O que fazer em Vila Velha: opções para diferentes perfis e épocas do ano

Existem opções diversificadas do que fazer em Vila Velha. Quer morar na cidade? Veja alguns programas culturais, gastronômicos e de lazer.

Por Redação - 02/02/2023 às 20:02
Atualizado: 30/08/2024 às 15:01
imagem mostra a vista da Praia da Costa, uma opção do que fazer em Vila Velha

Está em busca do que fazer em Vila Velha? A primeira cidade do Espírito Santo é um dos principais destinos turísticos do estado. Sua riqueza cultural e a natureza que a cerca garantem opções de lazer para todas as idades.

Se você mora na cidade ou está planejando se mudar, que tal conhecer mais sobre excelentes opções de lazer em Vila Velha? 

Continue conosco, veja as dicas e também insights de alguém que morou lá por mais de 30 anos.

E se quiser expandir os passeios, você pode aproveitar e realizar atividades em Vitória, que fica a menos de 10km de Vila Velha.

Confira o que você vai ler por aqui: 

O que fazer em Vila Velha ao ar livre?

Por ser uma cidade com muita área verde, montanhas e praias, Vila Velha é uma excelente cidade para amantes de atividades ao ar livre. Veja o que ela tem para oferecer aos moradores:

1. Praias

Vila Velha tem uma extensa faixa litorânea, atingindo um total de 32 km. O litoral conta com praias interessantes para quem ama um banho de mar ou simplesmente gosta de ficar sentado na areia apreciando a paisagem e saboreando petiscos.

Leia também: Morar na praia: Tenha uma vida mais tranquila morando perto do mar

Praia da Sereia
Praia da Sereia
Praia da Sereia. Foto: Vitor Jubini/MTur.

A Praia da Sereia conta com infraestrutura completa para todos curtirem o local, inclusive com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. É uma boa opção para famílias com crianças pequenas. 

Stefs Masotti, que morou em Vila Velha por mais de 30 anos, nos contou um pouco sobre a praia:

Stefs Masotti

Copywriter

[a Praia da Sereia] “é uma praia boa para ir com as crianças, pois o mar costuma ser bem calmo a maior parte do ano. Também é nessa praia que tem o projeto Praia Legal, com toda uma infraestrutura para que pessoas com deficiência possam curtir a praia com tranquilidade e segurança. (No ES, essa é a única praia com acessibilidade de fato)”

O projeto Praia Legal é voltado para inclusão social de pessoas com mobilidade social. Gratuito, eles realizam cerca de 50 atendimentos por dia, contando com 10 guarda-vidas e três auxiliares. 

Navegue pelos arredores da Praia da Sereia no mapa abaixo:

Praia da Costa, Itapoã e Itaparica

As três praias compõem uma orla com calçadão ideal para fazer caminhada. A Praia da Costa se estende por vários quilômetros e recebe diferentes nomes dependendo da região e também da intensidade do mar.

Já na Praia de Itapoã é comum a prática esportiva, enquanto a Praia de Itaparica é mais extensa e recomendada para banhistas que gostam de um mar agitado, com ondas fortes. 

Além disso, seu amplo calçadão é excelente para quem deseja praticar caminhada, corrida ou andar de bicicleta.

A praia de Itaparica também conta com uma excelente estrutura de quiosques e oferece duchas gratuitas para os visitantes.

Caso já conheça as três praias e esteja em busca de outras opções, Vila Velha não decepciona. Veja algumas:

  • Praia Secreta;
  • Praia do Bananal;
  • Praia do Jucu.

2. Praças

Para quem gosta de sentar em uma praça para conversar com os amigos, ler um livro, ou observar a movimentação, Vila Velha oferece excelentes opções:

  • Praça de Itaparica: é um local amplo em que é possível passear e aproveitar a sombra das árvores durante o dia. Já no período noturno o local fica mais movimentado, com barraquinhas e muitos turistas;
  • Praça do Duque de Caxias: é um ponto importante de Vila Velha para quem busca algo mais cultural, pois é nesse local que estão o Teatro Municipal e a Biblioteca Pública;
  • Praça Pedro Valadares: essa é uma pequena e charmosa praça, um marco histórico de Barra do Jacu. Por lá você encontrará belos jardins e bancos para sentar e apreciar a vista.

3. Ilhas de Pituã e Itatiaia

Essas ilhas ficam próximas da praia de Itapoã e são excelentes para um passeio nos dias de folga e finais de semana. A ilha de Pituã está a apenas 200 metros da praia e a de Itatiaia fica a mais ou menos 1 km de distância.

Ambas podem ser visitadas, já que há barcos de pescadores que fazem esse passeio constantemente. Esses locais são ricos em belezas naturais e são uma ótima opção para quem deseja sair da rotina com um passeio emocionante e diferenciado.

4. Morro do Moreno

Morro do Moreno em Vila Velha - ES
Morro do Moreno. Foto: Vitor Jubini/MTur

Stefs Masotti

Copywriter

“Morro do Moreno é um dos principais pontos turísticos da cidade, com uma vista incrível. Dá para subir de carro e também a pé. Se for fazer trilha, é sempre bom ir com alguém que conhece bem o trajeto.”

