O ritmo acelerado do dia a dia da capital paulista já é muito conhecido. Afinal, é da maior metrópole do país que estamos falando. Porém, o contato com a natureza para recarregar as energias e encontrar equilíbrio em meio à agitação urbana não pode ser deixado de lado, e os parques da Zona Oeste de SP podem ajudar com isso!
Estudos mostram que passar algum tempo ao ar livre aproveitando a vegetação ao redor ajuda a reduzir o estresse, aumentar a concentração e melhorar o bem-estar geral. Então, se você está em busca de uma pausa para descansar, os parques que cercam a região são a resposta para elevar a qualidade de vida.
Quer saber mais? Então continue a leitura para conhecer as opções que os parques na Zona Oeste de SP oferecem e veja como você pode aproveitar ao máximo cada um deles!
Navegue pelo conteúdo
- Áreas verdes e parques na Zona Oeste de SP
- Principais parques na Zona Oeste de SP
- Parque Villa-Lobos
- Funcionamento do Parque Villa-Lobos
- Parque Água Branca
- Funcionamento do Parque Águas Branca
- Parque da Luz
- Funcionamento do Parque da Luz
- Parque da Ciência Butantan – Butantã
- Funcionamento do Parque da Ciência Butantan
- Parque Colina de São Francisco
- Funcionamento do Parque Colina de São Francisco
- Conheça outros parques
- Se mude para Zona Oeste e aproveite a diversidade de parques da região
Leia também: Descubra o que fazer em São Paulo de graça: parques, museus e outras atrações
Áreas verdes e parques na Zona Oeste de SP
A princípio, a maior cobertura de áreas verdes da cidade fica localizada na Região do Butantã, na Zona Oeste de São Paulo. Por lá, há cerca de 1,6 milhão de metros quadrados de praças, parques, canteiros e outros espaços com vegetação.
De acordo com dados da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, esse número fica atrás somente do distrito de Pinheiros e Lapa, também localizados na Zona Oeste, que contam com 6,1 milhões e 5,7 milhões de m² de cobertura vegetal, respectivamente.
Ou seja: não faltam lugares para respirar aquele ar fresco e se conectar com a natureza.
Principais parques na Zona Oeste de SP
Você encontrará uma seleção diversificada de parques que oferecem um refúgio verde em meio à agitação urbana. Aqui estão alguns dos principais da região:
Parque Villa-Lobos
O Parque Villa-Lobos, localizado em Pinheiros, é um dos recantos naturais mais queridos pelos paulistanos. Com uma vasta área de 732 mil m², este parque é um dos maiores da cidade e foi pensado para ser um ponto de lazer para todas as idades.
O amplo gramado do local se transforma em um cenário perfeito para piqueniques, momentos de relaxamento e práticas esportivas. Além disso, sua estrutura é completa e oferece opções variadas, como, por exemplo:
- Ciclovias;
- Quadras poliesportivas;
- Pista de skate;
- Pista de cooper e caminhada;
- Equipamentos para ginástica;
- Parquinho para crianças.
Por fim, o espaço também é abrigo do Orquidário Ruth Cardoso e da biblioteca Parque Villa-Lobos, que oferece um acervo rico de livros diversos, encontros com escritores, apresentações teatrais, saraus e muito mais.
Funcionamento do Parque Villa-Lobos
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05317-020
Horários: de segunda a segunda, das 5h30 às 19h
Veja o mapa de localização do Parque Villa-Lobos:
Leia mais: Zoológico de São Paulo: conheça o maior e mais famoso zoo do Brasil!
Parque Água Branca
Conhecido também como Parque Dr. Fernando Costa, o lugar é uma boa aposta para quem busca lazer e muito aprendizado.
Além de um local para relaxar, o parque oferece diversas atrações. Ao explorar os caminhos disponíveis, você se depara com a Trilha do Pau Brasil e Seringueiras, que oferecem contato com a flora nativa. Também é possível encontrar galinhas, patos e pavões.
Além da interação com a natureza, o parque é abrigo do Instituto de Pesca, que tem o segundo aquário mais antigo do Brasil, e do MUGEO – Museu Geológico de São Paulo -, que conta com um acervo rico de histórias do passado.
