Captação de imóveis: entenda o que é e como fazer de forma eficiente

Saiba mais sobre a atuação do captador de imóveis no mercado imobiliário e aprenda as melhores formas de se destacar na área

Por Redação - 28/12/2024 às 22:17
Atualizado: 28/12/2024 às 22:25
Imagem de um casal formado por um homem e uma mulher visitando um imóvel na companhia de uma corretora imobiliária para ilustrar matéria sobre captação de imóveis

Para quem investe ou trabalha no segmento imobiliário, a captação de imóveis é uma forma de garantir uma carteira atrativa de propriedades e, consequentemente, aumentar as vendas. 

Isso porque, sem um bom processo de captação, os corretores podem ficar limitados a um mercado saturado e pouco lucrativo. 

Mas afinal, o que é e como captar imóveis para vender? A seguir, listamos as melhores práticas e estratégias para fazer uma captação imobiliária de sucesso. Confira!

Navegue pelo conteúdo:

Aqui seu anúncio é visto por mais de 50 mil pessoas todos os dias
Aqui seu anúncio é visto por mais de 50 mil pessoas todos os dias Anunciar imóvel

Leia também: Como investir de forma inteligente no mercado imobiliário? 

O que é captação de imóveis?

Imagem de uma mulher em um escritório sentada em uma cadeira em frente a um notebook segurando o celular na orelha para ilustrar matéria sobre como captar imóveis para vender
Um corretor ou imobiliária com uma carteira de imóveis variada é mais atrativo para compradores e investidores

Captação de imóveis é a atividade de encontrar e adicionar novas propriedades para venda ou locação no portfólio de um corretor ou de uma imobiliária com o objetivo de aumentar a oferta para os clientes. 

Ou seja, o trabalho do captador de imóvel envolve identificar casas e apartamentos que atendam às demandas do mercado, negociar com os proprietários e formalizar contratos para que a venda ou locação seja intermediada. 

Assim, quanto mais eficiente for a captação de imóveis para venda – ou outros objetivos -, maior é a chance de fechar bons negócios. 

Qual a melhor forma de captar imóveis?

Existem diversas formas de captar imóveis. Além disso, cada uma delas pode se adaptar às necessidades do corretor ou imobiliária. Abaixo, listamos as cinco maneiras principais de como fazer captação de imóveis:

Construir relações com proprietários

Em primeiro lugar, estabelecer uma boa rede de contatos é fundamental para captar imóveis diretamente com os proprietários. Isso pode ser feito por meio de indicações, participação em eventos locais ou visitas de porta em porta em regiões estratégicas para o corretor ou imobiliária. 

Assim, ao construir um bom networking, o corretor ganha confiança e credibilidade, o que aumenta a chance de fechar parcerias. Junto a isso, essa captação de imóveis direto com o proprietário também permite negociar condições exclusivas e estar por dentro das expectativas dos proprietários.

Utilizar a tecnologia

Ferramentas digitais, como as redes sociais e plataformas de anúncios, por exemplo, são aliadas poderosas na captação de imóveis. Afinal, essas tecnologias ajudam a identificar oportunidades, organizar informações e otimizar tempo de trabalho. 

Assim, é possível rastrear regiões de interesse, monitorar a concorrência e até mesmo atrair proprietários interessados em vender ou alugar.

Investir em marketing

As estratégias de marketing são indispensáveis para divulgar serviços e atrair proprietários. Isso inclui a criação de anúncios que chamam a atenção de potenciais interessados e o uso de conteúdo informativo em plataformas digitais. 

Desta forma, um marketing bem feito gera visibilidade e posiciona o corretor ou imobiliária como uma referência no mercado. Isso aumenta as chances dos proprietários procurarem diretamente o profissional para negociar seus imóveis. 

Prospecção ativa na região desejada

Visitas presenciais em bairros de interesse, distribuição de materiais informativos e interação direta com moradores são atividades de captar imóveis que ainda funcionam. 

Aliás, essa abordagem mostra que o corretor conhece bem a região e que está comprometido em encontrar as melhores oportunidades. 

Ser parceiro do QuintoAndar

Imobiliárias parceiras podem fechar um acordo de prestação de serviços com o QuintoAndar. 

Depois que o contrato é concluído, os sistemas da imobiliária e do QuintoAndar se integram para que os imóveis anunciados pelo parceiro sejam anunciados na plataforma do QuintoAndar.

De modo geral, o QuintoAndar vende mais de 2 mil imóveis por mês, o que dá uma média de 1 imóvel negociado a cada 20 minutos. Isso acontece porque a plataforma digital tem mais de 170 mil anúncios ativos. 