O Morro do Moreno tem 274 metros de altura e oferece uma vista privilegiada das praias e dos bairros ao redor. Além disso, quem aprecia o turismo de aventura encontrará na região opções de rapel e parapente.

A descida pode ser realizada pelo lado do Convento da Penha ou apreciando a vista da Praia da Costa.

5. Convento de Nossa Senhora da Penha

Convento de Nossa Senhora da Penha.
Convento de Nossa Senhora da Penha. Foto: Vitor Jubini/MTur.

Esse é considerado o ponto turístico mais importante de Vila Velha. Aliás, Stefs destaca a relevância do local:

Stefs Masotti

Copywriter

“É o principal ponto turístico do Espírito Santo. De lá, dá para ver as cidades de Vila Velha e Vitória de cima. Vale a visita, independente da religião.”

O Convento foi construído no alto de um penhasco, a 154 metros de altitude. Sua localização é próxima ao ponto onde desembarcaram os primeiros portugueses que chegaram ao estado.

Além de fazer um verdadeiro mergulho na história, o local conta com vistas belíssimas e é possível acompanhar missas celebradas no decorrer do dia.

6. Farol de Santa Luzia

Sua inauguração ocorreu em 1871 e a torre possui 12 metros de altura. A riqueza histórica do Farol de Santa Luzia começa já nas placas de metal, trazidas da Escócia em 1970.

O farol possui uma iluminação que funciona 24 horas, e ao seu redor há salas que contam sua história e até uma loja de souvenirs.

Durante a visita não deixe de apreciar também a vista privilegiada da Baía de Vitória. 

7. Casa da Memória

O nome representa bem o que podemos encontrar na Casa de Memória. O espaço conta a história da cidade por meio de objetos antigos e textos, abrangendo o período desde a chegada dos portugueses e passando por diversos eventos importantes.

8. Museu Homero Massena

O museu está localizado na antiga casa de Homero Massena, pintor impressionista brasileiro. 

No local, é possível encontrar obras do artista e também objetos pessoais que levam o visitante em uma verdadeira viagem no tempo.

9. Museu Vale

Dentre os lugares para conhecer em Vila Velha esse é um dos mais simpáticos. O museu retrata o impressionante processo de construção da linha férrea que liga Minas Gerais e Vitória.

Um dos destaques do lugar é uma grande e detalhada maquete por onde andam algumas miniaturas dos trens. Ao observá-la atentamente, você verá casais, carroças e outros detalhes interessantes sobre a vida das pessoas que vivem nos entornos na ferrovia.

10. Museu e fábrica da Garoto

Se você é amante de chocolates, esse é um dos melhores passeios para fazer em Vila Velha. É possível fazer um tour guiado pela fábrica e pelo museu da famosa marca de chocolates.

Durante o passeio você conhecerá a história da Garoto, as máquinas e embalagens antigas e outros detalhes sobre a produção.

11. Igreja do Rosário

Para quem gosta de programas históricos e culturais no tempo livre, a Igreja do Rosário é uma parada obrigatória. 

Ela foi o primeiro templo construído no estado e data de 1535, época em que o donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, chegou ao local.

Gastronomia e vida noturna em Vila Velha

Agora que você já sabe que passeios fazer em Vila Velha, é hora de descobrir onde experimentar a deliciosa culinária da região.

Os pratos principais incluem a famosa Moqueca, a Torta Capixaba e o peixe Peroá. 

12. Restaurante Atlântida

Esse restaurante é um símbolo da região e oferece os principais pratos da culinária local. Sua decoração é simples, mas aconchegante.

13. Restaurante Coco Bambu Vila Velha

Por aqui você encontra muitos pratos feitos com frutos-do-mar, bem como opções para veganos e para quem é intolerante ao glúten. 

Veja a localização exata do restaurante no mapa abaixo:

14. Caminhada na orla

Caminhar na orla das praias é uma ótima opção de atividade noturna. Além de sentir a brisa agradável do mar, você pode praticar algum esporte na areia ou comer em um restaurante nas proximidades.

Onde fazer compras em Vila Velha?

Se você quer trazer algumas lembranças de Vila Velha ou até mesmo fazer compras de emergência durante a sua viagem, é essencial ficar atento aos principais pontos de comércio.

15. Shoppings

Stefs Masotti ressaltou que Vila Velha também tem estrutura para passar o tempo em dias chuvosos. Os shoppings contam com boas opções de restaurantes, cinemas e lojas. 

Merecem destaque o Shopping Praia da Costa, Shopping Vila Velha e Boulevard Shopping. 

16. Pólo de moda na Glória

Stefs também recomendou o bairro como boa opção para comprar roupas. 

Stefs Masotti

Copywriter

“O bairro tem um pólo de moda, concentrando fábricas e lojas de roupas, tudo a um preço muito bom.”

Veja abaixo a localização exata:

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui


© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também