O que fazer em Florianópolis: conheça os melhores passeios da capital!

Programação da Ilha da Magia é recheada para todas as idades e contempla diversos estilos de vida

Por Redação - 09/11/2023 às 23:17
Atualizado: 25/09/2024 às 11:47
Foto que ilustra matéria sobre o que fazer em Florianópolis mostra em detalhes um letreiro com a palavra “Floripa” escrita em letras coloridas à beira de uma das praias da cidade.

Que tal passear pela Ilha da Magia? Independentemente da programação que você desejar, para incluir na rotina ou servir de lazer no final de semana, quer ver como tem muito o que fazer em Florianópolis? Aqui vamos contar um pouco sobre alguns passeios imperdíveis da cidade, seja para conhecê-la em poucos dias ou até planejar uma mudança.

Leia também: Entenda como é o custo de vida em Florianópolis e veja se morar na cidade cabe no seu bolso

Navegue pelo conteúdo:

Natureza, lazer e cultura em Florianópolis

Não resta dúvidas de que a proximidade com a natureza influencia bastante na qualidade de vida, e que grande parte da magia da Capital Catarinense mistura água salgada e areia. 

Agora, não se espante se mesmo nos dias de chuva a infraestrutura da ilha de Florianópolis te lembrar de qualquer outra cidade urbanizada. Há muita cultura açoriana e caiçara, além de inúmeras opções de lazer e serviços ao longo da ilha.

Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil
Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil Anunciar imóvel

Praias em Florianópolis

É muito natural que as belas praias de Florianópolis chamem atenção para o turismo na região, que tem como fontes de economia seus atrativos e serviços. Mesmo porque, dos surfistas às famílias com crianças pequenas, esses recantos atraem diversos públicos e oferecem inúmeras opções de lazer.

Foto que ilustra matéria sobre o que fazer em Florianópolis mostra a região de Jurerê Internacional vista de cima,
Casas de Jurerê Internacional

As praias de Florianópolis se dividem basicamente em três áreas: Norte, Leste e Sul. Com acesso facilitado pela proximidade aos centros urbanos, algumas garantem mais infraestrutura e até mesmo muita badalação. Já outras, em locais mais tranquilos, proporcionam um bem estar único no privilégio de estar em zonas de preservação da natureza.

Conheça, então, algumas praias de Floripa:

Praias paradisíacas em Florianópolis

Praia Lagoinha do Leste: Essa é bastante frequentada por turistas e moradores do Campeche e da Lagoa da Conceição. Cercada entre os morros na Região Sul e com acesso apenas por trilha ou barco, é residência de uma comunidade caiçara tradicional. A praia tem pouco mais de 1,2 km de faixa de areia clara e fina, cercada por costões que, em algumas partes, formam trilhas e piscinas naturais. Um dos últimos redutos de Mata Atlântica ainda preservados em Florianópolis.

Foto que ilustra matéria sobre o que fazer em Florianópolis mostra a Praia de Campeche.
Praia de Campeche

Praia do Campeche: É a que fica mais próxima do Centro entre as praias da Região Sul. Apesar de bastante frequentada, possui uma ilha – a Ilha do Campeche – cujo único acesso é por barco contratado. O lugar é reduto de sítios arqueológicos que estão sob os cuidados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Praia da Enseada é seu único local para visitação de barco, com condições climáticas favoráveis, feita de forma guiada e com apoio de monitores do Iphan.

Gostaria de morar próximo à Praia de Campeche? Veja a seguir algumas opções para alugar no bairro:

Praia do Moçambique: Com mais de 10 km de extensão, está situada no Parque Florestal do Rio Vermelho, uma reserva de aproximadamente 400 mil m2. Para chegar até ela, é preciso seguir pela rodovia Manoel de Menezes, com acesso controlado pela Polícia Militar Ambiental. Além de atrair muitos surfistas pela boa condição das ondas, tem um fluxo de pescadores e de praticantes de Yoga, Tai chi chuan, meditação, etc.

Praias agitadas em Florianópolis

Praia de Jurerê – tradicional e internacional: Na Região Norte da ilha, essa praia mescla estilos de vida diferentes, atraindo inclusive celebridades de diversas regiões. Na parte tradicional, Jurerê conserva aspectos dos moradores mais antigos e da cultura local, sendo mais sossegada durante o dia. À noite, o clima de boemia é um charme à parte.

Foto que ilustra matéria sobre o que fazer em Florianópolis mostra a Praia de Jurerê
Praia de Jurerê International

Jurerê é um dos bairros mais requisitados e nobres de Florianópolis, tanto por suas deliciosas opções de lazer como também por sua infraestrutura de alto padrão. Abaixo você encontra alguns imóveis disponíveis para alugar em Jurerê:

Agora, se você gosta da ideia de passar o dia na praia, naqueles beach clubs icônicos, curtindo os drinks e ouvindo DJs de música eletrônica, Jurerê Internacional oferece uma programação imperdível. Você vai poder desfrutar de uma das melhores infraestruturas de Florianópolis.

