O que fazer em Belo Horizonte: 11 atrações que você precisa conhecer

De mercados históricos a belos parques e lindas vistas, Belo Horizonte proporciona diversas atividades aos moradores. Descubra os principais e monte seu roteiro de passeios na cidade!

Por Redação - 08/04/2022 às 17:55
Atualizado: 30/08/2024 às 15:18
Imagem da vista aérea de BH mostra edifícios, avenidas e vegetação da cidade para ilustrar matéria sobre o que fazer em Belo Horizonte

Carinhosamente chamada de BH, a capital mineira é uma cidade com várias atrações culturais, históricas e naturais. Por isso, se você está planejando se mudar para a cidade, este guia completo vai te ajudar a saber o que fazer em Belo Horizonte

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo e confira 11 passeios imperdíveis que você não pode deixar de fazer na cidade. Vamos lá?!

Navegue pelo conteúdo:

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu

Leia também: Cidade mais populosa de Minas Gerais: conheça Belo Horizonte e outras 4 cidades com mais moradores no estado

O que fazer em Belo Horizonte?

Verdade seja dita: em Belo Horizonte, o que não faltam são opções de passeios para os moradores e visitantes recém-chegados na capital mineira. 

Desde conjuntos arquitetônicos, centros comerciais, parques e avenidas badaladas, a cidade é um prato cheio para quem gosta de complementar a rotina com atividades de lazer. E é justamente por isso que listamos os principais deles para você!

1. Conjunto Arquitetônico da Pampulha

Imagem da vista da Lagoa da Pampulha, localizada em Belo Horizonte, para ilustrar matéria sobre o que fazer em BH
Vista da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a convite do então prefeito Juscelino Kubitschek, e com toques paisagísticos de Roberto Burle Marx, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha é o principal cartão postal de Belo Horizonte. 

Mais do que um ponto turístico que atrai visitantes do país e do mundo, a Lagoa da Pampulha – que compõe o conjunto arquitetônico – é um dos maiores atrativos para moradores que buscam o que fazer em Belo Horizonte ao ar livre. 

Afinal, além das belíssimas construções dos arredores – como a icônica Igreja São Francisco de Assis, a Casa do Baile, o Iate Clube e a Casa Kubitschek –  os cerca de 18 Km de extensão da orla da Lagoa da Pampulha são muito usados para a prática de atividades físicas.

2. Mercado Central

Imagem da fachada do Mercado Municipal de Belo Horizonte mostra estrutura do prédio para ilustrar matéria sobre o que fazer na capital mineira
O Mercado Central foi fundado em 1929, época em que a cidade tinha cerca de 47 mil habitantes

De modo geral, o Mercado Central foi inaugurado no ano de 1929 para reunir todos os feirantes da cidade em um único ponto de abastecimento à população. O espaço, então chamado de Mercado Municipal, funcionou da mesma forma até 1964, quando a Prefeitura decidiu vender o terreno de 14 mil metros quadrados próximo à Praça Raul Soares.

Os comerciantes se organizaram em uma cooperativa e, para evitarem o fechamento, compraram o terreno com o compromisso de construir um galpão coberto na área total do loteamento em um prazo de cinco anos. A obra foi concluída bem perto do final do prazo. 

Hoje, o quase centenário Mercado Central conta com mais de 400 lojas e atrai diariamente milhares de visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo – mas especialmente dos moradores de Belo Horizonte. 

E além de ser um local de compras, é também um ponto de encontro onde muitos belo-horizontinos fazem um dos programas mais típicos da cidade: tomar uma cerveja de pé acompanhada de um fígado acebolado com jiló. 

Endereço: Av. Augusto de Lima, 744 – Centro
Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h às 18h. Domingo e feriados, das 8h às 13h.
Telefones: (31) 3274-9434 / 3274-9497
Entrada: Gratuita

Veja abaixo o mapa com a localização do Mercado Central de Belo Horizonte:

3. Parque Guanabara

Vamos falar de nostalgia? O Parque Guanabara povoa algumas das melhores lembranças da infância dos moradores de BH, uma vez que foi o primeiro parque de diversões da vida de boa parte da população da cidade. 

Criado em 1951, o atrativo não é mineiro de nascença, mas acabou se tornando por adoção. O empreendimento deu início a suas atividades de forma itinerante por cidades do Espírito Santo, mas também passava por outras do Rio de Janeiro e de Minas, entre elas, a capital Belo Horizonte. 

Até que em 1970, às margens da Lagoa da Pampulha, o parque acabou fixando morada e vem sendo um porto seguro para famílias com crianças que buscam o que fazer em Belo Horizonte. 

