A 40 minutos de carro ou a cerca de 1h pela Linha 10 – Turquesa da CPTM, uma cidade nutre seu refúgio sossegado perto da natureza de forma integrada aos agitos da Capital Paulista. Com uma infraestrutura que se desenvolve preservando o clima de tranquilidade e opções de lazer para aproveitar momentos de relaxamento, aventura e descontração, listamos dicas para você curtir a programação e conhecer o que fazer em Ribeirão Pires. Veja mais a seguir!
- Ribeirão Pires: história e localização
- 9 dicas do que fazer em Ribeirão Pires
- 1. Parque Oriental Municipal Milton Marinho de Moraes
- Funcionamento do Parque Oriental Municipal Milton Marinho de Moraes
- 2. Parque Municipal Luiz Carlos Grecco
- Funcionamento do Parque Municipal Luiz Carlos Grecco
- 3. Torre de Miroku
- 4. Pedra do Elefante
- 5. Capela Santo Antônio
- 6. Jardim Oriental – Praça Mitio Tanaka
- 7. Vila do Doce
- 8. Complexo Ayrton Senna
- 9. Gastronomia e vida noturna
- Encontre seu novo lar ideal em Ribeirão Pires com o QuintoAndar!
Ribeirão Pires: história e localização
Com raízes que remontam ao período colonial, Ribeirão Pires é uma charmosa cidade situada na Região Metropolitana de São Paulo, distante aproximadamente 40 km da Capital Paulista, vizinha às cidades Ferraz de Vasconcelos, Rio Grande da Serra, Santo André e Mauá.
Habitada originalmente por povos indígenas, a região foi colonizada no século XVI por portugueses que adaptaram suas áreas em vilas para a produção de cana-de-açúcar.
Ribeirão Pires passou ainda por um próspero ciclo do café no século XIX, com a chegada da linha férrea, e posteriormente chegou à sua industrialização no século XX.
Ao longo das transformações econômicas e do povoamento multicultural de novos imigrantes (italianos, japoneses, sírios e alemães, por exemplo), Ribeirão Pires foi emancipada como distrito do antigo município de São Bernardo (atualmente Santo André), sendo oficialmente fundada como cidade em 1954.
Hoje, Ribeirão Pires valoriza sua herança cultural, preservando seu Centro Histórico, promovendo o turismo por meio de suas belezas naturais e trilhas ecológicas, além de contar com comércios, serviços e opções de lazer como mirantes, parques, igrejas, feiras e mais.
9 dicas do que fazer em Ribeirão Pires
Para você ficar por dentro do que encontrar pela cidade, listamos a seguir algumas dicas de passeios para aproveitar o dia e a noite em Ribeirão Pires. Veja só!
1. Parque Oriental Municipal Milton Marinho de Moraes
Às margens da Represa Billings, uma área de 60 mil m² faz do Parque Oriental Municipal Milton Marinho de Moraes um verdadeiro refúgio de tranquilidade e beleza natural em Ribeirão Pires.
Com extensas áreas verdes, trilhas sinuosas e uma atmosfera serena, o parque inaugurado em 2020 convida moradores e visitantes a desfrutarem de momentos de relaxamento e lazer para caminhadas revigorantes, contemplação da paisagem e até mesmo observação de aves.
Nele, você encontra uma infraestrutura com diversos equipamentos como:
- Pavilhão de Exposições
- Jardim Oriental
- Jardim Zen
- Playground
- Casa do Origami
- Monumento Sadako Sasaki
- Ateliê de artes
- Píer
- Restaurante
- Sanitários
- Centro de Informações Turísticas (CIT)
Funcionamento do Parque Oriental Municipal Milton Marinho de Moraes
Endereço: Rua Major Cardim, 3.100 – Estância Noblesse
Horário: Terça-feira a domingo, das 8h às 17h
Entrada: Gratuita
2. Parque Municipal Luiz Carlos Grecco
Inaugurado em 1987 como Parque Pérola da Serra, o Parque Municipal Luiz Carlos Grecco está situado próximo ao Centro de Ribeirão Pires e é uma das áreas de lazer ao ar livre para aproveitar o contato com a natureza na cidade.
O espaço foi reinaugurado em 2021 quando passou por modificações e ganhou seu novo nome em homenagem ao professor e ex-prefeito de Ribeirão Pires, Luiz Carlos Grecco.
Sua área arborizada de 36 mil m² conta com um pequeno parque para crianças, trilhas circulares para caminhada, gruta com imagem de imagem da Nossa Senhora Aparecida, algumas obras do Museu Aberto de Arte Contemporânea (MAAC), como o “Tucano” e as peças de inox “Sagitário”, “Touro” e “Torre de Metal”.
Funcionamento do Parque Municipal Luiz Carlos Grecco
Endereço: Rua Diamantino de Oliveira, 220 – Jardim Pastoril
Horário: Terça-feira a Domingo, das 8h às 17h
Entrada: Gratuita
3. Torre de Miroku
Além do Parque Oriental, outro atrativo próximo que remete à marcante representação da espiritualidade e da cultura japonesa em Ribeirão Pires fica por conta da Torre de Miroku, situada às margens da Represa Billings.
O espaço de paz e tranquilidade se destaca pelo projeto inspirado na Torre de Miroku do Japão, construída em sinal de gratidão a Kannon, que é a principal divindade na doutrina de Meishu Sama.