Praia da Joaquina: Xodó dos surfistas, a “Joaca” oferece não só boas ondas como também uma infraestrutura bastante desenvolvida. Os moradores movimentam bem a praia durante o ano todo, mas ela ganha um charme a mais quando sedia etapas internacionais de surfe. 

Foto que ilustra matéria sobre o que fazer em Florianópolis mostra a Praia da Joaquina.
Praia da Joaquina

Praia dos Ingleses: No bairro dos Ingleses, ao Norte da Capital Catarinense, os 5 km de extensão de praia oferecem tudo de bom para qualquer idade. Os surfistas são atraídos pelas ondulações na parte norte da Praia dos Ingleses, enquanto as famílias preferem o clima mais tranquilo na parte sul. Ela tem uma trilha para a vizinha Praia do Santinho e, ao mesmo tempo, oferece diversos serviços, desde hotéis na praia a um pequeno shopping center (com três salas de cinema).

Se você pensa em residir próximo ao Norte da Capital, então conheça algumas opções de imóveis para alugar abaixo:

Outras praias para conhecer em Florianópolis

  • Praia da Armação
  • Praia da Galheta
  • Praia do Sambaqui
  • Praia de Canasvieiras
  • Praia Brava
  • Praia Mole
  • Praia do Forte
  • Praia do Rio das Pacas

Pôr do sol em Florianópolis

Sabe aquele pôr do sol inspirador? Pois bem, saiba que a posição estratégica da ilha proporciona visuais diferentes em diversas regiões de Floripa. Listamos alguns pontos de vista alternativos, mas é claro que com tantas praias, parques e outras áreas de observação, não vão faltar opções para aproveitar esses momentos de contemplação – que podem ser incorporados na rotina do dia a dia. 

Lagoa da Conceição: No bairro Itacorubi está um dos pontos de observação mais belos da cidade. Um dos lugares mais frequentados também, já que, daqui, você vai ter uma vista incrível da Lagoa da Conceição e das dunas da praia da Joaquina. Quem curte esportes radicais vai gostar de ver a rampa de parapente do Morro da Lagoa. Se preferir, pode fazer um passeio para ver o sol se pôr de barco ou de stand up paddle.

Foto que ilustra matéria sobre o que fazer em Florianópolis mostra a Lagoa da Conceição
Lagoa da Conceição

Já pensou morar próximo à Lagoa da Conceição? A seguir você encontra ótimas opções de imóveis na região!

Praia de Itaguaçu: Fora da ilha, na parte continental, essa praia próxima ao bairro de Coqueiros guarda uma paisagem incrível ao longo de seus 670m. Quando o sol se põe, seu cenário mistura sombras, águas cristalinas, morros e pedras enormes – algumas que até guardam lendas de bruxas, como as que formam o “Salão de Festas das Bruxas de Itaguaçu”. Se quiser ver tudo de algum ponto mais alto, pode aproveitar o mirante;

Foto que ilustra matéria sobre o que fazer em Florianópolis mostra a Avenida Beira Mar
Avenida Beira Mar em Florianópolis

Beira-Mar: Na Avenida Beira Mar Norte, próximo ao Centro da ilha, há um espaço verde que nutre um verdadeiro cartão postal da cidade. É do Parque da Luz, que costuma ser um lugar para turistar ou se exercitar, onde você pode ver o sol se pôr e aproveitar para curtir o charme do visual da Ponte Hercílio Luz à noite. Tem até um mirante com vista da Baía Sul, Baía Norte e Beira Mar continental;

Leia também: Conheça os bairros mais seguros de Florianópolis

Cultura e arte em Florianópolis

A agenda cultural de Florianópolis é recheada de música, arte e gastronomia. São muitos equipamentos e eventos culturais que abastecem os momentos de lazer de quem vive na ilha ou está só de passagem. Como em muitas cidades grandes, o palco desse cenário é muitas vezes também a região do próprio Centro Histórico.

Museu de Florianópolis

Foto que ilustra matéria sobre o que fazer em Florianópolis mostra o Museu de Florianópolis.
Fachada do Museu de Florianópolis

O Museu de Florianópolis foi idealizado para atuar como um grande portal de acesso ao município, onde é possível conhecer a cidade, de forma interativa, e compreendê-la em sua contemporaneidade

O local apresenta uma exposição de longa duração e uma exposição temporária que dinamiza a programação. A exposição de longa duração é composta por seis módulos expositivos que se propõem a representar Florianópolis em suas variadas dimensões.  