Endereço: Rua Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 15 – São Luiz
Funcionamento: Quinta e sexta, das 14h às 22h. Sábado, das  11h às 22h. Domingo e feriados, das 11h às 21h.
Telefone: (31) 3439-7300
Entrada: Consultar bilheteria

Veja abaixo o mapa com a localização do Parque Guanabara:

4. Shopping Oiapoque

Imagem da fachada externa do Shopping Oiapoque, um tradicional centro de compras de Belo Horizonte, para ilustrar matéria sobre roteiros de atividades em Belo Horizonte
O shopping também é conhecido pelos moradores como “Shopping Oi”

Com o objetivo de organizar a economia informal e, sob um único espaço, o comércio de vendedores ambulantes pelo Centro, o Shopping Oiapoque abriu suas portas em 2003, por iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte – à época em parceria com a iniciativa privada. 

O local é muito buscado por quem está atrás de produtos com preços acessíveis e conta com mais de 900 estandes de vários segmentos, como eletrônicos, roupas, acessórios e calçados, brinquedos, entre outros. 

Endereço: Rua Oiapoque, 156- Centro
Funcionamento: Segunda a sábado, das 9h às 19h
Telefone: (31) 4042 1937 / 3478 0125
Entrada: Gratuita

Abaixo você vê o mapa com a localização do Shopping Oiapoque:

Morar no Centro de BH combina com o seu estilo de vida? Então, o primeiro passo para transformar esse sonho em realidade é conferir alguns imóveis disponíveis para alugar no bairro. Veja a seguir! 

Outros shoppings em Belo Horizonte

A capital mineira ainda conta com outros shopping centers de grande e médio porte espalhado por diversos bairros, como: 

  • Boulevard Shopping BH (Santa Efigênia)
  • Shopping Cidade (Centro)
  • BH Shopping (Belvedere)
  • Minas Shopping (União)
  • Anchieta Garden Shopping (Anchieta)
  • Pátio Savassi (Savassi)
  • DiamondMall (Lourdes)
  • Shopping Estação BH (Vila Clóris)
  • Shopping Del Rey (Pampulha)
  • Ponteio Lar Shopping (Santa Lúcia)

5. Praça da Liberdade

Imagem da Praça da Liberdade mostra lago, vegetação e edifícios da região para ilustrar matéria sobre passeios em Belo Horizonte
A praça fica na fronteira entre a Savassi e o bairro Lourdes, duas regiões muito populares em Belo Horizonte

Projetada no final do século XIX para ser a nova capital do estado de Minas Gerais, em substituição a Ouro Preto, a Praça da Liberdade é um dos espaços culturais mais importantes de Belo Horizonte desde a fundação da cidade.

Afinal, o local foi escolhido para ser o centro administrativo da então nova capital mineira. Justamente por isso, algumas das opções culturais mais famosas da cidade estão nos arredores da Praça da Liberdade, como:

  • Arquivo Público Mineiro
  • Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
  • Casa do Automóvel
  • Casa Fiat de Cultura
  • Centro Cultural Banco do Brasil
  • Centro Cultural Oi Futuro
  • Centro de Arte Popular Cemig
  • Centro de Ensaios Abertos – Cena
  • Centro de Formação Artística – Cefar Liberdade
  • Conservatório UFMG
  • Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) 
  • Espaço do Conhecimento UFMG
  • Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa
  • Memorial Minas Gerais Vale
  • MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
  • Museu Mineiro

Além disso, a Praça da Liberdade ainda conta com duas joias arquitetônicas de diferentes estilos e épocas de Belo Horizonte: o Palácio da Liberdade (1898), antiga sede do governo de Minas Gerais, e o Edifício Niemeyer (1955).

Leia também: Conheça as áreas verdes, museus e centros culturais na Praça da Liberdade, em BH

6. Feira dos Produtores

Fundada na década de 1950, a Feira dos Produtores funcionou por 31 anos na região da Lagoinha até ser transferida para o espaço que ocupa até hoje na Avenida Cristiano Machado, no bairro Cidade Nova. 

Com mais de 100 estabelecimentos, entre bares, restaurantes, açougues, salões de beleza, lojas de roupas e acessórios, empórios, peixarias, floriculturas, entre outros, o espaço recebe mais de 70 mil visitantes por mês. 

Endereço: Avenida Cristiano Machado, 1950 – Cidade Nova
Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 19h. Sábado, das 8h às 18h. Domingo, das 8h às 13h.
Telefone: (31) 3482-1444
Entrada: Gratuita

Veja abaixo o mapa com a localização da Feira dos Produtores em Belo Horizonte:

7. Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Imagem da vista aérea do Parque Municipal Américo Renné Giannetti para ilustrar matéria sobre o que fazer em Belo Horizonte em 1 dia
Esse é o patrimônio ambiental mais antigo da capital mineira

Com área de 182 mil m², o Parque Municipal Américo Renné Giannetti foi projetado pela comissão construtora encarregada de planejar a nova capital de Minas Gerais e foi inaugurado em 26 de setembro de 1897, antes mesmo da própria cidade de Belo Horizonte – menos de três meses antes, na verdade.

