Que tal planejar a sua visita ao ponto mais alto de São Paulo? Diferente dos diversos mirantes em SP que você encontra na região central, o Pico do Jaraguá proporciona uma vista da Mata Atlântica, além é claro, dos arranhas-céus.
Quer saber como chegar até lá e quais atrações pode fazer no Parque Estadual do Jaraguá? Então, aproveite o conteúdo e anote todas as nossas dicas. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo:
- Onde fica o Pico do Jaraguá
- Como chegar no Pico do Jaraguá
- Horários e informações de funcionamento
- O que fazer no Pico do Jaraguá
- 1. Trilha do Pai Zé
- 2. Trilha do Silêncio
- 3. Trilha da Bica
- 4. Trilha do Lago
- 5. Mirante do Jaraguá
- 6. Base do Pico do Jaraguá
- Encontre seu lar próximo ao Pico do Jaraguá
Onde fica o Pico do Jaraguá?
O Pico do Jaraguá está localizado no bairro Jaraguá, na Zona Oeste de São Paulo, dentro do Parque Estadual do Jaraguá. O espaço está entre os vizinhos Perus e Pirituba, além da cidade de Osasco.
A cerca de 23km da Praça da Sé, no centro histórico de SP, o pico é uma das elevações da Serra da Cantareira, a maior floresta urbana do mundo que abrange os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras.
Como chegar no Pico do Jaraguá?
Para chegar ao Pico do Jaraguá, você pode fazer seu trajeto de carro pela Via Anhanguera e, em seguida, pela Estrada Turística do Jaraguá. Também é possível visitar o parque de trem, com desembarque na estação Vila Clarice e Jaraguá, ou até mesmo a pé, pela trilha do Pai Zé.
Outra opção é chegar até lá de ônibus, já que tem várias linhas que têm ponto de desembarque bem em frente à portaria do parque.
Os ônibus da linha 1896-10 Jaraguá saem da Praça Ramos de Azevedo, enquanto os veículos da linha 8047-41 partem do Terminal Metrô Vila Madalena.
Além disso, também pode utilizar a linha 8040-10 Sol Nascente, a partir do Terminal Lapa, ou a 1019-10 Sol Nascente, com saídas do Terminal Pirituba.
- Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 (Km 18 da Via Anhanguera) Estrada Pico do Jaraguá s/n – Parque Estadual do Jaraguá – São Paulo / SP
Veja a localização exata do Parque Estadual do Jaraguá no mapa:
Horários e informações de funcionamento
De terça a domingo, das 8hs às 16hs
- Ciclistas: das 8hs às 10hs
- Pedestres: das 10hs às 15hs
- Subida de Veículos: das 14hs às 15hs
Valor: entrada gratuita
O que fazer no Pico do Jaraguá?
O Pico do Jaraguá é o grande destaque do Parque Estadual do Jaraguá, mas não é a única atração que você vai encontrar por lá. Além do mirante, você também pode fazer diversas trilhas em meio à natureza. Confira 6 opções:
1. Trilha do Pai Zé
Como já falamos, umas das formas de chegar ao Parque é por meio da trilha do Pai Zé, com cerca de 3,6 km de extensão e duração média de 2h30. Se tiver sorte, no trajeto você pode apreciar a vida natural como aves, pequenos mamíferos e répteis típicos da mata atlântica.
Embora a trilha seja autoguiada, seu nível de dificuldade não é dos mais fáceis e, por isso, o percurso não é recomendado para crianças com menos de oito anos ou pessoas com mobilidade reduzida.
Além disso, lembre-se de levar uma garrafinha d’água para se hidratar durante o passeio e vá com roupas e sapatos confortáveis.
2. Trilha do Silêncio
Se você quer uma caminhada mais tranquila, a Trilha do Silêncio é ideal para crianças, idosos e até mesmo pessoas com alguma dificuldade de mobilidade ou deficiência. Isso porque a trilha é pavimentada, equipada com sinalização informativa (incluindo em braille), corrimãos e guias de madeira para deficientes visuais.
O nome da trilha se dá porque, com um pouco menos de 830 metros de extensão em meio à mata fechada, ela acaba abafando o som das rodovias que rodeiam o Parque.
Você também pode programar uma visita guiada para o chamado “exercício do silêncio”, uma atividade especial de sensibilização a partir dos sons e aromas da floresta, mediante agendamento.
3. Trilha da Bica
Que tal conhecer uma fonte de água pura? A Trilha da Bica tem dificuldade moderada e você consegue completá-la em cerca de 45 minutos para percorrer os 1.500 metros de extensão da trilha pela mata fechada, até chegar a uma bica d’água.
Assim como a Trilha do Pai Zé, esse percurso não é recomendado para crianças com menos de oito anos ou pessoas com dificuldades de locomoção. Durante o trajeto, você pode até esbarrar em preguiças, esquilos, tucanos e outros animais típicos do bioma.
4. Trilha do Lago
Uma das trilhas mais encantadoras do Parque Estadual do Jaraguá é a Trilha do Lago, com 1 km de extensão e duração de aproximadamente 20 minutos.
O trajeto calçado de paralelepípedos circula um lago arborizado, com espaços dedicados ao descanso e área com aparelhos de ginástica.
Como toda a trilha é pavimentada e plana, o percurso também pode ser feito por idosos e pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.
5. Mirante do Jaraguá
Sem dúvidas, a atração estrela do Parque Estadual é o mirante do Pico do Jaraguá que oferece vista panorâmica da cidade de São Paulo, além do Pico do Papagaio.
Para aproveitar o local e conseguir ter uma linda vista, recomendamos que a visita seja feita em um dia de céu aberto. Além da escadaria para acesso aos mirantes, no local você encontra um pequeno estacionamento, um bicicletário, banheiros e até mesmo uma lanchonete.
6. Base do Pico do Jaraguá
Para acessar a área das antenas, que é o pico mais alto do morro, é necessário enfrentar uma escadaria com 242 degraus. Mas, calma, esse pequeno esforço vai valer a pena, pois a vista da base é muito bonita e rende as melhores fotos registradas do passeio.
Encontre seu lar próximo ao Pico do Jaraguá
Que tal morar na capital paulista pertinho do Pico do Jaraguá para aproveitar muitas trilhas e atividades ao ar livre?
No QuintoAndar você conta com muitas opções de casas e apartamentos para alugar no bairro Jaraguá. Utilize os mais de 70 filtros de busca em nossa plataforma e refine a sua pesquisa para encontrar um imóvel que tenha a sua cara!
Clique aqui para navegar em nosso mapa ou veja abaixo opções de imóveis para alugar no bairro Jaraguá:
Carregando comentários...