Seu espaço físico está dividido em dois prédios, o sobrado histórico da antiga Casa de Câmara e Cadeia, de 865m², cujo início das obras data de 1771 e entrega pública em 1780, e o edifício administrativo, erguido durante as obras de restauro do edifício histórico, no ano de 2015. Dividido em dois pisos, há três salas expositivas, uma sendo para exposições temporárias, que abre com uma mostra interativa sobre o Boi de Mamão.

Além deles, há ainda a recepção, a Sala do Educativo dedicada para o desenvolvimento de ações educativas, oficinas e palestras, e um ambiente voltado para reserva técnica, cujo acervo atual foi formado por doações, empréstimos de instituições parceiras e colecionadores de Florianópolis, e coleta advindas das escavações arqueológicas realizadas entre os anos de 2009 e 2018, e conta hoje com cerca de 11 mil peças.

O piso superior, acessível por escada ou elevador, é totalmente dedicado à exposição de longa duração, entitulado “Ventos e Marés: de Meiembipe a Florianópolis” que conta com detalhes sobre a história da cidade.

Vale a pena incluir o passeio ao museu na lista de o que fazer em Florianópolis.

Endereço: Praça XV de Novembro, 214 – Centro

Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 9h às 19h (última entrada às 18h30), finais de semana e feriados das 10h às 16h.

Entrada: R$10 a inteira e R$5 a meia.

Telefone: (48) 3251 4627

A seguir veja o mapa de localização do Museu de Florianópolis:

Casa da Alfândega e Galeria do Artesanato

Foto que ilustra matéria sobre o que fazer em Florianópolis mostra a Casa da Alfândega.
Casa da Alfândega

Outra instalação histórica da cidade é a conhecida Casa da Alfândega. O espaço foi recentemente revitalizado e abriga a Galeria de Artesanato, que é um dos principais pontos de fomento aos artesãos.

A casa abriga trabalhos de artesãos oriundos de várias regiões do estado, numa demonstração das várias etnias colonizadoras com suas habilidades genuínas. Uma das atrações da galeria é manter artesãos demonstrando suas mais variadas técnicas, quando o visitante pode conhecer de perto a elaboração e confecção das peças.

Inclusive, esses são dois de alguns dos pontos que estão inclusos no city tour da cidade, vale a pena conhecer.

Endereço: Largo da Alfândega,s/n – Centro

Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados das 9h à 13h

Telefone: (48) 3665-6097

Abaixo você encontra o mapa de localização da Casa da Alfândega em Florianópolis:

Se você prefere combinar uma série de exposições, festivais e circuitos culturais na sua programação, conheça alternativas:

  • Casa José Boiteux
  • Casa de Campo
  • Casa dos Açores
  • Centro Integrado de Cultura (CIC)
  • Festival de Teatro Isnard de Azevedo
  • Floripa Jazz Festival 
  • Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)
  • Museu Etnográfico Casa dos Açores
  • Museu da Imagem e do Som
  • Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa
  • Museu Victor Meirelles
  • Museu do Mar
  • Sala de Cinema Gilberto Gerlach (CIC)
  • Sesc Estreito
  • Sesc Prainha
  • Teatro Ademir Rosa
  • Teatro Álvaro de Carvalho
  • Teatro Governador Pedro Ivo

Gastronomia e vida noturna em Florianópolis

Amantes da boa gastronomia e da vida noturna podem se preparar: em Florianópolis tem muita qualidade e diversidade. É impressionante como a ilha combina ambientes para todos os gostos: familiar, tradicional, sofisticado e alternativo. A magia é poder estar ainda bem pertinho da natureza.

Se você quiser agito, pode ir às badaladas praias do Norte e experimentar os serviços do Cafe de La Musique, John Bull Floripa, Beer and Pork e outros bares e beach clubs pela região. 

Agora, se preferir algo mais sossegado, também existem diversos barzinhos e pubs, muitos deles até na beirinha do mar, na Lagoa da Conceição, Coqueiros, Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.

Ribeirão da Ilha: Ao sul da cidade, aqui não basta sentar para assistir ao pôr do sol. Vale aproveitar o momento para fazer uma caminhada por essa vila de pescadores e conhecer alguns costumes e tradições preservados. O roteiro cultural conta com arquitetura do período colonial, além de oferecer muitos serviços da deliciosa gastronomia açoriana. Não deixe de provar as ostras e bolinhos de bacalhau!

Foto que ilustra matéria sobre o que fazer em Florianópolis mostra a área de Ribeirão da Ilha.
Ribeirão da Ilha

Santo Antônio de Lisboa: A 15 km do Centro, pela Avenida Beira-Mar Norte e a SC-401, fica o vilarejo de Santo Antônio de Lisboa. É dessa região que o visual panorâmico possibilita ver até o Centro de Floripa. Aos finais de semana, acontece a Feira das Alfaias, com artesanato e produtos locais. Vale uma caminhada pela orla para estar diante de uma bela oferta gastronômica de frutos do mar.

