Parques em Curitiba: Conheça os principais da cidade

A capital do estado do Paraná é referência em áreas verdes. Conheça os melhores parques de Curitiba e saiba onde aproveitar momentos de lazer e tranquilidade na cidade

Por Redação - 05/12/2023 às 23:56
Atualizado: 02/02/2025 às 22:42
Imagem de mulher jovem andando de bicicleta em um parque no fim da tarde para ilustrar matéria sobre os parques em Curitiba

Você sabia que quando o assunto é área verde, a capital paranaense se destaca entre as cidades brasileiras com a maior quantidade de espaços que oferecem contato com a natureza? Isso porque, atualmente, os parques em Curitiba são um dos grandes diferenciais da cidade! 

Afinal, de acordo com a Prefeitura Municipal de Curitiba, a região conta com 48 parques e bosques, totalizando 69 metros quadrados de área por habitante. Inclusive, esse número supera, e muito, a recomendação mínima de 12 metros quadrados por habitante estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Esses espaços são projetados para oferecer lazer, preservação ambiental e qualidade de vida aos moradores e visitantes. Muitos deles combinam áreas de vegetação nativa, lagos e trilhas ecológicas, além de estruturas voltadas para prática de esportes e atividades culturais.

Então, se você gosta de aproveitar o tempo livre ao ar livre ou de programas de lazer em família, continue a leitura e conheça os 10 melhores parques de Curitiba.

Navegue pelo conteúdo

CTA 5A

Leia também: O que fazer com crianças em Curitiba: 18 ideias para curtir o lazer ao lado dos pequenos na cidade

Conheça os melhores parques em Curitiba

Além de proporcionarem um espaço ideal para a prática de atividades ao livre, os parques em Curitiba também fazem parte da identidade da cidade. 

Desde a inauguração do Passeio Público, o primeiro parque da região, em 1886, essas áreas são projetadas não apenas para o entretenimento, mas também como solução para questões ambientais e urbanísticas. 

Afinal, a cidade é cortada por diversos rios. Então, os espaços verdes ajudam a conter enchentes e evitar ocupação desordenada em áreas de riscos. 

Alguns são famosos pelos lagos e paisagens naturais, enquanto outros se destacam pela arquitetura e espaços culturais. De modo geral, o que não muda é a conexão da cidade com a natureza – e, por isso, é fácil encontrar um refúgio verde a poucos passos de qualquer bairro.

Então, seja para uma pausa no dia a dia ou para um passeio especial, há sempre uma boa opção entre os parques em Curitiba e região metropolitana esperando para ser explorado. 

Se você está em busca de um lugar para passear em Curitiba, confira a seguir os melhores parques da cidade: 

Parque Barigui

Imagem panorâmica de parte do Parque Barigui com vista para prédios da cidade para ilustrar matéria sobre parques em Curitiba e região metropolitana
Esse é um dos parques mais frequentados da região (Foto: Renato Soares | Mtur)

O Parque Barigui é um dos espaços públicos mais frequentados de Curitiba. Localizado no bairro Bigorrilho, possui uma área de mais de 1,4 milhão de metros quadrados e é cortado pelo rio Barigui. 

Inaugurado em 1972, o Parque Barigui se estende por três bairros além do Bigorrilho: Mercês, Santo Inácio e Cascatinha. Entre as atrações, destacam-se o Complexo Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), que abriga eventos e cursos, e o Pavilhão de Exposições (Centro de Eventos Positivo), um espaço de 7.500 metros quadrados para convenções e feiras. 

Do mesmo modo, o parque conta com uma ampla infraestrutura para atividades ao ar livre, incluindo três pistas demarcadas para caminhadas e corridas, ciclovia, pista de uso compartilhado e diversos equipamentos esportivos, como pista de skate, patinação, aeromodelismo e espaços para slackline. 

Além disso, há parquinhos infantis inclusivos, academias ao ar livre e conjuntos de barras para exercícios.

O local também oferece estrutura de lazer e serviços, como a Casa da Leitura, o Jardim do Mel, restaurantes, bistrôs, lanchonetes e 25 churrasqueiras disponíveis ao público. Os visitantes podem utilizar os sanitários públicos e, para quem busca conforto adicional, há opções pagas.