Funcionamento do Parque Águas Branca
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, São Paulo – SP, 05001-900
Horários: de segunda a segunda, das 6 às 20h
Veja o mapa de localização do Parque Água Branca:
Parque da Luz
O Parque da Luz, localizado no bairro da Sé, é o mais antigo de São Paulo e tem uma área de mais de 100 mil m².
O espaço tem como inspiração os jardins franceses, que traz uma atmosfera única para os bosques, lagos, grutas com cascata e espelhos d’água do parque.
Ao visitar o parque, você pode aproveitar os equipamentos de ginástica, as pistas de cooper e caminhada e parquinhos para as crianças. Além disso, há um mirante disponível para admirar a vista e uma exposição permanente de esculturas.
Depois de espairecer em meio a natureza, você pode explorar a Pinacoteca e o Museu da Arte Sacra, que fica bem próximo ao Parque da Luz.
Funcionamento do Parque da Luz
Endereço: Praça da Luz, s/n – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01120-010
Horários: de terça a domingo, das 9h às 18h
Veja o mapa de localização do Parque da Luz:
More perto do Parque da Luz
Está em busca de um imóvel para alugar perto do Parque da Luz? Então veja abaixo algumas opções na região ou clique aqui para ter acesso às ofertas.
Parque da Ciência Butantan – Butantã
Este parque, vinculado ao Centro de Desenvolvimento Cultural do Instituto Butantan, oferece uma mistura única de entretenimento educativo e experiências interativas. O intuito é estimular o interesse pela ciência e pela natureza.
Assim, com uma área que combina espaços ao ar livre e instalações cobertas, o Parque da Ciência Butantan é um destino atraente para todas as idades. As exposições interativas abrangem uma variedade de tópicos científicos, que vão desde biologia até a física, por exemplo.
Apesar das diversas atrações, o destaque fica para os museus biológicos e históricos, que abrigam uma coleção de espécies de plantas e répteis.
Funcionamento do Parque da Ciência Butantan
Endereço: 1500 R. Geraldo Hansen, São Paulo
Horários: todos os dias, das 7h às 17h
Veja o mapa de localização do Parque da Ciência Butantan
Parque Colina de São Francisco
O Parque Colina de São Francisco é um convite para caminhadas revitalizantes, corridas matinais ou simplesmente para absorver a calma da natureza.
Uma das características mais marcantes do parque é o compromisso com a sustentabilidade e a conservação ambiental. Nesse sentido, por lá você encontrará uma variedade de espécies de plantas e animais nativos.
Além disso, o espaço tem uma estrutura completa, que conta com banheiros, bebedouros, vistas para caminhadas, parquinho para crianças e praças com aparelhos de ginástica.
Funcionamento do Parque Colina de São Francisco
Endereço: Av. Dr. Cândido Motta Filho, 751 – Cidade São Francisco, São Paulo
Horários: todos os dias, de 6h às 18h(27) 3381-6819
Veja o mapa de localização do Parque Colina de São Francisco
Conheça outros parques
As opções não acabaram! Além dos 5 parques mais queridinhos da região, a Zona Oeste de São Paulo conta ainda com:
- Parque Aclimação;
- Parque Jardim das Perdizes;
- Parque Municipal Chácara do Jockey;
- Parque Juliana de Carvalho Torres;
- Parque Pinheirinho D’Água;
- Parque Previdência;
- Parque Luís Carlos Prestes;
- Parque Anhanguera;
- Parque Zilda Natel;
- Parque Raposo Tavares;
- Parque Estadual Cândido Portinari;
Leia também: Custo de vida em São Paulo: veja se morar na Capital Paulista cabe no seu bolso
Se mude para Zona Oeste e aproveite a diversidade de parques da região
Agora que você já está por dentro de algumas das principais opções de parques na Zona Oeste de SP, que tal procurar um novo lugar para morar na região e viver em contato com a natureza no seu cotidiano?
O QuintoAndar tem inúmeras opções de casas e apartamentos para morar ou alugar perto das suas atrações preferidas. Use os mais de 70 filtros diferentes de pesquisa para refinar a sua busca e encontrar o lar dos seus sonhos.
Quer explorar outras cidades e bairros do Brasil? Continue navegando no MeuLugar e acesse uma infinidade de dicas sobre destinos que você não pode deixar de conhecer.
Carregando comentários...