Assim, o parque foi projetado pelo arquiteto paisagista Paul Villon, está localizado no coração da cidade e é um dos principais locais de lazer para quem busca o que fazer em Belo Horizonte. 

Endereço: Av. Afonso Pena, 1377 – Centro
Funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 17h
Telefone: (31) 3277-4161
Entrada: Gratuita (com agendamento prévio por este link)

Veja abaixo o mapa com a localização do Parque Municipal Américo Renné Giannetti:

Saiba mais: Melhores escolas em Belo Horizonte: 20 instituições de ensino que se destacam na cidade

8. Feira Hippie

Nascida em 1969 na Praça da Liberdade, a Feira Hippie de BH, como ficou carinhosamente conhecida pelos belo-horizontinos, foi idealizada por um grupo de artistas mineiros. No local, artistas plás­ti­cos e arte­sãos passaram a se reunir para expor e vender seus tra­ba­lhos. 

Em 1973, a feira foi reco­nhe­cida e ofi­ci­a­li­zada pela Prefeitura de Belo Horizonte. E, em 1991, foi unida a outras feiras que aconteciam na cidade e transferidas para a Avenida Afonso Pena, uma das principais da cidade, localizada no Centro, quando ganhou o nome de Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades da Avenida Afonso Pena.

Apesar de ter se tornado a maior feira de artesanato a céu aberto da América Latina, ela segue sendo a Feira Hippie para os moradores de Belo Horizonte, que chegam de todas as partes da cidade para fazer compras e degustar diversos tipos de comidas nos domingos de manhã.

Endereço: Avenida Afonso Pena, S/N – Centro
Funcionamento: Domingo, das 7h às 14h

A seguir você encontra o mapa com a localização da Feira Hippie:

9. Mercado Novo

Imagem da fachada e estrutura externa do Mercado Novo para ilustrar matéria sobre o que fazer em Belo Horizonte em 2 dias
Fachada revitalizada do Mercado Novo, que passou por obras em 2018

Em primeiro lugar, fique sabendo que de novo esse mercado não tem nada. Ou melhor, até tem, pois passou por um amplo processo de revitalização em 2018 e se tornou um dos grandes points de BH. Mas a denominação de “Novo” é, na verdade, “velha”. 

E isso tem a ver com o fato de ser também um mercado municipal, inaugurado na década de 1960, a poucos quarteirões do Mercado Central.

Após a revitalização, o Mercado Novo se tornou um dos polos gastronômicos mais movimentados da cidade, com o diferencial de proporcionar um ar mais sofisticado e receber um público mais jovem. 

Endereço: Av. Olegário Maciel, 742 – Centro
Funcionamento: Restaurantes abertos para almoço: Segunda a domingo, das 11h às 15h. Vendas de bebidas: Quarta a sexta, das 11h às 22h. Sábado, das 11h às 22h. Domingo, das 11h às 18h.

Telefone: (31) 3271-9078
Entrada: Gratuita

Veja a seguir o mapa com a localização do Mercado Novo em Belo Horizonte:

10. Praça do Papa

Imagem da vista aérea da Praça do Papa para ilustrar matéria sobre o que fazer em Belo Horizonte em 3 dias
O local ganhou esse novo após receber visita do então Papa João Paulo II

Palco da realização de uma missa campal celebrada pelo então Papa João Paulo II, a Praça Israel Pinheiro, no alto das Mangabeiras, passou a ser chamada de Praça do Papa após o grande evento. No local, inclusive, foi erguido um monumento para homenagear o sumo pontífice.

Cercada pela Serra do Curral, a praça tem uma das mais lindas vistas panorâmicas de Belo Horizonte e é um local muito procurado por famílias com crianças e por moradores em geral que querem aproveitar um bom dia ao ar livre para fazer piqueniques, por exemplo. 

Endereço: Av. Agulhas Negras, s/n – Mangabeiras

Explore o conteúdo: Clubes em Belo Horizonte: 7 opções de lazer, esportes e diversão na Capital Mineira

11. Estádio Mineirão

O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, foi inaugurado em 1965, é o principal estádio da capital de Minas Gerais e o quinto maior de todo o Brasil. 

Além de ser a casa do Cruzeiro Esporte Clube, o local é um atrativo indispensável para quem gosta de acompanhar as principais partidas dos principais campeonatos do país. Afinal, o espaço recebeu jogos importantes, como os da Copa do Mundo de 2014 e cinco finais da Copa Libertadores.

Confira a localização do Mineirão no mapa abaixo:

Como é morar em Belo Horizonte?

