Carinhosamente chamada de BH, a capital mineira é uma cidade com várias atrações culturais, históricas e naturais. Por isso, se você está planejando se mudar para a cidade, este guia completo vai te ajudar a saber o que fazer em Belo Horizonte.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo e confira 11 passeios imperdíveis que você não pode deixar de fazer na cidade. Vamos lá?!
Navegue pelo conteúdo:
- O que fazer em Belo Horizonte?
- 1. Conjunto Arquitetônico da Pampulha
- 2. Mercado Central
- 3. Parque Guanabara
- 4. Shopping Oiapoque
- Outros shoppings em Belo Horizonte
- 5. Praça da Liberdade
- 6. Feira dos Produtores
- 7. Parque Municipal Américo Renné Giannetti
- 8. Feira Hippie
- 9. Mercado Novo
- 10. Praça do Papa
- 11. Estádio Mineirão
- Como é morar em Belo Horizonte?
- O que fazer em Belo Horizonte em 4 dias?
- O que fazer em Belo Horizonte em 3 dias?
- O que fazer em Belo Horizonte em 2 dias?
- O que fazer em Belo Horizonte em 1 dia?
- O que não pode deixar de fazer em Belo Horizonte?
- Onde morar em Belo Horizonte?
Leia também: Cidade mais populosa de Minas Gerais: conheça Belo Horizonte e outras 4 cidades com mais moradores no estado
O que fazer em Belo Horizonte?
Verdade seja dita: em Belo Horizonte, o que não faltam são opções de passeios para os moradores e visitantes recém-chegados na capital mineira.
Desde conjuntos arquitetônicos, centros comerciais, parques e avenidas badaladas, a cidade é um prato cheio para quem gosta de complementar a rotina com atividades de lazer. E é justamente por isso que listamos os principais deles para você!
1. Conjunto Arquitetônico da Pampulha
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a convite do então prefeito Juscelino Kubitschek, e com toques paisagísticos de Roberto Burle Marx, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha é o principal cartão postal de Belo Horizonte.
Mais do que um ponto turístico que atrai visitantes do país e do mundo, a Lagoa da Pampulha – que compõe o conjunto arquitetônico – é um dos maiores atrativos para moradores que buscam o que fazer em Belo Horizonte ao ar livre.
Afinal, além das belíssimas construções dos arredores – como a icônica Igreja São Francisco de Assis, a Casa do Baile, o Iate Clube e a Casa Kubitschek – os cerca de 18 Km de extensão da orla da Lagoa da Pampulha são muito usados para a prática de atividades físicas.
2. Mercado Central
De modo geral, o Mercado Central foi inaugurado no ano de 1929 para reunir todos os feirantes da cidade em um único ponto de abastecimento à população. O espaço, então chamado de Mercado Municipal, funcionou da mesma forma até 1964, quando a Prefeitura decidiu vender o terreno de 14 mil metros quadrados próximo à Praça Raul Soares.
Os comerciantes se organizaram em uma cooperativa e, para evitarem o fechamento, compraram o terreno com o compromisso de construir um galpão coberto na área total do loteamento em um prazo de cinco anos. A obra foi concluída bem perto do final do prazo.
Hoje, o quase centenário Mercado Central conta com mais de 400 lojas e atrai diariamente milhares de visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo – mas especialmente dos moradores de Belo Horizonte.
E além de ser um local de compras, é também um ponto de encontro onde muitos belo-horizontinos fazem um dos programas mais típicos da cidade: tomar uma cerveja de pé acompanhada de um fígado acebolado com jiló.
Endereço: Av. Augusto de Lima, 744 – Centro
Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h às 18h. Domingo e feriados, das 8h às 13h.
Telefones: (31) 3274-9434 / 3274-9497
Entrada: Gratuita
Veja abaixo o mapa com a localização do Mercado Central de Belo Horizonte:
3. Parque Guanabara
Vamos falar de nostalgia? O Parque Guanabara povoa algumas das melhores lembranças da infância dos moradores de BH, uma vez que foi o primeiro parque de diversões da vida de boa parte da população da cidade.
Criado em 1951, o atrativo não é mineiro de nascença, mas acabou se tornando por adoção. O empreendimento deu início a suas atividades de forma itinerante por cidades do Espírito Santo, mas também passava por outras do Rio de Janeiro e de Minas, entre elas, a capital Belo Horizonte.
