O Nordeste tem algumas das praias mais bonitas do mundo e costuma oferecer dias de muito calor e céu azul ideais para aproveitar o mar. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, algumas cidades da região registram temperaturas mais baixas que contrastam em relação ao clima predominante. Levando isso em consideração, você já se perguntou qual a cidade mais fria do Nordeste?
Atualmente, enquanto a maior parte das cidades litorâneas contam com um clima quente e úmido, com temperaturas que frequentemente ultrapassam os 30°C, o interior do Nordeste do país reserva surpresas para aqueles que preferem um clima mais ameno.
A combinação de altitude, relevo e vegetação cria microclimas que podem ser diferentes das áreas costeiras.
Se interessou pelo assunto? Então continue a leitura deste artigo para descobrir qual é a cidade mais fria do Nordeste e conferir as vantagens de morar em um desses municípios!
Navegue pelo conteúdo
- Qual a cidade mais fria do Nordeste do Brasil?
- Qual a cidade mais alta e mais fria do Nordeste?
- Conheça as cidades mais frias do Nordeste
- 1. Piatã
- 2. Triunfo
- 3. Garanhuns
- 4. Mar Vermelho
- 5. Guaramiranga
- Encontre seu lar na região Nordeste
Leia também: Conheça as 10 cidades mais frias do Brasil e veja as vantagens de morar em cada uma delas
Qual a cidade mais fria do Nordeste do Brasil?
Em primeiro lugar, o Nordeste do Brasil registra uma variedade de climas, que vão desde o semiárido árido até áreas de clima tropical úmido e temperaturas mais amenas nas serras e regiões de maior altitude, por exemplo. Ou seja, apesar do território ser conhecido mundialmente pelo calor, algumas cidades apresentam temperaturas mais baixas ou até mesmo mais frias.
Nas áreas litorâneas e planícies costeiras, como em grande parte do litoral da Bahia, Pernambuco, e Ceará, o clima é predominantemente tropical úmido. Por lá, os dias são geralmente quentes e ensolarados, com chuvas frequentes durante parte do ano, especialmente no período de inverno.
Por outro lado, é nas áreas mais elevadas, como na Chapada Diamantina, na Bahia; na Serra de Ibiapaba, no Ceará; e na Serra da Borborema, na Paraíba; que o clima assume uma característica distinta. Devido à altitude, essas regiões experimentam temperaturas mais amenas em comparação com o restante do Nordeste. Assim, os invernos podem ter dias e noites frias e até mesmo ocorrência de geadas em alguns pontos mais elevados.
Qual a cidade mais alta e mais fria do Nordeste?
Cidades mais altas, localizadas em serras ou no interior tendem a ser mais frias. Isso acontece principalmente devido a fatores geográficos e climáticos. Primeiramente, vem o papel da altitude: à medida que se sobe em altitude, a temperatura do ar tende a diminuir. Ou seja, o ar se torna menos denso e menos capaz de reter calor à medida que a altitude aumenta.
Além disso, regiões serranas e interioranas geralmente apresentam menor umidade relativa do ar – o que contribui para noites mais frias, já que a umidade retém o calor. As características do relevo dessas áreas também podem favorecer a formação de ventos mais frios, que auxiliam na dissipação do calor durante o dia.
Nesse sentido, a cidade de Piatã, localizada na Chapada Diamantina, Bahia, a 1.268 metros, é considerada a mais alta e mais fria de todo o Nordeste. Cidades como Triunfo e Garanhuns, em Pernambuco, também se destacam quando o assunto são as baixas temperaturas.
Leia mais: Prefere calor ao frio? Então conheça qual a cidade mais quente do estado de São Paulo
Conheça as cidades mais frias do Nordeste
Agora que você já sabe mais sobre o clima, chegou a hora de conhecer as cidades mais frias dessa região, as características de cada uma delas e o que fazer nesses municípios.
Nesse sentido, essas são as cidades mais frias do Nordeste:
1. Piatã (BA);
2. Triunfo (PE);
3. Garanhuns (PE);
4. Mar Vermelho (AL);
5. Guaramiranga (CE).
1. Piatã
Como dito anteriormente, Piatã, localizada na Chapada Diamantina, Bahia, é uma cidade que se destaca pelo clima ameno e temperaturas mais baixas, especialmente durante o inverno.
Por conta da altitude de cerca de 1.268 metros acima do nível do mar, o município é um dos mais frios do Nordeste, marcando 10ºC durante o inverno. Além do clima, a paisagem montanhosa e rica em vegetação são outros destaques da região.
2. Triunfo
Em seguida, Triunfo, localizada no sertão de Pernambuco, próximo à divisa com a Paraíba, também integra a lista de uma das cidades mais frias do Nordeste. O município está situado a 1.010 metros de altitude, no Planalto da Borborema. Assim, o clima ameno é uma característica marcante, especialmente em julho, quando a temperatura média é de 15ºC, com registros históricos de até 11,1ºC.
3. Garanhuns
Localizada no agreste pernambucano, Garanhuns registra de temperaturas que podem chegar a 16ºC no inverno, oferecendo um clima agradável e ameno. A cidade é ideal para quem busca contato com a natureza e conta diversos parques, como o Parque Ruber Van Der Linden e o Parque Euclides Dourado.
Além disso, o município também possui uma infraestrutura urbana bem desenvolvida, com excelentes opções de educação, saúde e comércio. Juntas, essas características proporcionam bons índices de qualidade de vida aos moradores.
4. Mar Vermelho
Já em Alagoas, o município de Mar Vermelho recebe o título de mais frio do estado. Também conhecida como “Suíça alagoana”, a cidade registra temperaturas que já alcançaram 10ºC em julho.
Desse modo, além de contrastar com o calor típico do restante da região, o clima frio e seco do lugar também costuma ser recomendado por especialistas para o tratamento de doenças respiratórias.
5. Guaramiranga
Também tem frio no Ceará! Guaramiranga, localizada na Serra do Baturité, uma área de proteção ambiental, está a uma distância de aproximadamente 100 km de Fortaleza e registra temperaturas que variam de 10ºC e 13ºC durante os meses de julho a setembro.
Ou seja, a região é ideal para quem busca escapar do calor típico do Nordeste e desfrutar de um ambiente tranquilo e cercado por natureza.
Leia também: Conheça as 10 cidades mais seguras do Nordeste do Brasil em 2023
Encontre seu lar na região Nordeste
Agora que você já sabe qual é a cidade mais fria do Nordeste e conhece as principais características desses municípios, chegou a hora de decidir onde será o seu novo lar.
E para te ajudar nessa missão, o QuintoAndar tem todas as ferramentas que você precisa para encontrar a sua nova casa ou apartamento com mais agilidade e segurança.
Acesse o site ou app agora mesmo e explore os mais de 70 filtros disponíveis para otimizar a busca pelo imóvel dos seus sonhos nas melhores cidades do país!
Além de escolher a cidade mais fria do Nordeste, você também pode conferir as melhores opções de imóveis para alugar em Salvador, capital da Bahia, por exemplo. Durante a pesquisa, ainda é possível explorar todos os detalhes dos imóveis que mais chamaram a sua atenção no nosso tour virtual. E o melhor: tudo isso antes mesmo de agendar uma visita presencial. Aproveite!
Carregando comentários...