Apesar de ser uma cidade muito urbanizada e industrializada, Mauá conta com espaços ao ar livre para amantes dos esportes e para quem quer ter contato com a natureza em parques sem sair da cidade. Conhece algum parque em Mauá? Pois listamos aqui os três principais para você encontrar o seu preferido!
Navegue pelo conteúdo:
- Mauá: cidade de indústria e de natureza
- Da Capital da Porcelana a polo petroquímico
- Parque em Mauá: escolha o seu preferido
- Parque Guapituba: ampla infraestrutura
- A história do Parque Guapituba
- Parque da Gruta: contato com a natureza
- Atividades no Parque da Gruta
- O parque já foi uma pedreira
- Parque da Juventude: fácil acesso
- Já pensou em morar perto de algum parque em Mauá?
Mauá: cidade de indústria e de natureza
Mauá é uma cidade da Região Metropolitana de São Paulo e, de acordo com o IBGE, tem uma população de 481.725 pessoas (estimativa de 2021), sendo a 11ª cidade mais populosa do estado de São Paulo e a 49ª do Brasil.
Mesmo sendo uma cidade muito urbanizada e industrializada (um terço do município é área industrial), Mauá tem parques e áreas verdes. Além disso, um pedaço da cidade faz parte da reserva Parque Estadual da Serra do Mar.
Da Capital da Porcelana a polo petroquímico
Nos séculos 19 e 20, o grande foco da economia mauaense era a produção de porcelana, com grandes fábricas, a exemplo da Porcelana Schmidt. Isso deu à cidade os apelidos de “Capital da louça e da cerâmica” ou “Capital da porcelana”.
Hoje, a atividade fabril se diversificou e um importante ramo é a indústria de petróleo. Há um grande polo petroquímico em Mauá, onde está localizada uma refinaria da Petrobras. Isso, somado aos setores de metalurgia, química e materiais elétricos, entre outros, transformaram Mauá em um dos maiores parques industriais do Brasil.
+ Leia também:
– 7 parques em Santo André que valem a pena visitar
Parque em Mauá: escolha o seu preferido
Escolhemos três parques em Mauá para você conhecer. Cada um tem características únicas para você escolher o seu favorito. Vamos lá?
Parque Guapituba: ampla infraestrutura
O Parque Ecológico Guapituba Alfredo Klinkert Junior tem enormes 536.760 metros quadrados e oferece uma ampla gama de opções de lazer:
- Jardins (Jardim da Lagoa, Jardim de Pedra, Jardim Francês, Jardim Aquático, entre outros);
- Lagoas (Lagoa Principal, Lagoa das Carpas, Bica Mineral, entre outras);
- Áreas para exercícios;
- Trilhas e rotas de caminhada (Caminho tradicional, Avenida de Coqueiros, Caminho do Casarão, Caminho do Parque);
- Playground para crianças;
- Teatros (Teatro de Verduras, Teatro de Arena, Teatro Suspenso);
- Áreas de recreação;
- Museu Casa Central (com a exposição de objetos antigos da casa e fotografias);
- Centro Ecológico de Preservação.
O Parque Ecológico Guapituba também realiza passeios monitorados, onde os guias mostram e dão explicações sobre a fauna e a flora da Mata Atlântica e da Mata de Araucárias.
A história do Parque Guapituba
O parque foi fundado em 1996 em uma área que, anteriormente, foi a fazenda do alemão Alfredo Klinkert. Em 2003, com apoio da Petrobrás, o parque foi revitalizado: as áreas de lazer foram ampliadas e houve reforço na segurança.
As famílias que ainda residiam no local – remanescentes da época em que a área era uma fazenda – foram realocadas e o parque se tornou um dos centros mais importantes de lazer e esporte da cidade.
Funcionamento do Parque Guapituba
Endereço: Av. Capitão João, 3220 – Jardim Guapituba. Ao lado da Estação Guapituba da CPTM (linha 10 – Turquesa).
Horário: Diariamente, das 7h às 17h
Entrada: Gratuita
Veja a localização no mapa:
Parque da Gruta: contato com a natureza
O Parque Municipal Gruta de Santa Luzia é um importante espaço de preservação ambiental, além de ser uma área para lazer e esporte na cidade de Mauá e região.
Uma grande parte do parque é composta por mata nativa – além de áreas de reflorestamento com eucaliptos – e é lar de pequenos mamíferos (como esquilos e saguis), répteis e aves.
Atividades no Parque da Gruta
Neste parque estão várias nascentes do Rio Tamanduateí, um afluente do Rio Tietê. A maioria do público visita o parque para fazer atividades físicas (já que o espaço conta com trilhas, área para exercícios e quadra poliesportiva) ou para o lazer em família, principalmente nos fins de semana.
O parque já foi uma pedreira
No século 19, o local em que hoje se encontra o Parque da Gruta era uma propriedade privada e a principal atividade econômica desenvolvida por lá era a extração de granito.
O nome Parque da Gruta de Santa Luzia vem dessa época. Na região, havia uma gruta com um córrego e os trabalhadores das pedreiras costumavam ir se lavar ali e rezavam para Santa Luzia.
A devoção se deve ao fato de que, segundo a tradição católica, essa santa é protetora dos olhos e os acidentes com lascas de pedra eram bastante comuns entre os trabalhadores que cortavam os blocos de granito.
Posteriormente, uma imagem de Santa Luzia foi levada em procissão pelos bairros de Mauá e posta no local, que se tornou um lugar de oração.
Em 1974, a área foi transformada em “Parque da Gruta” pela Prefeitura de Mauá.
Funcionamento do Parque da Gruta
Endereço: Rua Luzia da Silva Itabaiana, 101 – Jardim Itapeva
Horário: Diariamente, das 7h às 17h
Entrada: Gratuita
+ Leia também:
– Parques em São Caetano do Sul: Parque Chico Mendes e outros recantos verdes equilibram a vida no ABC
Parque da Juventude: fácil acesso
Localizado em uma área central de Mauá, próximo ao Paço Municipal, o Parque da Juventude tem quase 25.000 metros quadrados de área verde e infraestrutura para esportes.
Revitalizado em 2018, o espaço possui quadras poliesportivas, playground para crianças, pistas de skates com obstáculos, pista de caminhada, concha acústica e área para exercícios.
Funcionamento do Parque da Juventude
Endereço: R. Francisco Ortega Escobar – Vila Noemia
Horário: Diariamente, das 6h às 22h
Entrada: Gratuita
Veja no mapa a localização do Parque da Juventude:
Já pensou em morar perto de algum parque em Mauá?
Morar perto de um parque torna mais fácil a prática de esportes, brincar com as crianças, passear com o pet, entre outras conveniências. Ou seja, viver próximo a uma área verde é qualidade de vida!
Que tal então morar pertinho de um parque em Mauá? Com o QuintoAndar, você encontra o imóvel que mais combina com você, sem perder tempo. Na nossa plataforma digital, você consegue filtrar os bairros mais próximos aos parques de Mauá, pelo valor do aluguel, tamanho, entre outras variáveis. São mais de 70 filtros diferentes de pesquisa, confira!
Clique neste link ou veja abaixo as ofertas de imóveis para alugar nos melhores bairros de Mauá.
Carregando comentários...