Até que em 1970, às margens da Lagoa da Pampulha, o parque acabou fixando morada e vem sendo um porto seguro para famílias com crianças que buscam o que fazer em Belo Horizonte.
Endereço: Rua Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 15 – São Luiz
Funcionamento: Quinta e sexta, das 14h às 22h. Sábado, das 11h às 22h. Domingo e feriados, das 11h às 21h.
Telefone: (31) 3439-7300
Entrada: Consultar bilheteria
Veja abaixo o mapa com a localização do Parque Guanabara:
4. Shopping Oiapoque
Com o objetivo de organizar a economia informal e, sob um único espaço, o comércio de vendedores ambulantes pelo Centro, o Shopping Oiapoque abriu suas portas em 2003, por iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte – à época em parceria com a iniciativa privada.
O local é muito buscado por quem está atrás de produtos com preços acessíveis e conta com mais de 900 estandes de vários segmentos, como eletrônicos, roupas, acessórios e calçados, brinquedos, entre outros.
Endereço: Rua Oiapoque, 156- Centro
Funcionamento: Segunda a sábado, das 9h às 19h
Telefone: (31) 4042 1937 / 3478 0125
Entrada: Gratuita
Abaixo você vê o mapa com a localização do Shopping Oiapoque:
Morar no Centro de BH combina com o seu estilo de vida? Então, o primeiro passo para transformar esse sonho em realidade é conferir alguns imóveis disponíveis para alugar no bairro. Veja a seguir!
Outros shoppings em Belo Horizonte
A capital mineira ainda conta com outros shopping centers de grande e médio porte espalhado por diversos bairros, como:
- Boulevard Shopping BH (Santa Efigênia)
- Shopping Cidade (Centro)
- BH Shopping (Belvedere)
- Minas Shopping (União)
- Anchieta Garden Shopping (Anchieta)
- Pátio Savassi (Savassi)
- DiamondMall (Lourdes)
- Shopping Estação BH (Vila Clóris)
- Shopping Del Rey (Pampulha)
- Ponteio Lar Shopping (Santa Lúcia)
5. Praça da Liberdade
Projetada no final do século XIX para ser a nova capital do estado de Minas Gerais, em substituição a Ouro Preto, a Praça da Liberdade é um dos espaços culturais mais importantes de Belo Horizonte desde a fundação da cidade.
Afinal, o local foi escolhido para ser o centro administrativo da então nova capital mineira. Justamente por isso, algumas das opções culturais mais famosas da cidade estão nos arredores da Praça da Liberdade, como:
- Arquivo Público Mineiro
- Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
- Casa do Automóvel
- Casa Fiat de Cultura
- Centro Cultural Banco do Brasil
- Centro Cultural Oi Futuro
- Centro de Arte Popular Cemig
- Centro de Ensaios Abertos – Cena
- Centro de Formação Artística – Cefar Liberdade
- Conservatório UFMG
- Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)
- Espaço do Conhecimento UFMG
- Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa
- Memorial Minas Gerais Vale
- MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
- Museu Mineiro
Além disso, a Praça da Liberdade ainda conta com duas joias arquitetônicas de diferentes estilos e épocas de Belo Horizonte: o Palácio da Liberdade (1898), antiga sede do governo de Minas Gerais, e o Edifício Niemeyer (1955).
Leia também: Conheça as áreas verdes, museus e centros culturais na Praça da Liberdade, em BH
6. Feira dos Produtores
Fundada na década de 1950, a Feira dos Produtores funcionou por 31 anos na região da Lagoinha até ser transferida para o espaço que ocupa até hoje na Avenida Cristiano Machado, no bairro Cidade Nova.
Com mais de 100 estabelecimentos, entre bares, restaurantes, açougues, salões de beleza, lojas de roupas e acessórios, empórios, peixarias, floriculturas, entre outros, o espaço recebe mais de 70 mil visitantes por mês.
Endereço: Avenida Cristiano Machado, 1950 – Cidade Nova
Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 19h. Sábado, das 8h às 18h. Domingo, das 8h às 13h.
Telefone: (31) 3482-1444
Entrada: Gratuita
Veja abaixo o mapa com a localização da Feira dos Produtores em Belo Horizonte:
7. Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Com área de 182 mil m², o Parque Municipal Américo Renné Giannetti foi projetado pela comissão construtora encarregada de planejar a nova capital de Minas Gerais e foi inaugurado em 26 de setembro de 1897, antes mesmo da própria cidade de Belo Horizonte – menos de três meses antes, na verdade.
