Adeus dívidas! Aprenda como quitar seu financiamento e comece a planejar seu futuro

Quitar financiamento de imóvel é uma forma de fazer a amortização de financiamento por meio da antecipação de parcelas. Isso permite pagar menos juros e economizar. Saiba como quitar financiamento.

Por Redação - 01/04/2024 às 14:54
Atualizado: 11/09/2024 às 17:19
Foto de uma mulher comemorando enquanto analisa alguns papéis.

Se você está pagando por um imóvel próprio, sabe que a prestação pode pesar no orçamento. Além disso, ficar 30 ou 35 anos com esse compromisso financeiro acaba sendo difícil, afinal, ninguém sabe como será o futuro. Por isso, vale a pena pensar em estratégias para saber como quitar financiamento.

Nesse caso, pouco importa qual sistema financeiro rege o seu contrato, isto é, se é o SFI ou o SFH. A possibilidade de amortização de financiamento sempre existe e ainda pode fazer você pagar menos no final. Isso porque há o abatimento de juros no momento em que se faz a antecipação de parcelas.

Saiba como quitar um financiamento e confira algumas dicas sobre como negociar com o banco.

Confira o que você vai ler aqui:

Compre o imóvel e saiba tudo sobre o andamento do financiamento
Compre o imóvel e saiba tudo sobre o andamento do financiamento Quero financiar

Como calcular o valor para quitar financiamento de imóvel?

Para calcular o valor para quitar financiamento de imóvel, você deve contabilizar os juros e as taxas administrativas, que formam o Custo Efetivo Total (CET). Então, subtraia o resultado do saldo devedor e adicione o montante já pago. Assim, você terá a quantia relativa à antecipação de parcelas.

Esse cálculo é válido para quitar financiamento de imóvel em qualquer instituição financeira. Isso está descrito na legislação vigente, mais especificamente no Código de Defesa do Consumidor. Assim, se você está pagando as parcelas de forma antecipada, tem direito à redução proporcional dos juros e encargos.

Vale a pena saber que você também pode antecipar somente algumas parcelas. Nesse caso, não quitará o financiamento, mas ainda receberá um desconto devido ao adiantamento.

Apesar de existir esse cálculo, você não precisa se preocupar. É possível verificar diretamente no app Habitação da Caixa Econômica Federal (banco que concede a maior parte dos financiamentos imobiliários) ou no app do banco credor.

Assim, é possível fazer uma simulação simples e ver quanto você precisa ter para fazer a amortização de financiamento.

Quando vale a pena quitar o financiamento?

Vale a pena quitar o financiamento quando você tem seu orçamento planejado, organizado e uma reserva de emergência formada. Ou seja, é pouco indicado deixar de pagar alguma conta para antecipar as parcelas da sua casa própria. O ideal é fazer esse procedimento quando você tem um dinheiro a mais.

Por isso, muita gente acaba fazendo uma amortização de financiamento pequena, que não totaliza o saldo devedor. Mesmo assim, consegue-se algum desconto, o que vale a pena quando você tem alguma quantia extra.

Dessa forma, sempre forme sua reserva de emergência e pague todas as contas em dia. Em seguida, pode começar a antecipação de parcelas.

Qual é o desconto para quitar um financiamento?

O desconto para quitar um financiamento depende da taxa de juros aplicada e do prazo que falta para pagar. Por isso, varia de acordo com cada contrato. De toda forma, a amortização pode diminuir o valor da parcela em até 80%.

Caso apenas antecipe algumas parcelas, você também pode optar por manter a prestação e reduzir o prazo de pagamento. Nesse caso, a vantagem é diminuir o impacto no orçamento mensal. No entanto, há menos benefícios no longo prazo, já que ainda há cobrança de juros.

Como fazer a quitação de um financiamento?

Para fazer a quitação de um financiamento, é possível gerar um boleto com o saldo devedor, já considerando o abatimento de juros. Nesse sentido, existem algumas estratégias que podem ajudar. Confira quais são elas.

Faça a amortização de financiamento

A parcela de um financiamento é composta pela amortização da dívida, seguros, juros e taxa administrativa. O primeiro elemento permite reduzir o total de parcelas ou o valor da prestação. Essa escolha é feita por você diretamente no banco.

De toda forma, a ideia da amortização de financiamento é pagar a parcela do mês e dar um valor superior à prestação. Nesse caso, é importante verificar as suas finanças e pensar a melhor estratégia. De toda forma, lembre-se de que é importante usar um dinheiro que não tem outra finalidade melhor.