Agora que você conferiu os principais atrativos da cidade, ficou mais fácil entender como é o estilo de vida da capital, não é mesmo? Então, que tal visualizar os imóveis disponíveis para comprar em BH? Clique aqui para conhecer as opções ou veja algumas ofertas abaixo. 

O que fazer em Belo Horizonte em 4 dias?

Pretende visitar a cidade e conhecer um pouco mais do estilo de vida dos moradores antes de se mudar para a capital mineira? Então, aqui vai um roteiro para explorar BH em 4 dias. Confira:

Dia 1

  • Manhã: visite o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e explore as opções do local, como a Igreja São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha e a Casa do Baile;
  • Tarde: caminhe pela orla da Lagoa Pampulha e aproveite a vista para desacelerar e recarregar as energias;
  • Noite: jante em um dos restaurantes típicos da região.

Dia 2:

  • Manhã: conheça o Mercado Central, onde você pode comprar produtos típicos e provar iguarias mineiras:
  • Tarde: visite a Praça da Liberdade e alguns dos museus ao redor;
  • Noite: passeie pelo bairro de Lourdes e experimente a culinária local.

Dia 3:

  • Manhã: faça uma caminhada no Parque Municipal Américo Renné Giannetti;
  • Tarde: visite a Feira Hippie na Avenida Afonso Pena e comprar artesanatos locais;
  • Noite: aproveite a vida noturna na Savassi, com bares e restaurantes animados.

Dia 4:

  • Manhã: explore a Feira dos Produtores e aproveite para almoçar por lá;
  • Tarde: tire a tarde para fazer compras e passear pelo Shopping Oiapoque e outros shoppings da cidade;
  • Noite: finalize a estadia com um jantar em um dos muitos restaurantes famosos da cidade.

O que fazer em Belo Horizonte em 3 dias?

Com três dias em BH, você pode:

Dia 1:

  • Manhã: visite o Conjunto Arquitetônico da Pampulha;
  • Tarde: explore a orla da Lagoa da Pampulha;
  • Noite: jante em um restaurante típico mineiro.

Dia 2:

  • Manhã: conheça o Mercado Central;
  • Tarde: passeie pela Praça da Liberdade e visite os museus ao redor;
  • Noite: aproveite a vida noturna na Savassi, região com bares e restaurantes para todos os estilos.

Dia 3:

  • Manhã: caminhe no Parque Municipal Américo Renné Giannetti;
  • Tarde: visite a Feira Hippie e compre artesanatos locais;
  • Noite: jante em um dos restaurantes renomados da cidade.

O que fazer em Belo Horizonte em 2 dias?

Procurando um roteiro ainda mais reduzido? Então, com dois dias em Belo Horizonte, tente seguir o seguinte cronograma:

Dia 1:

  • Manhã: visite o Conjunto Arquitetônico da Pampulha;
  • Tarde: conheça o Mercado Central;
  • Noite: jante em um restaurante típico mineiro.

Dia 2:

  • Manhã: explore a Praça da Liberdade e os museus ao redor;
  • Tarde: visite a Praça do Papa e aproveite a vida;
  • Noite: finalize a estadia com a vida noturna da Savassi.

O que fazer em Belo Horizonte em 1 dia?

Agora, se você está indo para ficar apenas 1 dia, tente essa programação:

  • Manhã: visite o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e explore os atrativos disponíveis no local;
  • Tarde opção 1: conheça o Mercado Central e almoce por lá;
  • Tarde opção 2: passeie pela Praça da Liberdade e visite um museu;
  • Noite: jante em um dos restaurantes típicos na Savassi.

O que não pode deixar de fazer em Belo Horizonte?

Embora não faltem opções para aproveitar os dias e finais de semana em Belo Horizonte, existem alguns locais que você não pode deixar de conhecer. O Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Mercado Central e a Praça da Liberdade com certeza estão entre os atrativos que você precisa visitar. 

Além dessas opções, tente incluir no roteiro de visitas o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, a Feira Hippie e a própria vida noturna na Savassi. 

Se você for fã de carteirinha de futebol, lembre-se de incluir uma visita ao Mineirão. Conferir os jogos que acontecem no estádio pode facilitar a visita. 

Onde morar em Belo Horizonte?

Depois de conhecer todas essas opções, fala a verdade: deu vontade de morar na cidade, ou não deu? Então, que tal procurar um imóvel para comprar ou alugar em Belo Horizonte pelo QuintoAndar e ainda ficar perto das suas atrações preferidas?

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

São várias opções de casas e apartamentos disponíveis na capital mineira. E você ainda pode usar os mais de 70 filtros de pesquisa para refinar a busca e encontrar um que tenha a sua cara, na localização que deseja e com as condições que cabem no seu bolso. 

Acesse o site ou app e aproveite!



© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.


Leia também