Seu acesso é feito por uma pequena embarcação, o barco Koryu, que realiza o translado em cerca de dez minutos, atendendo a um certo limite de passageiros com agendamento prévio pelo site.
Ao chegar no complexo, os visitantes são recepcionados por monitores para um tour com duração de 50 minutos e, ao longo do dia, tem a possibilidade de acompanhar um breve cerimonial com entoação da oração japonesa Amatsu Norito e a canalização de Johrei.
4. Pedra do Elefante
O passeio à Pedra do Elefante, situada em um bairro da cidade chamado Quarta Divisão, oferece uma experiência memorável para os exploradores ávidos em busca de passeios de tirar o fôlego.
Além da formação rochosa receber o nome por conta de sua semelhança com a silhueta de um elefante, seu ponto estratégico proporciona vistas panorâmicas deslumbrantes da região e até a prática de alguns esportes radicais, como escalada, downhill (ciclismo), trekking e rapel.
Para isso, os aventureiros mais experientes podem embarcar em uma trilha de nível moderado até o topo, onde serão recompensados com um visual único da pedra mais alta da região, com 977,7 m acima do nível do mar.
Vale dizer que o passeio demanda um bom planejamento, com recomendações no site da própria prefeitura, não só por conta das questões climáticas que podem interferir no acesso à trilha, mas porque a subida demanda bastante atenção e até mesmo o acompanhamento de guias.
5. Capela Santo Antônio
Também conhecida como Mirante Santo Antônio, a Capela Santo Antônio está localizada na Rua Bela Vista, no número 105, no bairro Bocaina, e é outro atrativo da cidade de Ribeirão Pires.
A capela está situada em uma altura de 807,4 m em relação ao nível do mar e oferece uma das vistas panorâmicas mais atraentes da cidade, além de ser um espaço de tranquilidade e da herança religiosa da região.
De lá, você pode contar com o mirante para apreciar uma perspectiva única de apreciar a beleza natural da cidade e suas redondezas, enquanto também desfruta da atmosfera tranquila e serena da capela.
6. Jardim Oriental – Praça Mitio Tanaka
No Centro de Ribeirão Pires há um Jardim Oriental, mais precisamente na Praça Mitio Tanaka, que proporciona um momento encantador de harmonia entre a natureza e a cultura japonesa.
Em meio à atmosfera tranquila, você pode passear pelos caminhos sinuosos do jardim, passeando por pontes ornamentadas e lagos serenos, para contemplar um paisagismo cuidadosamente disposto e mantido há mais de 50 anos.
7. Vila do Doce
A Vila do Doce foi inaugurada na Rua Boa Vista em 2008, no Centro de Ribeirão Pires, e oferece uma experiência deliciosa para os sentidos, sendo uma alternativa para quem busca uma variedade de restaurantes, bares e choperias.
Com ruas pitorescas e arquitetura que evocam uma atmosfera de tempos passados, a vila pode servir como um destino perfeito para os amantes de doces e artesanato.
Na vila, os visitantes aproveitam para explorar uma variedade de lojas que oferecem iguarias doces, desde as tradicionais até as mais inovadoras, além de adquirir produtos artesanais e souvenirs encantadores.
8. Complexo Ayrton Senna
O Complexo Ayrton Senna, situado no bairro Jardim Itacolomy em Ribeirão Pires, é um centro de atividades diversificadas que se destaca como um local de lazer e entretenimento na região.
Nomeado em homenagem ao lendário piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, o complexo proporciona um espaço ideal para moradores e visitantes participarem de atividades ao ar livre, culturais e de recreação.
O complexo recebe eventos de grande porte, como o Festival do Chocolate, que acontece anualmente atraindo visitantes de todos os lugares para celebrar a culinária local e desfrutar de uma variedade de produtos derivados do chocolate.
Com sua capacidade de sediar tanto atividades esportivas quanto culturais, o Complexo Ayrton Senna se destaca como um ponto de encontro essencial na cidade, com praças de alimentação cobertas e abertas, com doces e salgados, chalés de artesanato, além de atrações musicais.
9. Gastronomia e vida noturna
Para quem deseja conhecer a culinária local e apreciar as opções de restaurantes, lanchonetes, bares e choperias que fazem parte da vida noturna na região, Ribeirão Pires oferece um circuito gastronômico para se desfrutar:
- Brothers Rock Bar
- Canoa Quebrada
- Consulado da Carne Chopp & Carnes
- DB Tap House
- Restaurante Bar Família Eiras
- Castelo Azul Restaurante
- Restaurante Taga
- Bar Do Vado
- Huracán Tex-Mex
- Nipon Restaurante Ouro Fino
- TripArt Tattoo Burger Bar
- Pastelaria Monte Castelo
- 8 bits Beers & Burgers
Encontre seu novo lar ideal em Ribeirão Pires com o QuintoAndar!
Agora que você já sabe das opções de lazer, cultura, contato com a natureza e tudo mais sobre o que fazer em Ribeirão Pires, deu vontade de morar na cidade?
Então, que tal procurar um imóvel para alugar pelo QuintoAndar perto das suas atrações preferidas e ficar a poucos quilômetros da metrópole paulistana?
Temos várias ofertas de imóveis para alugar em Ribeirão Pires, a 40 minutos da Capital Paulista. E você pode aproveitar para usar os mais de 70 filtros diferentes de pesquisa para refinar a sua busca e encontrar um lar que tenha a sua cara.
Clique aqui para ver as opções de aluguel ou veja abaixo imóveis à venda nas redondezas.
Carregando comentários...