Renegocie a taxa de juros

Você também pode renegociar a taxa de juros no banco, caso a Selic tenha sido reduzida ao longo do tempo, desde a contratação do financiamento habitacional. Nesse caso, precisa verificar com o gerente da agência.

Dessa forma, você consegue diminuir o custo total do empréstimo. Então, fica mais fácil saber como quitar financiamento e ter uma quantia a mais para fazer a amortização.

Use recursos extras

Aproveite todas as oportunidades de recursos extras que você tiver e antecipe as parcelas. Isso pode vir de 13º salário, férias, abono salarial, vendas de produtos e qualquer outra quantia a mais que apareça.

Além disso, diminua os gastos supérfluos, reveja os valores pagos todo mês e controle seu orçamento. Assim, ficará mais fácil ter uma quantia a mais para quitar financiamento de imóvel.

Aproveite o FGTS

Use o seu saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitar o financiamento. Para fazer isso, é preciso seguir algumas regras:

  • Ter 3 anos de contribuição ao FGTS;
  • Ter um imóvel com valor máximo de R$ 1,5 milhão;
  • Ter uma propriedade residencial e que estão na mesma cidade ou região metropolitana em que se trabalha;
  • Não ter outro financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • Não ter outro imóvel na cidade ou região metropolitana em que se trabalha;
  • Ter um financiamento pelo SFH, caso tenha comprado o imóvel antes de junho de 2021. Depois dessa data, é possível usar no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

Venda ativos

Se você tiver outros bens ou investimentos, pode vendê-los para saber como quitar financiamento. É claro que isso depende de uma estratégia bem estruturada para ter certeza de que vale a pena.

Use o consórcio

O consórcio imobiliário pode ser usado para quitar o saldo devedor do financiamento. Se optar por essa alternativa, adquira uma cota e pague os valores mensais. Então, quando receber a contemplação, pode conversar com a administradora para quitar a dívida no banco credor.

Dicas para negociar com o banco e quitar financiamento de imóvel

Se você quer saber como quitar financiamento de imóvel, uma ideia é negociar diretamente com o banco. Confira algumas dicas para ter sucesso:

  • Conheça o valor atual da dívida para saber quanto falta pagar e comparar com o valor que tem a oferecer;
  • Analise seu orçamento para saber quanto pode gastar e se pode comprometer parte do seu orçamento;
  • Faça simulações de crédito e considere a possibilidade de fazer a portabilidade. Inclusive, essa pode ser uma carta na manga para quitar o financiamento;
  • Busque o credor e faça uma proposta de negociação;
  • Converse com o gerente do banco e ofereça soluções para chegar a um consenso;
  • Participe de feirões de negociação para tentar quitar a dívida com uma boa proposta.

Como fazer um planejamento financeiro para quitar o financiamento?

A melhor forma de fazer um planejamento financeiro para quitar o financiamento é controlar os seus gastos. Veja quanto recebe de renda, quais são suas despesas atuais e faça ajustes. Uma boa dica é usar a regra 50-30-20. Assim, você tem 20% da sua remuneração mensal para formar sua reserva de emergência e/ou encerrar essa dívida.

Os outros 50% vão para as despesas essenciais, enquanto os outros 30% são voltados para estilo de vida (como restaurantes, passeios e compras supérfluas). Você pode ajustar essa porcentagem, deixando mais de 20% para dívidas e formação de reserva de emergência.

Dessa forma, sabe como quitar financiamento de forma mais rápida. Além disso, busque uma renda extra, alugando um quarto, fazendo investimentos, vendendo produtos, tendo um trabalho freelancer etc. Tudo ajuda a alcançar seu objetivo.

Leia também: Como juntar dinheiro para comprar uma casa?

Organize seu orçamento e compre seu imóvel

Com todas essas informações, está na hora de se organizar financeiramente para comprar seu sua casa própria e quitar financiamento de imóvel. A antecipação de parcelas é a melhor medida para pagar menos ao longo do tempo.

Além disso, a amortização de financiamento permite que você troque de casa ou compre uma segunda propriedade mais rapidamente. Se é isso que deseja, conte com o QuintoAndar.

Temos centenas de imóveis nas principais cidades brasileiras e um processo totalmente sem burocracia. Também oferecemos uma equipe qualificada, que ajudará a saber como quitar financiamento.

O imóvel cabe no seu bolso? Simule já o financiamento
O imóvel cabe no seu bolso? Simule já o financiamento Usar simulador


© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também