Saiba mais: Aprenda o que é imobiliária digital e como esse tipo de empresa te ajuda com a venda e aluguel de imóveis online

Quais são os tipos de captação de imóveis?

Imagem de um casal formado por um homem e uma mulher visitando um imóvel na companhia de uma corretora imobiliária para ilustrar matéria sobre qual a melhor forma de captar imóveis
Para cada tipo de captação, é interessante abordar uma estratégia diferente. Isso permite ao corretor um atendimento mais qualificado e direcionado

De modo geral, a captação de imóveis pode ser dividida em dois tipos principais: a captação ativa e a captação passiva. Entenda:

  • Captação ativa: nesse caso, o corretor toma a iniciativa de buscar imóveis para compor sua carteira por meio de visitas e contato direto com proprietários, por exemplo;
  • Captação passiva: por outro lado, a captação passiva acontece quando os proprietários procuram o corretor ou imobiliária para oferecer seus imóveis.

Além disso, também é possível citar os tipos de captação para cada objetivo. Veja os principais a seguir:

Captação para venda

Este tipo de captação foca em imóveis que os proprietários desejam vender. Assim, o objetivo é reunir informações detalhadas sobre a propriedade, como localização, valor estimado, características e documentação para atrair compradores interessados. 

Captação para locação

Na captação para locação, o foco está em imóveis destinados a aluguel, sejam residenciais ou comerciais. Nesse sentido, este tipo de captação demanda atenção a aspectos como o estado de conservação do imóvel, a demanda do mercado e a definição de um valor de aluguel adequado. 

Captação para investimento

Em seguida, imóveis voltados para investidores têm como principal atrativo o potencial de valorização e geração de renda, como terrenos, imóveis para reforma e propriedades em regiões promissoras. 

Isso significa que a captação para este segmento exige uma análise do mercado, incluindo aspectos como rentabilidade, liquidez e riscos. Os corretores que atuam nesta área precisam oferecer informações que embasem as decisões de compra.

Captação de imóveis novos ou na planta

Geralmente, esse tipo de captação acontece junto a incorporadoras ou construtoras. Afinal, diz respeito a imóveis recém-construídos ou em fase de lançamento. 

Leia também: Aprenda a calcular a valorização de um imóvel na planta de forma prática e eficiente

Captação de imóveis de alto padrão

Imóveis de luxo ou de alto padrão demandam um trabalho mais personalizado. Por isso, além dos detalhes técnicos, esse tipo de captação também precisa se atentar aos diferenciais do imóvel, como localização privilegiada, acabamentos de qualidade superior, segurança e exclusividade. 

Afinal, o público-alvo desse segmento têm exigências específicas, o que faz com que a apresentação e negociação sejam diferenciadas. 

Captação de imóveis comerciais

Por fim, imóveis voltados para atividades empresariais, como lojas, escritórios e galpões exigem uma análise do perfil da empresa que utilizará o espaço e o potencial da localização para atender às necessidades operacionais e estratégicas do negócio.

Quais são os desafios encontrados ao captar imóveis?

 Imagem de um homem sorridente de terno apertando a mão de uma mulher que está acompanhada do marido para ilustrar matéria sobre a captação de imóveis direto com o proprietário
Superar esses obstáculos exige preparo, estratégias bem definidas e a construção de uma reputação sólida no mercado imobiliário

Agora que você sabe quais são os principais tipos e consegue escolher qual a melhor forma de captar imóveis para vender de acordo com sua realidade, vamos aos desafios. 

Entre os principais, estão:

Concorrência acirrada

Muitos profissionais disputam os mesmos imóveis, o que pode dificultar o acesso a propriedades atrativas. Por isso, tente se destacar oferecendo vantagens exclusivas ou demonstrando expertise no mercado.

Mercado em constante mudança

O comportamento dos proprietários e as condições do mercado imobiliário podem mudar rapidamente, exigindo que o corretor esteja sempre atualizado e preparado para se adaptar.

Negociação com proprietários

Convencer os proprietários a confiar seus imóveis ao corretor nem sempre é fácil. Isso requer habilidades de negociação e uma boa comunicação para alinhar expectativas.

Relação com os clientes

Manter um relacionamento positivo com proprietários e compradores é fundamental, mas pode ser desafiador diante de interesses conflitantes ou expectativas desalinhadas.

Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil
Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil Anunciar imóvel

Leia mais: Aprenda a anunciar imóvel no QuintoAndar em 3 passos

Como elaborar uma ficha de captação de imóveis?