Leia também: Entenda como é o custo de vida em Florianópolis e veja se morar na cidade cabe no seu bolso

Mais opções de gastronomia e vida noturna em Florianópolis

  • Jivago Social Club
  • Madalena Bar
  • Jazzinn
  • Art’s Gastronomia e Música
  • Black Dog Cervejaria
  • La Cave
  • Pier 54 Restaurante
  • Bar do Cris Jurerê
  • Vila Gastronômica Coqueiros
  • Bar do Arante
  • Positano Diamond Bar by D’Vie
  • Bokarra Club
  • Posh Club
  • Franz Cabaret

Shoppings em Florianópolis

Agora, se quiser ir às compras, saiba que em Florianópolis também tem opções de shoppings, inclusive com bons restaurantes e opções de entretenimento para assistir filmes e peças teatrais.

Floripa Shopping

Foto que ilustra matéria sobre o que fazer em Florianópolis mostra a parte externa do Floripa Shopping.
Floripa Shopping

Aberto ao público em 2006, o Floripa Shopping possui localização privilegiada, arquitetura moderna, e o melhor mix de lojas da região de Florianópolis.

O empreendimento é um dos maiores e mais completos shoppings de Florianópolis, com ótima localização e fácil acesso, o empreendimento garante um local com tudo que é necessário para satisfazer as necessidades dos seus clientes. Pensado e construído para ser uma homenagem às características da capital catarinense, é um centro de compras, gastronomia, lazer e entretenimento famoso na cidade.

Endereço: Rodovia Virgílio Várzea, nº 587- Saco Grande

Funcionamento: Segunda à sábado, das 19h às 22h e aos domingos das 11h às 21h

Telefone: (48) 3331-7008 

Abaixo você encontra o mapa de localização do Floripa Shopping:

Conheça outros shoppings que você pode conhecer em Florianópolis:

  • Shopping Beira Mar
  • Villa Romana Shopping
  • Trindade Shopping
  • Multi Open Shopping
  • Open Shopping Ingleses
  • Shopping Praia de Fora
  • Shopping Point

Leia também: Conheça tudo sobre o Mercado Público de Florianópolis, saiba como chegar e o que fazer por lá

Parques em Florianópolis

Para além das praias, estar em contato com a natureza em Florianópolis é também poder desfrutar de algumas áreas verdes da cidade.

Parque Municipal do Córrego Grande

Na região centro-oeste, por exemplo, está o Parque Municipal do Córrego Grande, que reserva não só uma unidade de conservação de cerca de 20 hectares, como uma infraestrutura completa para lazer.

Foto que ilustra matéria sobre o que fazer em Florianópolis mostra o Parque Municipal do Córrego Grande.
Parque Municipal do Córrego Grande

São trilhas ecológicas e acessíveis para caminhadas, com viveiro e estufa de plantas nativas e até um borboletário. E quem também mora por lá é a Harolda, uma jacaré-de-papo amarelo, espécie que é ameaçada pelo risco de extinção.

Endereço: R. João Pio Duarte Silva, 535 – Córrego Grande,

Funcionamento: Terça à domingo, das 6h30 às 18h

Telefone: (48) 3269-9551

Abaixo você encontra o mapa de localização Parque Municipal do Córrego Grande:

Outros parques para conhecer em Florianópolis

  • Bosque Pedro Medeiros – Horto Florestal
  • Jardim Botânico de Florianópolis
  • Parque Estadual da Serra do Tabuleiro – Porção Insular (Naufragados)
  • Parque Municipal da Galheta
  • Parque Municipal da Lagoa do Peri
  • Parque Municipal da Lagoinha do Leste
  • Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição
  • Parque Municipal do Córrego Grande (Urbano)
  • Parque Municipal do Manguezal do Itacorubi (Urbano)

Leia também: Parques em Florianópolis: saiba o que a ilha oferece além das praias

O que fazer em Florianópolis? Desfrutar da cidade e não se preocupar com burocracia na hora de se mudar

E agora que você já sabe mais sobre o que fazer em Florianópolis, que tal buscar o seu novo lar perto das atrações que mais te agradam na cidade? O QuintoAndar está repleto de opções de imóveis para alugar na Capital Catarinense.

E sabe como a gente pode te ajudar a encontrar um lar na cidade com mais rapidez? Com os mais de 70 filtros diferentes de pesquisa que temos em nossa plataforma. Você pode refinar a sua busca e encontrar um imóvel com a sua cara em Florianópolis – o mais próximo possível dos seus pontos preferidos na cidade. 

E, o que é melhor: tudo feito de maneira digital e sem burocracias!

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

+ Leia também:

Conheça os melhores bairros de Florianópolis para morar



© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também