As praias de Vila Velha, que ocupam mais de 30 km de faixa litorânea, se destacam pela beleza única e a variedade de alternativas que oferecem ao lazer no dia a dia dos capixabas. Junto às praias de Vitória, dá para se ter uma ideia de que não faltam boas opções para morar com qualidade perto do mar no Espírito Santo.
E se você ainda não mora, mas pensa em fazer uma mudança para o Litoral Capixaba, Vila Velha é um lugar que vale a pena cogitar. E neste artigo, vamos te mostrar algumas das praias que valem a pena para você contar por perto.
Navegue pelo conteúdo:
- Praias de Vila Velha na opinião de quem mora
- Praia da Costa
- Praia da Sereia
- Praia Secreta
- Praia de Itapuã
- Ilha de Pituã
- Arquipélago de Itatiaia
- Praia de Itaparica
- Praia do Barrão
- Praia da Concha
- Balneabilidade das praias
Praias de Vila Velha na opinião de quem mora
Para o morador capixaba Hudson Nunes Pires, as praias de Vila Velha são as melhores dentro da Grande Vitória. E para aproveitá-las no dia a dia, ele faz questão de manter seu próprio “ritual”.
Hudson Nunes Pires
Morador da região
“Ir à praia cedo, ficar até 14h, 15h, fazer uma trilha no Morro do Moreno para ver o sol se pôr e depois voltar para o calçadão tomar um açaí. É um ritual que gosto bastante de fazer. Outro que a galera também faz muito aqui é pedalar na ciclovia depois da praia e ir até a Barra do Jucu, que é bem legal, uma vila de pescadores bem antiga”.
Agora, se ainda não tem ideia de como seria o seu “ritual” pelo Litoral Capixaba, conheça algumas das praias de Vila Velha que listamos a seguir e veja quais delas reservam o ideal para o seu gosto.
Praia da Costa
Entre as praias mais conhecidas de Vila Velha está a Praia da Costa, situada a aproximadamente 10 km da capital Vitória, ocupando uma longa faixa de areia de quase 5 km do litoral.
Pela sua extensão, a Praia da Costa se divide em diversos pontos que proporcionam diferentes nomes e também banhos de mar, já que as ondas variam conforme a intensidade das marés.
Muitos frequentadores aproveitam várias partes da Praia da Costa para praticar uma variedade de esportes, como iatismo, surfe, vôlei, futebol, frescobol, beach tennis, entre outros. Na ciclovia e no calçadão, os frequentadores aproveitam para correr e pedalar.
A Praia da Costa oferece uma infraestrutura variada de quiosques, com cadeiras, mesas e barracas, tanto na areia como na orla, além de muitas opções de serviços e comércios pelas imediações.
Praia da Sereia
A Praia da Sereia fica em um cantinho da Praia da Costa onde as ondas são mais calmas, favorecendo banhistas idosos, famílias com crianças e nadadores.
Um dos diferenciais da Praia da Sereia fica por conta da infraestrutura e do projeto Praia Legal, que é voltado para a inclusão social de pessoas com mobilidade reduzida, e que, gratuitamente, oferece guarda-vidas e auxiliares para deixar o lazer mais tranquilo e seguro.
Praia Secreta
Próxima ao Farol de Santa Luzia, praticamente ao final da Praia da Costa, está a Praia Secreta. Apesar de estar quase escondida, é uma das belas praias capixabas com faixa de areia bem pequena e que, por isso, costuma lotar de banhistas.
Sem infraestrutura de quiosques e ambulantes, a dica é chegar cedo para encontrar um lugar próximo à sombra da árvore e levar o que for consumir. Para chegar até ela, basta seguir as placas de acesso ao farol que, bem ao lado, revelam uma entrada.
Vale saber que, além da faixa areia menor, o estacionamento próximo conta com poucas vagas, sendo uma boa opção ir de transporte público e caminhar por cerca de 15 minutos até o farol.
Praia de Itapuã
A Praia de Itapuã, que é praticamente uma continuação da Praia da Costa, é uma das praias mais conhecidas de Vila Velha.
Com águas claras e uma ampla extensão de areia fofa, a Praia de Itapuã tem uma paisagem composta por barcos de pescadores que fazem parte da comunidade local e, inclusive, oferecem serviços de travessia para as ilhas que estão próximas à costa.