Funcionamento do Parque Barigui

  • Endereço: Av. Cândido Hartmann, S/N – Bigorrilho
  • Funcionamento: diariamente, das 6h às 22h
  • Entrada: gratuita
  • Veja a seguir o mapa com a localização exata:

Leia também: Conheça o Parque Barigui, o maior e um dos mais frequentados parques de Curitiba 

Parque Tanguá

Imagem tirada do mirante do Parque Tanguá com vista para toda a área do parque para ilustrar matéria sobre lugar para passear em Curitiba
O destaque do parque é o mirante, que oferece vista para o pôr do sol

O Parque Tanguá é um dos cartões-postais de Curitiba. Aliás, muitos o consideram como o parque mais bonito de Curitiba.

Com 235 mil metros quadrados de área verde e um cenário que combina natureza e paisagismo, o parque foi inaugurado em 1996 em uma antiga pedreira desativada. Assim, se transformou a área em um espaço de lazer e preservação ambiental. 

Atualmente, o maior destaque do local é o mirante panorâmico, devido a vista que oferece para o pôr do sol. 

Entre os atrativos, o parque abriga o Jardim Poty Lazzarotto, um espaço em estilo francês com canteiros floridos, chafarizes e espelhos d’água. Outro ponto é a cascata de 65 metros de altura, que desce pelo paredão rochoso e pode ser observada de diferentes ângulos. 

Durante a noite, a iluminação cênica valoriza ainda mais a paisagem, destacando as torres, a escadaria e os reflexos da água.

Além disso, o local também oferece infraestrutura para lazer e prática esportiva, com ciclovia, pista de cooper e trilhas para caminhada. Para os visitantes, há uma lanchonete, um bistrô e churrasqueiras disponíveis.

Funcionamento do Parque Tanguá

  • Endereço: Rua Oswaldo Maciel, 97 – Taboão
  • Funcionamento do parque: diariamente, das 6h às 20h
  • Funcionamento do bistrô: diariamente, das 8h às 19h
  • Funcionamento dos sanitários: diariamente, das 8h às 18h
  • Entrada: gratuita
  • Veja a seguir o mapa com a localização exata:

Parque Municipal Tingui

Imagem da vista aérea do Parque Municipal Tingui para ilustrar matéria sobre os parques de Curitiba
O parque tem um memorial em homenagem aos imigrantes que chegaram na cidade

Já o Parque Tingui, localizado na Zona Norte da Capital Paranaense, conta com uma área de 427.492 m² e oferece uma verdadeira imersão cultural em pleno contato com a natureza. 

Isso porque algumas instalações que se destacam no espaço são a Praça Brasil 500 Anos, em memória à chegada dos portugueses ao país, e o Memorial Ucraniano, em homenagem aos imigrantes em Curitiba.   

Além de proporcionar uma imersão na história do Brasil, esse é um dos parques em Curitiba que oferece uma infraestrutura completa com ciclovia, pista de caminhada e cooper, campos de futebol e vôlei, e playground.

Funcionamento do Parque Tingui

  • Endereço: Rua Melchiades Silveira do Valle, 501-267 – São João, Curitiba
  • Funcionamento: diariamente, das 6h às 20h
  • Entrada: gratuita
  • Veja a seguir o mapa com a localização exata:

Memorial Ucraniano

Também localizado dentro do Parque Tingui, o Memorial Ucraniano é uma homenagem à imigração ucraniana no Brasil e celebra o centenário da chegada dos primeiros imigrantes ao país.

Dessa forma, o espaço recebe eventos culturais e exposições de artesanato, onde é possível conhecer e adquirir peças típicas. Durante a noite, a iluminação especial do Parque Tingui realça ainda mais a beleza do espaço

Funcionamento do Memorial Ucraniano

  • Endereço: Av. Fredolin Wolf, 1870 – Pilarzinho, Curitiba 
  • Funcionamento: terça-feira a domingo, das 10h às 18h
  • Entrada: gratuita
  • Veja a seguir o mapa com a localização exata:

Como é morar em Curitiba?

