Descubra o que fazer em São Paulo de graça: parques, museus e outras atrações

São Paulo tem programações para todos os gostos a qualquer dia da semana, toda hora surge o que curtir como centros culturais, festivais, parques e mais. Se busca o que fazer em São Paulo de graça, confira os lugares que destacamos neste post.

Por Redação - 04/08/2023 às 12:15
Atualizado: 30/08/2024 às 14:43
Garota andando de bicicleta na Avenida Paulista, em São Paulo.

A cidade paulistana tem alta energia cultural e opções ao ar livre ou em espaços fechados e alternativas gratuitas. Você pode escolher passar boas horas em um mesmo lugar ou fazer vários rolês no mesmo dia, aproveitando lugares próximos.

Os pontos, listados a seguir, são de livre acesso ou não cobram entrada em dias específicos. É bom checar antes de ir, pois os estabelecimentos podem alterar as datas de gratuidade. São lugares ideais para sair sozinho ou dividir o momento com o seu grupo de amigos, avós, crianças e, alguns deles, com o seu animal de estimação.

Saiba quais são esses lugares e como aproveitá-los ao máximo.

Confira o que você vai ler por aqui:

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

O que fazer em São Paulo de graça?

Descubra na lista abaixo. A partir de agora é só escolher o lugar que mais lhe agrada e espalhar a sua alegria por aí!

Parques e áreas verdes

Estar perto da natureza relaxa a gente e São Paulo tem parques ideais para caminhar e apreciar áreas arborizadas, inclusive para passear com o seu pet ou crianças. Confira algumas das opções:

Parque Ibirapuera

Imagem aérea da Cidade de São Paulo, com o Parque Ibirapuera em destaque, na parte inferior da foto.
Parque Ibirapuera, entre os edifícios de São Paulo.

Sabe aquela sensação de estar em meio à natureza? Assim é o Parque Ibirapuera, com árvores gigantescas, lagos artificiais imensos e muito verde. 

O local é perfeito para passar o dia inteiro, funcionando das 5 às 23 horas, e oferece espaços para corrida, ciclismo, quadras esportivas, gramados para relaxar e fazer piqueniques.

O parque tem cerca de 1,6 milhão de metros quadrados, atravessando bairros como Paraíso, Vila Nova Conceição e Jardins, além de contar com atrações como o MAM, Museu Afro Brasil, Planetário e Pavilhão Japonês, alguns com entrada paga em dias específicos.

More pertinho do Parque Ibirapuera, em Vila Mariana, e usufrua rotineiramente do contato com a natureza. Veja abaixo alguns imóveis disponíveis para alugar ou clique aqui para ver os disponíveis para compra.

Parque Villa-Lobos

Uma mulher está sentada no Parque Villa-Lobos, ao lado de sua bicicleta.
Parque Villa-Lobos.

O Parque Villa-Lobos, em Alto de Pinheiros, zona oeste, é repleto de árvores e possui mais de 730 mil m² com ciclovia, bosques com vegetação da mata atlântica, quadras, campos de futebol e playground. 

Aberto diariamente das 5h30 às 19 horas, o local conta com a Biblioteca Parque Villa-Lobos e o Parque Cândido Portinari, com quadras, pista de skate e ciclovia.

Praça do pôr do sol

Vista aérea da praça do pôr do sol, ao centro da imagem.
Vista aérea da Praça do pôr do sol.

Um dos lugares mais populares para assistir ao pôr do sol em São Paulo é a praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros (praça do Pôr do Sol). Desse mirante natural, você vê o bairro onde está localizada a praça, Alto de Pinheiros, Vila Madalena, Jardim Paulista e região oeste paulista. A praça tem um parquinho e abre das 8 às 20 horas.

Que tal morar no bairro Alto de Pinheiros, pertinho do Parque Villa-Lobos e da praça do pôr do sol? Veja abaixo alguns imóveis disponíveis para alugar ou clique aqui para ver os disponíveis para compra.

Museus e centros culturais

Se a sua vibe é curtir arte, museus e centros culturais, alternativas é que não faltam. Aqui estão alguns pontos para visitar:

MASP

MASP, à direita da imagem, sustentado por colunas vermelhas. No centro da foto vemos uma avenida movimentada.
MASP, à direita da imagem, sustentado por colunas vermelhas.