Assim, o parque foi projetado pelo arquiteto paisagista Paul Villon, está localizado no coração da cidade e é um dos principais locais de lazer para quem busca o que fazer em Belo Horizonte.
Endereço: Av. Afonso Pena, 1377 – Centro
Funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 17h
Telefone: (31) 3277-4161
Entrada: Gratuita (com agendamento prévio por este link)
Veja abaixo o mapa com a localização do Parque Municipal Américo Renné Giannetti:
Saiba mais: Melhores escolas em Belo Horizonte: 20 instituições de ensino que se destacam na cidade
8. Feira Hippie
Nascida em 1969 na Praça da Liberdade, a Feira Hippie de BH, como ficou carinhosamente conhecida pelos belo-horizontinos, foi idealizada por um grupo de artistas mineiros. No local, artistas plásticos e artesãos passaram a se reunir para expor e vender seus trabalhos.
Em 1973, a feira foi reconhecida e oficializada pela Prefeitura de Belo Horizonte. E, em 1991, foi unida a outras feiras que aconteciam na cidade e transferidas para a Avenida Afonso Pena, uma das principais da cidade, localizada no Centro, quando ganhou o nome de Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades da Avenida Afonso Pena.
Apesar de ter se tornado a maior feira de artesanato a céu aberto da América Latina, ela segue sendo a Feira Hippie para os moradores de Belo Horizonte, que chegam de todas as partes da cidade para fazer compras e degustar diversos tipos de comidas nos domingos de manhã.
Endereço: Avenida Afonso Pena, S/N – Centro
Funcionamento: Domingo, das 7h às 14h
A seguir você encontra o mapa com a localização da Feira Hippie:
9. Mercado Novo
Em primeiro lugar, fique sabendo que de novo esse mercado não tem nada. Ou melhor, até tem, pois passou por um amplo processo de revitalização em 2018 e se tornou um dos grandes points de BH. Mas a denominação de “Novo” é, na verdade, “velha”.
E isso tem a ver com o fato de ser também um mercado municipal, inaugurado na década de 1960, a poucos quarteirões do Mercado Central.
Após a revitalização, o Mercado Novo se tornou um dos polos gastronômicos mais movimentados da cidade, com o diferencial de proporcionar um ar mais sofisticado e receber um público mais jovem.
Endereço: Av. Olegário Maciel, 742 – Centro
Funcionamento: Restaurantes abertos para almoço: Segunda a domingo, das 11h às 15h. Vendas de bebidas: Quarta a sexta, das 11h às 22h. Sábado, das 11h às 22h. Domingo, das 11h às 18h.
Telefone: (31) 3271-9078
Entrada: Gratuita
Veja a seguir o mapa com a localização do Mercado Novo em Belo Horizonte:
10. Praça do Papa
Palco da realização de uma missa campal celebrada pelo então Papa João Paulo II, a Praça Israel Pinheiro, no alto das Mangabeiras, passou a ser chamada de Praça do Papa após o grande evento. No local, inclusive, foi erguido um monumento para homenagear o sumo pontífice.
Cercada pela Serra do Curral, a praça tem uma das mais lindas vistas panorâmicas de Belo Horizonte e é um local muito procurado por famílias com crianças e por moradores em geral que querem aproveitar um bom dia ao ar livre para fazer piqueniques, por exemplo.
Endereço: Av. Agulhas Negras, s/n – Mangabeiras
Explore o conteúdo: Clubes em Belo Horizonte: 7 opções de lazer, esportes e diversão na Capital Mineira
11. Estádio Mineirão
O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, foi inaugurado em 1965, é o principal estádio da capital de Minas Gerais e o quinto maior de todo o Brasil.
Além de ser a casa do Cruzeiro Esporte Clube, o local é um atrativo indispensável para quem gosta de acompanhar as principais partidas dos principais campeonatos do país. Afinal, o espaço recebeu jogos importantes, como os da Copa do Mundo de 2014 e cinco finais da Copa Libertadores.
Confira a localização do Mineirão no mapa abaixo:
Como é morar em Belo Horizonte?
Agora que você conferiu os principais atrativos da cidade, ficou mais fácil entender como é o estilo de vida da capital, não é mesmo? Então, que tal visualizar os imóveis disponíveis para comprar em BH? Clique aqui para conhecer as opções ou veja algumas ofertas abaixo.