A vida na maior cidade do sul do Brasil proporciona um excelente índice de desenvolvimento humano. Junto a isso, a acessibilidade e facilidade de acesso à áreas de lazer também são atrativos da capital.

Então, se você está pensando em morar em Curitiba, clique aqui para acessar os imóveis disponíveis para alugar na região.

Parque das Pedreiras Jaime Lerner

Imagem do parque das pedreiras para ilustrar matéria sobre os melhores parques de Curitiba
A Ópera de Arame é famosa por receber diversos shows, eventos e peças de teatro

É no Parque das Pedreiras Jaime Lerner que estão dois pontos icônicos da cidade: a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski. Implementado entre 1990 e 1992, o local recebe o nome do idealizador, o urbanista Jaime Lerner.

Ópera de Arame

A Ópera de Arame tem capacidade para 1.572 lugares. O espaço costuma receber shows e peças de teatro, entre outros espetáculos, e tem como belíssimo plano de fundo a vegetação, o lago e o céu do Parque das Pedreiras Jaime Lerner.

Pedreira Paulo Leminski

Já a Pedreira Paulo Leminski foi instalada usando como base um imenso paredão de pedra. O espaço se tornou uma grande área para shows a céu aberto, com capacidade para 30 mil pessoas.

Funcionamento do Parque das Pedreiras Jaime Lerner

  • Endereço: R. João Gava, 970 – Abranches
  • Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
  • Veja a seguir o mapa com a localização exata:

Leia também: Museus em Curitiba: Conheça as principais opções culturais da capital paranaense

Bosque Papa João Paulo II

Imagem da entrada do Bosque Papa João Paulo II para ilustrar matéria sobre lugares para passar o dia em Curitiba
O parque foi criado após a visita do Papa João Paulo II

O espaço ganhou esse nome em homenagem à visita do Papa João Paulo II à cidade, em junho de 1980. Poucos meses depois, o bosque foi inaugurado para marcar a passagem do pontífice e também a forte presença da imigração polonesa na capital paranaense. 

Durante o passeio pelo bosque, é possível conhecer parte da fauna silvestre, incluindo sabiás, bem-te-vis, canários-da-terra, pica-paus, esquilos e até macacos.

Outra coisa para se aproveitar no bosque é o Memorial da Imigração Polonesa. Por lá, você pode apreciar uma exposição que traz registros da cultura típica polonesa, como acervos de documentos e objetos, além de uma lojinha de artesanato.

Funcionamento do Bosque do Papa

  • Endereço: Rua Wellington de Oliveira Viana, 33 – Centro Cívico
  • Funcionamento: diariamente, das 6h às 18h
  • Entrada: gratuita
  • Veja a seguir o mapa com a localização exata:

Passeio Público

Imagem aérea de árvores e arredores do Passeio Público para ilustrar matéria sobre os melhore parques de Curitiba
Esse foi o primeiro parque inaugurado em Curitiba

No coração do Centro de Curitiba está o mais antigo parque da capital paranaense: o Passeio Público. E quem passa por lá nos dias de hoje nem imagina que o espaço nasceu da drenagem de um terreno pantanoso.

Com a inauguração, o parque se tornou o mais tradicional ponto de encontro dos curitibanos. Por lá, além de relaxar no tempo livre, você pode ter um contato bem próximo com a natureza e observar de perto animais e plantas locais. 

Além da natureza rica, você pode aproveitar o espaço com muito conforto. Isso porque a infraestrutura é completa e conta com playground para crianças, trilhas para caminhadas, ciclovia, bicicletário e play pet.

Funcionamento do Passeio Público

  • Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro
  • Funcionamento: terça a domingo, das 6h às 20h
  • Entrada: gratuita
  • Veja a seguir o mapa com a localização exata:

Leia mais: O que fazer em Curitiba: parques, cultura, vida noturna e tudo mais que a cidade pode oferecer

Jardim Botânico Municipal

Imagem panorâmica da estufa do Jardim Botânico Municipal em segundo plano e uma planta em primeiro plano para ilustrar matéria sobre parque mais bonito de Curitiba
Além do espaço verde, o Jardim Botânico abriga exposições e programas destinados a crianças (Foto: Renato Soares | Mtur)

destinos mais visitados da capital paranaense e um dos espaços mais queridos pelos moradores. 