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) chama atenção na Avenida Paulista e é inconfundível pela sua arquitetura retangular suspensa. Ele é um patrimônio tombado e possui um acervo com mais de 8 mil peças de artistas como Van Gogh, Cândido Portinari, Anita Malfatti e Monet. 

O espaço, em Bela Vista, conta com exposições fixas e temporárias, além de espaço de café e loja e tem visitas gratuitas às terças-feiras, das 10 às 20 horas, e na primeira quinta do mês, das 10 às 18 horas.

Centro Cultural São Paulo

Imagem em preto e branco do interior do Centro Cultural São Paulo.
Parte da arquitetura do interior do Centro Cultural São Paulo. Foto: paulisson miura from Cuiabá, Brasil, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons.

Um lugar que bem representa a cidade é o Centro Cultural São Paulo, no Paraíso. Por lá, você participa de aulas de dança de salão gratuitas, pode ensaiar coreografias, ver exposições de arte, assistir filmes, ler livros e a programação é bem variada. O local fica ao lado do metrô Vergueiro e funciona de terça-feira aos domingos, das 10 às 22 horas.

Que tal morar próximo ao MASP e ao Centro Cultural São Paulo, no bairro da Bela Vista? Veja abaixo alguns imóveis disponíveis para alugar na região ou clique aqui para ver os disponíveis para compra.

Pinacoteca

Prédio histórico da Pinacoteca de São Paulo, com uma fonte e jardim em frente a sua fachada.
Pinacoteca de São Paulo.

Um dos pontos mais exuberantes, com mais de 10 mil quadros e obras de arte, é a Pinacoteca de São Paulo. Além das salas com as obras, existem corredores e outros pontos com acesso a luz natural que tornam o lugar único.

Por lá, existem exposições permanentes e temporárias com obras dos artistas mais renomados do mundo que contam a história da arte e do Brasil. A Pinacoteca é gratuita aos sábados, das 10 às 17h30, e fica na praça da Luz, 02, no centro. 

Um rolê que vale a pena é chegar pela Estação da Luz de metrô – um ponto turístico por ser uma das estações ferroviárias mais simbólicas da cidade. Visite a Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa, ambos gratuitos aos sábados. Conheça as origens do idioma de um jeito sensorial e tecnológico no museu que fica ao lado da estação e funciona das 9 às 16h30.

Museu do Ipiranga

Jardim e fachada do Museu do Ipiranga, em São Paulo.
Museu do Ipiranga.

O Museu do Ipiranga é um monumento com uma arquitetura que mais parece um palácio, mergulhando você na história da independência do Brasil. Com cômodos nobres e clássicos, a torre oferece vista panorâmica para a cidade.

O Jardim Francês, inspirado em Versalhes, tem fontes para refrescar as crianças em dias quentes.  

O museu foi reinaugurado no bicentenário da Independência do Brasil, em 07 de setembro de 2022 e está gratuito às quartas-feiras, no primeiro domingo do mês, no aniversário da Independência do país e de São Paulo (25 de janeiro). Aberto das 10 às 17 horas, com abertura da bilheteria às 9 horas.

More no bairro Ipiranga e aproveite tudo o que a região tem a oferecer, inclusive o Museu do Ipiranga. Veja abaixo alguns imóveis disponíveis para alugar ou clique aqui para olhar os disponíveis para compra.

Ruas e bairros charmosos

Existem ruas e bairros que te fazem respirar São Paulo, observar a arquitetura local, e entender a pluralidade paulistana. Alguns desses pontos incluem:

Avenida Paulista

Prédios e trecho da Avenida Paulista, em São Paulo.
Trecho da Avenida Paulista.

Uma das avenidas mais pulsantes da América Latina, a Avenida Paulista, atrai gente do mundo todo e existe desde a década de 80. Aos domingos e feriados, de 10 até às 16 horas, recebe atrações de rua com dança coletiva, shows de mágicos, de rock e MPB, DJs e você pode sentar na avenida para assistir de graça, pois a pista fica fechada.

Ao longo da avenida —  de Consolação a Paraíso — existem museus, restaurantes, bares e lojas. Além disso, o local é palco de manifestações culturais e protestos políticos.

