Chegou a hora de partir para outro canto. Ao optar pela rescisão do seu contrato de aluguel, o imóvel onde você mora será analisado. Mas como se preparar para a vistoria de saída?
Esse processo verifica se a devolução do imóvel é feita nas mesmas condições do início da locação, conforme o laudo da vistoria. Portanto, verifica limpeza, consertos e reparos, além de outros fatores que são responsabilidade do inquilino.
Saiba como se preparar e evitar problemas nessa etapa de saída.
Confira o que você vai ler por aqui:
- Qual a importância da vistoria de saída?
- Como funciona a vistoria de saída?
- Como contestar vistoria de saída?
- O que olhar na vistoria de um imóvel?
- Pintura
- Interruptores e espelhos de tomadas
- Itens pessoais
- Mobília
- Limpeza antes da vistoria de saída
- Como identificar e solucionar problemas antes da devolução do imóvel?
- O que é esperado do inquilino em relação a cuidados e manutenção do imóvel?
- Conte com o QuintoAndar em todos os processos de locação!
Qual a importância da vistoria de saída?
A importância da vistoria de saída é registrar as condições de devolução do imóvel e identificar qualquer divergência entre a entrada e saída. Nesse processo, lembramos que o desgaste natural ocorrido durante o processo de locação não é considerado por tratar-se de um evento ocasionado pelo uso normal do imóvel e seus itens
Antes de saber como se preparar para a vistoria de saída, vale a pena ressaltar que essa etapa está prevista na Lei do Inquilinato. Ela beneficia tanto locador quanto locatário ao garantir o registro das condições do imóvel imediatamente após sua entrega, comprovando não somente a desocupação do inquilino, mas também o estado em que o imóvel foi devolvido.
Como funciona a vistoria de saída?
A vistoria de saída funciona com o registro das condições aparentes do imóvel. Por isso, são analisados os itens de mobília, pisos, paredes, pintura, portas, janelas, e limpeza, dentre outros. Também são testados itens que contam com o fornecimento de água, energia e gás, tal como torneiras, chuveiros e lâmpadas. Por este motivo, é importante que não ocorra o pedido de desligamento do fornecimento destes serviços antes da realização da vistoria de saída.
Ou seja, é feito um checklist de vistoria com tudo o que é responsabilidade do inquilino. Dessa forma, caso sejam identificados eventuais danos, o inquilino se torna responsável pelos custos de seu reparo.
Como contestar vistoria de saída?
Para contestar uma vistoria de saída, siga estes passos:
- Registre os comentários pertinentes diretamente no laudo de vistoria, dentro do prazo de cinco dias para revisão.
- Inclua o maior número possível de evidências para fundamentar o que está sendo alegado, como fotos ou documentos.
Nosso time de Análise de Contestação irá revisar as informações enviadas e chegar a uma conclusão.
Caso ainda assim o Proprietário ou Inquilino não concorde, a equipe de Mediação conduzirá a negociação entre as partes.
Leia também: Entenda como funciona a multa por quebra de contrato por parte do locador
O que olhar na vistoria de um imóvel?
Na vistoria de um imóvel, todos os seus componentes serão avaliados, mas pedimos especial atenção para os itens de pintura, porta, piso, mobília e limpeza, que costumam abarcar os reparos mais comumente encontrados na rescisão. Esses fatores são cruciais para que a devolução do imóvel seja feita de acordo com o esperado.
Por isso, na hora de saber como se preparar para a vistoria de saída, é necessário atentar a esses aspectos. A seguir, apresentamos algumas dicas.
Pintura
A condição da pintura de cada cômodo é avaliada mediante um checklist de vistoria acompanhado por fotos para identificar eventuais problemas. Recomenda-se consultar a orientação estabelecida no contrato em relação à pintura.
Durante a vistoria de entrada, é importante verificar o estado em que a pintura se encontrava. A exigência para a devolução do imóvel é que a pintura esteja no mesmo estado do início da locação, considerando o desgaste natural permitido pela Lei do Inquilinato. Isso significa que, se a pintura foi entregue nova e houver apenas sinais de desgaste natural, como desbotamento, uma nova pintura não será cobrada na saída.
No entanto, é fundamental evitar falhas na textura da parede, como pontos com massa corrida em excesso que não foram lixados, e falhas na cor, como furos tapados com uma cor diferente. Essas condições são avaliadas na vistoria.
Além disso, é importante estar atento a sinais de uso na pintura, como marcas, manchas, riscos e sujeiras causadas pelo contato com objetos, como a marca de um sofá encostado na parede ou um risco deixado ao arrastar uma estante.
Interruptores e espelhos de tomadas
É comum que interruptores e espelhos de tomada acumulem sujeira devido ao uso constante. Nestes casos, basta realizar uma limpeza do imóvel e certificar-se de que estão adequadamente fixados, garantindo, assim, que tudo esteja em ordem.
Itens pessoais
Garanta que todos os seus pertences tenham sido removidos do imóvel.
Mobília
Caso você tenha combinado com o proprietário sobre deixar algum item no imóvel, você deve informar formalmente antes da vistoria de saída. Além disso, também é fundamental que todos os itens que se encontravam no imóvel no início da locação estejam lá e sejam entregues em boas condições.
Limpeza antes da vistoria de saída
Entregue o imóvel limpo, livre de poeira, manchas, respingos de tinta, alimentos e entulhos.
Caso você precise contratar alguém para fazer serviços de pintura ou manutenção, é normal que o proprietário ou imobiliária tenha alguém para indicar.
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Como identificar e solucionar problemas antes da devolução do imóvel?
Você pode identificar e solucionar problemas antes da devolução do imóvel prestando atenção aos detalhes. Veja algumas dicas:
- Analise a infraestrutura de forma detalhada, considerando da parte elétrica à hidráulica. Nesse processo, avalie forros, piso, revestimentos e pintura;
- Confira se os móveis e eletrodomésticos estão com bom funcionamento e conservação;
- Veja se a pintura está manchada ou descascada;
- Avalie se há avarias nas paredes;
- Certifique-se de que janelas e portas estão funcionando bem.
Portanto, a responsabilidade do inquilino é usar o imóvel conforme o que está disposto em contrato. Assim, sua restituição é feita de acordo com o esperado, sem imprevistos para locador e locatário.
O que é esperado do inquilino em relação a cuidados e manutenção do imóvel?
Em relação a cuidados e manutenção do imóvel, é esperado que o inquilino cuide do lugar como se fosse seu. Por isso, entre suas responsabilidades estão troca ou conserto de:
- Torneiras;
- Louças sanitárias e pias;
- Descarga e vaso sanitário;
- Borrachas de vedação, registro de água com instalação externa e assentos quebrados;
- Disjuntores estragados;
- Tomadas;
- Fechaduras;
- Cerâmicas ou azulejos que forem quebrados;
- Interfone;
- Portas e janelas.
Além disso, ele deve fazer a limpeza do imóvel adequada, inclusive desentupimento de pias, vasos, caixa de gordura, esgoto, canos e ralos. No caso da troca de peças, é importante usar outra de mesmo padrão e marca.
Conte com o QuintoAndar em todos os processos de locação!
Ao fazer a locação de um imóvel, seja como proprietário, seja como inquilino, é essencial ter um apoio especializado. O QuintoAndar auxilia em todas as etapas, da busca da casa ou apartamento à vistoria de saída e entrega das chaves.
Dessa forma, você toma a decisão certa e evita divergências entre os laudos. Além disso, terá todo o apoio necessário para saber como se preparar para a vistoria de saída.
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