Sua estufa de 458 m², inspirada na arquitetura europeia, se tornou símbolo da cidade e tem uma rica diversidade de espécies da Mata Atlântica, entre plantas ornamentais e nativas.

Em frente à estufa, os jardins geométricos em estilo francês encantam os visitantes com a disposição simétrica inspirada na bandeira de Curitiba, além de chafarizes que tornam o cenário ainda mais fotogênico.

Embora não seja um parque, o Jardim Botânico funciona como uma Unidade de Conservação e promove a preservação ambiental. Mais de 40% da área total são ocupados pelo Bosque de Preservação Permanente, onde nascem os lagos do local e por onde passa o rio Cajuru. 

Além das áreas verdes, o Jardim Botânico abriga o Salão de Exposições, um espaço dedicado a eventos artísticos, artesanais e científicos voltados ao meio ambiente. Ou seja, esse é um dos melhores lugares para passar o dia em Curitiba em contato com a natureza. 

Jardim das Sensações

Inaugurado em 2008, o Jardim das Sensações tem como objetivo estimular o tato, o olfato, a visão e a audição de adultos e crianças, que aproveitam o contato direto com mais de 70 plantas de texturas, formas e aromas diferentes. 

Assim, os cachepôs ficam dispostos em 200 metros de percurso, que dura em torno de 30 minutos, com inscrições em braile sobre todas as espécies presentes.

Galeria das Quatro Estações

O espaço cultural da Galeria das Quatro Estações, que também é um jardim, reserva uma área de 1.625 m² para quem deseja experienciar, em áreas cobertas e abertas, a representação das quatro estações do ano, explorando cores e texturas.

Funcionamento do Jardim Botânico

  • Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 690 – Jardim Botânico
  • Funcionamento: diariamente, das 6h às 19h30
  • Jardim das Sensações: terça a domingo, das 9h às 17h (como o percurso é feito em meia hora, o último acesso é feito às 16h30)
  • Entrada: gratuita
  • Veja a seguir o mapa com a localização exata:

Zoológico Municipal de Curitiba

Imagem de um dos espaços do Zoológico Municipal de Curitiba para ilustrar matéria sobre lugar para passar o dia em Curitiba
O Zoológico faz parte de projetos de conservação ambiental

Comprometido com a preservação da fauna, o zoológico é membro da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e participa ativamente de projetos de conservação de espécies ameaçadas, como o muriqui-do-sul, mico-leão-da-cara-dourada, tamanduá-bandeira, onça-pintada e lobo-guará, por exemplo.

No total, são mais de 1.800 animais de 127 espécies, tanto da fauna brasileira quanto de outros continentes. Além disso, um dos grandes destaques do espaço é o casal de leões, formado por Thor e Zâmbia, uma leoa branca.

O percurso dentro do zoológico tem cerca de 4 km e pode levar cerca de 2 horas, passando por um ambiente típico da Floresta com Araucária. Durante a caminhada, é possível encontrar animais vivendo livremente no habitat, como macacos-bugios, cutias, lagartos e outros répteis. 

Funcionamento do Zoológico Municipal

  • Endereço: Rua João Micheletto, 1500 – Boqueirão
  • Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 16h
  • Entrada: gratuita (deve ser agendada neste link)
  • Veja a seguir o mapa com a localização exata:

Veja como é morar em Curitiba

A capital do estado do Paraná proporciona diversas vantagens para os moradores tanto em termos de lazer ao ar livre quanto em infraestrutura e acessibilidade. E se você está pensando em morar em Curitiba, o primeiro passo é clicar aqui para acessar o mapa com todos os imóveis disponíveis para alugar na cidade.