O que fazer em Belo Horizonte em 4 dias?
Pretende visitar a cidade e conhecer um pouco mais do estilo de vida dos moradores antes de se mudar para a capital mineira? Então, aqui vai um roteiro para explorar BH em 4 dias. Confira:
Dia 1
- Manhã: visite o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e explore as opções do local, como a Igreja São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha e a Casa do Baile;
- Tarde: caminhe pela orla da Lagoa Pampulha e aproveite a vista para desacelerar e recarregar as energias;
- Noite: jante em um dos restaurantes típicos da região.
Dia 2:
- Manhã: conheça o Mercado Central, onde você pode comprar produtos típicos e provar iguarias mineiras:
- Tarde: visite a Praça da Liberdade e alguns dos museus ao redor;
- Noite: passeie pelo bairro de Lourdes e experimente a culinária local.
Dia 3:
- Manhã: faça uma caminhada no Parque Municipal Américo Renné Giannetti;
- Tarde: visite a Feira Hippie na Avenida Afonso Pena e comprar artesanatos locais;
- Noite: aproveite a vida noturna na Savassi, com bares e restaurantes animados.
Dia 4:
- Manhã: explore a Feira dos Produtores e aproveite para almoçar por lá;
- Tarde: tire a tarde para fazer compras e passear pelo Shopping Oiapoque e outros shoppings da cidade;
- Noite: finalize a estadia com um jantar em um dos muitos restaurantes famosos da cidade.
O que fazer em Belo Horizonte em 3 dias?
Com três dias em BH, você pode:
Dia 1:
- Manhã: visite o Conjunto Arquitetônico da Pampulha;
- Tarde: explore a orla da Lagoa da Pampulha;
- Noite: jante em um restaurante típico mineiro.
Dia 2:
- Manhã: conheça o Mercado Central;
- Tarde: passeie pela Praça da Liberdade e visite os museus ao redor;
- Noite: aproveite a vida noturna na Savassi, região com bares e restaurantes para todos os estilos.
Dia 3:
- Manhã: caminhe no Parque Municipal Américo Renné Giannetti;
- Tarde: visite a Feira Hippie e compre artesanatos locais;
- Noite: jante em um dos restaurantes renomados da cidade.
O que fazer em Belo Horizonte em 2 dias?
Procurando um roteiro ainda mais reduzido? Então, com dois dias em Belo Horizonte, tente seguir o seguinte cronograma:
Dia 1:
- Manhã: visite o Conjunto Arquitetônico da Pampulha;
- Tarde: conheça o Mercado Central;
- Noite: jante em um restaurante típico mineiro.
Dia 2:
- Manhã: explore a Praça da Liberdade e os museus ao redor;
- Tarde: visite a Praça do Papa e aproveite a vida;
- Noite: finalize a estadia com a vida noturna da Savassi.
O que fazer em Belo Horizonte em 1 dia?
Agora, se você está indo para ficar apenas 1 dia, tente essa programação:
- Manhã: visite o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e explore os atrativos disponíveis no local;
- Tarde opção 1: conheça o Mercado Central e almoce por lá;
- Tarde opção 2: passeie pela Praça da Liberdade e visite um museu;
- Noite: jante em um dos restaurantes típicos na Savassi.
O que não pode deixar de fazer em Belo Horizonte?
Embora não faltem opções para aproveitar os dias e finais de semana em Belo Horizonte, existem alguns locais que você não pode deixar de conhecer. O Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Mercado Central e a Praça da Liberdade com certeza estão entre os atrativos que você precisa visitar.
Além dessas opções, tente incluir no roteiro de visitas o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, a Feira Hippie e a própria vida noturna na Savassi.
Se você for fã de carteirinha de futebol, lembre-se de incluir uma visita ao Mineirão. Conferir os jogos que acontecem no estádio pode facilitar a visita.
Onde morar em Belo Horizonte?
Depois de conhecer todas essas opções, fala a verdade: deu vontade de morar na cidade, ou não deu? Então, que tal procurar um imóvel para comprar ou alugar em Belo Horizonte pelo QuintoAndar e ainda ficar perto das suas atrações preferidas?
São várias opções de casas e apartamentos disponíveis na capital mineira. E você ainda pode usar os mais de 70 filtros de pesquisa para refinar a busca e encontrar um que tenha a sua cara, na localização que deseja e com as condições que cabem no seu bolso.
Acesse o site ou app e aproveite!
Carregando comentários...