características que você deseja e julga ser essencial em sua casa. Clique aqui para ver algumas opções para alugar na região ou confira outras abaixo: 



© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também