A Praia de Itapuã conta com uma infraestrutura de quiosques com barracas na areia e restaurantes próximos à orla, além de espaços e redes de apoio para praticantes de vôlei, futebol, futevôlei e frescobol.
Ilha de Pituã
A Ilha de Pituã está situada a cerca de 200m das areias da Praia de Itapuã e tem acesso por barcos de pescadores que fazem o trajeto desde a costa, ou mesmo por nadadores mais experientes e equipados.
Chegando cedo, você nota como as mudanças da maré formam piscinas naturais, ideais para relaxar apreciando o visual da costa da praia.
Aqui, a dica é aproveitar os dias com menos intensidade de vento, porque as águas movimentam menos o fundo do mar e facilitam a visibilidade para mergulhar de snorkel.
Arquipélago de Itatiaia
Assim como a Ilha de Pituã, o Arquipélago de Itatiaia é um dos pontos que atrai os olhares de quem passa pela orla da Praia de Itapuã.
Formado por um conjunto de sete ilhas, o arquipélago que fica a cerca de 800 m da costa tem acesso por barcos de pescadores que podem ser contratados para fazer a travessia desde a Praia de Itapuã.
A maior das ilhas é a do Boqueirão, que forma, além de uma pequena enseada, singelas praias com piscinas naturais. Como um todo, as ilhas Itatiaia proporcionam um momento de encontro com a biodiversidade marinha que há no local.
Praia de Itaparica
Entre as praias mais frequentadas de Vila Velha está a Praia de Itaparica. Ela é uma continuação da Praia de Itapuã e oferece boas condições para os surfistas.
Com aproximadamente 3,5 km de extensão, a Praia de Itaparica tem ondas mais fortes e uma infraestrutura de quiosques, ao longo da areia, com duchas gratuitas, guarda-sóis e espreguiçadeiras para os banhistas.
Pela localização relativamente próxima ao Centro de Vila Velha, de cerca de 3 km de distância, é uma das praias de acesso facilitado e repleta de comércios pelas imediações que, inclusive, movimentam a vida noturna.
Praia do Barrão
Outra praia do Litoral Capixaba é a Praia do Barrão, na região da Barra do Jucu, a cerca de 15 km do Centro de Vila Velha. Ela fica em um histórico vilarejo de pescadores com tradições folclóricas, como o Congo.
Apesar de estar a uma certa distância da área mais urbana da cidade, a infraestrutura da região do Jucu conta com serviços essenciais, sendo que, para quem está na praia, existem algumas opções de restaurantes e quiosques pela orla.
Com 3 km de extensão de faixa de areia, a Praia do Barrão é palco de campeonatos de surfe e bodyboarding, já que suas ondas são muito fortes e favorecem as condições para os praticantes. Inclusive, foi nela que a pentacampeã mundial de bodyboarding, Neymara Carvalho, aprendeu a surfar.
Já no canto esquerdo da Praia do Barrão, aos pés do Morro da Concha, tem um parquinho para as crianças brincarem, além de uma trilha curta que revela outra praia quase escondida: a Praia da Concha.
Praia da Concha
Subindo as escadinhas que dão acesso à trilha pelo Morro da Concha, na Praia do Barrão, logo você chegará à Praia da Concha.
Formada por uma pequena faixa de areia e com águas que podem ser menos rasas do que aparentam, a Praia da Concha é conhecida por integrar o circuito dos passos do jesuíta José de Anchieta.
Para aproveitar o lazer com toda a tranquilidade que essa praia proporciona, vale a pena chegar bem cedo e levar seus quitutes, embora haja um quiosque pequeno que pode te atender por lá.
Por sinal, se estiver em um belo dia de sorte, ainda pode se deparar com tartarugas marinhas que circulam pelas águas da praia.
Balneabilidade das praias
Um fator importante para quem mora em cidades grandes no litoral e gosta de frequentar as praias é acompanhar o monitoramento da balneabilidade. Seja por questões de reformas ou condições de qualidade das águas, pode ser que em algum momento elas passem por interdições.
Então, a Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha mantém atualizado um mapa com a qualidade das praias, que é avaliado semanalmente com base nos critérios de lazer em geral que envolvem o contato com o mar.
Leia também: Conheça o Convento da Penha, um dos lugares mais populares de Vila Velha
Carregando comentários...