Que tal morar próximo à Avenida Paulista, na Consolação, e aproveitar de todos os seus atrativos durante a sua rotina? Veja abaixo alguns imóveis disponíveis para alugar na região ou clique aqui para ver os disponíveis para compra

Beco do Batman

Pessoas passeiam pelos muros grafitados no Beco do Batman.
Beco do Batman. Diego Bravo (Somente Coisas Legais), CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

Um ponto vivo em arte é o Beco do Batman, entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, na Vila Madalena. A travessa tem grafites que são renovados de tempos em tempos, excelentes para selfies. 

Aos finais de semana, das 9 às 18 horas, tem feira com itens de artesanato, guloseimas, roupas e acessórios. Próximo dali, tem a rua Aspicuelta e a rua Mourato Coelho que tem complexos de bares para você curtir.

Liberdade

Feira na Praça da Liberdade, em São Paulo. É possível notar traços da arquitetura japonesa nos prédios e mobiliários urbanos.
Feira na Praça da Liberdade. Ricardo Migliani, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons.

O bairro é um pedaço do Japão em São Paulo, cheio de artigos e comidas típicas. Na praça da Liberdade, próximo à estação Japão-Liberdade do metrô, acontecem feiras de artesanato e eventos culturais ao ar livre aos finais de semana, das 9 às 18 horas. 

Por lá, você encontrará artistas de rua e cosplays de animes (gente caracterizada como personagens). Ao andar pelas ruas Galvão Bueno, dos Estudantes e da Glória, vai notar postes que remetem ao Japão e lojas, restaurantes e docerias com produtos orientais.

Que tal morar no bairro e aproveitar todo o charme oriental da Liberdade? Veja abaixo alguns imóveis disponíveis para alugar na região ou clique aqui para ver os disponíveis para compra.

Festivais, feiras e manifestações artísticas

Se busca agito, sempre tem o que fazer em São Paulo de graça também. A cidade oferece festivais e muita programação na faixa, gratuita. É só chegar e curtir. Algumas das alternativas são:

Minhocão

Pessoas sentadas no batente, no Minhocão. Há algumas pessoas caminhando e food trucks.
Trecho do Minhocão, fechado para atividades de lazer. Foto: Gisellecarrozzi, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

Um ponto que representa bem a vibe de São Paulo é o Minhocão, o viaduto Elevado Presidente João Goulart. Aos finais de semana e feriados, ele é fechado para veículos das 7 às 21h45, e, ao longo dos seus 3,4 quilômetros, tem atrações como tabuleiro grande de xadrez, rodas de capoeira, cadeiras de praia e bancos.

Você pode andar de bicicleta, skate, patins, passear com pets e crianças, enquanto aprecia os belos grafites em paredes inteiras de prédios.

O Minhocão vai da rua da Consolação, em Consolação, até a Praça Marechal Deodoro, em Santa Cecília, passando por Higienópolis, Perdizes e Barra Funda. De segunda a sexta-feira, das 20 às 21h45, o viaduto também é fechado para pedestres.

Em frente ao Minhocão, na entrada pela Consolação, você pode passear na praça Roosevelt, local agitado em que grupos de amigos levam o seu som para curtir músicas e skatistas aproveitam o espaço.

Perto dali, entre as ruas Augusta e Caio Prado, você pode visitar o Parque Augusta, um local arborizado e com grande gramado para quem gosta de pegar um sol, área com brinquedos e aparelhos de academia e espaço para slackline, esporte que exige equilíbrio para andar em cima de uma fita elástica suspensa. No parque, tem uma arquibancada ao ar livre para apresentações de teatro e circenses.

Que tal morar em Higienópolis, um bairro super charmoso de São Paulo e pertinho do Minhocão? Veja abaixo alguns imóveis disponíveis para alugar ou clique aqui para olhar os disponíveis para compra.

Feira do Bixiga

Todo domingo, na praça Dom Orione, no Bixiga, no centro, acontece a Feira de Antiguidades do Bixiga, das 9 às 17 horas. Lá você encontra objetos de colecionadores como louças, relógios, abajures, lustres, óculos e mais. Desde 1984 é assim. 