Imagem de um corretor imobiliário apresentando um imóvel a um casal formado por um homem e uma mulher para ilustrar matéria sobre como fazer captação de imóveis
A ficha reúne todos os principais dados do imóveis

A ficha de captação de imóveis organiza as informações importantes sobre a propriedade e otimiza a gestão interna, o que contribui para negociações mais claras e seguras. Veja como elaborar a sua:

1. Informações do proprietário

Reúna todos os dados importantes sobre o dono do imóvel ou seu representante legal, pois eles são fundamentais para a formalização de contratos. Certifique-se de incluir:

  • Nome completo;
  • Documento de identificação (RG, CPF ou CNPJ no caso de empresas);
  • Endereço de correspondência;
  • Contato (telefone e e-mail);
  • Documentos do imóvel, como escritura ou contrato de locação.

2. Dados básicos do imóvel

Liste as principais características da propriedade, como:

  • Tipo de imóvel (casa, apartamento, terreno, entre outros);
  • Endereço completo com CEP;
  • Número de cômodos (quartos, banheiros, salas, etc.);
  • Área total e área construída (em metros quadrados);
  • Vagas de estacionamento;
  • Valor do IPTU;
  • Valor de venda ou locação;
  • Presença de móveis e estado geral.

3. Detalhes e diferenciais

Inclua informações sobre aspectos que podem tornar o imóvel mais atrativo, como por exemplo:

  • Presença de móveis planejados;
  • Itens adicionais, como piscina, varanda gourmet ou sistemas de automação;
  • Vaga de garagem;
  • Tipo de piso, acabamento e estado de conservação.

4. Situação do imóvel

Lembre-se de descrever o status atual do imóvel para que todos os envolvidos saibam em que situação ele se encontra. Ou seja, se está ocupado, desocupado ou locado; se precisa de reformas e disponibilidade para visitação.

5. Infraestrutura do prédio ou condomínio

Se o imóvel estiver em um condomínio, é importante detalhar as áreas comuns e os serviços oferecidos. 

Nesse sentido, liste se existem itens como piscinas, academia, salão de festas, playground, portaria 24 horas e câmeras de vigilância. 

6. Valor e negociação

Para evitar mal-entendidos, informe o valor de venda ou aluguel, condições de pagamento e até mesmo taxas adicionais, como condomínio e IPTU. 

7. Documentação

Certifique-se de que o imóvel está regularizado e inclua na ficha informações sobre os documentos disponíveis:

  • Certidões negativas de débitos;
  • Registro de matrícula do imóvel;
  • Regularização perante órgãos públicos;
  • Histórico de reformas ou melhorias.

8. Fotos e vídeos

Adicione imagens internas e externas de alta qualidade e, se possível, inclua vídeos. Isso facilita a apresentação do imóvel a interessados que não podem visitá-lo presencialmente.

9. Regras de visitação

Organize as informações sobre a visitação ao imóvel, como:

  • Quem ficará com a chave;
  • Horários disponíveis para visitas;
  • Regras ou restrições específicas.

10. Assinatura e cláusulas contratuais

Finalize a ficha com assinaturas de todas as partes envolvidas e, se necessário, inclua cláusulas contratuais, como a comissão do corretor, autorização de venda e termo de visita.

Continue a leitura: Como investir em imóveis com pouco dinheiro: 10 dicas para começar a ganhar com o mercado imobiliário

Como se destacar no mercado da captação imobiliária?

Contar com ferramentas modernas e confiáveis que otimizam o processo e ampliam as oportunidades de negócio é uma das principais formas de se destacar no mercado da captação imobiliária. 

Nesse sentido, o QuintoAndar oferece soluções completas e integradas para quem deseja comprar ou vender imóveis. Afinal, a plataforma de moradia conecta proprietários e interessados de forma digital, eliminando a burocracia e reduzindo o tempo necessário para fechar negócios. 

Ou seja, imobiliárias parceiras e proprietários têm vantagens exclusivas com o QuintoAndar, como fotos profissionais, anúncios em uma plataforma que é referência no mercado, além de suporte para garantir que todas as etapas sejam concluídas com segurança e transparência. 

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu

Conclusão

A captação de imóveis é uma atividade voltada para a busca de propriedades que atendam às necessidades do mercado e dos clientes. Por isso, esse processo exige um trabalho estratégico focado na construção de boas parcerias, na análise do perfil dos imóveis e na utilização de ferramentas digitais. 

Assim, ao saber como captar imóveis para vender, é possível aumentar o número de opções, garantir maior competitividade e proporcionar aos clientes uma experiência mais satisfatória e personalizada na busca por um imóvel para comprar ou alugar. 



© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também