Bosque Alemão

Imagem do Bosque Alemão mostra canteiro com flores e uma construção que remete à arquitetura alemã para ilustrar matéria sobre parque em Curitiba
Esse é um dos parques mais bonitos de Curitiba

O bosque ocupa a área de uma antiga leiteria da família Schaffer que oferece um dos mirantes mais impressionantes da cidade, com vista panorâmica da Serra do Mar. Por isso, muitos consideram esse o parque mais bonito de Curitiba.

A visita começa no Oratório de Bach, uma construção em estilo neogótico, inspirada em uma antiga igreja presbiteriana de Curitiba. De lá, uma ponte de madeira leva ao mirante, ponto perfeito para admirar a paisagem. 

A descida pelo bosque é outra experiência, isso porque a trilha temática é inspirada no conto João e Maria, dos irmãos Grimm, o que torna o passeio ainda mais divertido, especialmente para as crianças.

No percurso, há uma biblioteca infantil, conhecida como Casa da Bruxa, onde os pequenos podem ouvir histórias e explorar o mundo da literatura. O trajeto termina no pórtico que reproduz a fachada da Casa Milla, uma das construções típicas da arquitetura alemã em Curitiba.

Funcionamento do Bosque Alemão

  • Endereço: R. Nicolo Paganini, s/n – Pilarzinho, Curitiba
  • Funcionamento: segunda a domingo, das 8h às 20h
  • Entrada: gratuita
  • Veja a seguir o mapa com a localização exata:

Parque São Lourenço

Além do parque, o espaço também conta com o Memorial Paranista

O Parque Municipal São Lourenço, localizado em Curitiba, foi inaugurado em 1972 após a inundação causada pelo rompimento da represa do Rio Belém. A área pertencia à antiga fábrica de cola Adubos Boutin. Por isso, a chaminé de tijolos ainda pode ser vista no local.

O parque possui diversas opções de lazer e esportes ao ar livre, incluindo pista de caminhada e ciclovia, quadras de futebol e vôlei e playgrounds exclusivos, por exemplo. 

Desde 2020, o parque conta com o Memorial Paranista, um espaço dedicado ao artista João Turin. No local, estão o Jardim das Esculturas, com 15 obras em bronze, e o Liceu das Artes, que oferece oficinas de escultura, exposições e atividades educativas. O complexo inclui ainda o Teatro Cleon Jacques, onde ocorrem apresentações culturais.

Funcionamento do Parque São Lourenço

  • Endereço: R. José Brusamolin, s/n – São Lourenço 
  • Funcionamento do Parque São Lourenço: diariamente, das 6h às 22h
  • Funcionamento do Memorial Paranista: terça a domingo, das 10h às 18h
  • Entrada: gratuita
  • Veja a seguir o mapa com a localização exata:

Saiba mais: Melhores restaurantes de Curitiba: descubra 17 opções imperdíveis na Capital Paranaense

Qual parque de diversões está em Curitiba?

Além dos parques onde a população pode ter contato com a natureza, Curitiba também conta com algumas opções fixas e outras itinerantes de parques de diversões. Veja algumas delas:

Bombom Ville Kids

O Bombom Ville Kids conta com uma estrutura coberta de 2.000 m², totalmente fechada e murada, oferecendo diversas atrações para crianças. Entre os brinquedos disponíveis, estão:

  • Pista de carrinhos de bate-bate
  • Mega tobogã
  • Tombo legal
  • Castelo de bolinhas com 200 mil bolinhas
  • Minhocão
  • Cinema 6D
  • Torre La Bamba com 8 metros de altura
  • Microbus 360
  • Mini pista de kart
  • Cama elástica e arena jump
  • Roda estrela
  • Sinuca, pebolim e tênis de mesa

O espaço também conta com monitores para garantir a segurança e a diversão das crianças.

  • Endereço: BR 116, nº 15000 (Linha Verde) – Fanny
  • Funcionamento: quinta a domingo, das 14h30 às 19h
  • Entrada: Crianças de 1 aos 13 anos: R$ 50, com direito a brincar em todos os brinquedos. Adultos: R$ 25. Pessoas com deficiência e aniversariantes: R$ 25. Toda Criança até 5 anos tem direito a um acompanhante grátis, que será escolhido no momento da aquisição do ingresso. Adultos que não forem brincar não pagam.
  • Veja a seguir o mapa com a localização exata:

Parque Mikewood

Próximo ao Jardim Botânico e ao Shopping Jardim das Américas, o Parque Mikewood conta com um espaço de 8 mil m² de natureza, onde as crianças podem brincar e aprender sobre o meio ambiente e preservação. 