Aproveite para passear pela rua Treze de Maio, rua da Bela Vista, típica italiana. Conheça também a Paróquia Nossa Senhora Achiropita, que leva o nome da padroeira do bairro, construída em 1926, e que possui belos vitrais, aberta aos domingos das 8 às 12 horas. A paróquia está localizada no número 478. 

Coloque na agenda a Festa da Achiropita que acontece em frente à paróquia e ruas intermediárias. Neste ano, as comemorações serão de 05 de agosto a 03 de setembro, com shows ao ar livre. Lá há comidas e brinquedos pagos e o evento ocorre das 18 horas à meia noite, aos sábados, e das 17h30 às 22h30, aos domingos.

Mosteiro de São Bento

Área externa do Mosteiro de São Bento. Uma praça e prédio cinzas.
Mosteiro de São Bento.

Já imaginou poder ouvir um grupo de vozes, cantando melodias sem instrumento, só no gogó, como era feito no período medieval? No Mosteiro de São Bento, no Largo São Bento, você pode apreciar o canto gregoriano aos domingos durante a missa. 

Elas acontecem de segunda a sexta-feira, às 7 horas, 13 horas e às 18 horas; sábados às 6 horas; e domingos às 8h30 e 10 horas. Você também pode fazer aulas gratuitas de introdução ao canto gregoriano, sem inscrição prévia.

Dicas extras para aproveitar a cidade

Tem outros pontos incríveis da cidade que podem ser aproveitados ainda naquela pegada do que fazer em São Paulo de graça. Conheça abaixo:

Galeria do Rock

Fachada da Galeria do Rock, em São Paulo.
Fachada da Galeria do Rock. MariliaKaz, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

Bem no centro, na República, fica a icônica Galeria do Rock. Com 450 lojas, o prédio é repleto de homenagens ao gênero musical e oferece programações culturais, lojas de artigos musicais, roupas e acessórios, estúdios de tatuagem, salões de beleza e um jardim com vista para a cidade. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas e sábados até às 18 horas. 

Mercado Municipal de São Paulo

Casal passa por uma banca de frutas no interior do Mercado Municipal de São Paulo.
Interior do Mercado Municipal de São Paulo.

As frutas mais exóticas, queijos, temperos e carnes sem igual você encontra no Mercado Municipal de São Paulo. O Mercadão, como também é conhecido, foi inaugurado em 1933, e é um ponto gastronômico de visitação que te permite sentir diferentes cheiros e cores. Lá, você pode degustar as frutas e comprar. 

Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 18 horas e domingos fecha às 16 horas, no bairro Mercado. E em um raio de até 3 quilômetros estão a rua 25 de Março, um dos maiores centros comerciais da América Latina que vende de acessórios a eletrônicos, e o Brás, pólo de roupas.

Cinemateca Brasileira

Galpão da Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Revestida por muro de tijolos vermelhos. Sua arquitetura externa lembra uma igreja.
Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Foto: Virginia Lucia Campos Mendonça, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

A Cinemateca Brasileira é um espaço gratuito dedicado ao cinema com uma programação diversa. O local, na Vila Clementino, por si só é belo e conta com áreas abertas, inclusive um jardim com um telona externa para assistir filmes ao ar livre. 

Por lá tem salas de cinema, muitos festivais audiovisuais e uma biblioteca com um acervo bibliográfico de aproximadamente 70 mil itens entre DVDs, livros e folhetos. A cinemateca funciona das 9 às 18 horas.

Que tal morar no Centro de São Paulo, pertinho da Cinemateca, do Mercadão e da Galeria do Rock? Veja abaixo alguns imóveis disponíveis para alugar na região ou clique aqui para ver os disponíveis para compra.

Leia também: Saiba como é o custo de vida em São Paulo 

More pertinho dos points de lazer gratuitos de São Paulo

Já pensou poder morar pertinho dos pontos apresentados para curtir tudo o que dá para fazer de graça em São Paulo? Com a plataforma do QuintoAndar você pode navegar pelo mapa interativo da cidade de São Paulo e encontrar o imóvel ideal na localização que preferir.

Acesse o site ou app do QuintoAndar e encontre seu novo lar!

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel


© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também