Além disso, o local oferece atrações como arvorismo, tirolesa, parede de escalada, escorregadores, quadra esportiva, entre outras.

  • Endereço: Rua São Bartolomeu, 382 – Cajuru
  • Funcionamento: terça a domingo, das 14h às 19h
  • Entrada: Menores de 2 anos não pagam. Crianças de 2 anos pagam R$ 27,50. Crianças de 3 até 14 anos pagam R$ 55. O passaporte adulto custa R$ 20. 🌳 Os passeios da tirolesa, arvorismo e escalada custam R$ 10 cada
  • Veja a seguir o mapa com a localização exata:

Outros bosques e parques em Curitiba

Quer conhecer mais opções? Então, aqui está uma lista com outros parques em Curitiba e região metropolitana:

  • Bosque Reinhard Maack
  • Parque das Pedreiras
  • Parque Bacacheri / Parque Gal. Iberê de Matos
  • Parque Barreirinha
  • Parque Caiuá
  • Parque Cambuí
  • Parque das Nascentes do Belém
  • Parque do Centenário da Imigração Japonesa / Memorial do Rio Iguaçu
  • Parque dos Tropeiros / Universidade Livre do Professor
  • Parque Gomm / Memorial Inglês
  • Parque Italiano
  • Parque Lago Azul
  • Parques Lineares Cajuru, Mairi, Mané Garrincha e Yberê
  • Parque Náutico
  • Parque Olímpico do Cajuru
  • Parque São Lourenço / Memorial Paranista
  • Parque Vista Alegre
  • Bosque Alemão / Memorial Alemão
  • Bosque Capão da Imbuia / Museu de História Natural
  • Bosque Dr. Martim Lutero /  Bosque Boa Vista
  • Bosque Fazendinha
  • Bosque Gutierrez / Memorial Chico Mendes
  • Bosque Irmã Clementina
  • Bosque Pilarzinho /  Parque Pilarzinho / Parque Primavera
  • Bosque Prof. Erwin Gröger

Leia também: Bairros de Curitiba: conheça regiões com ampla infraestrutura e acesso facilitado

Dicas para aproveitar os parques em Curitiba em diferentes ocasiões

Seja para um passeio tranquilo, um piquenique em família ou um treino ao ar livre, os parques em Curitiba oferecem opções para todas as ocasiões. O Jardim Botânico, por exemplo, é ideal para quem busca um cenário bonito para fotos, enquanto o Parque Barigui é perfeito para caminhadas e corridas. 

Agora, para descansar ou ter momentos de lazer com as crianças, o Parque Tanguá e o Bosque Alemão são boas escolhas. Afinal, ambos contam com belas paisagens e infraestrutura adequada para passear com a família. 

Independentemente da ocasião, vale a pena planejar o passeio considerando a estrutura disponível em cada parque. Além disso, levar um lanche, usar roupas confortáveis e verificar a previsão do tempo são cuidados simples que podem fazer toda a diferença.

Encontre seu lar em Curitiba com o QuintoAndar

Já escolheu as opções que vão entrar na sua rotina? Então, agora que você os parques em Curitiba, chegou a hora de dar o próximo passo para viver com mais conforto e qualidade de vida na cidade. 

Com o QuintoAndar, você encontra o imóvel perfeito na cidade para chamar de lar, seja para comprar ou alugar, tudo com rapidez, segurança e praticidade.

A maior plataforma de moradia da América Latina oferece as melhores ferramentas para facilitar sua busca, além de oferecer diversas opções de moradia para todos os gostos e bolsos. Acesse o site ou aplicativo e descubra como é fácil transformar seus planos em realidade.

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu
Este artigo foi útil?
  Média: 0


© 2025 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também